Irei contar aqui um pouco sobre a viagem a Paris e achei super justo começar pela visita ao Louvre! Vou misturar aqui foto de celular, de câmera fotográfica… Tudo está valendo!

Iniciarei falando sobre o que estava vestindo, que na verdade era algo bem simples, pois o intuito era estar confortável e adequada para andar quilômetros pelos corredores do museu, que é GIGANTESCO. Estava com uma legging dessas que imita couro, da Renner e uma bota de spikes da Santa Lolla (que apesar de ter uma pequena plataforma embutida, como um sneaker de salto, é super gostosa)! A bolsa é Olook.

gostei-e-agora-paris-louvre-02

Precisava estar usando algo leve o suficiente para não derreter dentro do museu e quente o suficiente para o friozinho persistente de Paris, mesmo com o início da primavera. Ressuscitei uma camisa xadrez da Renner que já tinha faz tempo e vesti por cima a parka verde militar Le Lapin (já havia aparecido com ela neste post aqui). Na rua, não estava  extremamente frio, mas também não dava para dar bobeira, pois quanto mais tarde ficava, mais a temperatura caia. Então, coloquei no pescoço um cachecol dupla face, de paetês pretos e moletom cinza mescla. Ele foi o responsável por me manter quentinha pelo resto do dia (na minha opinião, esquentar a área do pescoço é fundamental nestes casos).

gostei-e-agora-paris-louvre-03

A fachada do Louvre é belíssima (para variar, como tudo em Paris). O palácio foi usado como residência real até a transferência da mesma para Versalhes (onde também estive e irei mostrar aqui). A pirâmide é uma contrução mais recente (óbvio!) e os parisienses torceram o nariz para ela no começo, pois achavam muito futurista para o local. Caso típico, pois – acreditem! – a mesma objeção foi feita para a instalação da Torre Eiffel. Imagina só se vetassem? Hehehe!

gostei-e-agora-paris-louvre-04

(Louvre lindo e eu na frente – estragando o panorama – hehehe!)

O motivo de eu aparecer com este café na mão é que estava tomando ele para valer e não queria jogar fora antes de terminar. Tem um Starbucks em Paris a cada esquina (se duvidar, até mais do que metrô!) e embaixo dessa área aberta, chamada de Place du Carrousel, há uma espécie shopping, o Carrousel du Louvre. Lá, além de Starbucks, você encontra trocentas cafeterias e lojas modernas, que vendem artigos de marcas conhecidas, só que mais relacionados com o público de um museu (enfeites, souvenirs elaborados, livros, roupas e etc). A pirâmide invertida do Código da Vinci fica lá também!

gostei-e-agora-paris-louvre-10

gostei-e-agora-paris-louvre-05

Aí já estou dentro da pirâmide principal (a que você viu na foto anterior), que é a porta de entrada oficial para o museu. Se eu quisesse conhecê-lo de verdade, com calma, teria que dedicar praticamente 3 dias inteiros à tarefa. Não rolou! Hehehe! Em meio dia você consegue ver as principais atrações do museu. E dessa vez eu quis ver exatamente as mesmas coisas que havia visto da primeira vez que fui a Paris. E não me arrependo nem um pouco!

Se a fila estiver homérica, procure as entradas alternativas para o museu. Dá para entrar diretamente pelo shopping que eu citei, o Carrousel do Louvre (acessado pelo endereço 99, Rue de Rivoli), mas a melhor pedida é entrar pela discreta Porte des Lions, que os turistas desconhecem. Não se preocupe em passar por dentro da pirâmide na entrada, pois possível fazê-lo na saída. Aliás, na hora de sair, você escolhe se quer deixar o recinto pela pirâmide ou pelo shopping.

Quando estiver rodopiando por entre as milhares de salas, a melhor dica que posso dar é “não esqueça de olhar para cima”. A maioria dos tetos são totalmente trabalhados (herança da época em que era palácio real) e são tão luxuosos e ostensivos que você nem vai acreditar no que seus olhos captam!

gostei-e-agora-paris-louvre-06

Também vale a pena dar uma olhadinha na paisagem, sempre que uma janela aparecer, principalmente quando o Rio Sena estiver no campo de visão. É tão lindo lá fora quanto dentro do museu!

Bom… se não estiver com tempo de sobra (a gente nunca está), vá direto ao ponto. Procure logo as atrações mais importantes!

gostei-e-agora-paris-louvre-07

Não deixe de ver aala das esculturas gregas, etruscas e romanas. Lá está a famosa Vênus de Milo, considerada a mais bela das estátuas gregas! Nem preciso falar nada sobre a ala dos pintores renascentistas, né? É muita coisa linda além da Monalisa (que, particularmente, não é minha obra preferida de Leonardo). Ah, falando em essencial, tem que passar para ver a ala egípcia. A impressão que dá é que Napoleão roubou o Egito inteiro e colocou no Louvre, hehehe!

Se estiver com uma folguinha, dê olhada nas pinturas europeias do século XIII ao XIXe nas pinturas francesas dos séculos XVII, XVIII e XIX. Foi no séc. XIX que encontrei esse lindo quadro de bundinhas impecáveis que achei uma graça! De fato, o nome é “As Três Graças” e seu pintor é Jean Baptiste Regnault (não existia refrigerante na época, viu? hehe).

Caso queira ir mais fundo ainda, vá a ala da Mesopotâmia. É lá que está o Código de Hamurabi (aquele do “olho por olho, dente por dente”), um dos mais antigos conjuntos de leis escritas de que se tem conhecimento, totalmente (e lindamente) entalhado na pedra.

gostei-e-agora-paris-louvre-08

Era primavera, feriado nacional e ver Monalisa não foi uma tarefa tão fácil assim. A sala estava LO-TA-DA (o que, infelizmente, costuma acontecer com frequência)!

Todos querem Monalisa!

gostei-e-agora-paris-louvre-09

Não importa quantas vezes você vá ao Louvre, você nunca conseguirá ver tudo! Hehehe! Não fique triste, é algo bem natural…

Saindo do museu, aproveite para dar uma caminhada no Jardim das Tulherias. O Palácio da Tulherias não existe mais (foi destruído num incêndio no século XIX), mas o jardim está lá, firme e forte, pronto para receber sua visita!

gostei-e-agora-paris-tuileries

Bon voyage!

comentários

  1. carla 24/05/2013

    Ai que delícia! ótima dicas, qndo eu for, vou voltar no post para ajudar na viagem! rsrs

    bjs

  2. Ritielle Nunes 24/05/2013

    Ahh que delícia! Sonho em conhecer Paris, fiquei suspirando com o post!

    =*

  3. Ju Verly 25/05/2013

    Oi Joyce!

    Estive em Paria mês passado e é apaixonante mesmo, né?

    O Louvre é um fascínio…

    Bjs!

  4. Bianca Ladyhawke 25/05/2013

    Ah, adorei tudo!

    • Joyce Nunes respondeu Bianca Ladyhawke 27/05/2013

      ;)
      Tks!!!

  5. Esse lugar é mágico…até hoje não consegui visitar nem um terço do museu, e não me canso de querer conhecer mais e mais desse lugar mágico :)

  6. Andrelina Silva 27/05/2013

    Lindissímo Joyce!!!
    Um sonho essa viagem!
    Mas teve uma coisa que não pude
    deixar de reparar, hehehe, foram nas
    suas unhas, que estão muito diferentes.
    Poderia postar sobre elas?

  7. Bela Hanajima 27/05/2013

    Que saudades que me deu de Paris agora…

  8. Alessandra 29/05/2013

    Não dá mesmo para conhecer o Louvre em apenas 1 dia. Acho que vale a pena dedicar pelo menos 2 dias à este museu tão maravilhoso!

  9. Alessandra 29/05/2013

    Não dá mesmo para conhecer o Louvre em apenas 1 dia. Acho que vale a pena dedicar pelo menos 2 dias inteiros à este museu tão maravilhoso! É uma viagem fascinante!

    • Joyce Nunes respondeu Alessandra 12/06/2013

      Dediquei 2 dias… uma da primeira vez que fui e outro dessa vez #fail
      hehehe!
      Concordo contigo! =***

  10. jéssica 30/05/2013

    aaaanw lindo o lugar! a cor do seu cabelo é lindo fofa! beijinhos!

  11. Irene 02/02/2019

    Sou apaixonada por Paris, mas ainda não tive oportunidade. Mas eu sonho, um dia talvez. Vislumbrar cada cantinho da França. Sentir a emoção de adentrar aos museus e ver bem de perto a torre Eiffel. Por enquanto eu sonho. Simplesmente assim, através das suas imagens eu pude viajar e conhecer a minha Paris.