Este ano realizei um dos maiores sonhos de minha vida: conhecer Pompeia, a cidade italiana que em 79 d.C foi arrasada pela erupção do vulcão Vesúvio, sepultando e preservando debaixo das cinzas seus edifícios e os corpos das vítimas. Visitar Pompeia é conhecer uma cidade que parou no tempo, um retrato congelado de como era a vida no Império Romano.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-pompeia

Não sei explicar bem meu fascínio por Pompeia. Talvez seja por ter ouvido falar muito cedo, já que a família de minha avó materna tem origem napolitana (e é em Nápoles que Pompeia fica). Talvez seja também por eu ser encantada por história e ter ficado hipnotizada com as imagens nos documentários. Só sei que o fato da vida daquelas pessoas ter ficado eternizada de maneira tão perfeita e bela, em meio a catástrofe pela qual passaram, é extraordinário! É como se andando por aquelas ruas eu pudesse entender e reverenciar seus últimos momentos…

Pompeia é a coisa mais próxima a uma máquina do tempo que existe!

gostei-e-agora-pompeia-pompei-02

Como chegar?

Da estação de trem central de Nápoles (Napoli) sai uma linha suburbana que circunda a região do Vesúvio e passa por diversas localidades e vilarejos que o rodeiam (sim, ainda existe muita gente mesmo morando bem aos pés do vulcão). Uma das estações é a Pompei Scavi – Villa dei Misteri e é lá que ficam as ruínas, é só andar uns 5 minutinhos para começar a visualizá-las.

Ou seja: estando em Nápoles fica fácil chegar em Pompeia. Leva 40 minutos no máximo. Mas como chegar em Nápoles?

gostei-e-agora-roma-napoli-pompei

Nápoles fica mais ao sul na Itália, a 227 km de Roma. É possível e viável fazer um bate e volta de Roma-Pompéia de trem, já que tempo de viagem entre as duas cidades fica somente em torno de 1h/2h. Isto depende da companhia e tipo de trem utilizado, pois existe um expresso que vai direto de Roma a Nápoles e outro que faz paradinhas.

Recomendo ir com o trem mais rápido, da companhia Frecciarossa. As passagens para todos os trens podem ser pesquisadas e compradas no site da Trenitalia. Procure comprar com antecedência, pois é legal sair bem cedinho de Roma para aproveitar direito o dia. Se deixar para a última hora, capaz de só conseguir passagens para horários indesejáveis. Sem falar que comprando antes existe a chance de usufruir de tarifas econômicas.

Ao fazer a pesquisa pelas passagens no site, deve-se colocar como local de partida a estação “Roma Termini” e no destino “Napoli Centrale”. 

Abaixo, fiz uma simulação em que procurei tickets para a manhã do dia seguinte:

gostei-e-agora-roma-napoli-trenitalia

A Termini é a estação mais importante de Roma, assim como a Centrale é a principal de Nápoles. De lá mesmo é que sai o trem que vai às escavações de Pompeia, de uma estação anexa à central, chamada Garibaldi. Portanto, chegando a Napoli Centrali, é só seguir as setas indicando a linha Circumvesuviana, pois elas indicam a direção dessa tal estação Garibaldi. Lembrando que todo complexo pertence a Centrale, então em nenhum momento você sairá de lá. Você só descerá uma ou duas escadas rolantes e caminhará por alguns minutinhos por dentro da estação para ir da plataforma de chegada do trem vindo de Roma até a plataforma de saída do trem para Pompeia.

Os bilhetes para o trem da Circumvesuviana são adquiridos numa bilheteria na frente da catraca da plataforma de embarque da estação Garibaldi mesmo, por €2,60. É tudo bem simples e a locomotiva pode estar cheia, então não estranhe.

Existem 4 estações com Pompei no nome, então não erre: desça na Pompei Scavi – Villa dei Misteri. Saindo de lá, é só caminhar pela única rua que aparece na sua frente para dar de cara com a Porta Marina, onde fica a bilheteria para adentrar as ruínas. A entrada custa €11. A partir daí, é só magica!

porta-marina-pompei

O que ver em Pompeia?

Ao passar pela bilheteria, você logo vê a rampa da Porta Marina, um dos portais originais que levam para dentro das muralhas de Pompeia.

Seguindo em frente, você logo irá se deparar com um dos mais famosos pontos da cidade, o Forum (Foro). Irei começar a listinha das 10 atrações imperdíveis a partir de agora.

1. Fórum (Foro)

gostei-e-agora-forum-pompeia-foro-pompei-01

É a praça principal da cidade, repleta de construções destinadas a fins religiosos, políticos e administrativos. Era onde todos se reuniam e tudo acontecia! É um dos melhores locais para foto, pois é possível capturar as ruínas das colunas do antigo templo e arcos adjacentes com o Vesúvio ao fundo. Belíssimo!

gostei-e-agora-forum-pompeia-foro-pompei-03

Mas isso é só começo! Pompeia é gigantesca e leva um dia inteiro para ser contemplada com a atenção merecida.

2. Casa do Fauno (Casa del Fauno)

gostei-e-agora-casa-do-fauno-pompeia-01

É a maior casa privada de Pompeia, ocupando um quarteirão inteiro. É chamada dessa maneira por possuir uma delicada estátua de bronze que retrata a figura de um Fauno dançante, deus da mitologia romana, localizada em seu impluvium (tanque central utilizado para armazenar a água da chuva, que entrava por uma abertura no teto da residência). Os mosaicos preservados no chão também são dignos de nota.

3. Via dell’AbbondanzaThermopolium

gostei-e-agora-via-dell-abbondanza-pompeia-pompei-01

A Via dell’Abbondanza é a avenida principal de Pompeia, que cortava e unia as mais importantes regiões da cidade. Sempre muito movimentada, possuia diversos tipos de comércio e restaurantes.

gostei-e-agora-thermopolium-pompeia-pompei-02

É impressionante como eram similares aos de hoje… havia até fast-food! Dá para se ver um deles na parte frontal do domus (casa) de Vetutius Placidus, onde um balcão com orifícios criados de modo a manter a comida aquecida em jarros de cerâmica, pronta para o consumo dos transeuntes, estão totalmente preservados. O nome desse tipo de estabelecimento é Thermopolium. Dá vontade de fazer um lanchinho por lá mesmo!

E quem pensa que publicidade é coisa nova está bem errado. Propagandas ainda permanecem estampadas nas paredes dos estabelecimentos pompeianos.

4. Anfiteatro

gostei-e-agora-anfiteatro-pompei-01

Pompeia também tinha seu “Coliseu”, ainda mais antigo que o de Roma (na verdade, um dos mais velhos que se conhece). Data de 80 a.C e era dedicado exclusivamente às lutas de gladiadores e combates com animais ferozes.

gostei-e-agora-anfiteatro-pompei-02

Pisar na arena é algo indescritível. Imagina tudo que aconteceu neste solo?

5. Jardim dos Fugitivos (Orto dei Fuggiaschi)

gostei-e-agora-jardim dos-fugitivos-pompei-pompeia

Cerca de 16 mil cidadãos pereceram no episódio da erupção vulcânica. Como a cidade foi soterrada pelas cinzas, a posição do corpo de muitas das vítimas em seu momento final ficou preservada, século após século, sendo revelada com as escavações.

No Jardim dos Fugitivos se vê os corpos de 13 pessoas que tentavam escapar da poeira vulcânica mortal e das rochas. Caso seja sensível, tenha ciência de que este não é o único local na cidade onde você irá se deparar com algo do tipo.

Ainda não sei dizer se acho os corpos de Pompeia algo macabro ou maravilhoso. Intrigante, certamente. Triste, também. Fascinante? Sem dúvida. É algo sem igual!

6. Termas do Forum (Terme del Foro)

gostei-e-agora-terme-del-foro-pompei

As termas eram locais públicos onde os romanos se dirigiam não só para se banhar, mas principalmente para conversar e relaxar.  Em Pompeia havia salas separadas para homens e mulheres, com opções de banho aquecido ou gelado.

7. Lupanar

gostei-e-agora-lupanar-pompeia-foro-pompei-01

gostei-e-agora-lupanar-pompeia-foro-pompei-02

Um dos pontos mais curiosos e conhecidos de Pompeia é seu prostíbulo. Os romanos não tinham muito pudor nem tabus quanto ao sexo, então é possível ver nas paredes dezenas de pinturas retratando as atividades realizadas nos cubiculums (quartos).

O recinto é chamado de Lupanar pois Lupa, além de loba, significa prostituta em latim.

8. Termas Estabianas (Terme Stabiane)

gostei-e-agora-terme-stabiane-pompei-pompeia-01

gostei-e-agora-terme-stabiane-pompei-pompeia-02

É a maior terma de Pompeia, impressionantemente conservada, com grande parte da estrutura de seu teto intacta, mantendo inclusive alguns de seus detalhes decorativos.

9. Grande Teatro

gostei-e-agora-teatro-pompeia-01

Teatro construído nos moldes gregos, no século II a.C.  Era utilizado para concertos musicais e leituras poéticas. Ao seu lado, fica o Pequeno Teatro.

gostei-e-agora-teatro-02

10. Vila dos Mistérios (Villa Dei Misteri)

gostei-e-agora-villa-dei-misteri-pompeia-pompei-01

Residência aristocrática construída na primeira metade do século II a.C, fora das muralhas de Pompeia, porém bem ao lado da cidade. É impressionante o seu estado de conservação, sem falar em seu tamanho. Possui mais de 30 cômodos. A construção é muito similar a uma mansão de proporções gigantescas de hoje em dia, inclusive na suntuosidade da decoração e de seus afrescos.

gostei-e-agora-villa-dei-misteri-pompeia-pompei-02

A Vila Dei Misteri é chamada por este nome pois o significado de alguns de seus ricos e belos afrescos ainda continua sendo um mistério.

Apesar de ser externa, o acesso só pode ser feito seguindo as indicações que partem da área arqueológica. O percurso leva uns 10 minutos no total, a pé.

Mapa

Um dos problemas de Pompeia é o fato da péssima sinalização quanto a localização de seus pontos de interesse e nomes de rua, em meio às ruínas, o que pode tornar a visita bem confusa, principalmente se for a primeira.

Scavi-archeologici-Excavations-Pompeii

(clique para ampliar)

Nem o mapa oficial, dado na bilheteria (e postado acima) pode ajudar muito nessa hora, mas ainda é a melhor alternativa. Para não perder tempo desorientado entre as ruelas, é interessante visualizá-lo em seu tamanho original e já ir se familiarizando com as informações e com as letras pequeninas (problema que também ocorre na versão impressa).

Caso não seja fluente italiano, atenção para os nomes de atrações que são bem diferentes na língua local, como Jardim dos Fugitivos (Orto dei Fuggiaschi).

Dicas:

Claro que, além desses pontos, há muito mais a se ver em Pompeia. Cada rua, cada esquina, cada casa é especial. Se você está pensando em esticar sua visita a Roma ou ao sul da Itália até a cidade, não pense duas vezes. O passeio é inesquecível!

No inverno faz bastante frio então o sítio arqueológico é mais vazio (pode até chegar a nevar), porém fica bem tranquilo de se ver as atrações. Em contrapartida, muitas delas podem estar fechadas ou em manutenção. No entanto, em épocas quentes, a cidade fica borbulhando de gente e se torna um pouco mais complicado de ser ver os locais com calma e tirar boas fotos. Há prós e contras em ambas alternativas.

E prepare-se para andar MUITO dentro das muralhas da cidade. Use calçados confortáveis e lembre-se de que todas as ruas são de pedra. Nem preciso dizer para esquecer o salto, né? Prepare-se para bater perna sem parar por no mínimo 4 horas, tempo mínimo necessário para se realizar uma visita bem superficial. Se puder dedicar um período maior, melhor!

Fique atento ao horário de encerramento da visitação ao sítio arqueológico, pois a cidade é enorme e existem chances de se perder e ter que achar a saída após o anoitecer, tarefa difícil e relativamente assustadora em meio aquele ambiente inabitado e sem luz elétrica. Por mais que Pompeia seja incrível aposto que você não vai querer pernoitar por lá, hehehe! Quase aconteceu comigo e por mais que a ideia possa parecer empolgante basta a luz começar a baixar que você vai querer voar de lá… quando finalmente passei pela saída estava tudo desligado e os funcionários já haviam partido (aí me pergunto: será que ninguém ia notar se uns visitantes ficassem esquecidos lá por uma noite? #medo)

Ah! No dia da visita, tome um caprichado café da manhã e leve um lanche na bolsa, pois dentro na área da escavação o único estabelecimento comercial que funciona hoje em dia é um simples café, improvisado numa das estruturas natas da cidade, próximo ao Fórum.

Boa viagem!

02/09/2015

comentários

  1. Ritielle Nunes 02/09/2015

    Que incrível!! Com certeza Pompéia agora está na lista dos lugares que quero conhecer quando for à Europa! Eu amo lugares assim: cheios de histórias e mistérios!!

  2. leticia 02/09/2015

    que lugar liiiiindo Joy!!! adorei :))

    fiquei curiosa para visitar, adoro lugares antigos, com vista ampla.. me encanto,

    E você estava lindissima, amei as fotos e o seu cabelo haha

    um beijão, lê :*

    osbeneficiosdebebercafe.wordpress.com

    • Joyce Nunes respondeu leticia 04/09/2015

      Oi Letícia, dona do blog com o nome mais legal do mundo, hehehe.
      Sou louca por história, então Europa pra mim é um sonho. Mas Pompeia é tão antiga e tão desenvolvida que chega até assustar!
      =*

  3. Sarah 03/09/2015

    Que lugar incrivel, já tinha acompanhadp as fotos do seu insta, mas seu post ficou tão maravilhoso quanto o lugar parece ser. Espero um dia fazer uma viagem assim. Amei!!!! Bjo ❤️

    • Joyce Nunes respondeu Sarah 04/09/2015

      Oi Sah! Você vai fazer essa viagem um dia sim, eu mesma tinha esse sonho e quando aconteceu, foi DO NADA! Pode acreditar que acontece <3
      Beijos!

  4. Cristiane 03/09/2015

    Anfiteatro, bares, termas, até prostíbulos! Pompéia era uma cidade animada, mais do q muitas cidadezinhas de hoje q só têm uma igrejinha e olhe lá!

    • Joyce Nunes respondeu Cristiane 04/09/2015

      HAHAHAHA sim… e é incrível como é igual a uma cidade atual. As casas são tão perfeitas e complexas que eu fiquei com vontade de tapar uns buracos e morar numa delas mesmo. Tem TUDO!

  5. Jéssica F. 03/09/2015

    Espetacular!

    Com certeza pensarei em Pompeia quando for elaborar meu roteiro europeu, Joyce!

    Beijos <3

    • Joyce Nunes respondeu Jéssica F. 04/09/2015

      Que bom que gostou!
      Não perca essa chance. Eu quero muito voltar e ver tudo melhor ainda…
      =*

  6. Ju 03/09/2015

    Joy, você fala italiano? passei três meses na Itália estudando italiano e sou apaixonada pelo país e pela língua. E Pompéia é incrível, mas amo mesmo é Capri <3

    • Joyce Nunes respondeu Ju 04/09/2015

      Ju, falo nadica de nada HAHAHAHA. A língua é tão bonita <3
      Ainda não fui a Capri, preciso conhecer o sul direito. Eu só conheço alguns lugares ao norte, mas não resisti de descer para ir a Pompeia!
      =***

  7. Katiucy Anastacia 06/09/2015

    Oie Joy, Só fiquei com uma dúvida ao chegar em Napoli Centrali, preciso pagar outra tarifa para pegar a linha Circumvesuviana até a estação Garibaldi????? Obrigada!!

    • Joyce Nunes respondeu Katiucy Anastacia 06/09/2015

      Oi! A estação Garibaldi fica dentro da Napoli Centrali. Você vai a pé mesmo (tem que descer umas escadas rolantes) da plataforma em que chega o trem de Roma até a plataforma em que sai o trem para Pompei Scavi. Não tem que pagar nada não ;)
      =*

  8. Rodrigo 05/10/2015

    Saiu hoje sobre Pompéia:
    http://www.nytimes.com/2015/10/06/world/europe/sc

  9. Rebeca 19/10/2015

    Que post maravilhoso <3 <3 Caí de paraquedas no seu blog e já me apaixonei, fiz uma viagem a Roma enquanto lia a sua postagem shaushas Muito bom mesmo, espero um dia poder viajar pra um lugar tão lindo desses *-*
    Blog da beca

    • Joyce Nunes respondeu Rebeca 19/10/2015

      Ai Rebeca, que legal <3 fico feliz!
      Que vontade de me teletransportar pra esse lugar de novo!
      -=*

  10. VIvian 26/10/2015

    Joy, nunca fui a fundo para conhecer a história de Pompéia, mas seu post foi instigante, e agora com certeza a cidade está na minha lista de lugares que quero conhecer antes de morrer! rsrs

    Um beijo!

    Vivian
    http://diasdesol.com.br

    • Joyce Nunes respondeu VIvian 28/10/2015

      Vivian, é algo sem igual nesse mundo. Nem acredito que estive lá. Não perca a chance de conhecer, não pense duas vezes!
      =*

  11. karla Minotto 30/06/2016

    olá Joy, tudo bem? mes de julho chegarei em nápoles com meu marido na terça e quarta vamos pra positano, mais queriamos muito conhecer pompeia que esta no meio do caminho, estamos pensando em sair cedo de napoles de trem pra pompeia, passar o dia la e depois ir pra positano, voce sabe me dizer se na estaçao de chegada do trem exitem locker pra deixarmos as malas?e se exite linha de onibus de pompeia pra positano? obrigado

  12. vilma guimarães 07/08/2016

    Bom dia Joyce, excelentes dicas!

    Poderia me ajudar numa dúvida? Não comprei com antecedência os bilhetes então enfrento o primeiro problema, acabarei chegando por volta das 10:30 em Nápoles e certamente por volta das 12hs em Pompéia.

    Então para que horas sugere que eu compre os bilhetes de volta Nápoles/Roma? Pelas 19hs é razoável?

    Abs.,

  13. Julia 04/12/2017

    Oi joyce! Amei seu relato… Um dos poucos que achei ! Com certeza foi decisivo pra minha decisão sobre ir ou não a pompeia! Só fiquei na duvida sobre quanto a ir de carro de roma… Voce recomenda? Acha viável?

  14. Camila 24/03/2021

    Amei as dicas! Bem diretas e úteis. Ajudou bastante com meu roteiro para a viagem. Obrigada!

  15. Raquel 23/07/2023

    Hoje julho de 2023 segui essas dicas e foi tudo perfeito!