Vocês sabem que sou fã #1 de batons roxos e que sempre estive à procura do roxo perfeito! Após meses e meses (para não dizer anos e anos) de procura, cheguei a conclusão de que não existe um roxo perfeitoexistem vários! Tudo depende da ocasião, do estado de espírito e também do resto do make. São tantas tonalidades de roxo que com certeza uma vai se encaixar certinho no que você está procurando.

Por isso fiz este post. Para mostrar para vocês que quando o assunto é batom roxo, não há o que temer (a não ser que não goste mesmo!). Aproveito também para sugerir e comentar sobre alguns batons nessas tonalidades que eu uso ou já useiVamos lá?

Essa é a tonalidade de roxo mais fácil de usar: o violeta, mais puxado para o rosa, magenta! Não tem erro! Fica bem tanto em peles claras quanto em mais escuras. Combina com makes em que só a boca é o destaque, mas também dá para usar com olhos mais elaborados e marcados.

Como a cor é mais rosada, não é tão chocante quanto roxos mais azulados. Se mesmo assim é “too much”, basta usá-lo de levinho nos lábios, para um resultado mais suave.

O Sparkling Orchid da NYX é mais leve do que o Violetta, da MAC. Ambos tem uma tonalidade bonita e fácil de usar. O Violetta é um dos meus batons prediletos.

Esse é um tipo de roxo bem exótico, pois foge de qualquer gama de tons naturais que possam existir. É o roxo em sua mais pura essência, azulado! Eu gosto, pois adoro coisas diferentes. Mas, invariávelmente, o visual vai ficar pesado. Se for sua intenção, se jogue!

Fica melhor em peles escuras do que em peles claras, por causa do contraste. Mas por não ter nenhum resquício de naturalidade, fica chocante tanto em negras quanto em branquinhas. É uma cor para atrevidas.

Esse tipo de roxo tende a deixar a pessoa mais pálida. Sem falar que para usá-lo, é aconselhável estar com os dentes branquíssimos. Qualquer amarelado fica destacado pelo contraste das cores. É uma corzinha linda, porém bem complicadinha! Mas para tudo se dá um jeito!

Dois exemplares que eu tenho são o Goes and Goes e o Go for It!, da MAC. A diferença básica entre os dois é a cobertura e a cintilância.

Se depender do que rolou no Fashion Rio, esse tipo de cor estará super em alta neste inverno! Fazem parte dessa tonalidade as gamas de roxo mais avermelhados, puxados para o vinho, açaí, berinjela (ou beringela, os dois estão corretos), ameixa ou bordô. São lindíssimos!

Apesar de serem escuríssimos, parecem ser mais normais, pois esse tipo tonalidade não é estranha ao universo da beleza. Eles tem um “Q” de anos 20, uma coisa meio “melindrosa”. Fica lindo em morenas e negras. Em branquinhas, fica bonito também, com ar meio “dark”.

Um batom nacional que eu gosto muito e super recomendo é o Douro, da Natura. Roxo escuro avermelhado, mais puxado para o açaí. Não sei se saiu de linha, mas se saiu, deveria voltar já!

Mas um dos meus batons preferidos de sempre é o Uva Intenso, da Avon. Fiz estoque do dito cujo com medo que um dia suma, pois não achei nenhuma outra cor de outra marca que se assemelhe a ele. É lindo, perfeito. Não é roxo, roxo de verdade, mas a cor é um show!

E só para constar, não recomendo esse Medusa da NYX. A cor é ótima, mas o acabamento é péssimo!

Lilás, que é mais fraquinho, teoricamente deveria ser mais fácil de usar, mas é o contrário. É complicadinho, viu?

Como a tonalidade é clara, tende a apagar as branquinhas e ficar super forte e “cheguey” nas morenas. Recomendo que sempre use com olhos mais fortes, com no mínimo delineador preto, para que não fique totalmente apagada. Outra dica é misturar com um batom rosa, para suavizar o tom. Aí sim fica bem fofo!

O D’Lilac da Lime Crime é tão claro que chega a parecer Hipoglós. Todas as vezes que o usei, passei algum roxinho mais forte por cima, para escurecê-lo. A Cor 53 da Natura eu não consegui usar, parecia que tinha caído em um lago congelado. Em mim não rolou! E o Excite da BSide é essa belezura toda que vocês estão vendo aí, é super intenso, dá para usar com olhos mais fortes ou não! Esse eu recomendo!

Agora, se você quer se aventurar nos roxos mas ainda achou tudo isso muito forte e escandaloso, recomendo o Up The Amp, da MAC dizem que ele é roxo, mas não é não! É rosa, lavandinha… É um roxo para quem não gosta de roxos hehehe!

comentários

  1. Ritielle Nunes 18/01/2011

    amei o post, tambem sou fã de batons roxos! eu tenho alguns e esse lilas da natura, que realmente é o mais dificil de usar e a textura é meio transparente, acaba ficando estranho em mim, sempre misturo ele com um rosa!

    =*

  2. Liv 18/01/2011

    Adorei o post, Joyce! Tb sou fã de batons roxos, tenho esse lilás da Natura e o Uva Intenso, da Avon. Adoro os dois! Eu acho q, no meu tom de pele, o lilás ficou bem usável…

    Ainda terei um roxo azulado, bem cheguei =)

    Beijos!

  3. leonalia 18/01/2011

    ai adorei, um mais lindo que o outro :)
    beijos!

  4. Liv 18/01/2011

    Aliás, se vc passar um tiquinho do Uva Intenso e por cima passar o 53 da Natura, fica um roxo bem bonitinho ^^

  5. giulia 18/01/2011

    Amei o post! eu realmente amo batom roxo e espero que apartir de agora as marcas lancem (e mantenham!) eles. Meu sonho ainda é um Lavender Whip da vida… porque o da Natura não é lá essas coisas né? eu descobri a dura pena que usar os olhos marcados só empalidece mais ainda a boca, hahaha tem que ir fazendo experiências.

  6. Danda 18/01/2011

    Que lindas as coress
    :D
    ameii mesmo
    a lilás é linda
    :D
    adorei o post!
    beijos

  7. karen lommez 18/01/2011

    Muiiito legal! Adorei o post! Não me dei bem com o Go for It, mas amo o Violetta! O Excite acho lindo, mas meus dentes ficaram superamarelos… triste né: ? bj

  8. Samara Correia 18/01/2011

    Que post maravilhoso!

    Nem sabioa que tinha tantos tons de batons roxos… fiquei desejando.

    Um ótimo guia ;D

    bjus

  9. Annita 19/01/2011

    Amooo roxo e lilás e ainda não tenho batons nesses tons :(
    Amei o post!
    Bjoo

  10. donaonca 19/01/2011

    Aii,não sei se eu vou aderir à tendência não…talvez um lilás puxado para rosa
    ou violeta…quem sabe,não custa experimentar,né? =)
    Bjos!
    Carol

  11. aninha 19/01/2011

    humm… em mim não fica legal, nenhum tom.

  12. Débora 19/01/2011

    Oláa!!
    Adoro batom coloridoo! Já usei um violeta, tenho um rosa e um laranja.
    Acho lindooo!!! Beijoos :*

    potinhoscoloridos.com

  13. Jenny 19/01/2011

    Aaaaah, por que todo e qualquer batom fica perfeito na sua boca?! Em mim, nenhum desses ficaria bom. rsrsrs

    [Tô meio sumidinha, né? =/]

    Beeeijos

  14. Iza Todsquini 19/01/2011

    eu ADORO batom roxo, principalmente lilás.

    acabei de conhecer o blog, gostei.
    conheça o moderniza: http://www.moderniza.com.br
    beijos

  15. Nara 19/01/2011

    QUE LINDOSSSSSSSSSSSSSS
    Eu adoreiiiiiiiiii tb!

    O lilás é o mais fofo e o que caiu mais no meu gosto, iraria sim!!!

    Beijao

  16. niege 19/01/2011

    Olá

    Onde posso encontrar os batons da Lime Crime??

  17. Se Joga! 19/01/2011

    Pra mim os melhores são o Violetta e o Up the Amp!
    A Gabi comprou o Up the Amp e ele é simplesmente LINDO. tá na minha wishlist.
    Beijos, flor.
    Carol P.

  18. […] A tonalidade denominada ”Isabeli” é tendência nos lábios também, um roxo mais puxado para o bordeaux. Já viram no Guia do Batom Roxo? […]

  19. ju 31/01/2011

    acho que te copiaram: http://carlinha-carvalho.blogspot.com/2011/01/bat

    • Joyce Nunes respondeu ju 01/02/2011

      Obrigada por avisar, copiaram mesmo. Vou pedir para ela citar a fonte! Bjs!

  20. Nanny 24/03/2011

    Oi, Joyce! Adorei o guia!!!
    Percebi que não há nenhuma sugestão de roxo violeta nacional. Existem algum?
    bjks

    • Joyce Nunes respondeu Nanny 24/03/2011

      Nanny! Violeta violetta mesmo… nops! Pelo menos, de marca boa, eu ainda não conheço!

      Tem aquelas marcas bem baratinhas de 3, 5 Reais que vendem em perfumarias, mas eu não posso atestar quanto a qualidade.
      Pode ser que a Vult, a Tracta, a Marcelo Beauty também tenham alguma coisa, mas é questão de ir olhar mesmo!

      Esse Sparkling Orchid da Nyx é ótimo! E o Violetta da MAC, como o nome diz… é perfeito. Mas $$$!

  21. […] o Dark Side da MAC. Mas a cor é mais bonita, sabia? É um roxo numa tonalidade bem puxada para o bordeaux, do jeito que o inverno […]

  22. Liliana Carlini 26/05/2011

    Também gosto de roxo e tenho o Uva Intenso.
    Além desse, gosto do Lilac, também da Avon (Ultra Color Rich Extra Volume), que foi o meu primeiro. É um roxo cintilante bem hidratante, que dá sensação de hortelã na boca.

    • Joyce Nunes respondeu Liliana Carlini 26/05/2011

      Putz, eu tinha esse Lilac. Perfeeeeeeeeito! Ele acabou e daí… não comprei mais! Ainda está em linha?

  23. […] Amora é um amora! Hehehe! Mas falando sério, é uma espécie de roxo bordeaux bem rosadinho. É beeem escuro, mas não fica pretão nos lábios. Lindo de morrer, mas bem […]

  24. […] A cobertura é muito boa (diria uns 90%) apesar da cor, talvez por ser bem escura, marcar qualquer defeitinho do lábio. A duração também é legal! Ele é cintilante, com brilhinhos azulados e pinks. É um típico exemplar de Batom Roxo Violeta (um dos tipos dos quais falei aqui no blog, no Guia do Batom Roxo). […]

  25. Amanda 13/01/2012

    Oi, gostaria de saber se os batons da Lime Crime tem disponibilidade somente pelo site e se chegam mesmo? Pois nunca vi aqui no Brasil.

    Obrigada desde já :)

  26. Letícia Costa 01/08/2012

    Joyce, vc sabe quais batons são esses das fotos das modelos do roxo azulado? São perfeitos..

    Beijos!

  27. […] Em mim que sou super branquinha, fica meio vampiresco (não por ser roxo, mas por ser frio, o que pode dar a impressão de palidez). Já em as meninas mais morenas e negras isso não deve acontecer (aliás, é uma boa aposta)! Se quiser, dê uma olhadinha no Guia do Batom Roxo! […]

  28. […] tão louquinha por batom roxos que até fiz um guia sobre o assunto anos atrás no blog. Porém, se tinha um deles que eu não possuía (e acho que nem […]