Como pedido, irei continuar o post que fiz há alguns dias, sobre a maravilhosa aula de automaquiagem que fiz com a top maquiadora Vanessa Rozan, à convite da Risqué. Pretendo repassar mais algumas dicas valiosas para vocês (ao meu entendimento, é claro)!

Pele

  • Vanessa nos ensinou que, para ter melhor controle da quantidade utilizada, afim de evitar exageros, não é aconselhável aplicar os produtos diretamente na pele. Utilize como palheta o dorso da mão (se for destra, use a mão esquerda e vice-versa). Trabalhe com pequenas quantidades dos produtos e use pincéis para espalhá-los no rosto.
  • Sempre utilize um hidratante compatível com sua pele antes de aplicar a maquiagem, na pele limpa, obviamente. O hidratante melhorará consideravelmente o acabamento e a duração do make. Nos lábios, não esqueça de aplicar um balm!
  • O primer, como o nome diz, vem primeiro. Aplique com o pincel de base, antes da mesma! Ele ajuda a esconder imperfeições como linhas finas e poros abertos (odeio!). A pele fica preparada e uniforme para receber a maquiagem!

Base

  • Na hora de escolher a cor exata, é aconselhável testar no colo, próximo ao rosto – e não na parte interna do pulso, como costumamos aprender. Passe uma pequena quantidade das possíveis cores na região e escolha a que mais desaparece na própria pele.
  • Sempre aplique o produto do centro do rosto para fora.

Olhos

  • Na hora de maquiar os olhos, o seu melhor aliado é o espelho de mesa, inclinável. Ele propicia maior precisão na hora de realizar os movimentos e melhor ângulo de visão da área a ser maquiada.
  • Ao optar por fazer olhos mais pesados ou esfumados, sempre comece por eles, pois a probabilidade de cair sombra e outros materiais escuros abaixo dos olhos dos é muito alta. Assim, fica mais fácil de remover os excessos e corrigir essa área posteriormente.

Esfumado:

  1. Comece o esfumado aplicando lápis (marrom ou preto) em toda pálpebra, de maneira despretensiosa. O desenho servirá como base para a maquiagem durar melhor e o acabamento será dado posteriormente, portanto, não se preocupe em fazer tudo retinho e certinho! Não é necessário ir até o canto interno das pálpebras (nesta área, ao final do processo, será aplicado iluminador)!
  2. Passe lápis na linha d’água inferior e na raiz dos cílios, do canto externo somente até o centro dos olhos. Não puxe muito a pele nessa hora!
  3. Passe um pincel em movimentos de vai-e-vem na área do côncavo, para tirar o marcado do lápis na pálpebra e na raiz dos cílios inferiores (neste último caso, levando um pouco da cor até o canto interno dos olhos).
  4. Aplique a sombra mais escura sobre a área escurecida pelo lápis, com leve batidinhas para fixar (não arraste!). Por enquanto, não se preocupe em limpar o que caiu debaixo dos olhos.
  5. Com o pincel para côncavo, aplique um marrom mais claro na região, sempre observando seus limites reais no espelho de mesa, com o queixo levantado. Faça movimentos repetidos de vai-e-vem para não deixar a região marcada.
  6. Tire todo excesso de sombra que caiu onde não devia, com um cotonete com demaquilante. 

Pronto! Agora sim parta para a pele, começando pelo primer, seguindo para a base e o corretivo. Cuidado para não desfazer a maquiagem dos olhos no processo!

Não esqueça de dar acabamento ao make com iluminador no osso da sobrancelha, blush e o batom. (Todos esses procedimentos já foram explicados no outro post!)

Finalize o make com o pó translúcido, bem de leve, somente na área frontal e central do rosto (comece próximo à raiz do cabelo)!

Ah! Tem os cílios também! Curve os cílios com o curvex. Basta encostá-lo de maneira suave e fechar o aparelhinho. Bota força nisso, mulher! Depois, passe generosas camadas de rímel! Mantenha o queixo levantado na aplicação!

O espelhinho móvel inclinável é super útil nessa hora, dá o ângulo certinho para visualizar exatamente o que está fazendo! Aliás, ele é a maior estrela da automaquiagem. O segredo é controlar os movimentos utilizando dois espelhos, o espelhinho menor, de mesa, e o espelho maior, à frente! 

É isso aí, meninas! Gostaram das dicas?

comentários

  1. Débora Alves 05/12/2011

    Amei todas as dicas, realmente agente aprende tudo de novo. Fazia tudo de outras formas… hehe

    Beijo

    • Joyce Nunes respondeu Débora Alves 05/12/2011

      Eu tb, fazia tudo errado! Essa aula mudou minha vida, Débora! Bjs!

  2. giane 05/12/2011

    Amei essa série de matérias sobre as dicas Vanessa Rozan, Joyce :)

    Arrasou!

    • Joyce Nunes respondeu giane 05/12/2011

      Hehehe obrigada, mas quem arrasa mesmo é a Vanessa! Bjs!

  3. vanessa 05/12/2011

    adorei as dicasss,

    vanessa rozan eh o maximo mesmo!!!!

    bjos

    boletimchic.com

  4. Letícia 05/12/2011

    AMEI a continuação das dicas, Joy.

    A Vanessa Rozan é muito diva, né?

    Adorava vê-la em ação no Esquadrão da Moda, uma pena ela ter saído (se bem que o programa até já acabou, mas…).

    • Joyce Nunes respondeu Letícia 06/12/2011

      Obrigadaaaaaa, que bom que curtiu!

      A Vanessa é muito, muito bonita também… eu achei demais!

  5. Claudineia 05/12/2011

    Adorei a dicas maravilha

  6. Priscila 05/12/2011

    No outro post, uma dica que tenho utilizando é a do corretivo! Ajudou bastante, por que agora ele não "craquela" tanto nas linhas sabe?

    Sério que não se testa no pulso? Nem na parte interna? :/ Tenho a impressão que a base que uso seca muito rápido, não consigo aplicar de outra forma se não diretamente no rosto..

    Sempre escrevo enormes, deve ser chato isso! haha

    • Joyce Nunes respondeu Priscila 06/12/2011

      Oi Priscilaaaaaaa! Também fiquei pasma com a história de testar a base no colooooooo! Mas foi o que ela me ensinou!

      E eu ADORO comentários enormes… aliás, adoro comentários hehehe! Bjssss!

  7. Beatriz 05/12/2011

    Oi, td bem?! Amei as suas dicas… muito legal! Só n entendi uma coisa quando vc diz: Passe um pincel em movimentos de vai-e-vem na área do côncavo, para tirar o marcado do lápis " O traçado do lápis é na raiz do cílio inferior? bjoss

    • Joyce Nunes respondeu Beatriz 06/12/2011

      Oi! O traçado do lápis é na raiz do cílios inferiores sim… da metade para o canto externo… mas a Vanessa também pintou minha pálpebra superior inteira com lápis, de leve, para ajudar a sombra a fixar depois (tipo uma pré camada de cor)… e é nessa área, além da raiz dos cílios inferiores, no côncavo, que se passa o pincel para tirar o "marcado" do lápis!

      Agora consegui me fazer entender? Me fala! Bjs!

  8. Maria Clara 05/12/2011

    Nota mental: próxima compra, um espelho de mesa.

    Minto, próxima compra, uma mesa! kkkkkkk

    Mentira, posso muito bem adaptar a escrivaninha e sua luminária para esses fins, até pq, desde que o note entrou na minha vida já quase nem uso mais a minha mesinha de estudos… rs

    adoramos tudo, Joyce!

    bjinhus

    • Joyce Nunes respondeu Maria Clara 06/12/2011

      Ebaaaa, obrigada! E adaptar é uma boa idéia!

      Eu tenho uma penteadeira, mas está sempre bagunçada hehehe! Bjs!

  9. Bruna 05/12/2011

    Todas as dicas para melhorar as makes de cada dia (melhor ainda de festas) são bem vindas! Muitas vezes a gente mete maquiagem no rosto e não fica legal, e não sabemos porque a atriz da televisão consegue ficar tão linda com, aparentemente, pouco. Essas dicas mostram isso!!

    • Joyce Nunes respondeu Bruna 06/12/2011

      Exato! Sabe que eu tô botando em prática o que aprendi e tô me sentindo melhor, digamos, "mais bonita"? Bjssssss!

  10. Priscila 05/12/2011

    No outro post, uma dica que tenho utilizando é a do corretivo! Ajudou bastante, por que agora ele não “craquela” tanto nas linhas sabe?
    Sério que não se testa no pulso? Nem na parte interna? :/ Tenho a impressão que a base que uso seca muito rápido, não consigo aplicar de outra forma se não diretamente no rosto..

    Sempre escrevo enormes, deve ser chato isso! haha

  11. Paola Fabeni 06/12/2011

    Adorei as dicas Joyce!

    É sempre bom relembrar esse truques de make.

    Tem coisas que sabemos como fazer, mas no fim acabamos não praticando! :D

    Beijos, Paola
    http://universodapaola.wordpress.com/

    • Joyce Nunes respondeu Paola Fabeni 06/12/2011

      Tem trocentas coisas que eu fazia exatamente o contrário, hahahaha! Mudou tudo depois dessa aula! Bjssss!

  12. Jéeh - @bomba 06/12/2011

    Amei as dicas!

    Muito boas, pra levar sempre!

    Eu tenho um espelho desses e é muito bom mesmo!

    Só preciso de uma luminária de mesa, pq a luz do meu quarto é ótima, mas não tem posição que meu rosto nao fique contra luz… hehe

    Beijo

    • Joyce Nunes respondeu Jéeh - @bomba 06/12/2011

      Nossa, a luz lá do Liceu era suuuuuuuuuper forte!!!!!!!!!!

  13. Marcia Honda 17/12/2011

    ameeeeei… eu sou super fã da Vanessa Rozan! Parabéns pelo belo post!

    beijoooos

    Marcia

  14. […] (VÍDEO TEMPORARIAMENTE FORA DO AR – se quiser, por enquanto, veja as dicas para um esfumado neste post do blog: curso de automaquiagem com Vanessa Rozan) […]

  15. […] (VÍDEO TEMPORARIAMENTE FORA DO AR – se quiser, por enquanto, veja as dicas para um esfumado neste post do blog: curso de automaquiagem com Vanessa Rozan) […]