Essas faixas finas de tecido, aplicadas nas bordas e nas costuras das roupas, são chamadas de piping em inglês. Geralmente de cor contrastantetêm a intenção de decorar e dar destaque aos contornos da peça.

Tradicionalmente são vistas em uniformes militares, principalmente no estilo navy, mas fizeram muito sucesso na moda feminina dos anos 40 aos 60. Agora, ao mesmo tempo que essas mesmas referências, voltaram com tudo! Vejam algumas peças lá de fora:

Não é preciso ir muito longe para conseguir uma peça com este tipo de demarcação. Ontem mesmo na C&A dei de cara com uma blusa nesse estilo!

Na minha memória, também tenho algumas peças de Gloria Coelho, que também utilizou “piping” em sua última coleção de verão 2010. Já Reinaldo Lourenço usou o artifício, a sua maneira, na coleção de verão 2011, mas já havia utilizado na de 2010. Mas é claro que sou uma leiga falando de duas lendas da moda! hehe

A boa notícia é que, dependendo do local e da direçãoas bordas demarcadas podem ajudar na impressão de melhor definição do corpo, criando linhas que guiam a visão, dando, por exemplo, a sensação de uma cintura mais fina ou de um corpo bem distribuído. Sem falar que o estilo em si já é muito chique e feminino, não é?

Vocês gostam?

comentários

  1. Fernanda Lelis 10/11/2010

    Acho que tem um quê de Chanel…essas bordas me lembram os tailleurs que ela costumava usar. Mas tb tem algo de roupa de dançarina burlesca. Engraçado como um simples detalhe pode ter tanta coisa junta!
    Beijos

  2. 10/11/2010

    Não sabia do nome desses acabamentos. Acho importante dizer também que por aí dá pra saber qdo a peça é bem finalizada, pois já vi pipings tortos e horrorosos. Acabamento é tudooo!

    Muito legal o post Joyce!

    Adorei de verdade!

    Beijos!!!

  3. Bruna Reis 10/11/2010

    Não tenho nem uma peça… ainda rsrsrs
    Mas acho lindoo!! To louca pelo blaizinhu preto com os detalhes em branco! Ah um vestido tbem xD

  4. vicky gois 10/11/2010

    Acho bem bacana essa trend, so very boudoir, dependendo da peça, é claro! dá uma noção de estrutura sharp, fica incrível mesmo.

  5. Aline Louise 10/11/2010

    Luxinho total. Me traz a mente a atriz Juliana Paes e o estilista brasileiro Alexandre Hertcovitch que fez peças assim,

    Vestidos demais mesmo

    beijos

  6. Jéeh 10/11/2010

    Eu ameeeei!
    Amei esse top estilo corselet, muito lindo!
    Acho ryco essas demarcações, muito feminino mesmo!
    Beijos

  7. Letícia 10/11/2010

    lindeza… amei o vestido com laço… nem sou aloka dos laços, né?! hihihi

  8. […] This post was mentioned on Twitter by Tamiris, Joyce Nunes. Joyce Nunes said: Piping! Bordas demarcadas são o detalhe da vez! http://wp.me/pN0GF-1PA […]

  9. Laís de Souza 14/11/2010

    Se gostei? Simplesmente amei! Levaria todas as peças, brincando!
    Fica muito lindo, clássico e sexy. Dá uma boa deliniada no corpo.
    Gostei e agora? Quero todos!

    Beijoooos ;*

  10. […] o caimento, tudo isso foi priorizado pela estilista, como de costume (reparem só no cuidado do piping feito nas costuras internas do blazer acima?). Aliás, a marca fez questão de enfatizar aos […]