Apesar dos(as) brasileiros(as) não terem muito costume de usar chapéus, a peça é fundamental, principalmente num país quente como o nosso, para proteger a pele do sol no verão (e no inverno, do frio, em locais onde as temperaturas são mais baixas). Mais do que fundamentais para proteção, neste verão os chapéus serão fundamentais para complementar o visual, dando uma cara mais atual nos looks.

É, eles estão com tudo!

Existem diversos tipos de chapéus e vários deles vêm bem a calhar com o clima de verão, principalmente quando confeccionados em palha e outras fibras leves. Neste post, vou mostrá-los, assim como as diferenças entre eles. Vamos lá?

Os chapéus no estilo “Floppy” são os queridinhos deste verão! Têm a aba bem larga e maleável. É extremamente feminino. Tem um ar descontraído, mas ao mesmo tempo elegante e combina bastante com saias e vestidos esvoaçantes, assim como comprimentos longos. Vão muito bem com óculos de sol grandões. Os com listras são a cara do Verão 2012..


Os tradicionais chapéus Panamá são feitos de palha e têm uma fita em volta da copa. A aba é média e reta. O modelo agrega um toque masculino ao look, por isso, fica muito legal com oxfords, calça ou shorts boyfriend ou peças de alfaiataria (não sendo restrito somente a este visual)..

É o modelo mais clássico e difundido de chapéu, mais conhecido nas versões em feltro, como “chapéu de mafioso”. Tem aba média e inclinada (mais baixa na frente e alta atrás), o que o difere do modelo Panama, que também possui depressão na copa. Para o verão, prefira os modelos de palha e outras fibras leves, que são mais fresquinhos e quebram um pouco do ar masculino que este modelo carrega. Se não quiser quebrar o paradigma, use com jeans skinny, camisas e coletes de alfaiataria..

(Elle R., Aimee S. e Daniela R.)
.

O Clochê é um chapéu super feminino, com a aba decrescente e a copa bem ajustada. Carrega uma atmosfera retrô (1920’s) muito forte, por isso, combina com looks bem meigos e delicados, como vestidinhos acinturados acompanhados por clutchs, estampas como poás, florais, entre outros. No verão, deixe os de feltro de lado e prefira os de palha..

Os chapéus de “Cowboy” têm uma depressão no centro da copa (que é mais alta) e abas largas, necessariamente curvadas nas laterais (característica marcante do modelo). Eles não precisam ser excluídos do verão, ainda mais quando confeccionados em materiais e estilos que combinam com a estação (e tiram um pouco daquela “cara country” do item). O interessante é criar justamente um look inesperado com eles, que fuja do clichê rodeio/festa junina..

O modelo “Bowler” (ou Derby), conhecido em português como “Chapéu-Coco”, tem a copa alta e totalmente redonda, com as abas curvadas para cima. O modelo é bem masculino… e é aí que está a graça! Use com vestidinhos curtos e soltinhos, saias longas, shortinhos jeans… O contraste do modelo com as vestimentas dará conta de criar um look bem interessante!.

Os chapéus “Boater”, populares nos 1940’s e 1950’s, são tradicionalmente masculinos, leves para o verão, feitos de palha, criados anteriormente para passeios de iate, barco à vela e remo. Têm a aba proporcional e reta, assim como o topo da copa. São perfeitos para criar looks inusitados para os dias quentes de verão, com uma boa dose de clima preppy e retrô. Estão super em alta atualmente!

(Mayo W., Laura E., Morven S. e Annie C.)

Agora que acabei de escrever esse post (e está um baita sol lá fora!), só posso dizer que me deu a maior vontade de sair usando um desses chapéus por aí! Cada um deles tem seu charme especial e gera um resultado totalmente diferente. E o melhor: são muito (muito!) charmosos e cheios de personalidade!

E vale lembrar que chapéus sempre caem melhor ao ar livre, durante o dia, mas atualmente ninguém vai te matar se você entrar em um shopping com um deles, ou seja, não é preciso retirá-los sempre que entrar em um local fechado. Mas é aconselhável usar somente até o escurecer, lembrando o motivo pelo qual eles foram criados: para proteger do sol!

E se você for muito alta, é melhor optar por um chapéu tão grande quanto você. A mesma coisa para o caso de você ser mais baixinha. Fique atenta também ao formato do seu rosto. Os chapéus mais quadrados e angulosos ficam melhores em rostos mais redondos (e vice-versa). Respeitar as proporções, sempre, é tudo!

comentários

  1. Bruna 09/09/2011

    Que post bacana.. Curti muito, pois acho chapéu um acessório super bonito, feminino, que dá um "tchan" no visual, mas vejo pouca gente usando, e olha que aqui em Recife o clima pede.. Ah, amei o tipo Floppy (vou tentar usar nesse verão com óculos grandes), e curti o Clochê também.

    • Joyce Nunes respondeu Bruna 09/09/2011

      Eu curto todooooooooos, hehehehe! Tô doida atrás de um floppy bem diferente para comprar! Esses dias comprei um Cowboy de palha com listras coloridas, era bem diferente, não parecia nada country… não vejo a hora de usar!

  2. Gustavo Oliveira 09/09/2011

    é um acessório que faz toda a diferença em qualuer look.

  3. Andrelina 09/09/2011

    Adorei o post… Ainda ontem eu estava vendo em outro blog a mesma matéria!
    Todos os modelos são muito liiiiiindos O.O
    Pena eu achar que as pessoas tem que ter muito estilo para
    usá-los… E, sem dizer que se eu usasse um chápeu aqui na
    minha pequena cidade, todos achariam estranho!
    Bjo Joyce!

    • Joyce Nunes respondeu Andrelina 09/09/2011

      Oi Andreeeeenalina!
      Em qual blog vc viu a matéria sobre chapéus? Eu não vi ainda!
      Mas o fato é que eu não ligaria não para o que os outros iriam falar… até aqui em SP o povo vive olhando, rindo, apontando… sempre tem gente que estranha, né? Bjs!

      • Andrelina respondeu Joyce Nunes 12/09/2011

        Foi no Blog Eu Capricho… Desculpa pela
        demora, mas passei o fds fora…
        Bjo!

  4. Bruuh Fevers 09/09/2011

    ótimas dicas!Estou super afim de um bowler preto,acho tão fofo!Mas estou meio que achando todo tipo de chapéu bonito e também estou super querendo um panamá…enfim,tenho que me controlar se não faço estrago no cartão de crédito rsrsrs

    • Joyce Nunes respondeu Bruuh Fevers 09/09/2011

      Eu quero um Boater, muito fofo! Mas também quero muito um Panamá, um Bowler e vários Floppy! São tão lindos *-*

  5. Fashionstorm 09/09/2011

    adoro chapeu!! Acho um charme!!

    Beijos!
    FashionStorm

  6. Paola Fabeni 09/09/2011

    Que ótimo post! :D
    Adorei. Muitas informações legais sobre os chapéus da estação, alguns eu nem conhecia o nome…

    Beijos, Paola http://universodapaola.wordpress.com/

  7. Ritielle Nunes 09/09/2011

    Amei o post! Amo chapeus e realmente aqui no Brasil se usa pouco. Nesse verão eu quero usar muito, nao so pela proteção mas porque da um charme nos looks!

  8. Eu AMO chapéu. Tenho só um fedora com fita preta, lindinho, mas estou louca por um floppy. Super delicado =)

    • BOM DIA!GOSTO MUITO DE ARTES TRABALHO À 30 ANOS COM VÁRIAS,NO MOMENTO ESTOU LHE OFERECENDO FLORES PARA COLOCAR EM ROUPAS CHAPÉUS,CABELO, BIQUINES,TENHO UNS CHAPÉUS PRONTOS ,COMPREI PARA ENFEITAR,ESTÃO LINDOS! PRECISO CONTATOS PARA VENDER ,.OBRIGADA!

  9. Isali Aragão 10/09/2011

    Adorei esse post… quero comprar vários… Vc tem alguma dica de loja virtual que venda chapéis legais e diferentes??

  10. Ana Cardoo 10/09/2011

    Eu tenho um floppy preto… adoro, mas, não sei onde usar! só na praia?!

    bjim,

    Aninha

  11. Estela Z. Nunes 10/09/2011

    que post nota mil!
    Todos chapéus são lindos, é só saber como usá-los.
    Bjos e parabéns.Mãe

  12. Simples e Bonita 12/09/2011

    Amo chapéu!! Meu modelo preferido é o Fedora, mas pena que é tão dificil encontrar modelos bacanas por aqui..

  13. Pamela 04/11/2011

    Eu amo chapéu principalmente o fedora.

    Adorei o seu blog muito criativo e atualizado, eu leio tantos blogs que resolvi fazer um, é um bebê ainda mais de baixo que se começa né.

    Bjo e parabéns,

    Pâmela

  14. Nani Ximendes 25/11/2011

    Independente de gosto, o post é muito esclarecedor! Obrigada!!!

  15. marcela dias da fons 15/01/2012

    Tenho 29 anos em revistas vi este novo estilo e amei ai ..ja comprei o meu e adorei muito beijos a todos .

    • Joyce Nunes respondeu marcela dias da fons 15/01/2012

      Bjs!

  16. marcela dias da fons 15/01/2012

    comprei um lindo panama

  17. Juli 18/01/2012

    Nooossa! Adoreeei !

    Muuito lindos hehe

  18. Magali 21/01/2012

    Achei perfeita e muito interessante sua pesquisa.

    Na verdade gostaria de saber onde encontrá-los, pois no interior não há lojas especializadas.

    Bom dia!!! e muito obrigada.

    Magali

    • Joyce Nunes respondeu Magali 23/01/2012

      Oi Magali! Já tentou o AmoMuito.com? Lá tem vários! Bjssss!

  19. […] Fonte: gostei e agora […]

  20. daiele 28/03/2012

    cada chapeu lindos ,,, perfeito sem duvidas

    kk

  21. […] literalmente fazendo a cabeça das mais descoladas. Os modelos vistos são os mais diversos: Panamá, Fedora, Bowler… O que importa é ter um arzinho […]

  22. Bárbara 03/09/2012

    Eu adoro Chapéus, acho que dão um charme a mais no visual, sem contar que fica moderno, descolado.. Enfim, eu tenho vários e adoro!! Adorei o Post!!

  23. Jussara 05/09/2012

    E u gostaria de saber se posso utilizar o chapeu (Fedora) na noite ?
    que estilo de chapeu eu poderia usar para uma balada?

    • Joyce Nunes respondeu Jussara 05/09/2012

      Chapéu a noite não é o recomendado pela norma da “boa conduta”, mas está valendo sim, principalmente para um modelo Fedora, que cai bem na ocasião… o que não fica legal é usar chapéu de palha à noite…

    • Joyce Nunes respondeu Jussara 05/09/2012

      Ah! E bjs…

  24. […] de corda, rasteiras, sandálias de tira… só que o que me deixou louca mesmo foi a variedade de chapéus, nos mais diversos tipos e tonalidades. É agora que vou fazer a festa, […]

  25. […] (Via) […]

  26. André 25/12/2012

    Poderia acrescentar a informação sobre quais chapéus não esquentam a cabeça? Sei que ajudam a proteger do sol, mas alguns esquentam. Obrigado.

  27. Graziella Alves 07/05/2013

    nossa, eu estou fazendo quimioterapia, e amei os modelinhos de crochê.

  28. […] mais uma vez para usar chapéu. Este, no estilo floppy, é da […]

  29. […] bolsa caramelo é da Renner, assim como o chapéu floppy de feltro. Ambos são de coleções […]

  30. […] chapéu bowler é da Accessorize. Uma das coisas que acho ótima neste modelo é que, por ter a aba curta, […]

  31. […] O chapéu clochê, bem retrozinho, é da Accessorize Brasil. […]