Fui convidada pela Risqué para fazer um curso de automaquiagem com Vanessa Rozan, uma das mais baladadas (creio eu, a melhor!) maquiadora do Brasil, em seu Liceu de Maquiagem. Vanessa participa das principais semanas de moda do mundo, fez parte do Esquadrão da Moda no SBT e também foi maquiadora sênior da MAC por 6 anos. Que currículo, hein?

 O Liceu de Maquiagem é maravilhoso, depois mostro para vocês, em outros post (senão este ficará mais do que gigante!). Hoje vou me atentar a repassar a vocês as principais dicas de Vanessa na aula (ou, pelo menos, as mais elucidativas… pois muita coisa importante e interessante foi dita – muita mesmo!).

O foco era mostrar o passo a passo de uma make perfeita, com olho esfumadão e boca tudo, além de um bom acabamento na pele! Só digo que em aproximadamente 4 horas de aula, percebi que tudo que eu pensava que sabia de maquiagem era mentira. Não sabia nada! Hehehe! Simplesmente, reaprendi tudo do zero!

Corretivo

Eu já desconfiava que fazia algo de muito errado ao passar corretivo (e que pecava pelo exagero – mas não sabia que tanto assim!). Fiquei pasma ao descobrir que uma quantidade ínfima de produto realmente pode dar um resultado excelente, contanto que seja aplicada no lugar certo.

Vanessa disse que só temos olheiras na área da metade dos olhos até a parte interna dos mesmos… e é só aí (estritamente!) que o produto deve ser aplicado. Três míseras gotinhas nesses três pontos mostrados na foto acima bastam. Depois é só espalhar bem, com leves batidinha de pincel – mas sem arrastar – para depositar (e não remover) o produto. A maquiadora usou o pincel de sombra para o côncavo (limpo, é claro) para distribuir o corretivo e conseguir atingir bem cada cantinho.

Você pode estar pensando ao ler isso: “mentira, tenho olheira no canto externo dos olhos, sim senhor” – ok, até eu duvidei – …mas… não tem não! É só a sombra feita pelo osso da sobrancelha (experimente cobrir a região e você verá como é verdade!). E por mais que possa ter alguns vasinhos aparentes que costumam escurecer a região externa abaixo dos olhos (é o meu caso), uma boa base já dá conta de cobrir isso, sem excessos, de acordo com o que Vanessa ensinou!

O mais incrível é que sou totalmente neurótica com olheiras, considero que tenho o problema em grande intensidade e jamais pensaria que só isso poderia ser o suficiente… Mas, no meu caso, deu certo! Me senti bem melhor do que com a tradicional e pesada camada de corretivo que aplicava ao redor dos olhos inteiros! Vale a pena testar!

Boca

Na hora de fazer a boca, Vanessa aconselha sempre apagar os lábios com corretivo antes. Contornar também é uma boa pedida, aliás, imprescindível para se alcançar o efeito de “boca de photoshop” (como ela costuma chamar). Comece sempre do centro dos lábios para fora, com leves tracinhos de lápis, bem suaves. Não tente “riscar” o contorno todo de uma vez, fica artificial e é bem mais complicado. Nos cantos, sempre termine o traçado dentro dos lábios, preferencialmente, com a boca fechada. Assim você evita ultrapassar os limites naturais dos lábios, nas laterais (que sempre são mais complicadinhas de delinear, na minha opinião).

Se quiser, após contornar, preencha a boca toda com o lápis, antes de aplicar o batom. A duração melhora muito (sem falar que pode influenciar na cor final, o que pode ser muito interessante ao se procurar novas tonalidades)! Ah, na foto acima eu ainda não havia contornado os lábios com lápis. Só fizemos isso quando a Vanessa foi nos ensinar a passar batom escuro.

Blush

Sabe aquela história de aplicar o blush começando pelas laterais do rosto? Erro total. Segundo Vanessa, o produto foi criado com o intuito de simular o efeito da região que fica corada em nosso rosto, naturalmente – e ninguém fica corado nas laterais do rosto, só na frente! – E não é que é verdade?

Por isso, o blush deve ser aplicado SÓ na frente do rosto, na área mais altinha das maçãs. Essa história de ficar “sorrindo e fazendo bico” é completamente desnecessária. É só encostar uma vez o pincel com o produto na região (sem ficar repetindo o movimento ou mexendo o pincel). Em seguida, é só puxar o produto que já está depositado na face para baixo, com 3 pinceladas certeiras e leves: à direita, no centro e à esquerda (mas sem pensar em esbarrar nas laterais! ). As 3 pinceladas podem ser repetidas, para espalhar direitinho o produto no local.

Ah, não esqueça de remover o excesso do pincel antes de colocá-lo no rosto!

Iluminador

Assim como o blush, o iluminador também é aplicado encostando o pincel com o produto, após remover o excesso, logo abaixo da região mais alta da sobrancelha. É ali que é o foco! Depois disso é que o pincel deve ser levado ao canto interno da sobrancelha, puxando o produto em direção ao externo. Para não ficar muito marcado, repita o movimento várias vezes! Ah! E faça tudo isso com um pincel fino, pois o iluminador deve ser aplicado bem rente à sobrancelha!

E o resultado foi:

Adorei! Ao mesmo tempo que ficou bem dramático nos olhos, ficou super usável no dia-a-dia, pois a boca estava discreta! E sabe o que eu achei incrível? Eu posso estar maquiadíssima, com olho forte e tudo mais, mas mesmo assim a make ficou mil vezes mais suave do que a que eu costumava fazer antes, sem olhos dramáticos e nada tão aprimorado. É essa a grande diferença que as técnicas corretas proporcionam!

Aliás, amei esse batom da Risqué (depois falo melhor sobre todos eles)… não fazia idéia de que era tão bom. Esse é o “Momento Penélope”! O cheirinho é delicioso e a cobertura é admirável! Aprovadíssimo!

Ele é o quarto na foto, da esquerda para direita. Os outros são o Apuro Vinho, Atitude Pink e o Charminho Nude.

Aí está foto da Vanessa e do Vito com a gente (digo, com as blogueiras)! O Vito é outro fera, que auxilia Vanessa no Liceu! Ambos são extremamente atenciosos (e, não preciso dizer, talentosos!). Eles fizeram em cada uma de todas as etapas do make, com muita paciência! Nota mil!… quer dizer, nota mil para eles, porque a gente tem muito a aprender (pelo menos eu!). O lado esquerdo do rosto, o que eles fizeram, sempre ficava perfeito… já o direito, minha reprodução, ficava todo torto! Hahaha!

Gostaram das dicas? Espero que sim! Mas tem tanta coisa que ficou faltando falar sobre base, primer, pó, sombras e esfumado que estou até pensando em fazer uma continuação para este post! (UPDATE: a continuação está aqui)!

E se alguém ficou com vontade de fazer esse curso mega expert também, aproveite que a Risqué está com uma promoção, lá na fanpage  (http://www.facebook.com/RisqueOficial). Se você for de São Paulo, corre! É só criar um look de maquiagem e enviar duas fotos: uma antes da produção e outra depois… As donas das seis melhores imagens serão premiadas com esse mesmo curso (e ainda poderão levar uma amiga)! Vale a pena, viu?

comentários

  1. Priscila 25/11/2011

    Adorava quando tinha o Esquadrão da Moda no Sbt com a Vanessa Rozan maquiando e dando dicas! Não tenho facebook e essa promoção -creio- que seja somente para Sp né? Dicas são sempre vem vindas, além do mais agora que estou "aprendendo" a maquiar-me de maneira mais correta em relação à antigamente! Beijos.

    • Joyce Nunes respondeu Priscila 25/11/2011

      Essa promo é só para SP mesmo, Priscila! Uma pena!

      Mas fico feliz que tenha gostado das dicas!

      Beijocas!

  2. Estela Z. Nunes 25/11/2011

    Joyce, achei muito bacana o resultado final da maquiagem.

    Realmente, uma maquiagem bem feita é outra coisa!

    Ainda mais com uma profissional de tanto gabarito!

    Parabéns, e qto aos produtos da Risqué ADOREI!

    Beijos.Mamis.

    • Maria Clara respondeu Estela Z. Nunes 25/11/2011

      Que gracinha, eu tb chamo minha mãe de Mamy! rs

    • Maria Clara respondeu Estela Z. Nunes 25/11/2011

      Claro que queremos contiuação!!!

      Sabe que essa da olheira eu já tinha reparado que o caso era mesmo pior quanto mais perto do cantinho interno, mas nem por isso deixava de passar corretivo no restinho final… rs

      Só não entendi muito bem a parte do delineado dos lábios. Pela foto parece que ele não foi até beeem a rima labial, é isso mesmo!?

      bjoos, bom fim de semana!

      • Joyce Nunes respondeu Maria Clara 25/11/2011

        Juro que não sei o que é "rima" labial… nunca ouvi esse termo, desculpe a ignorância… mas é do cantinho dos lábios que vc está falando? Se for isso, é exatamente isso que vc entendeu… o traçado termina dentro da área dos lábios nos cantos, para não correr o risco de ultrapassar o desenho natural e ficar com "boca de coringa".

        • Maria Clara respondeu Joyce Nunes 25/11/2011

          Desculpa, Joyce!!!

          Mas é isso mesmo, o cantinho dos lábios.

          Agora me esclareceu! rs

          Obrigada

          Agora juro eu que não quis parecer pedante usando termos anatômicos, tá!? =/

  3. Amanda Habermann 25/11/2011

    Joyce! to passada! Como enganaram a gente até hoje né?

    Toda essa historia do blush nas laterais, de "rebocar" a olheira com corretivo…

    Ameeeei as dicas! Vou tentar nas próximas maquiagens!

    Me diz uma coisa, qual corretivo ela usou? bastão ou líquido?

    Joyce, fiquei louca com seu comentário em meu blog, querida.

    É uma honra! fiquei até emocionada!

    Muito obrigada, viu? *-*

    Beijão ;*

    http://www.soutudopramim.com

    • Joyce Nunes respondeu Amanda Habermann 25/11/2011

      Você viu as mentiras em que a gente acredita? E o pior que no final faz toda diferença!
      O corretivo que ela usou era líquido, aquele o tubinho que vem com pincel da MAC, sabe? Não é o do potinho nem o da bisnaga!
      E eu fico feliz q tenha gostado do meu comentário! Só fico meio sem graça que tenha ficado emocionada, hehehe! Tem porque não! Só não comento mais em blogs pq não tenho mais tempo, mas sempre tô de olho em vários! Bjs!

  4. Amanda Habermann 25/11/2011

    Esqueci de dizer, eu prefiro mil vezes a Vanessa Rozan do que a maquiadora nova do Sbt.

    A Vanessa fazia maquiagem bem mais elaboradas!

  5. Maria Clara 25/11/2011

    Ih, meu comentário ficou como resposta, em lugar errado… =/

    • Joyce Nunes respondeu Maria Clara 25/11/2011

      Hehehe tudo bem, sem problemas ;)

  6. Mércia 25/11/2011

    Ela faz uma maquiagem natural como ninguém!!! Fica perfeita!!!

  7. Letícia 25/11/2011

    Joy, fiquei curiosa para ver o próximo post.

    Confesso que fiquei "boquiaberta" com a naturalidade do seu make. Mesmo usando base, corretivo e afins ficou com uma carinha de "olha como eu sou naturalmente linda".

    Adorei as dicas também. É sempre bom aprender, né? =)

    • Joyce Nunes respondeu Letícia 25/11/2011

      Hahaha, obrigada!
      Mas eu também notei essa naturalidade toda… não fiquei com a pele toda rebocada… ela ficou tão acetinada, sabe?

  8. Michelle 25/11/2011

    Faz uma continuação do post sim! É sempre bom ler dicas de alguém que aprendeu com quem sabe haha

    Essa do blush eu não sabia..sempre puxava pra lateral. Vou começar a fazer desse jeito!

    • Joyce Nunes respondeu Michelle 26/11/2011

      Oba, acho que consigo fazer a continuação sim, tem muita coisa válida para contar ainda!

      Tenta ver o resultado aplicando o blush desse jeito, achei que fica bem mais bonito! Bjs!!!

  9. Camila C 25/11/2011

    A make ficou linda! Das dicas eu só conhecia a do corretivo, pois fiquei prestando atenção quando fui maquiada na Sephora e ela fazia exatamente assim! hehe

    Mas vou testar a do blush, dá um aspecto bem mais bonito assim, adorei :)

    • Joyce Nunes respondeu Camila C 26/11/2011

      Fica super mais natural assim… eu sabia que tinha alguma coisa muito errada no jeito como eu aplicava o blush, não dava certo! Agora aprendi! Espero conseguir reproduzir direto a partir de agora!

      E obrigada, viu? Bjssss!

  10. Dalila Carvalho 25/11/2011

    Faz a continuação sim! Ameei o post! ótimas dicaas:D beeijo

  11. Paula Freitas 25/11/2011

    Oi Joyce (eu não disse que sempre comento? rs)

    Foi realmente mara este curso e agradeci a Deus por ter podido participar, pq eu sou mto iniciante em make e nao consigo ousar mto, agora com as dicas da Vanessa e do Vito, com certeza vou me jogar no treinamento intensivo par aprimorar o aprendizado :)

    Tentei produzir meu post hj, mas nao consegui terminar… Segunda-feira publico sem falta! Adorei te conhecer pessoalmente :)

    Bjs :*

    • Joyce Nunes respondeu Paula Freitas 26/11/2011

      Hahaha éeeeeeeeee, vc sempre comenta, desculpa por não ter me tocado na hora! Vendo tua fotinho agora relacionei o nome com a "comentadora", vc tá sempre aqui… obrigadaaaaaaaaa!

      Sua maquiagem ficou muito linda no dia… a pele perfeita, nossa!!! Lembra?

      Realmente foi uma oportunidade divina!

  12. Thaís Ribeiro 26/11/2011

    Queremos a continuaçãooooo! Esses tempos estava vendo uns vídeos de maquiagem, e a mulher usava corretivo como se fosse base, acho que passava até nas orelhas kkkkk. Ótimas dicas, beijoss

    • Joyce Nunes respondeu Thaís Ribeiro 26/11/2011

      Vixe! Aí é mais que exagero, né?

      Em breve providencio a continuação! Espero… hehehehe

  13. Sou um terror na maquiagem, jogos de tentativas e acertos..

    Amei as dicas, amaria saber fazer o negocio direito hehe.

    Bjos

    • Joyce Nunes respondeu Carol Alfinetes de M 26/11/2011

      Eu até achava que sabia alguma coisa… mas perto dessa gente… nossa! Hehehe!

      PS; sou muito desastrada!

  14. Vanessa 26/11/2011

    Incrível as dicas.. Adorava o Esquadrão da Moda, principalmente pela parte da maquiagem, aquela maleta era meu sonho de consumo.. haha =)

    Adorei o blog, parabéns.

    Bjss

  15. diadebrilho 26/11/2011

    Ficou linda a make em vc Joyce! Adorei as dicas do post ;)

    Esses batonzinhos fofos da coleção da risqué ainda não achei por aqui, eles são lindos sem contar a embalagem q é fofura pura!

    :**

    • Joyce Nunes respondeu diadebrilho 26/11/2011

      Obrigada ;) Já tentou encontrar nas farmácias? Ou nas lojas Americanas? É onde encontrei… bjs!

  16. Andrea Rivera 26/11/2011

    Hora de tentar com essa dica para aplicar blush!!! a ver se consigo fazer algo bem feito!! ;)

    Bjo o/

  17. Natasha 26/11/2011

    Amei as dicas!!

    E eu q me achava uma "expert" em maquiagem…..rsrs

    Ahhh! Achei uma loja da Furla em Roma, mas nao tinha a nova coleção :(

    Acabei ganhando (de Natal adiantado) uma da coleção nova (diferente daquelas) do noivo… :)

    Se quiser ver, me passe um email q te envio!

    Beijosss

    • Joyce Nunes respondeu Natasha 26/11/2011

      Nataaaaaaaaaaaaaaasha quero ver, quero ver! Hehehehe! Bjs!

      • Natasha respondeu Joyce Nunes 27/11/2011

        Vou te mandar por email, mas as fotos nao são as melhores pq foram tiradas do cel, e vou ter q mandar uma foto por email, pq to no IPad e nao consigo unir todas as fotos e enviar!

        To mandando agora!

        Beijos

  18. Natasha 26/11/2011

    Ah! Continue com as dicas por favor!!!

  19. mayã 26/11/2011

    Eu adorei o post!!

    E pra mim não funcionou a historia do corretivo pq eu tenho uma veia GIGANTE no canto externo do olho direito que nem com corretivo cobre tudo1! ahuhasuhausha

    Faz a continuação!!!!

    bjs

  20. Patricia 27/11/2011

    Joyce, acho que a história do corretivo é meio relativa, viu. Eu tenho a região ao redor dos meus olhos bem mais pigmentada que o resto do meu rosto, eu poderia até corrigir com base ao inves de corretivo e só passar o corretivo na região que vc falou. Mas vamos pensar bem, eu uso um corretivo mais pesado bem nessa região que vc falou e um mais levinho no resto do olho, não seria a mesma coisa? Existem muitos tipos de corretivo no mercado, uns com bastante cobertura e outros mais levinhos. Por isso que eu não gosto de ditar regras em maquiagem, além do gosto pessoal ser altamente relativo, existem bilhões de pessoas no mundo e nenhuma é igual a outra, então não pode haver uma regra para todo mundo.

    Entendi que o que vc quis foi dar uma dica geral, e acredito que ela funcione bem para quem tem olheiras normais/moderadas, mas não funciona para todo mundo e não quer dizer que quem faz de outro jeito esteja errado.

    Beijos!

    • Joyce Nunes respondeu Patricia 27/11/2011

      Patrícia, sei bem como é isso… eu mesma teimei na hora com a Vanessa, pois sou neurótica com olheiras, acho que tenho ao redor do olho todo, inclusive onde ela diz que não é necessário passar corretivo… jamais pensaria que isso pudesse dar certo comigo, mas deu… me senti melhor, com as olheiras naturalmente cobertas e com o make menos pesado… mas cada um tem que tentar em si mesmo e ver como se sente, as vezes pode ser o suficiente para uma pessoa e não para outra! Bjssssss!

  21. Katharina 27/11/2011

    muuuuuuuuuuuuuito bom seu post, Joyce!!!

    dicas super úteis ;D

    faz umas swatches dos batons da Penélope??? eu ja vi eles pra vender no mercado mas nao tive coragem de comprar :P

    quero a continuaçao do post heim! bjss

    http://mysweetfashiondreams.blogspot.com/

    • Joyce Nunes respondeu Katharina 27/11/2011

      Vou fazer sim, só preciso de um deles que eu ainda não tenho!!!!!! Ganhei 2 da Risqué nesse dia e fui correndo na farmácia comprar o outro, que não ganhei… hahaha… ficou faltando 1! Bjssssss!

  22. Carolina Suster 27/11/2011

    Joyce, não rola fazer um vídeozinho pra gente? Principalmente da dica do corretivo (pq tenho olhos de panda hahaha) e do blush que eu não entendi muito bem "/

    Beijos

    • Joyce Nunes respondeu Carolina Suster 27/11/2011

      Somos duas pandas hehehehehe!
      Video eu não sei se rola por enquanto, mas posso tentar de explicar melhor… o que você não entendeu? Bjsssss!

      • Carolina Suster respondeu Joyce Nunes 29/11/2011

        Tentei passar o blush e acho que deu certo. Ao menos ficou uma coisa sutil e bem natural, então deve ter dado hahahaha.

        Agora o corretivo eu tenho a sensação que nem ele e nem um milagre pra me ajudar hahaha.

  23. Carol 27/11/2011

    POR FAVOR, flor, continue postando siim. Se você lembrar, poste algumas dicas que eles deram sobre esfumado de olho, contorno e base ok?

    Bjss

    :)

    • Joyce Nunes respondeu Carol 27/11/2011

      Em breve irei escrever a continuação! Tô com tudo anotadinho aqui, hehehe! Bjssssssss!

  24. suelen 27/11/2011

    Oi Joyce… que post maravilhoso, mto bom!!!!! continue porfavor assim vc ajuda a gente. Ja falei que adoro seu blog?

    bjos

    • Joyce Nunes respondeu suelen 27/11/2011

      Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bjsssssss!

  25. mariana 27/11/2011

    AMEIII as dicas!!! Por favor, faça a continuação =)

    Beijooss

    • Joyce Nunes respondeu mariana 27/11/2011

      Irei fazer sim, obrigada ;)

  26. […] Ai que bafo! A Joyce fez um curso de auto maquiagem com a Vanessa Rozan! […]

  27. Michele Mucciarone 27/11/2011

    Joyce conheci seu blog hj e já me apaixonei!!! Estava procurando dicas de como maquiar meu olho e cai aqui… hehehehehe, seu olho é quase igual ao meu (olhos cobertos) e estava de saco cheio, pois todas as blogueiras q dão dicas de make tem aqueles olhos enornes lindos e com concavo a mostra!!! afffff e eu nunca conseuia seguir… ai achei as dicas q vc postou em Abril e me apaixonei!!! Ja que vc tem esse mesmo tipo de olho vc com certeza tem muitas dicas pra dar pra gente… Posta muitas dicas de maquiagem de olho!!!! please!!!! e esse olho q vc tá no foto do curso ficou lindo, vc podia ensiar a faze-lo!! ainda não naveguei por todos os posts do blog, mas vou começar já… Parabens pelo blog, já virei fã!!! Beijão

    • Joyce Nunes respondeu Michele Mucciarone 27/11/2011

      Oi Micheleeeeeeeee! Obrigadaaaaaa!
      Realmente, é um pouco frustrante ter o côncavo escondidinho, ainda mais quando se curte uma extravagância no make!
      Irei, assim que der, fazer uma continuação para este post, explicando como a Vanessa nos ensinou a fazer o esfumado! Beijõessssss!

  28. Narda 28/11/2011

    MEU SONHO fazer um curso com a Vanessa! *_*

    Bjs!

    • Joyce Nunes respondeu Narda 28/11/2011

      Era o meu também… ABSURDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  29. […] gente e esclareceram todas as nossas dúvidas sobre make. Neste dia também conheci a Joyce do blog Gostei e Agora, a Heloisa, irmã da Natalie, além de rever a Ana Camila do blog Trendy Twins que já conhecia de […]

  30. Nathalia Endrin 28/11/2011

    Sou uma pessoa alucinada por maquiagens, e sempre sonhei em ser uma especialista, e fazer um curso com a Vanessa.

    Adoreeeeiii as dicas!!!

    É UMA PENA QUE O CURSO SÓ É VÁLIDO EM SP.!!!!

    • Joyce Nunes respondeu Nathalia Endrin 28/11/2011

      Pois é… só aqui mesmo! Mas continue lutando por esse seu sonho! Bjs!

  31. Ju Linhares 28/11/2011

    Amei o seu post! queria mt fazer este curso, pena que é em sampa! bjus

  32. […] do post que fiz contando sobre a aula de automaquiagem com a expert Vanessa Rozan, em que foram usados os batons da coleção Penélope Charmosa da […]

  33. ana vitoria 03/12/2011

    Vou fazer uma linda trasforma com esses produtos de maquiagens.muito obrigado pelas dicas adorei, irei falar para as minhas amigas que eu entrei nesse site,tenho certeza que elas vão querer entrar nesse site também,minha mãe e minha madrinha sabe tudo sobre maquiagens . Quando eu saio é elas que me maqueiam fou falar para elas entrarem nesse site, show de bola,parabéns para quem criou esse site viu, grandes beijos para voces prazer entrar nesse site.

  34. […] Curso de Automaquiagem com Vanessa Rozan, no Gostei e Agora? […]

  35. por favor se voce tiver algum curso rapido de maquiagem profissional , trabalho na area e quero fazer uma reciclagem e como vou estar em sao paulo dias 17 a 24 de fevereiro , quero aproveitar minha estada fazendo algum curso na minha area

    favor me envie um e-mail para confirmacao se vc tiver algum ok?

    Grata

    Luciana G Porto

  36. rafaella 26/03/2012

    pelo que ví sou um pecado pro mundo da maquiagem, e eu dando uma de dondoca da boa maquiagem, que feio… agora é treinar pra ficar linda como nunca!

    • Joyce Nunes respondeu rafaella 27/03/2012

      A Vanessa manja muuuuuuuuito, Rafaella ;) Também fiquei chocada com minha inexperiência! Bjs!

  37. Mayara 04/04/2012

    nossa adorei essa sua matéria principalmente a dica do corretivo.

    é tannntaa bobagem q a gente escuta de gente que se diz profissional.Que da gosto ler essas dicas da vanessa rozan.e valeu pelo post!!!!!!!!

  38. nilde 13/09/2012

    Adorei!! já seguia praticamente todas essas dicas… novidade mesmo foi o corretivo… vou tentar fazer.
    bjos!!

  39. Alexsandria 19/10/2012

    Boa tarde, Vanessa bom tenho um grande problema, minha pele é oleosa e toda maquiagem que faço sai muito rápido, principalmente em dias quentes como faço para que ela dure . Desde já agradeço.

  40. dharyelly 25/05/2013

    qro partisipar das dicas de maquiagem de vanessa rizon

  41. Irislania Beserra 22/05/2014

    adorei,,,,,,,,,,,,,,

  42. Viviane Silva 19/06/2014

    ameiii….adoluuuuu

  43. Margareth Ricco 27/07/2014

    gostei muito. deu pr aprender um pouco mais. vou tentar me maquiar.

  44. Rafaela Silva 19/08/2014

    muito bom !!!

  45. Fer Diva 30/08/2014

    Adorei!!!!!!!!!!!!!!

  46. renata 05/05/2015

    Gostaria de fazer um curso com Vanessa Rozan…

  47. giovanna 25/07/2015

    oi gostaria de saber como faço para disfarçar as espinhas sem provoca irritação na pele?

  48. Patricia 31/07/2015

    Boa noite sou fã do esquadrão da moda e admiro muito tudo que ocorre neste proclama e gostaria de receber várias dicas de maquiagem para o dia a dia e também para um dia de laser mais especial.

  49. Karina 17/10/2015

    Não sei com e a base certa pro meu rosto. Você pode me ajudar

  50. jessica 17/04/2016

    Vanessa rozam eu quero você vai dar curso de maquiagem gotinha na acadef em canoas levar um maleta de maquiagem de presente para menina da acadef e Jessica Borges quer ganhar um quite de maquiagem loca para ganhar ganhar batom líquido mate

  51. jessica 17/04/2016

    Vanessa rozam eu quero você vai dar curso de maquiagem gotinha na acadef em canoas levar um maleta de maquiagem de presente para menina da acadef e Jessica Borges quer ganhar um quite de maquiagem loca para ganhar?

    Dar curso de maquiagem para nós na acadef em canoas
    http://Www.acadef.com. canoas 51349662

  52. Expedita Aparecida Rocha 22/05/2017

    Você deveria fazer um a gravação com os tópicos de como iniciar a maquiagem no rosto e vende lãs, . Eu gostaria . E com o que usamos em cada parte do rosto

  53. Expedita Aparecida Rocha 22/05/2017

    Você deveria fazer um a gravação com os tópicos de como iniciar a maquiagem no rosto e vende lãs, . Eu gostaria . E com o que usamos em cada parte do rosto. Nunca disse isto