Bateu aquela vontade de cortar a franja (ou simplesmente aparar o que já havia crescido), só que algo deu muito errado no meio do processo. Ficou curta demais! E agora?

Quem não conhece essa situação? Foi exatamente o que aconteceu comigo outro dia, quem viu os post anteriores (como esse aqui) e me segue nas redes sociais deve ter reparado. Aliás, deve não, com certeza reparou, pois dessa vez não foi um errinho bobo, ficou muito mais curto do que eu poderia imaginar!

Nessas horas, claro que dá um desespero enorme, mas não adianta se descabelar mais ainda! Se o resultado não tiver sido tão radical assim, talvez um bom profissional possa ajudá-la a amenizar a aparência curta dos fios. Mas, se tiver ficado muito curtinho mesmo (como no meu caso) tentar mexer mais ainda só vai piorar a situação  (falo por experiência própria).

A verdade é que só o tempo trará o comprimento ideal de volta. Enquanto isso, existem maneiras de conviver com sua nova franjinha até que finalmente ela tenha crescido! Afinal, não dá para ficar um mês escondida em casa esperando, né?

É o que vou mostrar agora:

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-06

Nada mais ladylike do que uma tiara ou headband, certo? Elas não são só lindas, mas são grandes aliadas na tarefa de tirar a franjinha da festa e mantê-la presa e escondida, longe dos olhares dos curiosos. O estilo funciona tanto na versão solta quanto presa. Melhor ainda se tiver volume no topo da cabeça, logo atrás da faixa. Fica super sofisticado, nem vai parecer que é um procedimento de emergência.

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-05

Sabe aquele penteado romântico do cabelo todo solto só com a franjinha presa no alto, bem na frente na cabeça, num topetinho volumoso? Amiga, agora é a hora de abusar dele, já que com a franja presa assim, ninguém tem ideia de seu real comprimento. Além do que, elimina aquele choque do tufinho curto bem em cima da sua testa!

É só torcer o cabelo e prender com grampos ou presilhinhas, sempre deixando fofo no alto. Se a franja estiver muito, muito curtinha mesmo, torça o mínimo necessário e utilize spray fixador (laquê) para manter os fios que insistem em cair sobre a testa no lugar.

Fácil, bonito e você ainda faz a fofa!

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-08

Uma puxadinha para um lado ou para o outro, uma trançadinha aqui ou ali e sua micro franjinha já saiu bem da frente do seu rosto de uma maneira bem doce e delicada! Melhor ainda se for feita de maneira embutida, bem rente à raiz.

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-07

Há ainda quem ache que é coisa de vidente ou cartomante, mas turbante está em alta e some com a franjinha indesejada num passe de mágica! E traz sua dignidade de volta em bem menos de 7 dias!

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-09

Lenço no cabelo é algo extremamente versátil que pode ser usado de inúmeras maneiras. E muitas delas irão dar um jeito na sua franja curta! Quanto mais larga a faixa feita com o acessório mais fácil de esconder a franja. É só botar o cabelo todo para trás e prender o lenço próximo à testa, do jeito que a criatividade mandar!

Além do mais, lenços são a cereja do bolo de vários estilos em evidência na moda: retrô, boho, étnico, cigano (só para citar alguns).

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-03

O tal do wet hair é nada mais do que sair de casa com aparência de cabelo que acabou de sair do banho, todo penteado para trás (de preferência com um pente bem fino). É super clean e moderno! Só que, para o efeito durar, é preciso usar produtos que forneçam de maneira duradoura a textura desejada e fixem o cabelo nessa posição, como géis, ceras e sprays com brilho. E se eles conseguem segurar a cabeleira toda no lugar, vão segurar sua franjinha para trás também. Ninguém fará a mínima ideia de qual é o comprimento dela!

Esse penteado é indicado também para quem está com o tamanho da franja em dia, mas está com preguiça de secá-la com o secador para que fique alinhada e lisa (nos casos em que é necessário). Chamo de “penteado da preguiça”, hahaha!

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-04

Se todas as alternativas acima não servirem, só resta apelar para um aplique de franja. Existem diversos modelos e cores no mercado. Os mais famosos são os da marca HairDo, que custam R$ 164,00, em média (na nossa Sephora). Escolhendo a tonalidade certa, o resultado é perfeito e totalmente imperceptível.

a-franja-ficou-muito-curta-e-agora-02

Ok, o objetivo do post é dar sugestões de como disfarçar a franjinha muito curta, mas será que realmente é preciso disfarçá-la? Claro que é uma questão de gosto pessoal, mas muitas vezes as pessoas se recusam a usar a franja curtinha não por não gostar, mas por medo do que irão falar. Quem foi que disse que franja curtinha é feio? Muitas mulheres aderiram ao estilo por vontade própria e jamais abandonaram!

Você pode estar assustada com o comprimento da sua franja, mas já pensou em incorporá-lo por algumas semanas, até que ela chegue ao comprimento desejado? Sempre é interessante brincar e provar novos visuais! E, neste caso, não há nada a perder, pois o corte já foi feito. Entrar na brincadeira sempre é a mais prática e libertadora das opções (caso combine com seu estilo, seja do seu agrado e você esteja disposta a ter esse desprendimento, lógico).

Quem está na chuva é para se molhar! (só não molhe muito, senão a franjinha corre o risco de encurtar mais ainda, hahaha)

amelie-poulain

Enfim, essas são algumas maneiras de manter a sanidade até a franja cortada errada chegar a um comprimento digno. Porém, como dizem, o ideal mesmo é prevenir (e não remediar)! Evite tentar acertar a franja sozinha em casa, vá sempre a um profissional (geralmente eles cobram bem mais baratinho para aparar só a franja). O risco de acontecer algum acidente é muito grande! E, caso esteja “se coçando” com a tesoura na mão, lembre-se que é bem melhor se aguentar por uns dias com uma franja maiorzinha do que o desejado do que com ela mais curta do que você jamais sonhou!

Já aconteceu com você? Como se virou?

comentários

  1. Tamy 30/05/2014

    Joyce, eu achei sua franja INCRÍVEL. Não tinha a menor ideia que tinha sido um erro.

    Seu rosto é lindo e pessoalmente gosto mais dessa franja que da outra, você ficou moderna, mas com o mesmo ar de menina de sempre <3

    Bjss

    Tamy

    • Joyce Nunes respondeu Tamy 30/05/2014

      Ah Tamy, muito obrigada <3 Você é alguém que tem o dom de usar cabelos estilosos e talvez não tenha ficado tão chocada!
      Acredita que eu já acostumei ao comprimento? Acho que não vou deixar mais muito maior que isso não, mas o problema é que está toda cortada errada! Então, preciso deixar crescer além desse comprimento para poder ir num salão bom arrumar hehehe!

      Beijos!

  2. Natalia 30/05/2014

    Eu achei que você ficou bem de franja curta, depende muito do rosto. Eu mesma corto a minha e vou bem aos pouquinhos então acerto a medida, mas quando enjoo dela sempre faço o topetinho ou coloco lenço. Gostei da dica da trança, vou tentar qualquer hora. :)

    • Joyce Nunes respondeu Natalia 30/05/2014

      Ah, obrigada! Eu nunca tinha errado tanto assim, mas é porque cortei ela de maneira reta (só sei fazer assim) e ficou parecendo uma cuia… no desespero, tentei desfiar, mas não faço ideia de como desfiar… ai cada vez foi ficando mais e mais curta #aloka!
      Eu gosto muito do topetinho… sempre acabo esquecendo dos lenços, uso mais tiaras!
      Agora é só esperar crescer um tantinho e ir no salão arrumar!
      =***

  3. Carol R. 30/05/2014

    Mesmo curtinha, achei que sua franja ficou incrível.

    bjs

    • Joyce Nunes respondeu Carol R. 30/05/2014

      Obrigada Carol… só preciso dar uma acertada no salão, quando estiver crescidinha. Como disse minha avó: “caminho de rato” hahahaha!

  4. Adorei as dicas do post, super úteis!!!! Já fiz taaanto isso!!! E eu tb gostei da franja viu?? Com esse rosto tudo pode!!!!!!!

    • Joyce Nunes respondeu FÊ. meu closet, meu jardim 30/05/2014

      Hahaha Fêeee, você tá sempre de franjinha impecável, nunca imagino com vc de franja 3 dedos acima da sobrancelha hehehe. Mas ia continuar linda se fizesse!
      E valeu pela gentileza <3

      • Bruna respondeu Joyce Nunes 16/09/2014

        Oi meu nome e bruna ..e eu cortei a franja igual vc..e agora o q eu faco..já tem um ano q ela ta no mesmo tamanho..e não cresci…

  5. Flávia Batista 30/05/2014

    O topetinho, pra mim, é a melhor opção. Passei por isso no início do ano. Andava só com o cabelo preso assim.

    bjs

    http://www.digoporai.com

    • Joyce Nunes respondeu Flávia Batista 30/05/2014

      O topetinho é bonito até quando não se tem franja, hehehe. Eu ando fazendo, mas tem umas partes que estão muito curtas para ficarem presas, mesmo assim… aí eu fixo no lugar com cola para cabelo, sabe?
      =***

  6. Eu acho que a melhor maneira é assumir mesmo. A sua é um exemplo de que fica legal sim!!

    Beijos

    Jéssica

    • Joyce Nunes respondeu Blog Fashion Jacket 30/05/2014

      Ah eu acho que é a maneira mais fácil mesmo. E, além do mais, uma pessoa realmente encanada com isso jamais correria o risco de cortar tão curto como eu fiz… assumi o risco e deu m… hahaha! Agora é aturar!
      (se bem que já cresceu um tiquinho desde então hehehe)
      Beijos e valeu!

  7. Juliana Sena 30/05/2014

    Jurava que sua franja curtinha era estilo e não tinha sido um erro de corte… kkkk Ficou ótima para você! Você segurou lindamente, o look, ou melhor a franja…rs.

    Beijos.

    • Joyce Nunes respondeu Juliana Sena 30/05/2014

      Poxa que bom Juliana, menos mal… admito que sofri um certo bullying (da família e namorado, principalmente hehehe)
      =***

  8. .naTi 30/05/2014

    Amore, sua nova franja está show! Ah e nem parece que foi erro, pode ficar tranquila que está linda!

    A minha também tá curtinha e estou amandooo…qnd crescer um pouco mais vou passar a tesoura de novo!

    • Joyce Nunes respondeu .naTi 30/05/2014

      Ahhh Nati, obrigada. Ainda não vi fotos suas com a franja bem curtinha! Eu já acostumei com o comprimento, o que me incomoda é ela não estar cortada bonitinha por um bom cabeleireiro, sabe? Mas isso logo se resolve… paciência!
      =***

  9. Pauline 01/06/2014

    Adorei o post! Tbm estou com franja agora e já estou pensando na hora de cortá-la, certamente vou tentar em casa hehehe

    Ótimas dicas :)

    Boas semana!

    Bjs

    • Joyce Nunes respondeu Pauline 02/06/2014

      CUIDADO PAULINEEE hehehhe =*

  10. isis 02/06/2014

    Ameeeei esse post!

    <3

    a opção de aceitar a situação e levar com bom humor é a melhor e fiquei muito feliz que vc optou por ela.

    E curti seu look mais pinup com essa franja :p

    Continue sempre levando a vida com esse bom humor maravilhoso e admirável :*

    • Joyce Nunes respondeu isis 02/06/2014

      <3 Obrigada Isis!!! Beijos!
      Se fizer caca numa franjinha, já sabe onde buscar help hehehe!

  11. Karina 14/07/2014

    Oiee Joyce fui inventar de corta minha franja em casa e ficou muitooooo curta , estou desesperada quero que cresça logo e estou com vergonha de usa-la ….. será que quanto tempo mais ou menos ela vai crescer ?
    beijos adorei seu BLOG .

    • Joyce Nunes respondeu Karina 29/07/2014

      Obrigada!!!
      Em 3 semanas minha franja já não estava mais desesperadoramente curta. Em 6 semanas, já estava boa, quase na hora de acertar de novo!

  12. Jai 09/08/2014

    Olha, no meu caso foi realmente pior. Se eu tivesse cortado em casa, e tivesse dado errado, até dava pra engolir. Mas o pior foi pagar pra ir no salão e voltar pra casa com o cabelo arruinado. =(
    Não jogando a culpa nas cabelereiras, mas tem umas que abusam na tesoura! Pelamor!!!!
    Acho que vou assumir a franja mesmo, como diz o ditado… Aceita que dói menos. kkkkkkkkkk

  13. Juh Alves 19/08/2014

    Flor, sua franjinha mesmo curta ficou linda! Combinou com seu rosto!

    Eu passei por isso, uns meses atrás…mas foi culpa minha! Eu pedi à minha cabeleireira para cortar mais curto, mas no fim, não curti o resultado, nada nada….sofri calada chorando no cantinho (hhahah brinqs)

    Até esperar crescer, eu usava presilhas fofis para prender a franja para trás, ou nos dias de preguiça profunda, usava o Wet Hair. Em dois meses minha franjinha cresceu e agora eu estou feliz! ;)

    Adorei seu blog! Parabéns! Beijos

  14. angela 07/11/2014

    tive a infelicidade de ter a ideia de diminuir a minha franja em casa ai vc s imaginao o estrago alem de ficar mais curta do que eu queria puxei muito a parte de traz ficou o rivel amanha vou ver se da pra arumar na cabeleleira mais admito estar com medo de ficar pior que deus me ajude kkkkkkkk

  15. Bruna Boer Vietri 26/11/2014

    Olá, aconteceu comigo…kkk, minha vontade foi pegar os cabelos do chão e falar para a cabeleireira dar um jeito de colocar de volta! Mas agora com suas dicas estou menos desesperada, só preciso testar a melhor opção para meu caso…rsrs. Adorei seu post, ajudou muito! Parabéns pela iniciativa =D

  16. Eliza Bennet 31/12/2014

    :'(

  17. Stefane Dalestina 08/01/2015

    eu to aqui pirando fikou pequena e mais ou menos media mais ta uma coisa ororosa

  18. Thayná Gabrielle 13/02/2015

    acabei cortando errado, ai cortei até a raiz, quero ver quando começar a crescer, escondi com fios do lado direito puxando pro esquerdo, ai tampou a falinha.. só por Deus mesmo.

  19. Thayná Gabrielle 13/02/2015

    acabei cortando errado, ai cortei até a raiz, quero ver quando começar a crescer, escondi com fios do lado direito puxando pro esquerdo, ai tampou a falinha.. só por Deus mesmo.

  20. Biih Fenty 22/02/2015

    ja me acabei de chorar aqui, cortei a minha e ficou super curta, pior q tenho aula amanhã to mto ferrada, n tem como disfarçar

  21. Myy Myy Lyma 06/03/2015

    Cortei errado a franja e o pior e que segunda e o meu primeiro dia de aula minhas amigas ja disserao que nao ta feia so ta muito curtinha si meu deus me ajudem

  22. bete 21/03/2015

    Nossa, aconteceu comigo tbém. O cabeleleiro cobrou 195,00 p/ estragar meu cabelo, o qual deixei crescer por 6 meses: dizia q/ tinha conceitooooo meu corte afff.

  23. […] aquele penteado da vez (como o coque bem alto  ou a franja presa estilo topetinho)? Pois então, minha aposta agora é o meio rabo de cavalo, preso bem […]

  24. Marina Isabela 16/04/2015

    Além de ficar curta, ficou meio torto :(( to desesperada aki

  25. Andréa 08/05/2015

    quem nunca né gente kkkkkkkkkk a minha ta igual o tiririca tiro saro disso

  26. flavia 23/07/2015

    Meu cabelo é muito cacheado o que posso fazer?

    • Joyce Nunes respondeu flavia 24/07/2015

      Flavia, a raiz do cabelo é mais lisa? Se for, é só você escovar a franja para deixar mais alongada!
      =***

  27. Luanny Rocha 25/09/2015

    Ja aconteceu comigo, mas foi extremamente curta, solução:jogar para esquerda pra direita pra cima, e reza pra ninguém perceber .

  28. paulinho 07/11/2015

    Ain,mds gente to desesperada eu cortei minha franja eu queria ter deixado ela tipo da paola brachon mais acabei fazendo merda ela fico super curta e agora? OBS:sou gay ta gente? Mais enfim minha franja fico orrivel ja chorei tanto

  29. Letícia 12/12/2015

    Acabou de acontecer isso comigo! T_T

    Mas o pior não foi que a franja ficou muito curta, até que tá na medida certa, essas franjinhas lá no início da resta não rolam porque tenho os olhos grandes! Mas o problema foi que a cabeleireira pegou MUITO cabelo pra franja, e como meu rosto é bem no formato daqueles mangázinhos, bochechuda e largo, ela deveria ter deixado as laterias mais compridinhas, mas não deixou! Corri pra outro salão pra dar um jeito de arrumar, mas não deu pra fazer milagres. Agora não sei direito o que fazer hahahha

  30. bruna 18/12/2015

    Cortei hj minha franja e estou desesperada ,odiei o resultado,ela n ta tão curta,ta na altura da sobrancelha,mas foi um choque pois não gostei e n me acostumo,sora q ela ficou rebelde ,e agr?

  31. SUELLEN MARQUES DA SILVA 18/06/2016

    Adorei o post, me ajudou muito! Obrigada mesmo

  32. nayane 01/09/2016

    Amei as dicas kkk!Fiz essa besteira esses dias ,não vejo a hora da franja crescer dnv!

  33. Lais 10/10/2016

    A minha tava enorme…aí fui lá e cortei…fico uma bunda de peru na minha testa ! KKKKKK ARREPENDIDA MT MAIS DA PRA ESCONDER !!

  34. home 14/11/2016

    qzwhrspaonpozdthtpebhqqq

  35. Joyce 22/01/2017

    Ameeeei! Ótimas dicas ❤

  36. Rita 04/02/2017

    Gostei do post.

    Precisso de umas dicas..pois cortei a franja da minha filha de 2 anos muiiiiiitoo curta mesmo e está torta ta terrível…o que poderei fazer para disfarçar até crescer novamente?

  37. caarla silva 13/10/2017

    Gente eu cortei a minha queria bem pois acho lindo…mais porém cortei um pouco do que queria….mais no meu rosto ate que ficou legal…mais crrscendo não corto mais..nunca tente imitar uma cabeleleira…dão os pihores resultados..

  38. Michele Braga 14/12/2017

    Amei as dicas! Estou mais tranquila agora.

    Tava arrasada antes. Obrigada!

  39. Ceci ♡ 14/05/2019

    Eu fiz a proeza de cortar o cabelo que nem a menina da foto do meio (foto da introdução), eu estava escondendo com gel, mas o gel só dificulta o crescimento, minha dica é:

    Usar uma touca por cima da franja, assim ela cresce rapidinho e você consegue esconder até crescer, em 3 semanas já dá de colocar atrás da orelha