Olhar vitrines é uma das atividades preferidas das mulheres. Melhor que isso, é só entrar e comprar! A tentação é grande: todo dia vemos coisas lindas, maravilhosas e extremamente desejáveis por aí… mas o que aconteceria se saíssemos levando tudo que gostamos para casa, sem pensar duas vezes? – Catástrofe financeiro!

Veja o caso de Mayara, uma típica consumista desenfreada como nós, que teve que pedir uma ajudinha para o “Meu Guru da Grana“, do Itaú, para conseguir colocar as coisas de volta nos eixos.

Mayara cai todo mês no cheque especial! Ninguém deveria cair numa armadilha dessas só porque gosta de roupas e calçados, né? O que devia ser prazeroso não pode se transformar num tormento!

Aproveito essa oportunidade para deixar bem claro que, por mais que eu deseje sim, a maioria do que eu “gostei… e agora?” não saio comprando tudo… O blog estimula (e muito!) o espírito consumista, não só o de quem lê mas principalmente o meu, que transcrevo meus “delírios” para vocês! Passo vontade (sim!), mas sei que é normal. Tenho que ponderar minhas futuras compras, pensar na real utilidade que aquele produto terá para mim no momento, identificar o que é mero impulso, comparar preços… e simplesmente descartar grande parte do que eu vejo, para guardar só no âmbito da admiração!

Tenho que parar e respirar, pois a indústria do consumo não irá parar! É normal, é comum e ninguém deve se remoer por não ter aquela “tal coisa” agora! Nem a pessoa mais rica do mundo daria conta de adquirir todos os lançamentos e tendências do mercado!

Mas… e a Mayara? Quais serão os conselhos do Meu Guru da Grana? E será que ela conseguirá se manter firme a eles? Se quiser saber, acompanhe a ação na fanpage do Itaú Universitários.

comentários

  1. BSBina 02/12/2011

    Eu ponho na cabeça que tenho nas mãos um pedaço de plástico de 9 cm, que dinheiro mesmo é o que eu recebo todo início de mês lá do trabalho e o cheque especial finjo que não vejo, se eu não tiver juízo meu cartão de crédito me leva a falência! rsrs

    • Joyce Nunes respondeu BSBina 02/12/2011

      Pois é! Eu evito ao máximo comprar coisas no cartão de crédito… só quando é uma compra pela internet ou algo do tipo… e mesmo assim, coloco à vista!
      Porque muita gente (eu mesma já fiz isso) vê o cartão como um dinheiro extra, virtual, que você pode gastar à vontade… e como não sai do seu bolso na hora, você não sente o impacto da compra! Mas o que esquecem é que a fatura chega no final do mes e te devora como um leão… e aí, como faz?

    • BSBina respondeu BSBina 02/12/2011

      E eu só tenho um cartão, propostas de bancos e lojas é o que não faltam, mal tenho dinheiro pra pagar uma fatura, pra que dois, três cartões?? :|

      • Joyce Nunes respondeu BSBina 02/12/2011

        Pois é, oferecem todos tipos de cartões a toda hora, às vezes somando o limite de todos chega a dar mais do que você ganha…

        • BSBina respondeu Joyce Nunes 03/12/2011

          MUITO mais! :o

  2. Paola Fabeni 02/12/2011

    Olha, essa é uma questão muuuuuito complicada!

    Querer comprar tudo o que é bonito, tudo o que queremos é normal, e claro que isso nem sempre é possível. Então temos que aprender a nos auto-regular, e é aí que a coisa complica!

    Não dá para se enforcar em dívidas de cartão de crédito e cheque especial só para ter objetos, roupas, sapatos, acessórios novos. Não vale a pena estragar o seu bem estar financeiro por causa disso.

    Concordo com vc quando diz que os blogs estimulam o consumo, para quem escreve e para quem lê! Afinal, através dos blogs nós ficamos rodeadas de novas perspectivas, indicações de lojas e produtos legais, e aí a tentação bate! O jeito é aprender a se controlar! É difícil, eu sei bem, mas no fim você vai se habituando a ver mais, pensar mais, pesquisar mais e comprar menos!

    Quanto à Mayara, espero que ela consiga encontrar um ponto de equilíbrio entre o consumo e a vida financeira! :)

    Beijos, Paola
    http://universodapaola.wordpress.com/

  3. Bruna 02/12/2011

    Eu era completamente anti-consumista na adolescência.. Só gostava de livros e filmes, o resto (maquiagem, sapatos, bolsas, roupas) não queria nem saber. Adulta, as coisas mudaram, mas tento utilizar minha herança não-consumista para me controlar, para tirar da cabeça a vontade de possuir tal peça de roupa. Uma das coisas que faço é não olhar atentamente tal peça bonita, mentalizar o quanto de dinheiro tenho, o custo-benefício, se realmente preciso.. E que no final a gente não precisa de 99% dessas coisas. Ter é bom, mas só se podemos, se cabe no bolso..

    • Joyce Nunes respondeu Bruna 02/12/2011

      Exato! É tão triste olhar no armário coisas que só compramos por comprar e nunca usamos… seria tão melhor ter aplicado em outra coisa, né? Ou guardado!

  4. Jéeh - @bomba 04/12/2011

    Ai gente, me vi nessa menina! hahaha

    Eu sou a loka do cartão de débito, não consigo parar de comprar e não economizo em nada! E agora que quer morar sozinha isso TEM que mudar e eu não sei por onde começo! Eu VIVO no cheque especial, menina essa coisa é mt séria! ahahha é complicado :S :S