São Paulo é uma cidade incrível que dispõe de muitas opções, seja você um turista ou um residente. Nasci e sempre morei aqui e mesmo assim há coisas que eu nunca enjoo e nem abro mão de fazer nesta cidade.

A seguir, fiz uma listinha com as 10 coisas que adoro fazer em São Paulo, feita a convite do Expedia Brasil:

1- Caminhar pela Avenida Paulista

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-avenida-paulista-01

Pode parecer um clichê (e é!), mas eu não canso de dar um pulo na Paulista. A pé, de preferência. Adoro o modo como a Avenida é estruturada, em que o térreos da maioria dos edifícios são comércios abertos ao público. Isto torna a via super agradável e convidativa, seja para apreciar ou visitar uma loja, uma livraria, um café ou um restaurante. É um dos locais em São Paulo que mais se assemelha ao clima das mais badaladas metrópoles do mundo, onde as pessoas circulam livremente e se sentem integradas a cidade em que estão.

2- Ir ao Parque

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-parque-do-ibirapuera-02

Embora não seja uma esportista, curto um ambiente ao ar livre, seja para dar uma caminhada e relaxar a mente ou para encontrar bom cenários para fotos. Sem falar que muitos parques são cheios de atrações exclusivas.

O Ibirapuera é gigantesco e não perde em nada para os maiores parques do mundo, com lagos, ciclovias, quadras e outros espaços próprios para exercícios. Em suas dependências estão alguns dos principais museus e obras arquitetônicas famosas de São Paulo, como o Pavilhão da Bienal, que sediou o SPFW por muitos anos. Aliás, o SPFW para quem trabalha ou curte moda é um dos eventos mais legais de São Paulo! Recomendo este post aqui para quem quiser saber mais sobre o evento (todos os detalhes, inclusive como participar e onde ficar).

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-spfw-villa-lobos-03

Atualmente, O SPFW é realizado no Parque Villa Lobos, em uma estrutura montada a cada nova edição do evento. O Villa Lobos é plano, o que facilita o acesso de deficientes. Como foi inaugurado há apenas 17 anos, ainda predominam áreas de gramado aberto, apesar de já haver muitas árvores crescidas.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-parque-do-povo-04

Outros parques bem interessantes em São Paulo: Água Branca, do Povo e Trianon. O Parque da Água Branca foi construído numa época em que a região não possuía nem asfalto, então lembra uma cidade no interior encravada na metrópole. O Parque do Povo fica ao lado da moderna região da Vila Olímpia/Itaim Bibi, tipicamente empresarial, tornando interessante o contraste entre o verde e os arrojados arranha-céus do bairro. O Trianon é belo e sossegado, um refúgio em plena Avenida Paulista, com muito verde e sombra.

3- Food Trucks

Comida de rua é algo delicioso e imperdível em São Paulo. Muitas vezes, os pratos são mais saborosos do que em restaurantes badalados. Isso sem falar na variedade, desde comida típica baiana até tailandesa, passando pelos deliciosos hambúrgueres e doces incríveis.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-butantan-food-park-05

Já há vários locais dedicados às feirinhas gastronômicas em São Paulo, sendo um dos meus preferidos o Butantan Food Park, espaço de 1400m² conta com food trucks, barracas, trailers e estandes que vendem os mais variados tipos de comidas e bebidas.

4- Fazer compras

Praia de paulistano é shopping? Não posso afirmar no total, já que existem diversas outras atrações na cidade (sendo várias delas à céu aberto), mas posso falar por mim: eu adoro shopping ou locais em que existam uma grande variedade de lojas reunidas. A seguir, citarei os meus preferidos:

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-shopping-morumbi-06

Para mim, o shopping mais completo da cidade é o Morumbi, pois sua gama de lojas é ampla e variada, incluindo tanto aquelas mais cobiçadas quanto as grandes redes de fast-fashion. Lá você encontra de tudo pelos mais diferentes preços. Tem Sephora, Forever 21, Renner, MAC, C&A, Zara, Antix e Maria Filó. Ainda possui a vantagem de ser complementado pelo shopping imediatamente ao lado, o Market Place, que possui lojas como tem Farm, Accessorize e Tok Stok.

O shopping Ibirapuera tem uma combinação de lojas parecida com as do Morumbi, porém sem ser tão completo. Ainda sim, é uma boa opção.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-shopping-higienopolis-07

O shopping mais lindo de São Paulo é o Pátio Higienópolis, construído em estilo neoclássico, nos moldes de uma grande galeria europeia. É perfeito para passear, tomar café ou comer algo na praça de alimentação ou nos seus restaurantes, além de ser uma boa opção para quem procura lojas como Farm, Costume, Maria Filó, MAC e Accessorize. Caso procure lojas mais acessíveis e grandes redes de fast-fashion, o Higienópolis não é recomendado, pois a disposição de galeria não abriga lojas âncora.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-shopping-higienopolis-08

Os mais luxuosos de São Paulo são o Cidade Jardim e o JK Iguatemi, onde pode-se encontrar como carro-chefe as mais famosas grifes mundiais, como Chanel e Dior e outras marcas do mesmo nível. Porém, também abrigam lojas mais cotidianas como Rosa Chá, Maria Filó e Zara, então não estranhe se for com a intenção de só olhar e acabar saindo com algumas sacolinhas. Ainda dentro da categoria de luxuosos, fica o shopping Iguatemi (situado na Av. Faria Lima), o primeiro do Brasil. É lá você encontrará a flagship da C&A.

Recentemente a Paulista ganhou mais um novo shopping, o Cidade São Paulo, que abriga uma gama variada de lojas, numa avenida que já é notoriamente recheada por comércio, incluindo grandes redes como Riachuelo, Marisa e Renner.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-oscar-freire-10

Impossível falar de compras em São Paulo sem citar a charmosa Rua Oscar Freire e adjacências, literalmente um shopping a céu aberto. Você pode encontrar tanto grifes internacionais quanto lojas de marcas mais conhecidas pelo grande público, como Forever 21, Havaianas e Galeria Melissa, tudo em meio a muita sofisticação.

5- Tomar café

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-starbucks-11

Qualquer saída para mim é pretexto para tomar um cafézinho, isso quando não saio exclusivamente para isso. Meu destino preferido são os inúmeros Starbucks distribuídos pela cidade, mas não posso deixar de recomendar o Suplicy (melhor frappuccino do mundo), o Havanna (dá-lhe Doce de Leite) e o Octávio Café (que vende até um drink com ouro, chamado Tesouro). Sem falar do Santo Grão, que também é excelente como restaurante e possui  espaços lindíssimos e agradáveis!

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-caffe-vergnano-12

Ah, também preciso lembrar de dois cafés localizados no Eataly: LavazzaCaffè Vergnano 1882, autenticamente italianos e absolutamente perfeitos. Só lá você encontra um Latte igualzinho ao da Itália!

6- Comer Pizza

Pizza é meu prato preferido e tive a felicidade de nascer em São Paulo, conhecida por ter a melhor pizza do mundo.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-pizzaria-esperanza-13

Minha preferida é a Napoletana do Speranza, uma das pizzarias mais tradicionais da cidade. Também não posso deixar de citar as pizzarias Babbo GiovanniBráz, Margherita1900, La Gloria, Leona e Camelo. Hm…

7- Passear pelo Centro Antigo

Como amante de história, não poderia deixar de contemplar de vez em quando o centro da minha própria cidade, que conta muito sobre o desenvolvimento não só de São Paulo, mas do país.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-pateo-do-collegio-14

Tem muito a ser visto: o Páteo do Collegio, onde ocorreu o nascimento da cidade de São Paulo e o início da catequização dos indígenas; o Solar da Marquesa, o único exemplar de residência urbana do século XVIII, que originalmente pertenceu a Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos; o Mosteiro de São Bento, com mais 400 anos de história.

O belíssimo Edifício Martinelli, que teve sua construção iniciada em 1924, se tornando o primeiro arranha-céu de São Paulo, com 30 andares; o Edifício do Banespa (Altino Arantes), réplica do Empire State e o terceiro edifício mais alto de São Paulo até o momento.

O Theatro Municipal de São Paulo, obra iniciada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, concluída em 1911. Ainda hoje é uma das casas de espetáculo mais importantes da cidade de São Paulo.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-mercado-municipal-17

O Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão), com 80 anos, é perfeito para se visitar não só pelo panorama histórico, mas também pela variedade de frutas e outros alimentos comercializados em suas bancas. Nos tempos atuais, recebeu um terraço gourmet onde é possível comer o tradicional pastel de bacalhau do Hocca Bar e o sanduíche de mortadela com queijo do Bar do Mané. Imperdível.

No centro antigo fica a conhecidíssima Ladeira Porto Geral com a sua continuação mais ilustre ainda, Rua 25 de Março, famosas pelo comércio popular. A Ladeira é incrível para comprar bijoux e acessórios, além de fantasias e artigos para festas. Na 25 de Março a gama de produtos é mais variada, vai desde brinquedos e presentes até chapéus e roupas. Apesar de ser zero glamour, é um passeio divertido de se fazer, desde que se tenha muita paciência e tempo livre. A dica é recompor as energias após o dia cansativo com um belo lanche no Mercadão.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-mercado-municipal-18

A Estação da Luz, aberta ao público em 1º de março de 1901, construída com estruturadas trazidas da Inglaterra totalmente inspiradas no Big Ben e na abadia de Westminter. Visitá-la é uma viagem no tempo!

8- Padarias 24h

Se tem algo que eu acho maravilhoso é poder comer 24 horas, encontrando em plena madrugada estabelecimentos abertos e até lotados, servindo lanches, doces, bebidas e o que você mais desejar. As padarias de São Paulo vão muito além do pão, mesclando café, loja de conveniência, bar, pizzaria, confeitaria, quitanda e lanchonete no mesmo local.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-padaria-24h-19

As mais conhecidas que ficam abertas 24h são: Galeria dos Pães, Bella Paulista, Boston Bakery, Dona Deôla St. Ettiene. Outras já tem o horário de funcionamento mais convencional, mas não deixam de ser tão boas quanto: Le Pain Quotidien e Benjamin Abrahão.

9- Visitar museus

Vira e mexe tem algum exposição muito legal rolando nos museus de São Paulo. Mesmo que não estiver, todos eles já valem a visita só pelo visual interessante do local.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-padaria-masp-20

O MASP – Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, é um ícone e um dos principais cartões postais de cidade, com seu vão livre de mais de 70m de comprimento.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-padaria-pinacoteca-21

Pinacoteca do Estado é o museu de arte mais antigo de São Paulo, com um acervo que conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até os dias atuais. O belíssimo prédio foi construído em 1895 pelo ilustre arquiteto Ramos de Azevedo (o mesmo do Teatro Municipal), para sediar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Fica ao lado da Estação da Luz.

Criado em 2006, na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa proporciona uma viagem pelo mundo das palavras, utilizando inovadores recursos interativos e tecnológicos.

No estádio do Pacaembú fica um dos museus mais tecnológicos da cidade, criado especialmente para contar a história do esporte queridinho dos brasileiros, Museu do Futebol. Vale a pena visitar, é muito legal!

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-oca-22

Para quem não conhece, é imperdível dar uma conferida nos museus presentes no Parque do Ibirapuera, como MAM – Museu de Arte ModernaMAC – Museu de Arte ContemporâniaMuseu Afro Brasil, a Oca e o Pavilhão da Bienal.

Quem curte cultura e arquitetura não pode deixar de conhecer o Memorial da América Latina, conjunto arquitetônico projetado também por Oscar Niemeyer.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-parque-da-independencia-23

Gostaria também de citar o Museu do Ipiranga, marco em homenagem a Independência do Brasil, porém está fechado. No entanto, o Parque da Independência continua em funcionamento, proporcionando a vista externa do museu e um passeio agradabilíssimo nos jardins projetados em estilo francês.

10 – Ir a Liberdade

Seja para comprar bugigangas nas lojinhas e mercadinhos ou parar comer iguarias típicas, ir ao bairro da Liberdade (maior reduto da comunidade asiática no Brasil) sempre é um bom passeio, mesmo para quem já mora aqui há décadas. À noite, a pedida é se jogar na cantoria em um karaokê.

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-bairro-liberdade-24

Aos sábados e domingo acontece a tradicional Feirinha da Liberdade, com aproximadamente 240 barraquinhas. Lá você encontra luminárias, plantas ornamentais, vestimentas típicas e deliciosas comidinhas.

Mais próximo da Praça da Sé (porém não tão distante assim da Liberdade) está a primeira filial brasileira da Daiso Japan, a maior rede de lojas de preço único do Japão. A ideia é a mesma das lojas de R$ 1,99, mas aqui tudo custa R$ 5,99. Lá você encontra de tudo: papelaria, cozinha, jardinagem, acessórios e enfeites, entre muitas utilidades para o lar.

Este é só um pedacinho do meu olhar sobre São Paulo e algumas das coisas que mais gosto de fazer por aqui. Numa metrópole tão grande e multicultural, com mais de 12 milhões de habitantes, existem infinitas opções além dessas, apropriadas para os mais diversos gostos e públicos. Se você curte um barzinho ou uma balada, saiba que o seu lugar é aqui! A cidade comporta uma das vidas noturnas mais agitadas do mundo, então não deixe de conferir a Vila Madalena, o Baixo Augusta, os espetáculos, os eventos e as festas que a maior cidade do Brasil oferece…

gostei-e-agora-o-que-fazer-em-sao-paulo-altino-arantes-banespa-25

 Sejam Bem-vindos a São Paulo!

11/09/2015

comentários

  1. Camila 11/09/2015

    Sou louca para conhecer São Paulo!!!!

    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

  2. Camilla 11/09/2015

    São Paulo é linda, só precisava ser melhor cuidada : /

    Beijinhos amore!
    http://www.mademoiselleparis.com.br/

    • Joyce Nunes respondeu Camilla 13/09/2015

      Concordo! Melhor cuidada e conservada… além de preservada!
      E muitas vezes quem mora aqui não dá nem muito valor, nem enxerga a beleza que existe…
      =*

  3. anne 11/09/2015

    sou a-pai-xo-na-da pelo centro antigo. amo construcoes antigas mas aqui no brasil elas costumam ser colcadas abaixo pra fazerem predios novos… com poucas excessoes. dai me esbaldo por la <3

    a speranza eh minha pizzaria preferida, tb ;) oque eh aquele pao de calabresa,plmdds?

    • Joyce Nunes respondeu anne 13/09/2015

      AHHH AQUELE PAO EH MARAVILHOSO… tô salivando aqui!
      Eu amo muito história aí fico muito triste com construções abandonadas e derrubadas… o que diferencia São Paulo de uma cidade bonita na Europa ou até de Buenos Aires é isso: preservação e conservação!
      Mesmo assim, ainda bem que há muito a se ver!
      =*

  4. Camila 12/09/2015

    Ahhh…que saudade de SP!
    Post incrível!!!!!
    Pra mim que sou uma paulistana que largou Sampa pelo interior,essa cidade é um caso de amor e ódio.
    E agora de saudade…
    É aquela história…vc pode sair de SP mas SP não sai de vc…rs

    • Joyce Nunes respondeu Camila 13/09/2015

      Obrigada Camila <3
      Eu já pensei em morar no interior, mas por enquanto prefiro ir só pra passear hehehe
      =*

  5. Alba Martins 13/09/2015

    Sou carioca, mas adoro São Paulo.

    O que é a Av Paulista a noite e em época de Natal, linda linda linda …

    Adoro o Bairro da Liberdade, também dou uns pulinhos no Bom Retiro porque não sou de ferro né.. rs

    Adorei suas dicas, vou aproveitá-las mês que vem.

    Beijos

    • Joyce Nunes respondeu Alba Martins 13/09/2015

      Eu gosto bastante do Bom Retiro, mas como não sou lojista fico nervosa… a maioria das lojas que eu gosto vendem só em atacado e eu fico doida pra comprar e não posso)
      Boa viagem ;)
      =*

  6. eu 13/09/2015

    amei o rio de janeiroaaaaaaaaa

    • Joyce Nunes respondeu eu 13/09/2015

      Também amo hehehe… só não moro aí. Mas adoro o que conheço!
      =*

  7. Jessica 13/09/2015

    Um dia ainda quero conhecer São Paulo! <3

    Acho que eu sairia correndo loucamente pela Liberdade e pelo Parque do Ibirapuera, sério! Loucamente! haha

    • Joyce Nunes respondeu Jessica 13/09/2015

      <3 <3 <3
      Tomara que aconteça logo!
      São lugares legais até para quem mora aqui faz tempo...
      Na Liberdade eu fico louquinha hehehe
      =*

  8. Natalia 13/09/2015

    Ai deu tanta saudade de SP lendo o post…e eu ainda nem fiz metade dessas coisas, tenho que voltar. O Octávio Café é realmente incrível, queria muito que eles viesse para o Rio <3

    • Joyce Nunes respondeu Natalia 13/09/2015

      Natalia, eu nunca conheci fazer tudo que queria aqui hehehe… nem em sonho. Cada dia tem uma coisa nova (ainda bem, pra eu não morrer de tédio).
      O Rio também é maravilhoso, o que eu conheço dele eu amo. Seria lega ter Octavio Café aí, mas poderia ter loja da Dress To aqui hahaha… quase topo a troca!
      =*

    • Joyce Nunes respondeu Natalia 13/09/2015

      Melhor ainda: quero uma Colombo (com toda história) aqui hehehe… aí fica impossível!

  9. Cidah Campos 14/09/2015

    Com certeza fazer compras, passar pelos food trucks e conhecer a arquitetura do centro antigo estariam no meu roteiro! :)

  10. Ingrid 14/09/2015

    Ah que máximo, eu amo São Paulo, pra mim a cidade aspira cultura, diferenças, gente e claro filas e lotação,rsrs!

    Essa sua lista ficou muito boa, me identifiquei com tudo, só acrescentaria passear nos museus, feiras e exposições… Tem muito local bacana, a Pinacoteca, Instituto Tomi Otaka, CBB e etc. O bom é que você paga um preço pequeno e as vezes ão paga nada e ganha muitas coisas.

    http://www.cantinhob.com

    • Joyce Nunes respondeu Ingrid 14/09/2015

      Hahaha sim… filas! Mas não amo filas, então elas ficaram de fora do post, hehehe!
      O CCBB é maravilhoso, eu adoro! Ficou faltando esse mesmo…
      =*

  11. Karyne 14/09/2015

    Meu Top 10 começaria com o mercado, porque aqueles pastéis são incríveeeeeeeis!

    Amei o post!

    Blog do Sofá

    Canal do Sofá

    • Joyce Nunes respondeu Karyne 14/09/2015

      Eu gosto de comer Tâmaras e outras frutas exóticas nas barraquinhas hehehe

  12. Estela 16/09/2015

    Joy
    Vc sabe que amo cao que não falta em sampa.
    E uma boa pizza tbém
    Agora passei de busão e vi o novo shopping na Paulista
    Vamos dar um rolezinho por lá?
    Amei este post
    Um presente para a nossa cidade
    Bjus

    • Joyce Nunes respondeu Estela 16/09/2015

      Eu ri muito com o “amo cao” hahahaha.
      Vamos passear sim, é bem legalzinho esse shops…
      Obrigada
      =*

  13. Estela 16/09/2015

    Joyce, entenda cafés e não cão, hahahahahaha

    Mas gosto de cachorrinhos também.

    • Joyce Nunes respondeu Estela 16/09/2015

      Vamos tomar café?
      PS: amo cachorrinhos e gatinhos tb!

  14. Leitora 17/09/2015

    Oi,tudo bem?Adorei o post.As fotos estão lindas.

    Abraços,

    Leitora.

    • Joyce Nunes respondeu Leitora 19/09/2015

      <3 <3 <3