O grunge é a grande aposta deste inverno (e da próxima primavera e até do próximo inverno). Apesar dos mais entendidos em moda estarem colocando todas as fichas no neo-grunge ou no glam-grunge (uma versão mais crescida e sofisticada do grunge dos anos 90, lá de Seattle), o que ando observando por aí são inspirações bem mais fiéis ao estilo original. As mais antenadas investiram pesado no ar deleixado! Claro que há um toque atual e renovado, com doses de modernidade, mas passa longe de ser só um “respiro”, como proposto nas passarelas.

As peças que não ficam de fora do grunge das fashionistas de hoje em dia são:

O beanie está presente em 9 de cada 10 looks de inspiração grunge que podemos achar na internet. A touquinha folgadinha no topo da cabeça já virou até tema de um post no blog, de tão popular que se tornou!

O blusão de moletom ajuda bastante na hora de proporcionar uma cara mais relaxada para o look, mas a preferência é por usá-lo com estampas atrativas ou detalhes em bordados e pedraria. É o perfeito contraste entre o chic e o “podrinho”!

A camisa xadrez de flanela é um ícone do movimento, sem ela não há grunge. As padronagens ideais para a temporada são a buffalo (quadradinha) e o tartã (escocês). Aliás, o truque do momento é usar a camisa xadrez como saia!

O couro sempre esteve atrelado ao rock. Não é diferente dessa vez, ainda mais com tantas opções de peças feitas no material. Pode ser calça, shorts, saia… porém, com saia ou shortinho, é adicionado um toque bem fofo e feminino, né? Balanço perfeito entre o agressivo e o delicado.

A Parka militar, tão em alta ultimamente, complementa o ar pesado e é uma boa alternativa para fugir do frio, de fato!

Tem mais coisa, olha só:

gostei-e-agora-neo-grunge-2013-02

Camisetas de bandas também são vistas frequentemente nestes looks, mesmo que a banda não seja exatamente grunge. O que importa é a atitude Rock ‘n’ Roll! Se você curte, é uma boa oportunidade para usar. (Oi, não estou sugerindo para ninguém vestir camisetas de bandas que não conhece só porque é moda – por favor, não comecem! Hehehe).

Pulseiras, colares e outros acessórios de cunho mais agressivo (com spikes, rebites, detalhes em couro e metal) sempre fazem a diferença.

Uma calça preta e bem colada é a maneira mais fácil e básica de se começar a criar um look com essa pegada. Pode ser um jeans skinny ou de couro… ou até legging!

Nem preciso comentar sobre as jaquetas de couro, né?

Quanto ao meião, pode ser arriscado em alguns casos, mas gosto tanto de ver, hehehe! Costuma ornar tanto com esses visuais! Alguns modelos de meia calça já vem até com a parte de baixo imitando um meião preto, 3/4 ou 5/8, mas nada impede de se usar uma meia grossa por cima de uma meia calça fina.

Nós pés, o calçado da temporada, a ankle boot, lógico! Pode ser bem basicona ou ter apliques, brilhos, tachas e afins (como estas que vemos aos montes por aí).

Enfim… a intenção é sair de casa como se tivesse escolhido as coisas aleatoriamente, sem se preocupar muito. Mas é claro que na vida real a gente sabe que não é bem assim, né? De qualquer jeito, quanto menos forçado e mais misturado for o resultado, melhor!

Você pretende aderir (ou já aderiu) à inspiração grunge atual?

comentários

  1. Emerson 24/04/2013

    Parece que casa muito bem!

    jj-jovemjornalista.com

  2. Estela 25/04/2013

    gostei do post.
    Acho lindo esse visu bem jovem!
    Bjos
    Mamis.

    • Joyce respondeu Estela 25/04/2013

      Curti também… tem que aproveitar enquanto pode, hahaha!
      Brincadeira! =***

  3. Aline Cruz 25/04/2013

    Adoro esse estilo mais confortável =}

    Ah! Sei que não tem a ver com o post mas tô sentindo falta de ver você de Melissa huHuh Não gostou de nada da nova coleção? É que vc mostra fotos de como ficam nos pés e tal…Queria muito a Riding Special, mas to achando tão 'furo no olho'!

    Beijos!

    • Joyce respondeu Aline Cruz 25/04/2013

      Então Aline, eu comprei algumas Melissa sim… a do diamante, a do sorvete, a Dóris com Spikes… mas confesso que andei comprando bem menos modelos do que anteriormente, por dois motivos:
      1- tentei comprar menos por impulso e mais por necessidade. Não vou mais ficar gastando horrores em sapato só para colecionar e nem usar, às vezes.
      2- a Melissa repete muito os modelos e remodela muito formas antigas já manjadas… e estou curtindo sapatos mais inovadores!

      =***

  4. nikacomseusbotoes 25/04/2013

    Adoro esse tipo de visual!
    Gosto muito de camisetas de banda e jaqueta de couro *-*
    Mas para usar camiseta de banda é preciso gostar da banda!! hahahaha porque né…

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

  5. Joyce 25/04/2013

    Também acho… mas eu não consigo imaginar alguém usando sem gostar… tipo: a pessoa não se sentiria sem graça caso alguém perguntasse algo sobre a banda? =*

  6. Lygia 25/04/2013

    Infelizmente, gente com camisa de banda sem gostar é o que não falta por aí…
    Gosto desse estilo, sempre fez parte dos meus looks, mesmo quando não estava na moda (assim é até mais legal, vai ahuauuauhahua).O chato é ver pessoas que, antes, criticavam usando só pela modinha, e passando a desprezar depois que ela passar. Você conhecer e incorporar ao seu estilo novas coisas por causa da moda, ou ter acesso a elas mais facilmente é ótimo, mas fashion victims me cansam, sabe?

    (O post tá lindo, e, tirando a parka e a camisa do Nirvana, quero tudo no meu armário agora uahahauhuahuahuauha)

    • Joyce Nunes respondeu Lygia 25/04/2013

      Obrigada Lygia…
      Mas concordo contigo, tem gente que sempre se vestiu assim… o bom é que essas pessoas continuarão a se vestir assim depois que a moda passar. No entanto, vai ser chato passar por essa “fase”.
      (isso me lembra uma fase que eu tinha cabelo vermelho cereja e começou a ser exibido “Rebeldes” aqui… todo mundo me perguntava se eu tinha tingido o cabelo daquela cor por causa de uma das personagens)

      • Lygia respondeu Joyce Nunes 25/04/2013

        Hauauhhuahua também fui chamada de Roberta e Dulce Maria, só que já em 2009…

  7. eliana mamedio 28/04/2013

    gostei do segundo look mas a calça e leeng com saia nao entede bjsssssssssssssssss

  8. Jéssica V. 28/04/2013

    Não consigo ver o estilo Grunge como algo refinado, glamuroso ou até mesmo feminino como muitas revistas, blogs, mídia enfim, vem propondo por aí ,porque já fui adepta do estilo aos meus 13 para 15 anos e o que eu fazia era tudo, menos me preocupar se as coisas combinavam, se o que eu estava vestindo era legal ou não, era só enfiar a mão do armário, puxar a primeira peça que ver e pronto, eu me sentindo bem, que mal tem? Inclusive uma garota Grunge é tudo, menos feminina, sério. A propósito, ser grunge é não ligar para o cabelo despenteado ou sujo e roupas idem, mas agora..Grunge só se resume ao xadrez e um visual pseudo -roquinho toodo arrumadinho,montado..Sei que a indústria da moda é assim, dita tendência e o povo vai tudo atrás, porém acho isso tosco, beirando o chato porque pessoas que antes torciam o nariz para quem tinha realmente o estilo, agora vão querer segui-lo porque está na moda. Outro exemplo é a onda de caveirismo e o atual veludo, antes considerado breguissimo agora é venerado. Às vezes, mas só às vezes, essa indústria da moda acaba comigo.. As pessoas parecem perderem sua identidade e só sabem seguir a boiada. E o que deveria ter sido só um comentário, virou um desabafo. Desculpe :X

    • Joyce Nunes respondeu Jéssica V. 30/04/2013

      Jéssica, fez super bem de desabafar. É bem isso… o grunge “da moda” é totalmente pensado para parecer “sem pretensões”.
      Quanto ao veludo, eu sempre amei e usei mesmo o povo dizendo que “era brega”. Com tanta gente querendo impor coisas para nós, temos que ter personalidade forte mesmo para não ceder a qualquer besteirinha… porém, o lado bom é ter a possibilidade de tentar coisas novas (o que eu também amo)!

      +***

  9. […] no Gostei e agora?, Joyce comenta sobre o estilo grunge que volta com força total e não tão reformulado assim. Além disso, dicas do como aderir a […]

  10. […] em Pinheiros. A coleção está cheias de referências rock’n'roll, com forte influência do grunge. Selecionei algumas peças para mostrar aqui, aquelas que julguei mais representativas do Inverno […]