Não tem aquele dia em que  você se olha no espelho e parece que o mundo está conspirando a seu favor? Você está mais bonita, seus traços estão ressaltados, seus olhos brilham e os cabelos estão bem destacados… tem algo especial, você está com tudo!

Pode ser conspiração cósmica, ou somente um dia de sorte mas muitas vezes isso acontece simplesmente pelo fato de ter escolhido a cor perfeita para você na hora de se vestir. Não existe exatamente a cor certa, mas dependendo da cor do seu cabelo e da tonalidade de sua pele, certas combinações são milagrosas. E outras podem fazer você sumir.

Aposto que ninguém aqui gosta de se sentir apagada, né? Então, resolvi fazer este post, usando como fonte a minha percepção e observação, noções de teoria das cores (é, eu estudei isso e me apaixonei!) e pesquisa “internética”, é claro! Post feito de leiga para leiga, com carinho! Vamos lá?

Impossível não notar uma loira toda vestida de preto. O cabelo contrasta de maneira completamente intensa com o fundo da blusa ou vestido, principalmente se estiver solto. Nada é mais sensual do que uma loira vestida de preto. Aliás, tem algo que é mais sim… uma loira vestida de vermelho! Gentchi, é fatal! Hehehe! Principalmente usando um vermelho mais aberto, como o da Johansson na foto acima. Isso mata o velho!

Loira fica linda, super feminina e delicada de pink. Legalmente loira! Quanto mais pink, melhor! Mas notem que tonalidades vibrantes e super intensas como o royal e o verde bandeira criam um contraste bem forte com os cabelos loiros. As madeixas ficam destacadas e quem sai ganhando é você. O marinho é outra cor que fica majestosa nas loiras.

E o prata, inversamente proporcional ao dourado dos cabelos, fica divino em loiras menos “branquelas” (com todo respeito, pois sou uma delas, hehe).

O PORÉM: 

O branco e tons de bege claro/nude não irão contrastar tanto com seu cabelo. Isso rende um visual leve, lavado… e as vezes até angelical!

Ruivaaaas… as desejadas da temporada. E ao pensar em desejada, só consigo pensar em ruiva usando verde. É divinoooooo! Verde é a cor complementar do vermelho, totalmente a oposta. Então já viu, o contraste é o máximo! Ruivas vestidas de verde profundo parecem seres de outro mundo, no bom sentido! Principalmente se a tonalidade do cabelo for mais avermelhada do que alaranjada!

Mas ruivas também ficam perfeitas de azul profundo. Se o cabelo tiver um toque alaranjado então, é bom demais! E tudo que estiver entre o verde e o azul, como o turquesa, verde água, mentã, hortelã e petróleo, cairá como uma luva para as ruivas em geral!

E quem disse que quem tem cabelo vermelho não fica bem de roupa vermelha? Fica ótimo, principalmente se o vermelho for mais aberto, vivo e intenso. Os cabelos ruivos já são acesos por si próprios, não precisam da ajuda de outras cores para se destacar. Esse é um dos poucos casos em que o tom sobre tom evidencia ao invés de apagar os cabelos, aliás, o único, tratando-se dessa questão!

E os tons terrosos, como o nude, camelo e caramelo, são opções mais discretas que mesmo assim trazem destaque para as madeixas vermelhas. Chic!

O PORÉM: 

O cabelo ruivo combina basicamente com qualquer cor de roupa. Mas existe uma infinidade de tons de ruivo. Então se quiser usar tonalidades avermelhadas ou acobreadas, como o borgonha, o conhaque e o mogno, preste atenção se ela não se parece demasiadamente com a cor do seu cabelo.

Branquinhas de cabelos escuros, de castanho claro a preto. Que cor usar para ressaltar essa cabeleira geralmente tão sedosa e brilhante? Só não digo de cara: branco – pois a pele desse tipo de menina já costuma ser clara demais. Então por que não ir para os nudes e off-whites? Ótima escolha, como fez Leighton Meester! Pale pink também é uma ótima pedida!

Mas convenhamos que essas meninas são discretas por natureza, pois já não tem o cabelo com uma cor mais acesa que chama atenção por si própria! Então partam para os tons ricos! Roxo Ametista, Verde Esmeralda, Vermelho Rubi, Azul Safira, Vinho. Realeza total! E muito ouro… muito! Dourado tem muito a acrescentar (e contrastar) com peles tão clarinhas e cabelos tão discretos. Olha que linda a Emma Watson toda nos paetês dourados!

O PORÉM: 

Tonalidade de marrons mais escuros podem não dar o devido destaque à cor de seus cabelos castanhos. O resultado é um look mais discreto!

 

Você já é bem dotada por natureza, pois tem uma pele que traz brilho e vivacidade aos seus prováveis lindos cabelos escuros. Dá para melhorar? Sim, sim!

O branco é perfeito para você. Contrasta com a sua pele, contrasta com o seu cabelo (sua linda)! Hehehe! E as cores vivas, quentes e alegres, só tem a te acrescentar. Turquesa, coral, amarelo (e suas versões candy, como azul, rosa e amarelo pastel), além das cores cítricas, vão te fazer um bem danado! Se quiser usar vermelho, é melhor optar pelos mais queimados ou fechados.

E o dourado vai complementar de maneira brilhante a cor bronzeada natural de sua pele e ressaltar o castanho dos seus cabelos. Total Glow! Prata também é bem vindo!

O PORÉM: 

Novamente,  o marrom não irá destacar a cor de seu cabelo e nem irá contrastar tanto com a tonalidade de sua pele. Vermelhos super intensos e abertos podem render um visual estrapolado na sensualidade, ainda mais se o modelito ajudar.

Este post trata de relação entre as cores de roupas e as cores de cabelo, não da relação das roupas com as cores de pele, mas é quase impossível separar uma coisa da outra, já que a pele influencia bastante no resultado. Então resolvi complementar este post com uma seleção especial para as negras.

Existem negras de cabelo preto, castanho, loiro e ruivo, então, basicamente é só seguir os conselhos relativos à tonalidade de cabelo na qual se encaixar. Mas a pele negra, que já sai em vantagem por ter luminosidade natural, pode ser ainda mais valorizada por algumas tonalidades.

Vibrância é a palavra de ordem: Vermelho aberto, cores cítricas como o laranja, verde-limão e o amarelo, além de pink quente, roxo aceso, verde vibrante e azul royal contrastam de uma maneira maravilhosa com peles negras. Imagina então uma negra loira usando vermelho aceso ou preto? E uma negra ruiva vestido algo verde intenso? Para ter uma idéia, basta  observar Keri Hilson e seus cabelos loiros super destacados pelo vestido preto e também Rihanna, com a cabeleira vermelha intensificada pelo branco do vestido, que também contrasta com sua pele.

Nudes mais claros, assim como tonalidades de champagne e pale pink também ficam muito bonitas em negras, devido ao contraste da pele mais escura com o neutro mais claro. Chiquérrimo!

O PORÉM: 

Assim como acontece com as morenas de pele mais escura, o marrom também não costuma acrescentar muito. Nos exemplos acima, podemos notar que a cor não destacou nem o cabelo nem a pele de Jennifer Hudson (que estava de cabelos castanhos na ocasião). Já na foto à direita, ela estava de cabelos pretos, mas o vestido da mesma cor também não ajudou a ressaltar suas madeixas. E Rihanna, de cabelo vermelho na foto, escolheu um vestido blush terroso rosado, que até contrastou um pouco com sua pele, mas interferiu na percepção do vermelho (também rosado) de seu cabelo.

É isso, meninas! Claro que nada que é proibido e ninguém irá ficar feia por estar usando uma cor que não contraste com o cabelo, mas realmente existem cores que tem o poder de acentuar sua beleza, com base na cor do seu cabelo. Mas tudo também depende do seu estado de espírito e intenção na ocasião. As vezes, tudo que você quer é se sentir leve ou discreta.

comentários

  1. Andrelina 13/05/2011

    Ai Joyce… Gosto tanto de marrom, ontem mesmo estava usando uma jaqueta de couro marrom e achei que ficou bom =/ . Sou morena de pele clara, pra dizer a verdade, quase translúcida… Vou seguir suas dicas, porque as outras cores são lindas!!! *-*
    P.S.: Ontem fui a uma festa e fiz a sua make Olho tudo x Boca nada… Fez o maior sucesso, só que fiz com um batom rosa bem clarinho, não tenho batom nude, preciso de um urgente!!! Suas dicas são muuuito valisas Joy…
    Bjaum!!! :-)

    • Joyce Nunes respondeu Andrelina 13/05/2011

      Oi!!! Eu peguei trauma de marrom por causa do meu cabelo castanho, desde criança. Eu colocava e me sentia inteira marrom, hehehe! Mas numa jaqueta, por exemplo, é fino, chique. Aposto que você não estava inteirinha de marrom também, né?

      Você tirou foto da sua make? Quero veeeeeer!
      Fico feliz que vc curta minhas dicas… eu tô querendo fazer um video (o primeiro) explicando para as meninas como fazer aquela make. Será que consigo? Tomara!

      Beijos!!!!!

      • Andrelina respondeu Joyce Nunes 13/05/2011

        Aiii, faz o video sim!!! *-* É mais fácil de aprender… É eu não estava inteira de marrom, só com a jaqueta e um cachecol com vários tons de marrom. Mando as fotos para vc ver, obrigada pelas dicas.
        Bjo!

  2. Michelle Iglesias 13/05/2011

    Nossa, é verdade, a cor da roupa tem msm esse poder!!!
    Acho q loiras tbm ficam lindas de turquesa, assim como as morenas de pele mais escura ^^

    • Joyce Nunes respondeu Michelle Iglesias 13/05/2011

      Turquesa é uma cor tão linda e intensa que fica bem em todo mundo, hehehe!

      • barbar respondeu Joyce Nunes 12/10/2013

        ola boa noite eu tenho cabelos pretos medios e pele morena tipo marron sabe kkkk
        entao queri mudar para o vermelho da atriz paloma bernadi (rosangela) da novela salve jorge
        mais tenho roupas amarela verdes como jaquetas
        e sapatos vermelhos eu estou com muito medo de mudar me ajuda !!!!!
        adorei suas dicas de roupa

  3. Jéssica 13/05/2011

    Adorei as dicas! Nunca tinha me ligado nisso, mas parando para analisar faz meesmo muita diferença =)
    bjs,
    @jessiicamont

    • alessandra respondeu Jéssica 06/11/2013

      achei otimas as dicas… muito obrigada,

  4. Inspiraç&atil 13/05/2011

    Adorei o post!!! As cores realemnte tem muito poder, já vou aderir a dica ;)

    bjinhos,

    Gra e Jaque

  5. Dona Matilda 13/05/2011

    Adoreiii… sempre senti que minhas madeixas ficavam escondidas quand colocava roupa marron!
    rsrss.. otimas dicas!!
    Bjss

  6. Mércia Nery 13/05/2011

    Acho que se fosse ruiva, só usaria turquesa e verde!!! Fica perfeito!!!
    Sou branquela do tipo amarela sabe!? Que mora numa cidade onde o Sol não dá descanso, mas mesmo assim, sou pááálida! A-do-ro usar vermelho! Alguma coisa tem que chamar atenção né!? ahahaha

  7. Jeeh 13/05/2011

    Adoreei as dicas!
    Anotadas!
    Beijos

  8. Estela Z. Nunes 13/05/2011

    Mais um post digamos : DE UTILIDADE PÚBLICA.

    Muito bom mesmo.
    Sem palavras.
    Continue assim.
    Bjos.
    Mamis.

  9. Camila 13/05/2011

    Adorei as dicas!! Vc falou sobre todas as cores que eu gosto de usar e a que eu não gosto: marrom. Ainda bem que já que eu não sou tão fã, prefiro trocar pra cores que destaquem mais :)
    Beijos

    • Joyce Nunes respondeu Camila 13/05/2011

      É, eu tenho problemas com marrom (marronzão mesmo), mas é advindo da minha vida de menina de cabelos castanhos hehehe!

  10. Bruna 13/05/2011

    Eu tava lendo sobre teoria das cores dia desses, e desde então fiquei obcecada!! Não consigo parar de olhar looks, paisagens, filmes, sem ver a forma que combinam e contrastam as cores. Ah, adorei o post, a gente nota quando a pessoa ganha o "up" mesmo… Mas queria saber como ficam as loiras usando violeta, afinal, amarelo e violeta são complementares, né? Bjos

  11. Juliana Sousa 13/05/2011

    Ué, por que não tem negras?

    • Joyce Nunes respondeu Juliana Sousa 13/05/2011

      Porque negras ficam bem com tudo… hehehe, isso é verdade, mas não é por isso que não tem… eu pensei que estava subentendido em morenas de cabelo escuro. Mas também tem negras loiras, né? E a matéria é sobre cor de cabelo e não cor de pele! Aí fiquei confusa.
      OLHA, pensando bem, vc tem razão. Vou complementar o post.

      • Juliana Sousa respondeu Joyce Nunes 13/05/2011

        Eeeeeeee

        Muito delicado da sua parte ler e levar em consideração *-*

  12. Nath Cobain 13/05/2011

    Adorei o post, muito bem elaborado *-*
    Ah, todo mundo me fala que ruiva fica bem de verde, mas eu detesto verde, como faz? haha
    Eu sei que existe essa tabela de cores opostas que se completam mas sabe que eu não concordo nada com elas? HAHA
    Eu era loira antes e ficava muito bem de vermelho, hoje até uso com o cabelo vermelho mas mesmo assim acho que fica muito combinando. Até batom vermelho acho que fica muito combinando!
    Mas gostei do post, lindo!

    Beijos

  13. Luiza 13/05/2011

    foi só eu q nao consegui ver a foto das ruivas?
    :/
    além desse pequeno detalhe, o post ta incrivel!
    parabéens pela qualidade!

    bjooos

    • Joyce Nunes respondeu Luiza 13/05/2011

      Poxa Luiza, tenta ver de novo ;) O pessoal está conseguindo ver sim! Obrigada e beijões!

      • Luiza respondeu Joyce Nunes 13/05/2011

        aa, conseguir ver sim
        dei um monte de F5 e foi (:
        as das Negras vc colocou dps, não foi?
        ou eu que to cegueta mesmo?

        • Joyce Nunes respondeu Luiza 13/05/2011

          HAHAHA é, eu atualizei o post com negras depois. É que negra nem tem tanto a ver com a cor do cabelo, tem mais com a ver com a pele, né? Que bom que agora deu para ver!

  14. Thaís Fernand 13/05/2011

    Noooossa!! Muito bom post! Já coloquei nos favoritos pra não esquecer nunca desses detalhes… Tenho um casamento p/ ir mês que vem e hoje comprei um tecido em tom verde (inspirado nesse vestido da Angelina Jolie mesmo) porque sou morena bem clara e tenho cabelos castanhos. Acho q vai ficar bem bacana! Bom ver aqui que acertei na escolha!! srrsrsrs Beijocas!

  15. Kahena Nantes 14/05/2011

    êeêe! adooorei as dicasss!!

  16. Katharina 14/05/2011

    arrasou de novo, Joyce!!!!
    se isso é um post feito por leiga, nao sei como seria se fosse profissional! hehehe
    assim como vc, tbm tenho um trauma.. nao consigo usar amarelo pq sou loira e fico me sentindo uma banana..
    se bem que esses dias vi uma atriz loira.. ai, esqueci o nome dela.. tá grávida.. e ela tava com um vestido amarelão lindo de morrer sendo que ela é loirissima :D
    mas sempre prefiro vermelho, azulzão ou preto, fico ótimo!!

  17. BSBina 15/05/2011

    Post super inteligente! :)

  18. Narda 15/05/2011

    Muuuuuito legal esse post, Joyce!!!
    Bjs

  19. juminako 18/05/2011

    conclusão, o marrom não deve ser usado por qse ngm!
    Eu curto, mas uso pouco e em algumas peças!
    bjus

    • Joyce Nunes respondeu juminako 18/05/2011

      Bom, eu não gosto de marrom mesmo… hehehe! Mas juro que fui imparcial ao meu gosto nesse post! BJS!

    • Joyce Nunes respondeu juminako 18/05/2011

      E eu não gosto de marrom, MARROM, mesmo, aquele do lápis de cor, ("tronco de árvore"). Adoro conhaque, caramelo, tonalidades que não são marrom puro!BJS!

  20. […] E para quem tem a pele em tonalidades rosadinhas, contrasta maravilhosamente bem. E com as ruivas então? Par mais certo […]

  21. Rah 15/06/2011

    Nossa muito obrgada por escrever este post, sempre tive duvidas em relação a cores, e por ter cabelo castanho as vezes me sentia meio apagada….Mas agora já sei usar as cores ao meu favor, obrigada mesmo!!!

  22. rayra 02/09/2011

    Maan eu tenho kbelo azul q vestido usar ? detalhe eu sou gordinhaaa =/

  23. vanessa 13/11/2011

    adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ten tudo aver comigo ……..

    SOU MUITO VAIDOSA,vale apena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!………………..

  24. vanessa 13/11/2011

    adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ten tudo aver comigo ……..

    SOU MUITO VAIDOSA,vale apena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!………………..

    entre e se divirta

    hameu cabelo é longo e não sei o que faser? como conbinar os sapatos e roupas?

  25. vanessa 13/11/2011

    adorei!!!

    ha, meu cabelo é longo e não sei o que faser? como conbinar os sapatos e roupas?

  26. elizangela 03/12/2011

    amei todas as dicas e tudo muito bem selecionado beijos a todos elizangela gama. de manaus amazonas

  27. Vivi 18/01/2012

    Oieee, ótimo suas dicas…

    estva indecisa sobre as cores…

    sou branquinha de cabelos castanhos escuro…

    e não gosto muito de vermelho…

    cores mais discretas são uma boa pedida…

    Parabéns…bjus

    Goiânia-GO

  28. daiane viera de o li 14/03/2012

    sou negra e baixa gordinha e queria saber que tido de vestido usar ne festa de formtura.eu so nao gosto de cores arregalantes.

  29. victoria 05/04/2012

    Sou magra tenho 1;73 e queria saber como me vestir para uma formatua

  30. vanessa 28/04/2012

    Hum.. sou loira e acho mesmo que o vermelho cai bem nas loiras! o preto tbm n fica atras kkkk ameii as dicas!

  31. Daniella 29/05/2012

    Boa tarde

    vou a um casamento o meu vestido é verde escuro tomara que caia, mas esta fazendo frio onde será o casamento, pensei em colocar um xale prata por cima será que fica legal?

  32. Gosteii quero ficar por dentro de tudooo…….

  33. Danúbia 31/08/2012

    olha amei sua dikas!!
    Deus te abençoe.
    posso mandar uma foto minha pra vc avaliar o que me favorece??

  34. thataruivinha 06/12/2012

    Adorei as dicas sou ruiva e acho q eu combino com branco ou preto

  35. […] e bem estar, além de fortuna. Certamente, um tom para quem esbanja personalidade! Fica supremo em morenas de pele branquinha, mas contempla qualquer […]

  36. […] e bem estar, além de fortuna. Certamente, um tom para quem esbanja personalidade! Fica supremo em morenas de pele branquinha, mas contempla qualquer uma! Em ruivas, contrasta tanto com a cor do cabelo que pode até causar […]

  37. Sofia 28/03/2013

    Fiquei um pouco sem perceber , por isso fica a pergunta:
    Sou morena, tenho o cabelo liso e comprido e pintei-o de preto. Que cores acha que devo usar?

  38. vanessa 13/04/2013

    adorei, sou negra e realmente temos uma pele que favorece, dicas muito boas.

  39. Ruth kelly 17/04/2013

    Adoreu muito maravilhoso

  40. Ursula Gemperli 04/05/2013

    Dê dicas da cor de roupas para as grisalhas, por favor!
    obrigada

  41. Rosangela Teodora 10/08/2013

    LOIRAS COMBINA COM COR FORTES

  42. Aline 11/09/2014

    Amei post!

    Sou ruiva avermelhado, e tenho uma festa de formatura por aí, e não sabia o que vestir.

    Pensei a principio em grafite, mas também amo vermelho, só que fiquei com medo do vermelho ficar estranho em mim. Mas agora já sei que é só não colocar no mesmo tom do cabelo.

    Você acha que ficará legal eu de vermelho?

    Bjooooos

  43. Rogéria Paiva 25/12/2015

    Amoooooo o vermelho (ruivo), porém vou me adequá a ele mais uma vez.. vocês que amam o ton vermelho invista principalmente em roupas bem descoladas..

  44. sof 13/07/2016

    boa tarde

    sou morena de cabelo e tom medio de pele, tenho olhos verdes. comprei um vestido azulao para usar num casamento , curto, que sapatos e acessorios devo usar?

    estava a pensar nuns sapatos amarelos eletricos

  45. alcione 16/05/2017

    amei

  46. leoneide faustino 10/05/2018

    Adorei as dicas