Entenda numeração das tinturas para cabelos!

Atire a primeira pedra quem nunca parou para ficar olhando as caixinhas de tintura na farmácia! São tantas cores e reflexos diferentes, com muitas denominações excêntricas e criativas…! Mas o nome dado pelas marcas a cada tinta é o que menos importa! Aqueles números que aparecem com destaque nas embalagens é que ditam a verdadeira composição das nuances! Mas você sabe o que cada um deles significa?

O sistema de tinturas capilares tem uma nomenclatura praticamente universal. O “nome fantasia” de cada cor pode mudar dependendo do fabricante ou país de origem, mas a numeração sempre mantem o mesmo padrão (com exceção de algumas marcas estrangeiras).

A numeração de cada tinta é composta por uma combinação de: número de Altura da Tom + número do Reflexo Principal + número do Reflexo Secundário.

Vamos primeiro à altura do tom:

A Altura do Tom é o que vai ditar se o cabelo ficará mais claro ou escuro, independente do reflexo (se é dourado, cobre, acinzentado, natural e etc). Quanto maior o número antes de um ponto, mais clara é a tinta! Algumas marcas vão até o 12, com produtos que possuem componentes super clareadores!

As nuances puras, sem reflexos de cor, têm o final ausente ou nulo (0) - e são chamadas de “naturais”.

Obs: Não se engane pelo nome das cores. As tintas sempre costumam ficar um tom mais escuro do que o nome indica. Um Loiro Escuro, na prática, muitas vezes se assemelha a um Castanho Claro na linguagem popular. Já vi muita gente assustada porque passou uma tinta Castanho Médio e ficou com o cabelo “pretíssimo”!

Agora vamos entender as Cores Compostas (criadas pela mistura de coloridos distintos):

gostei-e-agora-numeracao-tinturas-reflexos

Obs: Antigamente o reflexo verde (mate) era representado pelo número 7. Agora, o 7 representa o reflexo marrom (chocolate) e o mate passou a ser 9 em algumas marcas (e 2 em outras, invertido com o reflexo violeta/irisado).

As tonalidades naturais, quando combinadas com reflexos coloridos, geram a ampla gama de cores existentes no mercadoNeste caso, a Altura do Tom vira a ”Cor de Base”. Obviamente, em tonalidades mais claras os reflexos fazem bem mais diferença do que nas escuras!

Cor de Base sempre vem à frente na numeração, geralmente seguida por um ponto (ou uma vírgula ou outro sinal diferenciador). Após o ponto, vem o número do Reflexo Principal. A seguir, o do Reflexo Secundário.

Vejam os exemplos abaixo:

Cor de Base: 7. (Loiro Médio)

Reflexo Principal: 3 (Dourado)

Reflexo Secundário: 4 (Cobre)

Reparem que apesar da cor ter “Loiro Médio” no nome, não tem “nada” de loiro! Essa mesma tonalidade é encontrada pelo mundo inteiro com o nome fantasia “ruivo”, ”tramonto veneziano”, “marrom canela”, “marrom dourado” e etc. Por isso que eu digo: não dá para confiar em tintura só pelo nome! Tem que conferir e escolher pela numeração!

Cor de Base: 10. (Loiro Claríssimo)

Reflexo Principal: 2 (Irisado)

Reflexo Secundário: Inexistente

Nem toda tinta tem reflexos secundários (como o loiro irisado acima, ideal para alcançar um resultado mais platinado, pois o reflexo violeta tem o poder de neutralizar o amarelado do cabelo). Por outro lado, algumas tem mais de dois reflexos na composição!

Cor de Base: 4. (Castanho Médio)

Reflexo Principal: 2 (Irisado)

Reflexo Secundário: 2 (Irisado)

Quando o reflexo principal e o secundário se repetem, a finalidade é reforçar o reflexo principal (ou seja: ele é super aparente!). 

Para nós, pode aparecer incomum, mas este tipo de tom que puxa para o violeta é bem corriqueiro na gama das tinturas europeias.

Cor de Base: 6. (Loiro Escuro)

Reflexo Principal: 7 (Marrom)

Reflexo Secundário: 7 (Marrom)

Obs: A tinta acima recebe muitas vezes o famoso nome fantasia de ”Chocolate”.

Cor de Base: 6. (Loiro Escuro)

Reflexo Principal: 6 (Vermelho)

Reflexo Secundário: 6 (Vermelho)

Obs: Esta combinações de tom é geralmente conhecida como “Cereja”.

Cor de Base: 8. (Loiro Claro)

Reflexo Principal:  0 (Natural)

Reflexo Secundário: 1 (Acinzentado)

O 0 (Zero) após o ponto torna o reflexo secundário mais fraco (ou seja: mais próximo de uma cor natural).

Cor de Base: 77. (Loiro Médio “Especial”)

Reflexo Principal: 4 (Cobre)

Reflexo Secundário: 4 (Cobre)

Quando o número da Cor de Base se repete antes do ponto, a tintura faz parte da gama de cores especiais (super intensas). É praticamente como se ela tivesse poder em dose dupla!

Obs: Alguns fabricantes optam por omitir o ponto ou a vírgula na numeração da tinta (como no caso da Koleston. O Cereja deles, por exemplo, é o 6646 – Loiro Escuro Acobreado Vermelho Super Intenso).

Não basta ficar de olho somente na numeração das tinturas para cabelos. Muitos outros fatores podem influenciar no resultado, como:

  • Marca e qualidade do pigmento (assim como a do oxidante);
  • Volumagem do oxidante (Água Oxigenada): quanto maior, mais “aberto” (claro e com reflexos aparentes) ficará o cabelo. As volumagens padrão vão de 10 a 40 volumes;
  • Cor natural do cabelo: normalmente, um cabelo virgem clareia no máximo 4 tons com tinturas (verificar tabela de Altura de Tons). Muitas vezes nem chega a isto! Não é possível ir de um 3 a um 9, por exemplo (sem passar descolorante).
  • Cabelos previamente tingidos: tinturas não tem poder de clarear o resultado de outras colorações (somente de mudar o reflexo ou escurecê-los). Para tal, é necessário realizar uma decapagem (remover os pigmentos anteriores).
  • Reflexos opostos: Se a cor do seu cabelo tiver um reflexo de fundo e você passar uma outra tonalidade com reflexo oposto, ambos reflexos serão anulados. Ex: passar um 6.3 (loiro escuro acobreado), por cima de um 8.1 ( loiro claro acinzentado), provavelmente gerará uma coloração amarronzada (laranja e azul são cores opostas). Por isso que para anular reflexos amarelados no cabelo, usa-se tinturas com reflexos violeta (roxo é oposto a amarelo).

Por enquanto, é isso! Tenho muito a escrever ainda sobre o assunto, que gera tanta dúvidas na mulherada! Confesso que desde pequena sou afixionada por colorações, quando ia à farmácia ou mercado com a minha mãe passava a maioria do tempo contemplando aquele “livrinho” de mechas de cada marca. Mas antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro aqui que não sou profissional e compartilho com vocês minhas experiências pessoais.

Para uma opinião mais assertiva, sempre é aconselhável consultar um especialista! Ok?

Boa sorte!

PS: Veja também o post “Cabelos Vermelhos (e ruivos) em alta! Escolha o seu”!

Pin It

Comentários

  1. Ótimo post….dá pra tirar bem as dúvidas….vou até repassar o link da postagem porque esse mereceu!!!!Amei!

    • Joyce Nunes disse:

      Ohnnnnn, obrigada! Na verdade este post fará parte de uma série, com TUDO sobre tintura! Obaaaaaa!

  2. Luana Mester disse:

    sou doida pra pintar o meu, só falta a coragem.

    Beijos

    http://www.decaronanamoda.com

    • Joyce Nunes disse:

      Este post já dá uma ajudinha, se vc não quiser pintar num salão! Qualquer coisa, pergunta, tá? Bjs!

  3. laryne disse:

    EI, Joyce, que post maravilhoso! Parabéns e obrigada =)

    Eu tinha californianas no meu cabelo, mas daí coloquei Jeans Color vermelha. Fico lindo, super curti, mas agora quero tirar o vermelho e voltar para as pontas loiras… será que rola?! =/

    Beijoo

    • Joyce Nunes disse:

      Jeans Color desbota, Laryne… se vc passou ele (só ele) eu acho que rola sim, nem que seja necessário você dar uma forçadinha de barra no final, lavando com anti redíduos mais vezes do que costume! Faz tempo que vc passou o JC?

      Ahhhhhh! Eu que agradeço a visita, viu? bjs!

      • laryne disse:

        =) Obrigada por responder!!

        Na verdade, ele era descolorido e pintado com anilina rosa. Depois de um tempo, fiz decapagem, coloquei tinta na cor castanho escuro. Daí, um tempo depois, fiz as californianas. Fiquei uns 6 meses e coloquei a Jeans Color – há uns 3 meses. Este processo todo durou mais ou menos 1 ano e meio. A Jeans Color já desbotou bastante, mas agora tá meio cor de chá, sabe? Não sei o que faço. =(

        Beijo e obrigada! <3

  4. Estrela disse:

    Adoooreei, curti muito

  5. Muito bom Joy!

    Eu tinha uma noção porque j;a cansei de perguntar pra minha cabeleireira, mas é ótimo ter uma versão mais detalhada.

    Adorei (:

    Beijão!

  6. nossa voce me ajudou muito ,tirou muitas duvidas minhas…

    eu ja tava cansada de ir pintar o cabelo e comprar o tom errado agora eu acerto …

  7. Oi Joyce!

    estava hoje no evento da Mac!

    adorei seu blog!

    beijos

    amandinha

    • Joyce Nunes disse:

      Oi Amandinha! Lembro de vc sim, que bom que você apareceu por aqui! Beijinhos e obrigada!

  8. aline pinheiro disse:

    ah nca tingi mais tbm n tenho voontade gosto do meu cabelo preto, mas se der vontade ja vou tirar todas as minhas duvidas neste post, ta otimo!

  9. Nossa, tá muito bem explicado! Melhor do que o blá-blá-blá dos que se dizem profissionais! hehehe Zerou minhas dúvidas!

    • Joyce Nunes disse:

      Cássia, uma coisa que alguns cabeleireiros não gostam muito de fazer (e é errado) é não contar direitinho o tom que usaram para tingir seu cabelo! A gente tem direito de saber, né? Bjs!

  10. Lembro do seu cabelo vermelho da época do orkut ainda! Vivo com saudade do meu, mas desanimo em voltar cada vez que lembro o quanto tinha que gastar com ele…

    • Joyce Nunes disse:

      Eu já tive o cabelo MEGA vermelho, Mareska! Jura que lembra? Hehehe!

      E usei 666 da Koleston (quando ainda não tinha mudado para 6646) e também já misturei 6646 com 7744! Além de já ter usado Contrasti Rosso no cabelo todo!

      Tô ruiva de novo, sabia? Mas tá mais "natural". Bjsssss!

  11. Carol disse:

    Post excelente! Fiz umas luzes fininhas há algum tempo, mas não é o que eu queria, ficou tão amarelo. o que eu queria mesmo (só agora percebi) é voltar ao tom de cabelo que tinha quando era criança, um loiro acinzentado. Hoje meu cabelo está uns 2 tons mais escuro. Joyce vc tem algum bom colorista pra me indicar?

    • Joyce Nunes disse:

      Eu também era mais loirinha quando pequena, Carol,

      Obrigada por ter curtido o post! Hehehe!

      Mas então, eu mesma cuido das minhas peripécias capilares, então não tenho ninguém para te indicar…! Mas quando fazia luzes, ia no Soho… e era ótimo!

  12. Oieee Joyce!! Tenho o cabelo loiro puxado para o dourado, mas gostaria de puxar mais para o platinado, tirar o amarelo do cabelo, estou usando shampoo desamarelador, mas quero mudar o tom da tinta, to querendo descolorir, mas estraga muito o cabelo, estava querendo até comprar uma oxigenada da Loreal pra ver se naum destroi tanto, estou querendo puxar para um loiro parecido com o seu. Eu uso koleston, tava querendo comprar o loiro acizentado, mas to com medo de naum funcionar.

    • Joyce Nunes disse:

      Ana, duas considerações, hehehe!

      1- Vc já usa uma tintura da gama dos Super Clareadores? Elas clareiam mais o cabelo, sem precisar de descoloração. Eu já usei o da Koleston (121), mas ele não teve tanto poder de abrir minha cor natural (mas não ficou tão ruim não). Como teu cabelo já está loiro, pode ser que funcione melhor!

      2- Mudar a cor da tinta é uma boa! Para neutralizar o amarelo, o ideal seria uma com reflexos irisados (violeta/roxo). Eu usava a MajiBlond 902S (É super potente) e tem o final 2 (irisado). Mas é mais fácil encontrar uma Acinzentada (azul), já ajuda bastante a tirar o amarelado (principalmente se tiver mais alaranjado). A MajiBlond também tem uma dessas, é a 901S. Neste caso, procure tintas com final 1 (acinzentado)!

      Espero ter ajudado! Bjs!

  13. Estela disse:

    Filhota, o post ficou sensacional!!

    não e à toa que o pessoal está elogiando, uma verdadeira aula sobre colorações !!

    Parabéns, sei o qto pesquisou e se dedicou !

    Valeu muiiiiiiiiiiiito.

    Bjs.

  14. boa dica… eu nunca entendi bem essas numerações de coloração..

    bjs,

    FS

  15. Joyce, manda ver na série!

    Tem muita gente que critica o cabeleireiro, mas na verdade o erro é na escolha da tintura!

    Eu já tive meu cabelo de tudo quanto é cor, e aprendi aos poucos, como você.

    Adoro quando alguém toca nesse assunto!

    Bjs

    • Joyce Nunes disse:

      Eu já briguei com vendedora na perfumaria, que queria me vender uma coisa totalmente diferente do que eu procurava e não me deixava levar a cor certa, falando que não ia ficar bom! Por isso que é importante termos pelo menos alguma noção também, aí podemos entender o que de fato está sendo feito na nossa cabeça! Bjss!

      • larissa disse:

        vc sabe se a cor veremelho fantasia fika bem verlhome msm é q eu quero um vermelho bem vermelhado msm sera q vc sabe se fikaria dessa cor msm mut obrigado s2 bjss

        • Joyce Nunes disse:

          Larissa, eu acho que a Koleston não tem essa cor não, tô louca? Mas, que eu me lembre, tem a cor Vermelho Super Intenso… Ela fica bem vermelha, mas não chega a um ponto de tinta fantasia… Ainda mais se o seu cabelo for escuro… Fica bem vermelho a partir dos cabelos castanhos claros! Beijooos!

  16. Joy! Fiz um post sobre isso a long, long time ago. Não sei se tem alguma informação diferente, mas vai que ajuda, né? Ó:
    http://multiploseus.wordpress.com/2010/10/23/a-sa
    Mesmo sabendo um pouquinho sobre isso, ainda fico em dúvida também… :(

    Uma hora a gente acerta! huahauhauahua

    Beijão!

  17. Vanessa disse:

    Otimo post! Esclareceu todas as minhas dúvidas. Parabéns

  18. Vera Damazio disse:

    Post perfeito!!! Vou compartilhar com as meninas do curso de Cabelereiro.

    Beijo!!

  19. Laiane disse:

    Adorei, compartilhei já no meu facebook e tudo.

    Mas tem um errinho, quando você fala sobre a 6.66 você diz q os reflexos vermelhos são 2.

    Mas tá ótimo, bem completo. xD

  20. Nossa Joyce que post MARA!!!

    Ta um manual isso dae!

    Só aviso pra conferir esta parte ae ó pq tem algo errado:

    "6.66 Loiro Escuro Vermelho Intenso

    Cor de Base: 6. (Loiro Escuro)

    Reflexo Principal: 2 (Vermelho)"

    No + ta perfeitão!

    Parabéns!!!

    xoxo!!!

    Reflexo Secundário: 2 (Vermelho)

    • Joyce Nunes disse:

      Opa, foi desatenção! Vermelho é 6 mesmo! É que dei um crtl c ctrl v na tinta castanho irisado! Hehehe! Obrigada!

      Beijos

  21. laudia maia disse:

    ola joyce meus cabelos estao um poucos laranja, com marron gostaria de saber que cor de tinta eu poderia estar usando pra ficar so de uma cor. eu usei a tinta 7.1 mas ainda ficou um pouco laranja, eu queria um loiro mas claro, mas bem discreto, mas bonito e claro.

  22. claudia lima morato disse:

    Excelente post. Muito esclarecedor!

  23. Luana disse:

    Parabéns!

    Nunca entendi de tinta. Mas este tópico já me ajudou. Curiosa demais!

    Obrigada!!!!!

  24. NOELE disse:

    Adoreeeei!

  25. Parabéns pelo seu site Joyce é magnifico!!! Sabe eu amo as pessoas de cabelos ruivos naturais ou que tingem para ficar ” Natural” E estou com vontade de pintar… Sou branca mas não tanto quanto as ruivas que já vi… E sempre que toco no assunto tingir meu cabelo de ruivo sempre vem alguém e pucha meu tapete. Dizem: Vai ficar feia, esquisita, você não combina, vai ficar artificial de mas… Confesso que isso me desanima tenho medo de ficar feia. Mas eu queria tanto ser ruiva! O que acha, sigo os conselhos de todos ou pinto de ruivo e pronto? Mais uma vez Parabéns pelo site.. Beijinhos “Obs: Ficou legal todas as tonalidades de cabelos em vc mas eu particularmente gostei do vermelho, acho que vc ficou mas chamativa. Beijos!

  26. yohana disse:

    A M E I! muito obrigada!!!! (;

  27. eliana mamedio disse:

    eu ja perdir uma opiniao joyce eu comprei uma tintura da koleston acaju aconbreado sera que vai dar a cor que eu espero nuaces naturais

  28. larissa disse:

    ai eu quero compra a tinta da koleston vermelho fantasia sera q fika bem vermelho msm pq eu quero uma tinta bem bem vermelha msm sera q essa tinta fika a cor q eu quero

  29. Cintia disse:

    Por favor, eu gostaria de ter um tom de cabelo loiro cinza escuro… tenho o cabelo castanho médio… qual o tom de loiro devo usar?

    • Joyce Nunes disse:

      Cinza é costuma ser 0.1, então vc tem que procurar um loiro acinzentado (ou seja, cendré). O quanto escuro vc quer que teu loiro seja? A partir do loiro escuro acinzentado (6.1) já começa a ficar castanhoooo! Bjs!

  30. Carol disse:

    Ola Joyce,gostei das dicas,mas uma dúvida,meu cabelo é um Loiro escuro e ja tentei de várias formas
    tirar o dourado,ja descolori,minha cabeleleira tentou de todas as formas,Matizou e nada,passa coloração e depois de uma semana começa ficar dourado,eu gostaria de um Loiro escuro totalmente cinza,sem reflexos dourado,pois acho feio.O que vc me indicaria,e qual marca de tinta?abraços

    • Joyce Nunes disse:

      Vc já tentou passar um loiro acinzentado mesmo, de final 1, né? Ou um iresé, de final 2? São os dois tons recomendados… E lavar com shampoo desamarelador, também já tentou? As máscaras e shampoos desamareladores são roxinhos e geralmente ajudam bastante a tirar o amarelado mesmo…
      Mas me diga, seu cabelo é naturalmente louro ou vc descolore? Pois se descolorir ou passar tinta muito mais clara que teu cabelo original, pode ser que fique meio laranja/amarelão mesmo, pois não atingiu o grau de clareamento desejado… Deste caso, tem que usar produtos com maior poder clareador!!! Bjsss…

  31. any disse:

    Oi Joyce… vê se você consegue me ajudar, por favor…. Pintei meu cabelo de vermelho, com intensificador 0.6 da Amend, mas ficou mtoooooooo mais vermelho do que eu queria e com o fundo rosado, e eu queria com o fundo mais laranja… Não achei em lugar nenhum dicas pra quebrar esse tom… se eu passar uma tinta clara com o final 3 ou 4, você acha que eu consigo?

  32. Melissa disse:

    Olá,gostaria de saber qual a cor deste cabelos da foto e qual a tinta devo passar no meu cabelo para ficar igual. Gostaria de saber exemplos de tinta das mais variadas marcas de cabelo para obter essa coloração,pois na minha cidade só dispomos das marcas mais populares. Depois tenho curiosidade de saber se existem pessoas com essas cores de cabelo natural.

    http://2.bp.blogspot.com/-1yvGHhEDRVU/UBYN0NqOT5I

    Aguardo sua resposta
    Obrigada

    2&deg ;http://2.bp.blogspot.com/-P0_JzaoiQbI/UAyJpaB9NNI/AAAAAAAACK8/tQi-7T9psh8/s1600/Autumm+Magic+1.jpg

    • Joyce Nunes disse:

      Oi Melissa! Para conseguir essa cor, tentaria o 7.7 da Igora Royal! (Ou o 7.4 de outras marcas)…
      e existem sim moças que nascem com os cabelos naturalmente acobreados… mas, geralmente, é mais comum que sejam mais claros do que isso, quase loiros! Bjs!

      • Joyce Nunes disse:

        outra opção são tintas compostas… mas aí vc tem que ver a cor… já tentou o 7743 da Imédia? bjs

        • Melissa disse:

          Oi Joyce,obrigada pelas dicas,infelizmente aqui na minha cidade é quase impossivel encontrar marcas como Igora,Keune,etc(já procurei e nunca encontrei :-/ ). As marcas do mercado são da Maxton,Biocolor,Beauty Color,Fluidigel,Yamá,Loreal Paris,Garnier,Koleton,etc .Levando em conta essas opções de marca e o fato de que meu cabelo está desbotando( ele está louro escuro com as pontas mais claras) qual sua recomendação?
          ainda pretendo alcançar o tom da foto que lhe envie acima, mas receio ficar com um tom puxado para o "alaranjado intenso" como nesta foto:
          http://2.bp.blogspot.com/-h1RZD4ZIM0M/T-9C57LT3zI

          Obrigada :-)

  33. Andréia disse:

    Joyce, pintei meu cabelo com a tinta da fio e ton cor 6.66 e usei água oxigenada de 30 volumes só que ficou muito escuro, só que eu queria um tom de vermelho mais aberto, gostaria de saber a cor que poderia usar para atingir essa tonalidade!
    obrigada! ;)

  34. franciele disse:

    oi a cor do meu cabelo natural é castanho claro, mas pinto ele de loiro, e eu queria um loiro cinza como faço,naum consigo encontrar uma tinta desse tom cinza, que numero de tinta e marca?

    • Joyce Nunes disse:

      É mais fácil achar o tom de loiro acinzentado como vc quer na gama das tintas profissionais. Não sei nem a altura do tom que vc deseja, mas procure algo com final .1 (8,1, 9,1…) depende da altura do loiro que vc quer! Bjsss…

  35. amei ,ajudou bastente .parabeéens pelo blog !! <3

  36. eliete amaral disse:

    Boa noite,joyce eu queria fazer uma pergunta.Eu estava com tintura no meu cabelo 6.1 ai resolvi fazer umas mexas louro cinza só que meu cabelo ficou muito amarelado,agora queria tirar um pouco do amarelo na verdade ficou uma palha.Queria saber se eu colocar 7.1 e7.0 vai cobrir mais este amarelado estou usando praticamente todos os dias shampu tonalizante…muito obrigada pela atenção vou ficar aguardando sua resposta,Boa noite

  37. Malu disse:

    Olá…amei o blog!
    Pintei meu cabelo de chocolate sensual ( algo assim) da Wella e faz 4 dias e o danado já está desbotando. Tenho o cabelo loiro claro e fiz algumas mechas de luzes antes da tintura (2 meses antes).
    Queria que ficasse um chocolate acobreado. Oq eu faço? Uso a mesma tinta?

    Bjus

  38. Olá Joyce, estou a 10 meses com meu cabelo natural (afro). Eu gostaria muito de clarea-lo, mais estou meio com medo, pretendo fazer em casa mais meu cabelo é muito preto. Me ajude……. Sei q terei q descolori-lo, meu medo é esse entende?

  39. Andrea Souza disse:

    Joyce preciso de ajuda meu cabelo é castanho escuro, estava com ele totalmente louro mas bem amarelado, que nunca gostei pedi pra cabelereira pintar ele da cor natural e puxar luzes e ela passou um chocolate estranho e com o tempo ficou da mesmo cor de antes tudo amarelado. eu gosto do louro super claro e acinzentado que cor devo passar?

    • Joyce Nunes disse:

      Ai Andrea, ela passou tinta no seu cabelo pra escurecer? Pq se for tinta, só decapando pra tirar, pra poder clarear de novo… Recomendo que leia o post sobre Clarear e Escurecer cabelos,maqui do blog… =*

  40. Viviane disse:

    Olá Joice,
    Primeiro, amei teu post…
    Então… No meu caso, a cor natural do meu cabelo é loiro escuro acinzentado. Porém usei mexas por anos e resolvi escurecer. Pedi para a cabelereira fazer mexas invertidas em 2/3 do meu cableo e ficou ótimo, pois ficou com a cor loiro escuro acinzentado e pouquíssimas mexas loiras, Como tenho cabelos brancos, comecei a pintar apenas a raiz, mas minha cabelereira errou e, quando saí do lavatório, a raiz estava num tom de marrom claro, puxado para laranja. Na mesma hora ela escureceu, mas ficou marrom. Então mudei de cabelereira e usei o 6 e 7.1 da alfaparf, porém meu cabelo não ficou acinzentado. Quero retocar novamente pois já faz um mês que pintei. Gostaria muito que minha cor puxasse para o cinza… Como faço? Desde já obrigada e bjs

  41. Elisangela Dias disse:

    Olá Joice, então… No começo do ano fiz californiana, aí, mais na metade do ano reforcei ela deixei mais acima e mais loiro, agora fiz mechas finas na raíz pois achei q a californiana se escovar fica cm aspecto de cabelo q não vê tintura a tempos… rsrsrs… mas não quero mais esse loiro enjoei, e o meu cabelereiro disse q ficou ótimo e vou me arrepender de escurecer, mas não aguento mais esse cabelo, meu cabelo é castanho dourado, que tintura devo passar? será q castanho claro cobre? Pois já usei a anos atrás castanho médio e escuro mas fica mto escuro pra mim..

  42. Raquel disse:

    Oi Joyce *-* , Meu Cabelo é Virgem eu nunca pintei ele , queria fazer californiana é quero saber qual é a Melhor cor pra ele , é a melhor tinta pra mim usar.
    Obrigado :)

  43. Iara disse:

    Oi Jooyce , tudo bem ? Eu tinha pintado meu cabelo de preto azulado a um bom tempo só que agora já ta bem claro pq eu não pinto a muito tempo e eu queria pintar com um tom de marrom que tivesse diferença , você poderia me indicar um tom ?
    Obrigada *-*
    Beijo ;*

  44. erikanasch disse:

    Oi Joyce! Adorei esse post sobre colorimetria! O meu tom natural é 7,0 (estou sem tintura), e estou querendo colocar o louro mate da Igora 8.3 (na Igora o 3 é mate né…) Vc conhece esse tom, ou sabe de alguém que já usou? Bjão! http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

  45. Paula disse:

    Olá Joyce..Curti muito as suas dicas..Sou loira mais no momento estou com o cabelo vermelho(koleston) gostaria de saber se eu passar o loiro escuro ou castanho claro ele pega em cima dessa cor??

  46. Raquel disse:

    Olá se puder tirar uma duvida. Meu cabelo estava com chocolate puro, foi clareando com o tempo (desbotando), mas ficou uma cor linda. Tive que retocar a raiz e passei chocolate de novo, mas ficou muito escuro. O que eu posso fazer para ele clarear pelo menos 1 tom. É necessária a decapagem mesmo?

  47. Oi Jouce! Tava querendo pintar meu cabelo de ruivo e passei por aqui e muitos outros blogs. Quando finalmente chegou o dia meu cabelo só pegou o tom cobreado na raiz e na metade do comprimento(que ainda tinha mechas), de um jeito estranho ficou até legal mas, não era o que eu queria :/ Queria saber se posso misturar dessa vez o tom loiro dourado com o loiro acobreado e meu cabelo(Que era castanho) irá pegar a cor???

  48. suzi disse:

    ola gostaria de saber se castanho escuro 3.0 cobre loiro?

  49. Thais disse:

    Bom meus Parabens pelo Blog e pelo post,maravilhosa sua forma de se expressar a ponto de que nos faça entender bem oque esta sendo dito. Bom ontem fiz uma merda no meu cabelo e confesso se tivesse encontrado seu blog antes talvez o resultado seria outro…mais agora vou ficar esperta nas dicas obrigado bom dia .

  50. andressa disse:

    ola td bem?no meu cabelo eu passo veremlho picante ate qe ficou vermelho,mais agora vou passar o cereja da koleston dizeem qe é o melhor,qro um vermelho bem vivo e qria saber se posso misturar com o intensificador da amend 0.6?obrigada grande bjoo

    • Joyce Nunes disse:

      O Cereja da Koleston é um vermelho lindo (já usei anos atrás), mas é um vermelho mais rosado! Você pode misturar com um pouco de intensificador 6 (vermelho) sim, vai ajudar a cor a ficar mais forte! =***

  51. Amanda disse:

    Joy tenho muita vontade de deixar meu cabelo da cor de seu, acho lindoooo!! Meu cabelo esta meio ruivo pois usei o casting creme goloss da loreal (cor: chocolate), ql tinta posso usar p ter um efeito de ruivo cm o seu, um ruivo mais p tom de natural, sem ser aquele vermelho..???

    • Joyce Nunes disse:

      Obrigada! :)
      Eu gosto muito do Casting Caramelo, 834. Fica um tom legal e mais natural, acobreado… mas, você sabe… Casting desbota rápido, né? =***

  52. Oi comprei uma tinta 4.66 vermelho borgonha,mas não quero vermelho escuro, a oxigenada é de 20 volumes, se eu colocar uma de 40 volumes ele vai ficar mais claro? ou posso juntar duas 20 volumes e vai dar o 40? me ajudem por favor!!

  53. francieli disse:

    Oi eu tenho cabelo louro meio dourado. A cor natural dele é louro escuro . Quero pintar de louro escuro outra vez. Vc acha q ficaria bom se eu usasse o louro escuro acinzentado? qual seria o resultado dos reflexos!! li em alguns lugares que os reflexos ficam verdes!!

  54. Brenda disse:

    Post perfeito *-* me ajudo bastante na hr de estudar pra prova rs *-* aah e só uma perguntinha qe tinta vc usa no seu cabelo?*-* perfeito de mais a cor combinou mega cntg ><. Mt lindo aqi flor ta de parabens<3

  55. Kel disse:

    Eu amei esse poste, até compartilhei no meu face, muito obrigada pelos esclarecimentos :)

  56. Deborah disse:

    Joyce, meu cabelo é castanho medio e virgem de tintura. Queria pintar de chocolate ou de caramelo sera que ficaria legal? Prescisaria descolorir? Outra cor que gosto, mais nao sei se da certo é o Loiro acinzentado! O que acha?

  57. Paula Italia disse:

    Ola Joyce seu blog esta de parabéns.Moro na Italia e pra ir no cabeleleiro gasta demais o dobro do Brasil.Tenho que me virar sozinha e faço nas minhas amigas.Até estou querendo fazer um curso de cabeleleira quando eu puder.Enquanto isso me viro com sua ajuda que esta bom demais.Gostaria de saber se deixar passar muito tempo a tinta no cabelo oque acontece,fica mais escuro ou mais claro.Isso se acontece de usar 7.34 em cabelos castalhos escuro medio virgem???

  58. Barbara disse:

    Oiiieeee !!!
    Pintei meus cabelos de loiro… Só que a cor sempre escurece :/
    Ouço amigas que misturam cores e ficam loiro acinzentado platinado, quais os melhores tons para eu misturar?
    Adorei as dicas! Beijooooooooooooooo :*

  59. Van disse:

    Olhaaa eu estava com uma californianas bem feeias e resolvi pintar de castanho em casa mesmo…
    comprei uma tinta 3.0 castanho intenso e meu cabelo fiicou mega escuro, qse morri de susto e n consigo me acostumar de jeitoo nenhum com essa cor…. o que eu posso fazer p clarear só um poquinho, sem ter que fazer decapagem??

  60. Bruna disse:

    oi ,meu cabelo é preto tingido mais quero clarear sou morena clarinha e nao quero ficar loira ,vc acha que o castanho claro iria ficar legal ?

  61. Naiara disse:

    Mulher to super afim de ficar loira.. mais pintei meu cabelo a muito tempo de preto azulado, hj venho clareando aos pouquinhos… pq ta demorando tanto assim/?… já joguei borgonha… atualmente uso chocolate..mas ele esta de duas cores o q fazer?? ahhh um detalhe atualmente fiz relaxamento com guanidina e usei Escova de Botox…! será q vou conseguir ficar loira????????

  62. Naiara disse:

    Mulher to super afim de ficar loira.. mais pintei meu cabelo a muito tempo de preto azulado, hj venho clareando aos pouquinhos… pq ta demorando tanto assim/?… já joguei borgonha… atualmente uso chocolate..mas ele esta de duas cores o q fazer?? ahhh um detalhe atualmente fiz relaxamento com guanidina e usei Escova de Botox…! será q vou conseguir ficar loira????????

  63. kathita disse:

    bom dia, Joyce
    me tira uma duvida, tirei o vermelho com a cor preta faz 6 meses e nao mais mais tintura, mas agora eu quero voltar a passar o tom vermelho intensificador 0.6 da amend, vou precisar fazer decapagem no cabelo ineiro ou posso puxar luzes e depois colorir? sera q fica legal?

  64. andreia disse:

    OI JOYCE PINTEI O MEU CABELO EM CASA COM UMA T5INTA DA GARNIER LOIRO SUPER CLARO NATURAL MAS FIQUEI COM O CABELO COR DE OURO QUE COR AXAS QUE DEVO COMPRAR OU TOM PARA FICAR MESMO COM O CABELO LOURO QUASE PLATINADO?

  65. Leticia Leal disse:

    ola eu estou muito preocupada com meu cabelo porque eu queria deixar as pontas dele azuis , então comprei a tinta da Oz Color 0.11 , e como meu cabelo é castanho escuro eu descolori, lavei e sequei , logo depois passei a coloração , deixei por 40 minutos como estava nas instruções, e quando fui secar as pontas estavam verdes !! o que eu faço??

  66. Olá,
    Pintei meu cabelo com uma tonalidade 7.44, jurei que ficaria ruiva natural, mas como meu cabelo era castanho escuro a tinta ficou um cobre até legal, mas não está o ruivo que eu queria e muito menos com ar natural. Se eu colocasse um 8.3 com um 7.44 em cima do meu cabelo, vc acha que eu conseguiria uma tonalidade mais aberta?

  67. jessica disse:

    Nossa esse post me ajudo mtooooooooooooo
    Obrigada!
    Bjs

    jessyvixen.blogspot.com.br

  68. marisa disse:

    Joyce eu costumo usar tinta igora 9.0 e 10.1 e não estou encontrando no mercado, por qual marca e n

    umero eu poderia trocar sem aterar a minha cor vc saberia e poderia me dar a dica.

    amei seu blog. parabens. bjs.

  69. marisa disse:

    Joyce eu costumo usar tinta igora 9.0 e 10.1 e não estou encontrando no mercado, por qual marca e n

  70. taciana disse:

    adore muibommmmmmmmmmmm

  71. Tenho os cabelos castanho médio,e muitos brancos,atualmente mechado,e com retoque de 8.0+8.1,na raiz,mas não gosto muito do tom tem tendencia a alaranjar,será que eu poderia passar um tom irisado?Bj!

  72. Digite o texto aqui!

  73. Yasmin disse:

    oi querida, gostaria de saber descolori meu cabelo naas luzes e ficou muito laranja o que eu faço, ele quebro um pouquinho, mais quero deixar ele loiro o que eu faço ? obrigado .

  74. Gisele disse:

    Meu cabelo é castanho medio natural gostaria de colorir ele e clariar um pouco sera que o 7.1 fica bom??

  75. eliangela disse:

    meu cabelo esta com mexas loiras e gostaria de escurecer , que ton d tinta eu posso usar? e se é mais de um ton?

  76. márcia disse:

    Eu também sou fascinada por esta loucura de cores de tinturas, passo se possível horas dentro de uma loja de cosméticos, na verdade fico perdida não sei por onde começar, gosto de tudo, tinturas, cremes, óleos, champoo e tudo relacionado. ai adddddddddddoooooooooooooorrrrrrrrrrooooooooooooo.

  77. Sarita Fernandez disse:

    Meu cabelo natural é loiro escuro pra castanho claro, pintei ele de preto azulado, ja cresceu dois dedos na raiz, quero voltar a cor natural, como faço? se puder me dê respostas urgente pelo email?
    obrigada

  78. lays disse:

    Ameis seu post, mais tenho uma duvida, a cor do meu cabelo natural é castanhos medio, mas ja faço aplicação de luzes a 3 anos, só que agora quero ficar loira de vez, seria possivel? to com medo de ficar um cor feia. qual tonalidade de loiro vc me recomendaria? bjinhos

  79. luame disse:

    tipo eu sou morena um pouquinho escura, quero ficar ruiva mais to meio indecisa na cor entre castanho alaranjado e cobre-avermelhado ?? qual ficaria melhor ??
    se der da uma olhadinha no meu face http://www.facebook.com/larissa.luame

  80. luame disse:

    mais não sei se essas cores ficariam legais em mim… '-'

  81. Fernanda disse:

    Meru cabelo é pintado de preto azulado,estou na quarta aplicação de dekapcolor,porem não vi nenhuma diferença ainda,sera que se eu jogar um marrom vai pegar,ele ta no tom 2.

  82. Nicoly disse:

    eu to com o cabelo platinado em baixo e loiro amarelo em cima e com 4 dedos de raiz, mas quero ficar ruiva!!! eu vou ter que descolorir o cabelo inteiro ????

  83. Daniele disse:

    Sou louca para poder pintar meu cabelo, mas, morro de medo de não ficar a cor que quero e acabar ficando horrível. Meu cabelo é castanho escuro e queria um loiro não tão claro, mas não sei qual tinta usar e que tonalidade. Dá pra ajudar? rs

    • Joyce Nunes disse:

      Ir para o loiro em casa é sempre um perigo, difícil que não fique alaranjado!
      Se você quiser insistir (a gente sempre faz isso, hehehe) tente uma tinta com reflexo acinzentado ou azulado… não vai mesmo ficar tão claro quanto na caixinha!
      PS: (os loiros mais naturais sempre são os feitos com mechas/luzes/reflexos) =***

  84. lucia disse:

    marron acobreado qual e numeraçao dele, ele e da koleston

  85. ROBERTO disse:

    BOM DIA FUI EM UM CURSO DE COLORIMETRIA O TÉCNICO DA EMPRESA LEU O NUMERO DA COLORAÇÃO 7744 COMO LOIRO MÉDIO MARROM COBRE INTENSO, EU ACHEI MUITO ESTRANHO PORQUE PRA MIM E LOIRO MÉDIO COBRE INTENSO, POR FAVOR ME TIRE ESSA DUVIDA

  86. cristiane disse:

    nossa esta pagina eu amei……….
    me ajuda rsrrsrs
    to loka pra pintar meu cabelo de marrom dourado só q ele é preto… mas tenho q descolorir… só q tenho medo quebrar meus fios e stragar com os cacheados…. e ainda por cima n fikar du tom que eu imagino

  87. Thais disse:

    Olá gostei muito das dicas, tenho uma duvida minha cabeleireira passou 6.1 no meu cabelo no começo fica bem escuro depois de 15 dias ele desbota e fica com um tom bem avermelhado, li algumas postagens que falam que para diminuir essa tendencia que meu cabelo tem seria melhor eu passar um tom acima e com reflexos mate, por ex: 7.2. O que você me aconselha?

    • Joyce Nunes disse:

      Isso Thais, para dar um jeito nos reflexos avermelhados, o verde é o mais adequado (mate) =*

  88. Suely Duarte disse:

    Gostaria de saber se existe diferença entre as numerações, ex: cor 7 e cor 7.0 ? uma cobre mais os brancos do que a outra? ou são iguais?

  89. nooossa amei a exolicação perfeita ….bjss

  90. Sara Souza disse:

    Oii Joyce, quero muito deixar meu cabelo um castanho meio acinzentado, para as californianas e o Ombré ficarem legais. Meu cabelo é um 4.0, passei esses dias um 6.0 nele e não pegou direto. Me ajudaa

    Beijos, linda. Amei seu blog!

  91. Regianne disse:

    Oie,estou fazendo curso de cabeleleira e estava pesquisando sobre nomes das colorações e nenhum site qi entrei era tão explicativo como o seu,adorei,parabens,continue assim,estava ficando desesperada pq a instrutora me deu uma tabela enorrrrme com cores super diversificadas,rsrs…sucesso!

  92. Elaine disse:

    Oi tudo bem! então, eu passando o (azul 1) sem oxigenada, o azul 1 quebra/fecha/tira/elimina o (8.0 ou 12.1) que ficou um pouco no comprimento e nas pontas do meu cabelo ainda?? a cor natural do meu cabelo é mais ou menos pro 5.0… estou perguntando porque quero começar a usar o 674 chocolate/marrom acobreado da Koleston! e quero que fixe e pegue por completo e igualado no meu cabelo! É O AZUL 1 QUE TENHO QUE PASSAR NO MEU CABELO, PRA NEUTRALIZAR ESTE LOIRO QUE FICOU NO MEU CABELO?? HELP! rs. aguardo obrigada!

  93. mancharam meu cabelo com pó descolorante na raiz e agpora resolvi eskurecer com um tom chocolate mais qual a cor ideal para mim eskurecer sem q ele depois desbote, e eu posa clarear ele novamente!!!

  94. Joyce Nunes disse:

    Adriana, se você pretende passar coloração de novo, não pode passar nenhuma tinta permanente no cabelo, pois não conseguirá clarear o cabelo posteriormente!
    Se eu fosse você, usaria um tonalizante, que permita que seja feita a descoloração nos fios quando desejado. =*

  95. Nathalya disse:

    Eu pinto me cabelo a mais de um ano com 6.66, mas nos últimos 2 meses eu pintei com o 77.44 pra deixar mais intenso. Mas agora quero deixar um tom mais natural no meu cabelo sem deixar o ruivo de lado. Acho que vou ter que escurecer. Como faço?

  96. Bom eu mudei do negro para o vermelho uso 4466. mas queria uma cor mas viva qual me indicaria? Beijoss Prika Ferreira

  97. Maria Eduarda Andrade disse:

    oii!!! eu tenho cabelo pretinho e a pele morena , estou pensando em colocar uma cor viva oq vc me indica Joice?

  98. bom dia, tire uma duvida mh, um cabelo com mechas, foi jogado um 6.0 pra cubrir, so q ele n pega de jeito nenhum onde tem as mechas. Oq posso fazer:? se eu jogar um 6,3 melhora?

  99. Niria Carvalho disse:

    tendi nada… :(

  100. Joyce Nunes disse:

    O que você gostaria de entender melhor, Niria? =*

  101. adorei a explicação da coloração mate, estava bem confusa se era 7 ou 2. adorei,

  102. Luciana Cortez disse:

    Gente to com uma duvida cruel. Pintei meu cabelo de castanho 5.0, so que eu quero um tom igual ao da nicole na raiz dela, ai estou vendo aqui a cor dela é loiro escuro 6.1 ou 6.0 ai nao sei se vai pegar a cor no mei cabelo. Mas eu tinha californiana ante e a tinta que eu pintei ta saindo aonde que era o loiro e agora como faço pra pintar o cabelo igual ao da raiz da nicole bahls???

  103. meus cabelos esta vermelho e quero ir passando uma cor mais clara, mas sem fazer decapagem. Qual seria a cor ideal para mim ??já que a cor natural dele é castanho claro?

  104. Ariel disse:

    PARABÉNS PELO POST!!!!!EXCELENTE, LINGUAGEM SIMPLES E OBJETIVA!!!!! FIQUEI ESPANTADO QNDO LI QUE VC NÃO É CABELEREIRA E NÃO TEM NEHUMA INFORMAÇÃO NA ÁREA. PARABÉNS

  105. Patricia disse:

    Oiii Joyce! Tenho o cabelo loiro claro, (bem claro, com a raiz natural, puxando pro loiro escuro), oque me diz da tonalidade 8.88 mel natural, da Imedia? Sera que vai deixar próximo a cor da embalagem, ou mais escuro?

  106. Ellen disse:

    Simplesmente feliz… comecei a tingir meus cabelos agora e não entendo absolutamente nada. A primeira coloração que usei foi por indicação de uma amiga e hj fui a perfumaria e a dona me deu uma luzinha… mas ainda sim, sem entender nada. vc me abriu novos horizontes. Meu cabelo natural é um loiro escuro acinzentado (pelo menos foi o que me disseram, pois eu sempre achei que fosse castanho claro rs) e a primeira coloração foi 4466. Agora vou para 5560. E graças a vc, agora entendo o que significa isso rs. Bjão e obrigada

  107. Meu cabelo tem a raiz tingida com 6.0 e luzes com 7.7 gostaria de escurecer um pouco a raiz e deixar as luzes mais acobreadas. O que faço? Obrigada

  108. Meu nome é Graca…kkkk nao Benedito

  109. Fabi disse:

    Voce é uma genia! seu blog foi o mais completo sobre tinturas que eu encontrei, eu tenho um 12.11 ( alfaparf) e queriaum ruivo intenso mas não quero ficar com cabeça de tomate… voce me indica alguma tonalidade? alguma que puxasse pro vinho?

  110. Patricia Correa disse:

    Joyce….me ajude eu tinha cabelo louro escuro para o castanho e fiz luzes como foi puxado bastante ele ficou meio mel ou mate( deu a impressão q pintei o cabelo todo sei lá…..só que tenho pele branca e olhos bem azuis…..não gostei do resultado….quero voltar com minha raiz escuras de novo pois acho que fiquei meio pálida tenho 43 anos e o meu cabelo é logo até a cintura…help o que faço que cor devo passar…..?????Tonalizantes resolvem????

  111. Boa noite Joyce ..minha mãe foi faze luzes ela queria um tom de mel (ela tem o cabelo PRETO) a moça descoloriu e as luzes ficou um cobre meio avermelhado o que ela pode passa para ficar num tom de mel? Obrigada

  112. monique iriver disse:

    Para descolorir, sem agredir muito o cabelo,qual seria o melhor produto?

    Dekapcolor é bom ?

    • Joyce Nunes disse:

      Dekap color serve para remover tinta de cabelos coloridos, não para descolorir cabelos naturais. O mais adequado, acho que seria Pó Descolorante Rápido sem Amônia (mas não sei se seria tão efetivo como um pó descolorante tradicional).

  113. ja tive o cabelo vermelho e estou com ele preto,mais quero ficar loira,qual melhor tinta pa ta passando??sem descolorir

  114. gabi disse:

    oi… queria tirar o amarelão do meu cabelo e comprei 0.1 da amend para acinzentar só que não tinha o 6.0 então comprei o 6.3. Anulou a ação do 0.1? O que posso fazer para acinzentar as luzes e tirar o marron do fundo?

  115. Amei o post eu to louca para pintar o meu cabelo de vermelho borgonha mas ta com um friozinho na barriga, pois tenho o cabelo afro, mas com esse post eu fiquei mais confiante e adorei… Beijinho e ate mais

  116. eu gosto de esmaltes

  117. Olá. Pinto meu cabelo com 5.5 da Nutrisse. Quero fazer algumas mechas, qual a cor que fica chique?

Trackbacks

  1. [...] A Joyce ensina como funciona a numeração das colorações para [...]

  2. [...] Entendendo as Tinturas para Cabelos [...]

  3. Anônimo disse:

    [...] Gostei e Agora?: Entendendo as Tinturas para Cabelos: Numeração! [...]

  4. [...] possível atenuar fundos indesejados, utilizandos tintas (ou tonalizantes) com reflexos opostos, para neutralizá-los (no caso do amarelo, colorações com reflexo roxo/irisado e no caso do [...]

  5. [...] escrevendo sobre o mundo das colorações e resolvi dar sequência ao assunto. Já postei sobre a numeração das tintas, cabelos vermelhos e também sobre como cheguei ao meu ruivo ideal. Dessa vez o tema será bem [...]

  6. [...] escrevendo sobre o mundo das colorações e resolvi dar sequência ao assunto. Já postei sobre a numeração das tintas, cabelos vermelhos e também sobre como cheguei ao meu ruivo ideal. Dessa vez o tema será bem [...]

  7. [...] o assunto (clique aqui para ver). O significado da numeração de cada tintura está explicado aqui. Caso queira mais informações sobre como clarear e escurecer os cabelos, veja este [...]

  8. [...] natural que formam as centenas de nuances capilares que conhecemos. Tudo isso está explicadinho nesta matéria aqui (aconselho MESMO que leiam antes de [...]

  9. [...] dê uma olhada neste dois posts: “Cabelos vermelhos em alta. Escolha o seu!” e “Entenda a numeração das tinturas para cabelos”. Além disso, já escrevi sobre orientais ruivas (sim, japinhas também podem). Veja [...]

  10. […] – 27 quebra galhos que toda menina deveria saber http://www.gosteieagora.com/2012/05/04/tinturas-cabelos-significado-numeracao/ – Entenda o significado da numeração das tintas […]

Comente!

*

Seu comentário pode demorar alguns minutinhos para ser exibido no blog.