Saia plissada, sandália pesadona, meia calça com estampa delicada e sweater de tricô. São peças de estilos bem diferentes, certo? Agora, imagine tudo isso junto… O resultado seria desastroso, não é mesmo?

Nem sempre… se a pessoa que fizer a “santa mistura” tiver criatividade e bom gosto para coordenar todas essas peças em um único look, o resultado pode ser fantástico, cheio de personalidade. Afinal, para as mais ousadas, usar sempre as mesmas “fórmulas prontas” na hora de montar os looks pode ser extremamente entediante.

Selecionei alguns looks que saem um pouco do “lugar comum” para discutirmos essa questão. Aí estão eles:

Primeiro caso: Estampas e texturas diferentes no mesmo look. Resultado interessante, habilidades especiais requeridas. Mas o que custa tentar, nem que for em frente ao espelho do seu quarto?

Reparem que a garota da primeira foto à esquerda não misturou só estampas distintas, mas também estilos diferentes. A aparência mais “folk” da pashmina difere do sapato mais moderno, usado com meia-calça fina estampada. Já no segundo look, o destaque ficou por conta do sapato de paetês coloridos usado com uma meia listrada. E na última foto à direita, a garota optou por reunir estampas tribais com listras coloridas e um sapato mais delicado com um chapéu em estilo masculino.

Mas o que pode ajudar muito na hora de montar uma combinação de estampas diferentes, é procurar semelhanças na padronagem das estampas e nas cores presentes em cada uma. Exemplo: listras com poás, ambos em preto e branco; estampa de onça com estampa tribal, com elementos em preto, marrom e amarelo.

.

É fato que nas últimas temporadas o guarda-roupa masculino invadiu o feminino, mas não é por isso que precisamos deixar peças tipicamente femininas totalmente de lado para usufruir desta tendência. A garota da primeira foto à esquerda, não só usou uma flor no cabelo como também um shorts com borda scallop, acabamento super “mulherzinha”, mesmo tendo colocado uma gravata no colarinho da camisa e um oxford nos pés. Boyfriend jeans com echarpe e boyfriend blazer com saia longa, leve e florida, também são opções para brincar com os sexos opostos!

.

Essa é a combinação mais aceita e mais comum de se ver por aí: peças extras femininas e delicadas, como vestidos e saias em renda, em cores doces, usadas com calçados e jaquetas mais pesadas, muitas vezes com um apelo rocker.

Essa vertente é sem dúvida a mais aconselhável (e fácil de se tentar) para quem ainda tem medo de se aventurar na arte da mistureba!

Vejam só quantos jeitos menos óbvios de se usar uma jaqueta aviador! Coturnos, oxfords, saias longas e até shorts de renda podem fazer parte da brincadeira! Sem dúvida, jaquetas aviador e perfectos de couro, além de marcantes, são super democráticas.  Praticamente, é só jogar por cima de qualquer look e a mágica já está feita!

.

Bem, Color Block já é pura mistura e ousadia. Realmente adicionar outro elemento forte aos looks com essa composição é uma tarefa para as mais destemidas. Mas a boa notícia é que cores fortes costumam ficar muito bem com estampas animais, como python, zebra e onça. Mas adicionar um chapéu ou uma bijuteria “de peso” também pode ser visto como opção para as mais aventureiras.

.

O que eu acho é que sem exageros ao extremo tudo é válido. É bem interessante ver cada mulher expressando sua individualidade através das roupas, acho que essa é justamente a graça na hora de se vestir. Seria muito chato sair por aí e ver um exército de pessoas vestidas exatamente do mesmo jeito (o que, infelizmente, costuma acontecer em alguns lugares!). A moda existe justamente para nos dar escolhas, dar asas a nossa criatividade! E não para uniformizar todo mundo, ao contrário do que muitos pensam.

E vocês? Se atrevem a misturar estilos e tendências? Ou preferem se manter na zona de segurança?

comentários

  1. Martha 16/08/2011

    prefiro me manter na zona de segurança rsrsr

    mas gostei dos look

  2. nattyoliveira 16/08/2011

    Olha… Eu sempre arrisco no romântico + pesado. Acho ideal pra não sair tãooo lady like.
    Uso sempre o coturno pra dar um ar mais pesadão no look, eu amo!

    Agora misturar estampas é coplicado, raramente a pessoa acerta. Quem usa muito e de uma maneira bem bacana é a Fá do Gavetinha de Luxo, ela mistura sabendo dosar. Acho bem legal.

    Bjsss

  3. Fashionstorm 16/08/2011

    adoro esse mix de estilos… as vezes me arrisco a faazer porque acho lindo! Bom post!

    Beijos!
    Vivi – FashionStorm

  4. Tati Canto 16/08/2011

    Se souber misturar, super pode, fic a bem legal..hehe
    Bjs, Tati http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    • Joyce Nunes respondeu Tati Canto 16/08/2011

      Sou suspeita para falar, Tati… eu não consigo ficar no combo scarpin com meia calça delicada, saia girly com blusinha de renda… eu sempre tendo a querer misturar tudooooo!

  5. Patricia 16/08/2011

    Confesso que gosto de me manter na zona de conforto, mas desses aí o que costumo usar é o agressivo + delicado, que acho que combina super bem.
    :**

  6. Bruna 16/08/2011

    Adoro essa tendência "pode tudo", embora, para as menos ousadas (como eu), as regrinhas básicas sejam válidas, como combinar em estampas diferentes uma cor, ou em cores diferentes uma mesma estampa… Quando se tem ousadia e senso estético, vale tudo, e breguice é caretice.

  7. sejogando 16/08/2011

    Eu acho que vale tudo, vai do estilo da pessoa :)
    Bjus, Gabi

  8. Eu gosto muito de misturas.
    A gente não precisa parecer palhaça ou mendiga pra misturar as coisas. Precisa ser coerente, não exagerar.
    O segredo é sempre criar um link com as peças, seja uma cor, um padrão, um estilo, uma textura.. enfim…. dá pra ousar sem ficar ridículo…rs

    Adorei as inspirações!
    Beijo!

  9. Roberta 16/08/2011

    Eu tento dar uma misturada e sair da cala jeans e camiseta. Mas td mundo qe eu convivo é meio cabeça fechada pra moda, ai eu só ouço criticas, eu ate fico meio chateada, mas num ligo não. ;)

    • Joyce Nunes respondeu Roberta 16/08/2011

      Ih Roberta, sei bem como é! Mas até no meio de quem gosta de moda pode ter seus preconceitos também, não é incomum…

  10. Jessica 16/08/2011

    Acho bacana misturar, mas tem que ter muito bom censo de humor na hora de compor o look.
    Adorei a dica!
    http://garota-parabolica.blogspot.com

    • Joyce Nunes respondeu Jessica 16/08/2011

      Adorei o "bom senso de humor", hehehehehe!
      Pois é isso mesmo, tem que ser bem humorada para topar novos desafios e ter bom senso para não carregar na dose!

      Beijos!

  11. Luana Mester 16/08/2011

    Sempre!!! agora como você falou… sem exageros!!!
    Beijos

  12. Livia 16/08/2011

    Joyce, me identifiquei tanto com esse post! Acho que o que eu mais gosto de fazer é misturar tendências! amei as fotos que vc escolheu pra ilustrar e acho que vale muuuito a pena correr o risco e experimentar! O resultado na grande maioria das vezes (pelo menos na minha opinião) é um look rico, fora do comum e com muita personalidade!
    bjos pra vc!!!

  13. Renata Evaristo 16/08/2011

    esse foi seu melhor post sobre tendências bjos

  14. Naomi 16/08/2011

    Amo colocar opostos em um mesmo look, principalmente o feminino + masculino. Acho dá um ar divertido e criativo! Adorei esse post <3
    http://naominray.wordpress.com/
    @BlogInRay

  15. Mari 16/08/2011

    Adorei esse tipo look, acho meio arriscado, mas por exemplo, adoro a combinação fofo + bruto acho que fica incrível e equilibrado ;)

  16. Ana Cardoo 16/08/2011

    Eu gostei das fotos..mas não sei se teria coragem pra usar… rsrsrs…

    bjim

  17. Marília Frang 17/08/2011

    Eu acho que p/ pessoas "comuns" fica meio over a mistura de mtas tendências. Se eu trabalhasse com moda, design, publicidade – que são profissões que exigem um look que demonstre criatividade – usaria sem problemas!
    É uma pena que eu seja química e ninguém se importa com a minha roupa já que eu fico com um jaleco branco o dia todo! =/

    • Joyce Nunes respondeu Marília Frang 17/08/2011

      Aí vc pode usar o loojk mais incrível debaixo do jaleco que ninguém vai te encher o saco! Veja o lado bom das coisas! hehehe!

  18. Mari Figueiró 17/08/2011

    Acho a combinação de peças delicadas com agressivas a mais bonita de todas! Adoro usar vestidinho com jaqueta de couro e coturno, coisas assim… :)

  19. Mércia Nery 18/08/2011

    Gostei só da última, Color Block + elemento forte! O resto eu não tenho coragem não, acho que fica muuuita informação!
    ;)