Quem nunca se empolgou com a cor de um batom na embalagem mas se decepcionou totalmente ao passá-lo nos lábios?

Um dos motivos pelo qual isso pode ter acontecido é pela existência de diferentes acabamentos, que determinam a intensidade da cor, o brilho e a textura do produto. E é sobre os diferentes acabamentos de batons da MAC que irei falar neste post.

Só de olhar a imagem acima, você consegue dizer qual é o acabamento de cada um dos batons mostrados? No mínimo, dá para notar uma nítida diferença no aspecto de cada um deles, né? Por isso, é fundamental prestar atenção neste detalhe na hora da compra, já que ele pode mudar totalmente a aparência de uma cor nos lábios.

MAC, por exemplo, tem 8 tipos de acabamentos permanentes em sua linha básica de batons, sem contar as edições limitadas e as linhas com acabamento especial. Para encontrar essa informação, basta checar a etiqueta embaixo do produto (ou a caixinha mesmo, está tão destacado que não tem como notar). Não tem segredo! Se na embalagem o produto é descrito como um Frost Lipstick, então frost é o acabamento do dito cujo. Se for um Matte Lipstick, é um batom matte (e por aí vai).

Agora vou explicar melhor o que significa cada acabamento da linha básica de lipsticks da MAC. São eles:

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-amplified-01

Show Orchid, Chatterbox, Up the Amp e Full Fuchsia

O Amplified é um dos meus acabamentos preferidos da MAC. A cor é super intensa, assim como a cobertura, que sempre beira a perfeição. A textura é cremosa, com algum brilho (mais ou menos, dependendo o batom). A tonalidade fica igual à da bala nos lábios, hiper vibrante! Costumam durar bastante na boca, mas não tanto quanto um matte. São bem confortáveis de se usar.

Ele seria o equivalente ao acabamento “cremoso” de outras marcas.

Reparem que tanto o Show Orchid quanto o Full Fuchsia têm uma discreta cintilância, mesmo sendo cremosos. Por isso que eu digo: na minha opinião, não dá para classificar um batom só como sendo “cintilante ou cremoso” (como muitas marcas o fazem).

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-matte

Please me, Heroine, Diva e Candy Yum-Yum

Os batons Matte são aqueles mais sequinhos e opacos, praticamente sem brilho (que, na verdade, é o que se espera de um batom do tipo – nada de brilho). A cor fica super intensa nos lábios e o poder de cobertura é máximo, 100%. A fixação é maior do que a de um batom mais cremoso. A tonalidade fica completamente fiel à apresentada na bala.

No entanto, não acho que os mattes da MAC sejam tão secos que causem desconforto ao serem usados. Nada que um balm não resolva, em caso de lábios já desidratados. Inclusive, a marca possui um acabamento ainda mais opaco do que este. Falarei dele a seguir.

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-retro-matte

Flat Out Fabulous, RiRi Woo, Dangerous e All Fired Up.

Os Retro Matte são mais recentes na linha permanente da MAC, foram introduzidos ano passado. Antes, só existia o famoso Ruby Woo com este acabamento.

A característica é ser bem, super, extremamente opaco e sequinho.

Mas não se assuste: somente o Ruby Woo é sequíssimo e difícil de passar nos lábios (ele é daqueles que nem escorrega, sabe?). Os que foram lançados depois são bem mais macios e confortáveis. Claro que convem passar um hidratante antes da aplicação, mas em geral nunca tive problemas. O única ponto ruim é que eles começam a craquelar na boca, horas depois da aplicação. E o retoque se torna inconveniente, pois marca as pelinhas soltas.

Fora isso, a duração é superior (a melhor de todos os tipos) e a cobertura é perfeitíssima. Amamos!

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-satin

Spitfire, Rebel e Toxic Tale

O acabamento Satin é fantástico, pois tem cor e cobertura hiper intensas, sem ser muito seco nem muito molhado. É um meio termo entre os Mattes e os Amplifieds. O aspecto é o do brilho do cetim, discreto. Costumam durar bastante!

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-cremesheen

Ravishing, Go for it! e Speed Dial

Este é o traiçoeiro porém agradabilíssimo acabamento Cremesheen. Traiçoeiro porque permite um pouco de transparência, não cobre 100%. Por isso, os batons mais escuros várias vezes “enganam” na bala e acabam ficando de cores diferentes ou bem mais fracas nos lábios, porque a cor natural da boca por baixo do batom interfere bastante no resultado. Cuidado para não levar gato por lebre!

Mas o tal do Creemesheen não é só vilão. Os batons com esse acabamento são cremosos e a cobertura geralmente fica entre 60% e 80%, o que não é excepcional, mas é bom. A aparência dos lábios fica jovial e hidratada. E em cores mais claras, como o pêssego Ravishing, eles funcionam muito bem! E reforçando a aplicação é possível conseguir um melhor resultado de cor.

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-frost

Bombshell, Viva Glam Rihanna, Plastique e Costa Chic

Os batons com o acabamento Frost são os típicos cintilantes. Têm bastante cobertura e a cor é bem fiel ao que parece ser na bala. Uns são um pouco mais sequinhos, outros já ficam mais laqueados. A cintilância é de média a intensa. Também podem ter efeito metálico ou perolado, dependendo do batom.

Muita gente abomina os batons cintilantes, mas vejam que nem todo cintilante é um bicho-de-sete-cabeças. Algumas tonalidades podem ser “amigas” e mais discretas, como o Bombshell e o Costa Chic.

gostei-e-agora-acabamentos-batom-mac-lustre

MAC Viva Glam Gaga I, Hug Me e Capricious

Os batons Lustre são semi-translúcidos, com brilho molhado. Ou seja, a cobertura é mais fraca! A cor nos lábios é bem mais leve do que aparenta ser na bala. Não adianta olhar e pensar que irá ficar igual nos lábios. Não irá!

Sabe aqueles batons que você passa nas mãos para testar, eles só as molham mas quase não dão cor? Aí você tem que ficar passando diversas vezes seguidas para conseguir uma cor no mínimo mais digna? Então, o Lustre é desse tipo, só que propositalmente… É o tipo de batom mais indicado para lábios ficarem com aparência natural e uma cor suave.

Hot Tahiti, Hue e Pervette

O acabamento Glaze propicia um leve reflexo de cor, com cobertura transparente, como a de um brilho labial. É o menos pigmentado de todos. Eu mesma não tenho nenhum batom com esse acabamento, pois gosto de cores que realmente apareçam com toda sua intensidade nos lábios (por isso não tive amostrinha de cor minha para ilustrar este item).

Dizem que a diferença do Glaze para o Lustre é que o Glaze é ainda menos pigmentado.

Meus acabamentos preferidos são o Satin, Amplified e Matte! E, claro… o divo Retro Matte! Mas algo que sempre deve-se ter em mente é que, mesmo dentro de cada tipo de acabamento, podem haver diferença entre cada batom. Um Matte pode ser mais ou menos sequinho ou um Amplified pode ser mais ou menos hidratante, por exemplo.

E você, prefere qual dos acabamentos de batons MAC?

comentários

  1. Carol Andrade 29/08/2011

    Que post maravilhoso! Eu confesso que compro batom pela cor, mas é verdade, é super importante olhar o acabamento! beijos
    http://avidadecarolina.blogspot.com

  2. Bruna 29/08/2011

    Eu só usava lápis de boca, pq tava cansada de batons brilhosos, transparentes.. Mas aí descobri os tipos de acabamento e amei a textura Matte e Amplified (que me vez voltar ao brilho). Ainda não tenho Satin, mas acredito q vá gostar.. O resto, acho muito sem graça.

  3. Patricia 29/08/2011

    Joyce, só uma correção: na boquinha que vc está dizendo que é o fusion pink, na verdade é o full fuchsia, olha aqui http://gosteieagora.com/2010/11/16/full-fuchsia-d….
    Beijos!

    • Joyce Nunes respondeu Patricia 29/08/2011

      Patrícia, valeu! Eu tenho os dois e confundi! Obrigada!

  4. Andrelina 29/08/2011

    Não sei ao certo qual a diferença entre o
    acabamento dos batons, mas todos são lindos!!!
    Também sou super desatenta a esse detalhe
    mais que essencial…
    Bjo Joyce!

  5. Thaís Ribeiro 29/08/2011

    Nossa, ameeeeeeeeei o post ! Estou organizando uma viagem, e a mulhereda pergunta muito sobre os cosmeticos, roupas e acessórios. Agora já vou ter uma dica importante pra dar sobre os batons da MAC, que com certeza vão ser os mais procurados, e que eu sempre faço propaganda. Com as fotos ficou muito mais facil de ver os acabamentos :) Parabéns

  6. Super útil esse post!Maravilhoso!Amei!Sou apaixonada por batons!

  7. Nereida 29/08/2011

    Muito bom e bem feito o post, Joyce. Deve ter dado muito trabalho reunir tudo isso.

    Meus acabamentos favoritos são: Satin, Cremesheen e Amplified Cream (também nessa ordem). O matte seca demais meus lábios e encomoda muito no dia-a-dia.

    Beijos!
    Butterfly Princess
    @_nereida

  8. Betty Gaeta 29/08/2011

    Legal o post, não tinha ideia de todas estas diferenças.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.
    http://www.gosto-disto.com

  9. Ana Cardoo 29/08/2011

    Adorei… ótimo pra quem ta começando a conhecer as diferentes texturas!!!

    bjim

  10. Narda 01/09/2011

    Adoreeeei o “dossiê M.A.C”! ;)
    Beijos

  11. […] ler o post clique aqui. Share this:TwitterFacebookEmailLike this:LikeBe the first to like this post. CategoriasDica […]

  12. mandamuniz 09/09/2011

    Esse post me fez me apaixonar pelo Speed Dial :)

  13. […] ler um pouco mais sobre os diferentes acabamentos de batons? Veja esse post aqui! Dê uma olhada também:MAC "Quite Cute" Candy Yum-Yum – Espetacular!MAC "Quite Cute"!!!MAC […]

  14. […] Não tem brilho “molhado”, são acetinados (aliás, se fosse para comparar com um acabamento da MAC, ficaria com o […]

  15. […] e matificada ao mesmo tempo. Porém, o batom é um pouco mais controverso, pois possui o acabamento Frost (explicado aqui) cintilante, não muito queridinho entre as fã dos acabamento matte e acetinado […]

  16. Paula Prata 10/07/2014

    Uma das melhores resenhas sobre batom que já vi! Parabéns!

    p.s tava vendo outro dia a “TAG: Louca por batons”, e fiquei curiosa pra saber de vc… Vc poderia fazer um post sobre o assunto? A TAG tem 11 perguntas! Seria em vídeo, mas não costumo ver vc fazendo, poderia ser por escrito mesmo!!

    Adoraria saber de vc!

    Beijos,

    Paula P.

  17. […] e sequinho, com zero brilho. Se quiserem conhecer melhor as opções de acabamento da MAC, visite esse post onde explico tudo […]

  18. Aline Barbosa 08/10/2014

    Uau adorei o post sobre os batons da MAC….

    infelizmente não consigo usar os batons da MAC, minha garganta manda eu tirar na hora, chega a ser engraçado, mas é verdade.

    quanto acabamento heim, dá pra ficar perdidinha…..

    mesmo não conseguindo usar, adorei conhecer os diversos acabamentos que a MAC disponibiliza

    bjos madame
    http://unhassemfrescuras.blogspot.com.br/

  19. Fê Gonçalves 08/10/2014

    Adorei todos os detalhes e características de cada acabamento dos batons MAC. Um guia para a minha próxima compra de batons da marca. Beijos

  20. Vivian 08/10/2014

    Adorei o post! Bem explicadinho!!Eu adoro os batons de acabamento matte, retro matte, satin e amplified, e já experimentei uma dificuldade com alguns batons específicos, sabe? Tem alguns de acabamento lustre que secam completamente meus lábios… o bom é que eu sinto os matte, na maior parte das vezes, hidratarem. É complicado né? Às vezes a pessoa tem medo do mate por achar que vai secar a boca e comigo é o contrário!

    Tb queria que vc respondesse a TAG louca por batons! Bjoss

  21. Camilla 08/10/2014

    Retro Matte é vida! <3 rs

    Beijinhos, Joy!
    http://www.mademoiselleparis.com.br/

  22. Bijou 09/10/2014

    Então os batons retro mattes são as minhas cores, pois são exatamente o que eu procuro em um batom.

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

  23. Eva 09/10/2014

    Então… o meu favorito eu não sei rsrs… na verdade tá escrito assim na embalagem:
    Prolongwear Lipcreme
    ele é bem seco nos lábios, dura pra caramba…
    No caso deste, que é o meu favorito até agora, o Love Forever…

  24. Que post mais útil e completinho!

    Adorei, Joy! ♥

    Beijos, Ka!
    http://www.normalidadeincomum.com.br

  25. Carol R. 10/10/2014

    Nem preciso dizer que meu amados se concentraram nos mattes e retro matte. Gosto de batom com cor, que fique parecendo que você passou. Amooooo seus swatches.
    bjs querida, sdd de vc.

  26. Flávia 10/10/2014

    Ótimo post! Tenho batons MAC de 3 desses acabamentos que vc falou, e de fato o que acho mais difícil de passar e que nem gosto tanto da fixação assim é o Ruby Woo.

    Bjs

    http://www.digoporai.com

  27. […] A Joyce fez um post cheio de fotos de exemplos dos diferentes tipos de acabamentos dos batons da MAC. […]

  28. Kamila 15/10/2014

    Tenho alguns, e amo os retro matte, lutre e glaze. Lustre e glaze para o dia a dia, pois são mais discretos. Aliás, testa um dia o hot tahiti, não acho ele tão despigmentado assim, e a cor é linda. Um vermelho/vinho super usável e discreto.

  29. Elaine 15/10/2014

    Muito legal o post! Muito esclarecedor!

    MInha dica: experimentaria o Hot Tahiti! Eu tenho e amo e não acho ele nem um pouco apagadinho.

    Quando uso, todo mundo elogia!

    Bjs

  30. […] Acabamentos dos batons da MAC […]

  31. […] geral, eles são matte mesmo, opacos, com pouquíssimo ou quase nada de brilho. Mas não são tão áridos quanto um retro […]

  32. Sara Pompeo 17/11/2014

    amei o post! muito interessante! eu gosto de batom com efeito matte, não tenho o costume de ficar retocando, então para mim é mais pratico rsrsr
    bjs

  33. Belinha 29/12/2014

    Olá meninas!

    Lá no site da Sephora http://www.sephora.com.br/maybelline/maquiagem/labios/ba... está vendendo mattes maravilhosos e bem baratinhos da Maybeline.

    Aproveitem!!!!!!!

  34. Chrystianne Valéria 04/01/2015

    Amei o post!!! Muito ultil

  35. Bonnye 07/01/2015

    Os meu preferidos tbm são Satin, Amplified e Matte. Uma vez eu comprei um batom errado, quando chegou vi que era acabamento Frost, fiquei apavorada, mas quando passei adorei! Fiquei apaixonada por ele!

  36. Natalia 06/08/2015

    Seu post me foi super útil! Meu preferido é o acabamento satin. O matte e retro matte tbm gosto, mas o ruby woo não aguento de seco. Nem com hidratante labial dá jeito.

  37. […] A textura desses batons é cremosa, porém, de consistência firme e bastante cor. Lembram bem o acabamento Satin, da MAC. Apesar de cremosos, a cobertura deles é intensa, então, a cor aparece fácil nos […]

  38. Portatil MAC 10/01/2016

    Portatil MAC

    Explicando: acabamentos de batons MAC – Gostei e agora?

  39. Portatiles sony 13/01/2016

    Portatiles sony

    Explicando: acabamentos de batons MAC – Gostei e agora?