Cabelos Vermelhos em alta. Escolha o seu!

Cabelos vermelhos (ou, simplesmente, ruivos) estão sob os holofotes. Uma quantidade enorme de famosas ultimamente aderiu à tonalidade. Sou totalmente apaixonada por cabelos vermelhos, tanto é que já pintei algumas vezes. Não é o caso agora, mas acho que vale a pena dividir um pouco dessa experiência, mesmo porque cabelo vermelho sempre gera muita curiosidade, seguida por um montão de dúvidas.

Existem diversas tonalidades de ruivo, mas elas não escapam desses fatores: mais claro ou mais escuro, mais natural ou mais “falso”, mais avermelhado ou mais acobreado. Vou subdividi-las dessa maneira:

1-natural

Esse é o ruivo natural, aquele que existe de verdade na natureza. Sorte de quem nasceu com ele, pois por mais incrível que pareça, é a tonalidade mais difícil de se imitar. Não é vermelho, é acobreado (e muito sutil)! Se quiser tentar, fique com a gama dos cobres das tinturas (representadas pelo número 4 após o ponto – ex: 8.4), principalmente na altura dos loiros médios. Corra das tinturas vermelhas (com final 6 – ex: 7.6)!

É normal os ruivos naturais também possuirem dourado (.3) em sua formulação.

DICA: muitas meninas obtém ótimos resultados nesse caso com a 7.7 e a 6.7 da Igora Royal (não se engane pelo final 7 – a Igora não segue à risca o padrão de numeração que estamos acostumadas e o final 7 , no caso da marca, significa reflexos acobreados – similar ao 4)! Mas se quiser algo um pouco mais claro, sem fugir do natural (como a tonalidade do cabelo da Julia Petit), opte por tons de loiro claro (ou médio) acobreados (dependendo da cor natural do seu cabelo), como o loiro claro acobreado dourado (8.34).

1-cereja

Aí está uma tonalidade de vermelho longe de ser natural. O vermelho cereja é bem intenso e rosado. Lindo demais!

Não é difícil de se conseguir cabelos nessa cor. A maioria das marcas nacionais têm um exemplar com a palavra “cereja” no nome. Para ajudar, esses são os tons de vermelho especiais que ficam na altura do 6 (loiro escuro), como o 6646 (Cereja da Koleston) e o 666 (Vermelho Cereja da Imédia).

Neste caso, procure tintas com reflexos vermelhos (de final 6) e não acobreados (de final 4).

Para uma tonalidade viva e totalmente acesa (como as das lindonas acima), sempre use a linha de vermelhos especiais da tintura escolhida. Mas vou dar uma dica para as mais loucas: se quiser um cerejão que parece estar ligado no 22oV, tente usar o Alfaparf Contrasti na cor Rosso (ou Matrix SoRED Vermelho Violeta).

2-contrasti São produtos fortes para mechas. Ao mesmo tempo que tingem, descolorem. Já passei Contrasti no cabelo inteiro (muitas fazem isso, hehe) e deu super certo! A cor fica muuuuuito, mas muuuuuito mais intensa do que com uma tintura normal. Mas atenção: costuma desbotar horrores (e ressecar também!)

1-fantasia

Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão! Totalmente “sobrenatural”, é para as mais corajosas!

Para chegar neste tom, talvez seja necessário descolorir o cabelo, no mínimo, até a altura 9 (loiro muito claro), para a aplicação de uma tinta fantasia em seguida.

2-fantasia

Special Effects, Manic Panic, Jean’s Color, La Riche Directions, Raw, Punky Colour, Exotic Criativ e Candy Color são algumas das tintas fantasias mais conhecidas no mercado. Existem diversas tonalidades de vermelho em suas gamas de produtos.

O efeito é muito legal, mas demanda muita paciência para retocar o cabelo a toda hora, pois a tintura penetra de maneira superficial nos fios (não tem amônia para fixar). Eu já usei Jean’s Color pink na franja e retocava toda vez que lavava o cabelo. Sou exagerada, mas é quase isso!

DICA: Não é impossível conseguir um visual bem acesão sem usar tinta fantasia. Alfaparf Contrasti e a Matrix SoRED (na cor vermelho) podem ajudar a conseguir um tom bem aberto e cheguey, quase tanto quanto uma tinta fantasia! Mas para isso é bom caprichar na oxigenada (quanto maior a volumagem, mais aberto o tom ficará)!

1-escuro

Borgonha, amora, qualquer tonalidade de cabelo avermelhado mais escuro e discreto está aqui. Como a cor é bem mais fechada, a numeração da tintura geralmente começa a partir do 5, em ordem decrescente. O Amora da Koleston por exemplo é o 5546 e o Borgonha é o 4465. Quanto menor for o primeiro número, mais escura é a tinta. E neste caso, a volumagem da oxigenada provavelmente terá que ser menor também (20 volumes). Várias dessas tintas podem ter reflexos Acaju (final 5 – cor de “mogno”) em sua composição, sozinho ou em complemento ao 4 (cobre) ou 6 (vermelho).

1-loiro

Esse também é um tipo de ruivo natural, só que mais claro, também conhecido como Strawberry Blond. Para imitar, aposte nos acobreados (final 4) ou dourados acobreados (final 34)  e esqueça os vermelhos (final 6), optando por tintas mais claras, na altura do 9 ou até do 10 (se quiser algo bem “loiro” mesmo!).

Infelizmente, as marcas de tintura à venda no mercado brasileiro estão carentes dessa tonalidade. É mais aconselhável procurar um colorista para alcançá-la (principalmente se o seu cabelo for naturalmente muito escuro)!

Sempre tive vontade de usar esta cor!

1-profundo

Um ruivo vermelho-acobreado, que foge da gama dos naturais sem chegar ao ponto de ser extremamente artificial. É o meio termo de tudo que vimos aqui. Para consegui-lo, procure usar tons de ruivo mais ou menos altura do 6 (sem precisar ser da linha dos vermelhos especiais), que misturem reflexos acobreados (final 4) com avermelhados (final 6), como 6.46 ou 6.46.

frase

  • Quanto mais claro for seu cabelo natural, mais parecido com o da “moça da caixinha” ficará. Portanto, se seu cabelo for muito escuro, pode ser que a cor não fique tão viva em você quanto parece ser na embalagem.
  • Em cabelos previamente descoloridos a coloração tende a ficar super forte. Porém, desbota com muito mais facilidade do que ocorreria nos naturais.
  • No começo, quanto mais você tinge (reaplicando em todo cabelo), mais vibrante fica o resultado. Mas não é recomendado repetir mais de uma vez por mês, para manter a integridade da fibra capilar.
  • A tintura ruiva é a que mais desbota, pois as moléculas de sua composição são super pequenas e escapam com facilidade dos fios. Sem dúvida, manter a cor em ordem irá exigir cuidados adicionais e gastos extras. (Já reparou que todas as linhas de tratamento para cabelos tingidos têm embalagens vermelhas e modelos ruivas em seus anúncios e embalagens? – porque será? Hehe)
  • Na hora de voltar para a cor natural, o trabalho é ainda maior. Nuances claras não cobrem o vermelho. Quanto mais escura for a tintura escolhida, melhor resultado de cobertura haverá. Porém, ao desbotar, reflexos avermelhados começarão a surgir em seus cabelos (para resolver isto, basta retocar). Caso queira ir do ruivo para o loiro ou um castanho bem clarinho, corra para o cabelereiro! O processo é complicado e agressivo aos fios, pois envolve decapagem (é necessário “arrancar” os pigmentos da tinta atual, para aí sim aplicar a cor desejada).
  • É melhor pensar bem se é isso mesmo que você quer. Vermelho é a cor mais trabalhosa, tanto para acertar no tom quanto para remover depois.

2

  • É muito importante usar shampoos, condicionadores e máscaras específicas para cabelos tingidos (que ajudem mesmo a segurar a cor). O  shampoo não deve conter sal e os anti-resíduos devem ser deixados um pouco de lado.

seda

  • Hidrate muuuuuuuuuuito!
  • Para tonalidades mais vivas e intensas, opte por marcas que tenham linhas especiais para cabelos vermelhos. (Ex: Alfaparf Evolution of the Color Pure Reds, Igora Royal Schwarzkopf Absolute Reds, Imédia Excellence Vermelhos Magníficos, Koleston Vermelhos Especiais).

2-especiais

  • Se quiser intensificar mais ainda o vermelho da coloração escolhida, na hora da aplicação, adicione um mix vermelho (6) ou cobre (4) na mistura da tinta, na quantidade recomendada pelo fabricante (Ex: Mix Evolution of the Color Alfaparf, Wella Color Perfect Série Special Mix).
  • Quando for a hora de voltar a cor natural, opte por tonalidades com reflexos mates (esverdeados) ou acinzentados (azulados). Eu já usei o castanho claro acinzentado e deu certo (apesar de ter ficado bem mais escuro do que meu cabelo de verdade, praticamente castanho escuro)!
  • FUNDAMENTAL PARA MANTER A COR E O BRILHO: pelo menos 2 vezes por mês dê um “banho de brilho” nos cabelos, com produtos que repõem os pigmentos perdidos a cada lavagem. Adequados para o uso entre colorações, eles tratam e tonalizam as madeixas (Ex: Keraton Banho de Brilho, C Kamura Banho de Brilho Tonalizante Hidratante).

 2-keraton

Claro que vale a pena conferir tudo com seu hair stylist de confiança antes de tentar qualquer coisa, mas o que posso dizer é que eu já passei por todas essas etapas. E para falar a verdade, vermelho é a cor de cabelo que eu mais gostei de ter!

Comentários

  1. Cris disse:

    Pintei meu cabelo de vermelho, vermelhão, VERMELHAÇO e ele começou a desbotar depois da 3° lavagem! Só depois que senti no bolso é que acreditei no quanto desbota! é triste ver meu dinheirinho indo pelo ralo literalmente! Mais vale tudo pelo VERMELHO :)
    MUITO obrigada pelas dicas, uso o tonalizante da keraton e ele é muito bom ^^ deixa o cabelo brilhante e a cor bem viva, rende o suficiente pra duas aplicações, o cabelo fica beeeeeem macio e segura bem umas 6 lavagens ^^

    • Que você (colocar as iniciais dele ou dela) so tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejos, tesão, admiração, respeito, carinho, paz e realização sexual somente comigo (colocar as iniciais dele ou dela). Que você me peça pra voltar o mais rápido possível e seja um companheiro fiel, dedicado e completamente apaixonado por mim (colocar as iniciais dele ou dela). Assim eu quero assim sera feito. Amém. Publicar 4 x essa oração(forte para amarrar alguem) Simpatia infalível, porém não se pode voltar atrás

  2. Pamela suelen disse:

    olá meu nome é Pamela meu cabelo é preto gostaria de deixar ele vermelho não mto chamativo será que consigo ????

  3. jaqueline disse:

    oi meu nome é Jaqueline meu cabelo é ruivo profundo e queria deixa-lo bem vermelho e não consigo ???

    • maria disse:

      a melhor opçao pra vc seria colorir com um tom borgonha e depois ir clareando mechas aos poucos de loiro para tingir da cor desejada…

  4. kelly disse:

    Oii Pamela meu nome é kelly e a cor natural do meu cabelo é preto e eu tbm queria ficar ruiva e eu comecei com a tintura koleston e ficou um pouco depois eu pintei novamente e ficou mais vermelho , na 3ª vez eu pintei com koleston espuma e ficou bem vermelho

  5. ROSANIA FERREIRA disse:

    olá minha amiga…adorei suas respostas…amo vermelho ..sou louca!!!!, ja perdi as contas de tantos vermelhos eu passei, descobri um tempo atrás o rosso da alfa parf…É FORTE….!!..só ficou legal quando usei ele PURO com OX de 30 volumes….eu misturei uma bisnaga do 6.66 da maxton com metade do rosso, ficou marrom escuro..não gostei..o ´negócio e usar ele puro e fazer uma boa hidratação uma vez por semana e manter a cor com tonalizantes, valeu pela dica….!!! fiz minhas anotações, vou experimentar o Igora da schwarzkopf…parabéns…vou ficar ligada no seu blog….

  6. Thaizynha Alves disse:

    lindos os cabelos

  7. amei

  8. Acho lindo!

  9. meu mundo !!!! adorei

  10. lindos os cabelos

  11. to num duvida cruel quero faser mechas vermelhas mas tenho medo de nao ficar legal

  12. Renata disse:

    oii eu gostaria de saber como faco para meu cabelo ficar ruivo da cor do cabelo da ex-RBD dulce maria,ja pintei de borgonha,agora uso 6.66 da farmacolor e o tonalizante jeans color são otimos mais quero mais ruivo ainda,nao posso descolorir meu cabelo é fino e quebra,tentei em uma mecha e ficou como elastico e quebrou todo.

    • Daiane disse:

      eii flor o cabelo apesar de finos, alguns ainda dão para descolorir sem danifica-los muito… joga na internet: ” cabelo fino pode descolorir? ” / ” como descolorir o cabelo sem danifica-lo muito? ” / “quais os cuidados com o cabelo depois de descolori? “… (tire td’s as duvidas qi vc tiver, apenas procure pelo qi vc quer saber e tal’s) Vc vai encontrar muitas dicas nos sites, blogs…. o meu cabelo tbm eh fino e pra cor qi qro vou ter qi descolorir primeiro, entao me informei sobre alguns cuidados. (: bjs espero ter ajudado.

  13. Bruna disse:

    Ameeeeeiii!!

  14. LUCIENE disse:

    Olá!!! boa tarde,sou morena jambo que tom de vermelho devo usar.mas gosto de tons mais fechados.Desde ja agradeço.

  15. nattalia disse:

    qria passar no meu cabelo qe e castanho escuro borgonha, com amora iria ficar bom

  16. Danielle disse:

    Adorei as dicas! Dos muitos blogs e sites em que procurei, o seu foi o mais esclarecedor. Valeu!

  17. franciele disse:

    oi eu queria saber qual a diferença entre a coloraçaoALFAPARF ROSSO (VERMELHO CONTRASTI)
    ALFAPARF ROSSO VIOLETTO (VERMELHO VIOLETA CONTRASTI)….pois quero um to de vermelho bem vibrante e nao um tom acaju e nem rosa…qual devo usar??? e é recomendado eu usar a ALFAPARF RB (RENFORÇADOR DE VERMELHO BOOSTERS)…..e como usar???? juntas ou primeiro a coloraçao e depois o reforçador….nem minha cabelereira sabe,pois nao trabalha com a marca e pouco mexe com vermelho…obrigada

  18. pamy :D disse:

    ooooie, eu trato meu cabelo “loiro” já faz mais de ano, e atualmente, estou com mechas suuper loiras… o que indicaria pra mim, sendo que MORRO de vontade de pintar de cerejaaA?

  19. oiiiiiii meu nome é franciele,tenho o cabelo castanho escuro e virgem,usei a tinta Alfaparf Contrasti na cor Rosso e o Red Booster tambem alfaparf…..odiei o resultado….ficou marrom!!!!eu queria um vermelho vivo!!!! e não deu!!!porque será???pois ha uns 4 anos atras eu pintei com o cereja da Koleston e ficou mais vermelho que esse…o que eu devo fazer para chegar no resultado que quero sem descolorir???continuo pintando com a mesma cor??

  20. Olá! Primeiramente, adorei seu blog! Queria uma dica. Uso o 66.46 da alpha line e da ultima vez misturei com o corretivo vermelho 0.6, o q deixou as pontas mais escuras (e eu odiei isso), dessa vez gostaria de chegar nesse ultimo tom do post, o ‘ruivo profundo’ e estava pensando em comprar um corretivo cobre 0.4. O que você acha?

  21. Era loira, agora vermelho cereja sou morena, estou apaixonada por mim muito lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  22. Ameeei esse blog !!!

  23. Lukas Silva disse:

    gostei muito das dicas!! vlw

  24. são lindos só que eu queria um vermelho bem fechado e escuro esses para meu tom de pele ficaria chamativo d+ mas lindo todos

  25. Elisa Santana disse:

    Olá amei todos!
    tenho a pele de cor média, estou doida para ficar ruiva, mas minha sobrancelha e escura, você acha que isso e uma coisa ruim??

  26. Oii’ estou querendo pintar o meu pra vermelho cereja meu cabelo já tinha pintado com outras cores mais claras ai ele esta um castanho bem clarinho , será que pega bem o cereja?

  27. Nély Claudinely disse:

    sou vermelha a vida toda!! amo!! ser vermelha é mais do q cor cablo, é questão de traço de personalidade!! ja variei entre um e outro tom, mas meu vermelho eu nao deixoo!!

  28. Andressa Costa disse:

    Tenho vontade de pintar meus cabelos de vermelho mas tenho medo de não ficar bom! Mas essas cores são lindas.

  29. adoro vermelhaõ so que desbota muuito rapido tem algo que possa fazer pra naõ desbota tanto

  30. Use os da marca koleston,pois ñ desbotam ,uso há anos e o cabelo fica com um brilho incrível!

  31. carla disse:

    amo a cor vermelha pinto o meu de vermelho cereja mais nao fik tao vermelho igual aparece na foto o que fazer?

  32. eu uso a da maxton o 7.6 vermelho fucsia muito bom e barata e não desbota rápido

  33. olá meu nome e Carolyne meu cabelo e aquela cor de loiro natural com luzes puxado pro loiro cinza…e e longo

    estou louca pra deixar na cor do cabelo de Marina Ruy Barbosa a atriz,que e a cor cobre,ruivo e vermelho que e o tom mais frio,qual tinta devo usar? quantas? e esse tom e uns dos que desbota mais rápido o que devo usar para manter ele na cor favorável. obrigada

  34. Giovanna disse:

    Olá, meu cabelo é um pouco mais escuro que o vermelho cereja, ( https://www.facebook.com/photo.php?fbid=694761120… ) nesse dia fazia 1 dia que eu havia pintado, mas eu queria deixar o meu cabelo no ruivo aprofundado? tem como? Se tem, me passa algumas dicas e orientações?

  35. use o cor e tom 4.66 fik otimo em vc ….via/ #gaby_silva

  36. Obrigado s2

  37. Millynha Santos disse:

    Dei luzes, e agora quero um cabelo vermelho, sou branca , o q mim indicam?

  38. tem q misturar cm ox de 30 volumes

  39. Victória Souza disse:

    Aei seu blog , tem bastante informação para os vermelhos q adoro! Mas tenho uma duvida , eu estou pintando meu cabelo com apenas alguma mechas descoloridas mas jogo a tinta nele todo, ainda n ta do jeito que eu quero será que tenho q descolorir meu cabelo todo? Ou tem alhuma forma de ficar vermelhao sem descolorir por completo (ah! detalhe.. meu cabelo é super mega dificil de descolorir :/ )

  40. brenynha disse:

    oiiie…eu Queria saber qual produto deixaria meu cabelo vermelho quase sangue…pintei muitas vezes mas nunca fica do jeito que eu quero…ja descolori e nao ficou mi ajude… :(

Trackbacks

  1. [...] ver mais dicas de como chegar a estes tons de ruivos, há um post no blog somente sobre o assunto (clique aqui para ver). O significado da numeração de cada tintura está explicado aqui. Caso queira mais informações [...]

  2. [...] PS: Veja também o post “Cabelos Vermelhos (e ruivos) em alta! Escolha o seu”! [...]

  3. [...] das colorações e resolvi dar sequência ao assunto. Já postei sobre a numeração das tintas, cabelos vermelhos e também sobre como cheguei ao meu ruivo ideal. Dessa vez o tema será bem abrangente: o [...]

  4. [...] Caso queira saber como chegar nas tonalidades mostradas, dê uma olhada neste dois posts: “Cabelos vermelhos em alta. Escolha o seu!” e “Entenda a numeração das tinturas para cabelos”. Além disso, já escrevi sobre [...]

  5. […] só os cabelos ruivos e vermelhos continuam em alta, como agora as variações mais criativas e inovadoras vieram à tona. Misturar um ou mais tons aos […]

Comente!

*

Seu comentário pode demorar alguns minutinhos para ser exibido no blog.