gostei-e-agora-sobre o direito da estrela de todo mundo brilhar

Li uma frase muito sábia esses dias: “as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas”. A primeira análise tendi a concordar, mas com um pouco de reflexão logo surgiram ressalvas. Não seria cruel demais crer que vivemos num mundo onde sua felicidade e bem estar incomodam, mesmo que sem querer? Além do que, não soaria um pouco convencido, egoísta e até vitimista achar que todos querem te ver pelas costas, sem mais nem menos, como se não existissem coisas mais importantes para se preocuparem na vida do que com você?

O que acontece então nesse planeta? O que gera tanta hostilidade gratuita (essa sim, cuja existência não podemos negar)?

Minha cabeça não parou até eu chegar a uma explicação plausível: a convivência entre as pessoas é uma guerra de egos. E não por nossa vontade, é porque simplesmente todo mundo precisa ver sua estrela brilhar. Todo mundo quer se afirmar, se sentir bem, se sentir amado. É a sobrevivência! E, a princípio, não há nada de errado nisso, todos tem o direito de se sentir bem e feliz.

A questão é que tudo isso acontece em um mundo com muitas regras, várias imposições. Normas criadas para tentar regulamentar esse desejo do ser humano de estar acima, de ter, de possuir. Seja permitindo ou limitando, afinal, um certo balanço tem que ser mantido.

Porém, em uma realidade onde já recebemos um roteiro pré-estipulado de tudo que é certo ou errado, muitas inseguranças surgem. Será que eu posso fazer isso? Será que é certo? Eu quero… mas será que vão aprovar?

Alguns tem coragem e dão sua cara a tapa nessa sociedade. Muitos o fazem na inocência, outros enfrentam demônios pessoais e familiares para conseguir se libertar e mostrar ao mundo quem realmente são. No entanto, esta decisão nunca é gratuita. Está afetando a ordem das coisas. Agir pela própria vontade pode ter como consequência um dos maiores pecados da humanidade: se sobressair.

“Não. Não pode! Quem você pensa que é para ter feito isso? Se alguém tem o direito de se sobressair aqui sou eu, não você. Você não pode ter feito algo melhor do que eu. Você não pode ter aquilo que eu ainda não tenho. Simplesmente não! Volte para o seu lugar. Volte a ser exatamente o que eu queria que você fosse”.

O ser humano reage extremamente mal ao sucesso do próximo. A sucesso me refiro simplesmente ao fato de algo dar mais certo do que o esperado, longe de entrar âmbito da celebridade. O êxito de quem está longe não incomoda, já que não interfere em sua vida pessoal, não lhe mostra nada sobre o seu cotidiano. Mas o que dói mesmo é ver alguém de seu convívio conquistar algo que você ainda não possui. Mesmo sem você querer, isto joga na sua cara que você também teria condições de ter feito o mesmo, mas nem tentou ou desistiu perante as dificuldades ou somente que você também gostaria de estar recebendo a luz dos holofotes, mas não está. Às vezes, até coisas que não gostamos ou desejamos geram incômodo, só pelo fato da pessoa ter tido coragem de realizá-las. E não estou falando “nossa, como as pessoas são más”, pois muitas vezes não temos culpa. Não temos como controlar nossos instintos mais básicos.

Qual a solução? Na melhor das hipóteses, se afastar daquilo que lhe causa o incômodo. Na pior, acionar a artilharia e massacrar a atitude alheia, na intenção de extinguir aquele foco. O fato é que nenhuma dessas reações é nobre. E são totalmente desnecessárias. Inveja, mesmo que inconsciente, é o sentimento mais inútil que existe. Há um jeito muito melhor e construtivo de lidar com essas particularidades tão humanas.

Ao invés de tentar apagar a estrela alheia, por que não mostrar o que tem de melhor dentro de você, fazendo a sua brilhar tão forte o quanto? Afinal, o que é mais belo? Uma única estrela num céu escuro ou uma noite estrelada espetacular, daquela de encantar os olhos?

Talvez essa seja a fórmula para um mundo melhor: uma sociedade-constelação.

Dizem que somos feitos de estrelas…. então vamos todos brilhar!

26/05/2015

comentários

  1. Isis 26/05/2015

    <3

    • Joyce Nunes respondeu Isis 27/05/2015

      =*

  2. anne 26/05/2015

    sua linda! <3

    • Joyce Nunes respondeu anne 27/05/2015

      <3
      Beijos!

  3. jackeline 27/05/2015

    gostei muito do seu blog e da sua escrita, amei o texto. Acredito que todos tem direito de brilhar e tem lugar sim pra todos :) acho triste a possibilidade das pessoas nao aceitarem o sucesso alheio…

    http://www.jacknuit.com.br/

    • Joyce Nunes respondeu jackeline 27/05/2015

      Oi Jack, obrigada <3
      Eu entendo que a inveja é algo natural e que muitas vezes sentimos e não temos culpa. O problema é como reagimos a ela. Existem dois caminhos: 1- batalharmos para conquistar o que queremos 2- querer derrubar/prejudicar o próximo.
      O sucesso do próximo, na verdade, deveria ser um impulso, de que todos podemos conquistar o que quisermos!

  4. Gabriela 27/05/2015

    Excelente post! Realmente, o sucesso das outras pessoas não atrapalha em nada o nosso. E às vezes nem ao menos tentamos fazer algo, mas ficamos chateados por alguém ter conseguido. http://www.alemdolookdodia.com

    • Joyce Nunes respondeu Gabriela 27/05/2015

      Todo mundo pode, todo mundo tem o direito. Além do mais, ajudar alguém nunca tira sua chance, o universo conspira a favor de quem ajuda!
      =*

  5. Bruna Gabriel 27/05/2015

    Essa sua reflexão me fez lembrar de uma frase de William Shakespeare, que há muito tempo adotei para a minha vida, que nunca devemos nos comparar com os outros, mas sim com o melhor que podemos ser. Beijos

    • Joyce Nunes respondeu Bruna Gabriel 27/05/2015

      Essa frase é belíssima! Pra que ficar olhando pros outros se nós mesmos podemos melhorar tanto e ser melhores para quem amamos e pra gente mesmo, inclusive?
      =*

  6. Vivian 27/05/2015

    Eu concordo com tudo isso sim. Seja você mesma independente dos outros e brilhe! Somos todos pessoas diferentes (ainda bem!) e cada um tem seu próprio caminho a trilhar.

    • Joyce Nunes respondeu Vivian 27/05/2015

      Vivian, no mundo de hoje, com tantas possibilidades, mobilidade, onde felizmente todos temos oportunidades, só devemos aproveitá-las, inveja é muita perda de tempo. Você pode ter, conquistar e conseguir ser exatamente quem você quiser. Então, pra que ficar falando mal de quem tem se basta você mexer seu bumbum pra ter igual?
      =*

  7. Gabriela Lua 27/05/2015

    Ai que texto MARAVILHOSO! <3333

    • Joyce Nunes respondeu Gabriela Lua 27/05/2015

      Obrigada, Gabriela! ;)
      Foi só um desabafo. Precisava tirar da cabeça e botar escrito.

  8. VICTOR NAVES 27/05/2015

    REFLEXÃO JUSTA, MAS INFELIZMENTE NA PRATICA ISSO É UM POUCO MAIS COMPLICADO, NO DIA A DIA UM SIMPLES, BOM TRABALHO, ACORDA UM NEGRO SENTIMENTO EM ALGUMAS PESSOAS.

    • Joyce Nunes respondeu VICTOR NAVES 27/05/2015

      Victor, sim, é um pouco utopia! Mas seria melhor se as pessoas pegassem esse sentimento negro que surge e transformassem esse poder em algo bom. Coisa que só pode ser ensinada de pai pra filho ou devia se aprender na escola. Mas ninguém ensina muito bem como lidar com a inveja. A inveja não é de todo má, mostra que devemos nos mexer, deixar de nos acomodar. O problema é a reação, de desejar o mal pra alguém ou querer que esse alguém perca a coisa boa que possui, ao invés do ímpeto da pessoa de batalhar pra conseguir o seu também. Hoje em dia o mundo é muito mais móvel, nos dá muitas possibilidade. Todo mundo pode ser o que bem querer, é só lutar para tal.

  9. Camilla 27/05/2015

    Maravilhoso Joy! :)

    Beijinhos!
    http://www.mademoiselleparis.com.br/

    • Joyce Nunes respondeu Camilla 27/05/2015

      Bom te ver por aqui. Tô indo te visitar!
      =*

  10. Maria Dalva 01/06/2015

    Amei a frase destacada de roxo. Um dos seus melhores posts, Joyce! Se todo mundo se concentrasse em fazer o seu melhor, ao invés de remoer sentimentos ruins, estaríamos “anos luz” melhores… ;)

  11. Bianca Valentim 03/06/2015

    Olá :D É a primeira vez que venho visitar seu blog e adorei!!! Achei beeeem interessante esse post que você fez… Realmente, é uma coisa que vivenciamos desde sempre, e que eu vivo desde quando me entendo por gente hehe

    Agora, eu fiquei pensando uma coisa… Que sim, existe pessoas que ficam insatisfeitas de ver a estrela do próximo brilhar, mas e aquelas que não satisfeitas com a sua própria estrela brilhar tenta ofuscar a dos outros?! Eu trabalho em um ambiente exatamente assim! … Tirando aquelas pessoas que têm chances de crescer e se mostrarem capaz, mas sempre tem alguém (que geralmente aparenta ser amigo) que está ali pra puxar a pessoa pra baixo só pra se beneficiar.

    Nós estamos vivendo em um mundo onde só o benefício próprio é importante! E eu tento sempre achar um lado positivo nas coisas que acontecem nesse mundo, independente de serem ruins, mas sinceramente, não consigo achar NADA positivo em relação a isso, o que me deixa muito muito triste.

    A minha fé na humanidade ainda existe, mas só de pensar que essas coisas acontecem e só vem crescendo, faz com que eu a perca pouco a pouco.

    Bom… Espero que todos possam pensar mais em seus atos e adiquirir o seguinte ditado “Não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”.

    Um beijo para todas e até ;*