Quem tem cabelo cacheado sabe bem das loucuras que uma mulher é capaz de fazer para manter as madeixas “na linha”. Assumir os cachos é uma coragem que nem todo mundo tem, ainda mais com as teóricas facilidades dos processos alisantes.

Até um tempo atrás, era considerado loucura sair com os cabelos ao natural na rua, já que a ditadura do liso imperava com força total. Havia até um certo preconceito com os cacheados… e suas donas, por vergonha, se tornavam escravas do secador.

Felizmente, lá no começo dos anos 2000, a fama de uma certa moça, chamada Gisele (conhecem?), deu início à valorização das ondas e movimento nos fios… a consequência desse boom da modelo foi uma liberdade muito maior para as mulheres usarem suas madeixas como bem entendessem. Depois disso, levou pouco tempo para que vastas cabeleiras cacheadas e bem cuidadas, como a de Taís Araújo, se tornassem desejo!

É claro que o mercado também evoluiu e passou a oferecer produtos cada vez mais adequados e específicos para este tipo de fio. Desde que me “descobri” dona de cabelos cacheados (eram lisos quando eu era criança, mas enrolaram bastante na puberdade – e só estão voltando a ser lisos agora, na idade adulta), uso a linha para Cachos para Seda – que cresceu e mudou bastante nesses anos todos. Foi ela que me ajudou a me aceitar e a amar os meus cachos, a ponto de não querer ficar sem eles por nada (agora que eles estão ficando mais lisos naturalmente, faço de tudo para mantê-los mais enrolados).

O produto que uso hoje em dia, após a lavagem, é o Seda Cachos Comportados e Definidos, criado em parceria com a expert Ouidad, que possui microcápsulas que continuam agindo mesmo no cabelo seco! Yay!

A Seda respeita e conhece muito bem os “perrengues” que as cacheadas passam… Estou me divertindo com as tirinhas que estão sendo publicadas na fanpage da marca, reproduzindo histórias enviadas por consumidoras.

É o verdadeiro #quemnunca, né?? Hehehe!

  • O cabelo cacheado é, em geral, fino e muito delicado (a curva dos cachos faz com que as cutículas se abram com muita facilidade). Portanto, o segredo é hidratar os fios profundamente, sempre. É como comida! Você tem que repor o que seu cabelo perde. Os fios cacheados geralmente são mais secos, então necessitam de uma linha específica que garanta maior hidratação. Hidrate seus fios com um creme de tratamento uma vez  por semana.
  • O mais importante: use um creme para pentear diariamente. Após lavar, penteie o cabelo com um pente de dentes largos (ou com os dedos). O creme de tratamento irá selar os fios, ajudando a repelir a umidade do ar e eliminar o frizz (além de manter os fios hidratados por mais tempo).

  • Na verdade, o creme para pentear Seda Cachos Comportados e Definidos foi criado para atuar enquanto os fios secam, mantendo o visual de cachos perfeitos. Depois do cabelo seco, o produto continua agindo nos fios… assim, seus cachos reviverão, sem que seja necessário ficar molhando toda hora.
  • Cuidado com as colorações: o cabelo cacheado absorve tudo mais facilmente, então pode ficar mais danificado com tintura (Oi, Joyce!). Se der para optar por uma coloração semipermanente ou um tonalizante sem amônia ao invés da tintura, melhor!
  • A chapinha e o baby-liss são os piores vilões dos cabelos cacheados. A dica é  usar os dedos para modelar os cachos, enquanto ainda estiverem úmidos. Amassar as mechas com as mãos é a melhor pedida! Para os dias mais frios, o secador está liberado (mas só se for com difusor)!

Fora a parte da coloração, acho que faço tudo certinho, hehehe…

Mas me digam meninas… e vocês? Já sofreram para deixar seus cachos em dia?

 

comentários

  1. Paola 30/07/2012

    Nossa, to bem encrencada então. Chapinha é rotina pra mim. Tenho diminuido o uso nesse primeiro semestre do ano, mas não gosto de jeito nenhum dos meus cabelos! O problema é mais a raiz dele do que as pontas. Minha raiz nem é cacheada demais, mas é volumosissima, nunca vi! Detesto! Só de falar ja me da vontade de correr pro salão e fazer outra progressiva. Nada resolveu meu problema! Mas como a esperança é a ultima q morre, vou testar esse Seda, tomar vergonha na cara e fazer por onde meus cabelos fiquem bonitos, pq eu realmente não colaboro muito com a "alimentação" dele… vai q consigo passar a usar eles soltos quando tiverem naturais.

    • Joyce Nunes respondeu Paola 30/07/2012

      Oi Paola! Acho que vale a pena testar sim, vai que vc se dá bem com o produto e dispensa de alisar os cabelos à toa! Mas tem que ver se vc se sente bem com os cabelos ao natural, pois não é todo mundo que se sente legal com “cabelão”!
      Bjsss!

  2. helenanc 30/07/2012

    Faz apenas um ano que decidi assumir os meus cachos e estou feliz com essa decisão mas cabelo cacheado parece que tem vida própria HAHA
    http://heleninhanunes.blogspot.com.br/

    • Joyce Nunes respondeu helenanc 30/07/2012

      Ai e eu que… quando finalmente aprendi a lidar e amar os cachos, fiquei com os cabelos mais lisos naturalmente, do nada? Grrr…

      • Janaína respondeu Joyce Nunes 14/02/2013

        Mas você fazia muita chapinha? Porque meu cabelo também alisou de usar só a chapinha..

  3. Mariana Lopes 31/07/2012

    Assumi os cachos no começo do ano e estou adorando. Eu já fui escrava da chapinha e ainda bem que parei, agora só faço escova de vez em quando. É engraçado ir ao salão de beleza e ver todas as clientes fazendo a escova tal e ser a única que vai lá só pra fazer uma hidratação. Acho que agora tem muito produto bom no mercado para os cabelos cacheados. Gostei muito das dicas.

    bjo

    • Joyce Nunes respondeu Mariana Lopes 31/07/2012

      Quando meus cabelos ficavam mais cacheados, vira e mexe alguém me perguntava porque eu não fazia progressiva… Eu hein? Só para ser igual a todo mundo? Desde quando é mais bonito tirar o movimento do cabelo do que deixá-lo com volume na medida certa e tudo mais?
      Mas isso foi antes da febre do babyliss hehehe! Bjs!

  4. Buskinandheels 31/07/2012

    Meu cabelo vai pro lado do liso, mas qndo ele estava metade do tamanho atual adorava enrolar ele com mousse e grampos e ficava liiiiiiiiiiindoo! Agora não para de jeito nenhum kkk
    Mas acho lindo cachos e volume ;D

  5. Clarice 31/07/2012

    Adorei o post, eu sofro com meus cachinhos rebeldes, e produtos pra segurá-los no lugar sem pesar é um luxo!
    Beijo!

  6. Brenda 31/07/2012

    Assumi meus cachos CRESPOOS, sim meu cabelo é meio afro assim, e to amando' completamente, muito trabalho, claro, mas amoo'… beijooos
    http://aboutbrendalima.blogspot.com.br/

  7. Shirley 31/07/2012

    Gente, dá pra fazer progressiva sim! Eu tenho cachos também e ontem mesmo dei progressiva nos cabelos, mas sem alisamento, só pela hidratação mais profunda.. Vale a pena! Não tira os cachos, ao menos a minha não :)
    E sinceramente? vocês conseguem passar o dia todo sem molhar o cabelo? Como?
    Beijos :*

    • Joyce Nunes respondeu Shirley 31/07/2012

      Oi Shirley, meu cabelo nunca foi lá muito cacheado, só nas pontas, então eu não precisava ficar molhando… mas sei que a gente faz isso pra botar os cachos de novo no lugar, porque quando eles secam, arrepiam todo, né?
      Só que esse produto da Seda promete não deixar que isso aconteça…
      Quando meu cabelo fica todo desgrenhado (geralmente, ao acordar), eu uso esse produto aqui: http://www.gosteieagora.com/2012/04/08/spray-para-pentear-seda-cachos-comportados-e-definidos/
      É o spray, já usou? Melhor do que ficar molhando… bjs!

  8. nathalialuna 02/08/2012

    Oi Joyce,
    sempre visito seu blog e gosto muito do que vc escreve, mas tenho uma duvida.
    Esse post é publicitário? Não vi isso sinalizado em lugar algum, pode não ser, claro, mas não parece o caso. As vezes leio outros posts aqui e fico com a mesma duvida… Procuro alguma tag, mesmo escondida, alguma coisa que deixe claro e nada.,,

    • Joyce Nunes respondeu nathalialuna 02/08/2012

      Oi Nathalia, o post é publi sim! Tem está destacado no final do post, pode ter certeza que se o post for pago vai estar escrito… Todos que são estão, não está nada escondido…

      Mas acabei de perceber que falhei nesse caso, pois só uma parte do post está na home e o post inteiro (o final dele) só aparece entrando direto no post ou clicando em “leia mais”. Então, não tá aparecendo na home que é publieditorial… Peço desculpas!

      Vou arrumar isso já e trabalhar para criar um rodapé ou uma imagem que deixe mais claro os publieditoriais…

      Mas… Ah! Tudo que eu disse é verdade, viu? Não é porque foi publi que inventei coisa, eu realmente uso o produto para cabelos cacheadas da Seda há mais de 10 anos, quando me descobri cacheada! Bjs!

      • nathalialuna respondeu Joyce Nunes 07/08/2012

        Valeu Joyce!
        Você arrasou no rodapé (o porquinho tá uma fofura!).
        Sei que seus posts são sérios, publis ou não. E agora está uma beleza!
        Parabéns pelo blog.

    • Joyce Nunes respondeu nathalialuna 02/08/2012

      Prontoooo! Acho que agora tá bem claro né? Bjs…

  9. Lidian Maia 21/09/2013

    Nossa! E como! É bem difícil domar os cachos com nossa constante mudança de clima.

  10. Ângela Sããntos 01/10/2013

    amei esse site blog

  11. Marcele Matos 07/11/2013

    Tenho cabelos cacheados e nunca usei produtos para alisa-lo…Sei lá adoro ser cacheada, nada de cabelo liso daquele com aspecto artificial…Mas é uma tortura evitar que quebrem com facilidade e fiquem hidratados.Uma briga cotidiana! Não adianta brigar com o que você tem, por muito tempo fui tratada como estranha por querê-los assim sem uma mecha no lugar…facilita e não facilita…Quanto aos produtos da Seda eu não gosto muito parecem que meus fios não "ganham" todas essas vantagens…Enfim…Queria poder pintá-los e deixar ruivos como os seus…Um arraso, só faltava ser um pouco mais clara…Uhauhauhauha

  12. Gracinha Dantas 08/11/2013

    Muito engraçado rsrs

  13. Gracinha Dantas 08/11/2013

    Muito engraçado rsrs