O Rock In Rio está aí e não se fala em outra coisa, junto com o SWU e outros festivais (e shows) que irão acontecer este ano. Nesta hora, surge na cabeças de muitas pessoas a dúvida:o que vestir para tal ocasião”?

Nas mulheres, a vaidade sempre fala mais alto, mas em grandes eventos ao ar livre, como o Rock in Rio, essa mesma vaidade pode te colocar numa imensa cilada. Por isso, resolvi fazer este post, dando dicas do que “NÃO USAR” em festivais de música, para evitar futuros desconforto e enrascadas.

Infelizmente, é preciso deixar o lado “mulherzinha” em segundo plano e começar a pensar de uma maneira mais prática. Vamos lá:

  1. Rasteirinhas (e outras sandálias abertas): pelo conforto e ausência do salto, rasteirinhas parecem ser boas alternativas para eventos ao ar livre. Mas engana-se quem pensa que pode ser “uma boa” ir com uma delas a um eventos desses. Já pensou que o chão desses lugares geralmente é de terra e/ou de grama? Ninguém quer sentir a grama “pinicando”, a terra entrando e possíveis formiguinhas mordendo seus queridos pezinhos. E se chover então? Quer afundar seu pé desprotegido em um lamaçal? Então pense duas vezes antes de eleger uma rasteirinha para esta ocasião.
  2. Salto alto: a não ser que você seja hiper, mega VIP, do tipo, atriz internacional ou mãe da atração principal, dificilmente você irá fugir de tudo que os mortais passam em festivais e outros eventos como esses. Isto inclui andar muito (MUITO!) em pisos irregulares, ficar o tempo todo em pé, enfrentar filas na entrada, na hora de ir ao banheiro, na hora de comer e inclusive, na hora de ir embora. Tem certeza que vale a pena (e é possível) enfrentar tudo isso de salto, só para não descer das alturas? – eu, sem dúvidas, acho que não! – Mas… se realmente não quiser abrir mão do salto, é melhor optar pelas espadrilhas e anabelas, que dão mais estabilidade e cansam menos (mas não adianta reclamar se elas estragarem, hein?).
  3. Brincos compridos e pesados: o motivo pelo qual é recomendado evitá-los é muito simples – eles podem enroscar nas roupas e acessórios de qualquer outra pessoa e ferir suas orelhas. Além disso, é um prato cheio para perder ou quebrar aquele seu brinco querido (o que vale também para pulseiras, colares e outros acessórios)!
  4. Clutchs e bolsas sem alça: Você vai querer curtir o show ou ficar se preocupando em carregar aquela bolsinha o tempo inteiro e não perdê-la? – Opte por mochilas (as de couro estão em alta!) ou bolsas à tiracolo. Deixe suas mãos livres para bater palmas, abraçar o namorado e segurar seus “comes e bebes” (mais bebes do que comes, hehehe)!
  5. Sapatos de camurça, nobuck (outros materiais delicados): o que há de errado com o lindo mocassim da foto acima? Nada! – exatamente por isso você NÃO irá querer estragá-lo. Alguém sempre acaba pisando no seu pé e derrubando cerveja, isso se não chover. Vá com sapatos de materiais laváveis, de preferência, os bons e velhos tênis! Nada mais prático e confortável. (Melissas não-flocadas também são bem vindas, assim como botas sem salto de couro escuro).
  6. Roupas de Renda, paetês (e outros tecidos delicados): Peças assim são lindas, atuais e têm bastante efeito. Mas… você quer mesmo que aquela sua linda blusa de renda enrosque no brinco da “amiga” da frente, que fica pulando descontroladamente? Quer mesmo detonar seu shorts de paetês em dois segundos ou arranhar seu namorado com aquela blusinha cheia de pedrarias? Eu acho que não, né? Então, infelizmente, é melhor deixar esses itens mais elaborados em casa e partir para peças com menos textura o possível. O mesmo vale para os sapatos: nessa ocasião, pedras, paetês e outros detalhes só servem para serem perdidos!
  7. Saias e vestidos curtos: a não ser que o objetivo seja causar (e muito!), é sempre melhor usar shortinhos, calças, macaquinhos e leggings para ir a shows. Afinal, uma hora você irá cansar e raramente terá uma cadeira a sua espera… e, nessa hora, você irá agradecer por não estar usando uma saia ou outra peça aberta, pois poderá sentar-se no chão à vontade! Se quiser mesmo insistir na saia, vá com um shortinhos por baixo, para te dar privacidade.

É meninas… nessa hora, nada melhor do que uma calça ou shorts jeans, uma camisetinha legal e um tênis. Podem ser extremamente básicos, mas com toques pessoais é possível deixar a produção mais arrumadinha e menos sem graça!

Agora vou falar de coisas que não devem faltar na sua bolsa/mochila, para sobreviver a todas essas horas no descampado:

  1. Prendedor de cabelo: vento, chuva e outras alterações climáticas, além do suor, não são amigos da boa estética capilar. Se você foi ao show de cabelo solto, uma hora irá implorar por um prendedor de cabelo para domar as madeixas. Aliás, alguém já ficou no meio da multidão, atrás de uma garota com o cabelo comprido e solto, que não parava de grudar em você? – Não? – então, meninas de cabelo comprido – prendam seus cabelos, por favor! Mesmo porque você não quer que ninguém fique “babando” (neste caso, literalmente) nos seus cabelos. Obs.: bicos-de-papagaio (ainda existe isso?) e outros prendedores pontudos podem ser retidos pela segurança, então leve elásticos e outros prendedores mais “molinhos”!
  2. Cardigã ou jaquetinha: “Estava aquele maior calor…! Daí do nada, o sol foi embora, a temperatura virou e… você… se ferrou!” – Evite que isso aconteça, levando um cardigã ou algo do tipo na bolsa. Cardigãs são leves, maleáveis e não ocupam muito espaço, ou seja, são perfeitos para caber na bolsa e te proteger de uma eventual mudança brusca de temperatura!
  3. Protetor Solar: o Sol bate no rosto, nos braços e aposto que você não quer voltar para casa igual a um “pimentão”, né? E o pior, com a marca dos óculos e da camiseta.
  4. Batom “cor-de-boca”: eu não abro mão de usar um batonzinho por nada, mas nessas horas, sempre levo um batom que não manche e que dê para retocar sem olhar (pois raramente os banheiros têm espelho nesses locais!).
  5. Óculos escuros: acho que só dá para dispensá-los se o evento for exclusivamente à noite!
  6. Lenços de papel: sempre é bom tê-los, mas em shows e locais públicos eles são infalíveis. Ou você vai mesmo apostar que terá bastante papel higiênico a sua disposição no banheiro químico?
  7. Band-Aids: se o sapato machucou, deu bolha (seja lá o que for), eles irão te ajudar a aguentar firme! É sempre bom ter na bolsa!
  8. Capa de chuva: melhor levar de casa uma que seja boa, que funcione e que seja do seu agrado, do que ser obrigada a apelar para aquelas bem vagabundas que os ambulantes superfaturam na hora do aperto!

Quanta coisa, né gente? Mas, além de serem compactos, esses itens fazem toda diferença. Formam praticamente um kit de primeiros socorros para shows e festivais!

Mas e o make? É preciso abrir mão?

Não, não … (ufa!). Mas aconselho escolher uma dessas duas vertentes:

1- Um make totalmente natural, que não ficará destruído com o passar do tempo (além do calor e da chuva);

ou

2- Um make meio rocker, já com cara de “podrinho”, olhos destacados e esfumados e boca nude. A vantagem é que, se o make dos olhos borrar ou derreter, vai parecer que você fez de propósito (e quis dar uma de Taylor Momsen, hehehe)!

Obs.: nenhum desses makes acima foi feito para um show ou festival ar livre, portanto, as vestimentas e acessórios não estão “tão” de acordo com o resto do post. Usei essas fotos só para ilustrar os tipos de maquiagens citadas).

Delineador e rímel à prova d’água vêm bem a calhar com a situação! E o batom, que está na bolsa, pode virar seu retoque de blush durante o evento.

.

Então, o principal é isso! Você já estará bem preparada e protegida para encarar uma dessas! Agora, de resto, só muita paciência e espírito esportivo. Sim, prepare-se para encarar o que der e vier. E se mesmo assim algo der errado, desencane e aproveite o show (p0is oportunidades assim são únicas)!

comentários

  1. Letícia 14/09/2011

    ADOREI o post, Joyce.
    Mandou muito bem nas dicas.
    Super concordo com você, show de rock não é lugar para ir trend, né? Haja empurra empurra, pisões nos pés, bêbados com copos cheios…=/
    Eu adoro rock mas tenho uma preguiça de lugares desse tipo, que nem te conto. XD

    • Joyce Nunes respondeu Letícia 14/09/2011

      Hehehe digo o mesmo…
      tem umas muvucas que temos que enfrentar que até desanimam!
      Mas pelo menos eu aprendi que o conforto tem que estar em primeiro lugar… até agora não entendo como tem gente que vai na pista de shows em estádios usando scarpin de salto, por exemplo… bjs!

  2. Dia de Brilho 14/09/2011

    Sensacional a ideia do post!
    Mt boas as dicas, já fui desconfortavel uma vez no show, pra nunca mais!!
    Só vou de tenis, calça e t-shirt e uma make super natural pra nao derreter hehehe

    • Joyce Nunes respondeu Dia de Brilho 14/09/2011

      Obrigada!!! Até dá para variar um pouco disso, mas quando o show é em um lugar fechado e você irá ficar em cadeiras ou camarote… mas em shows em estádios, parques e outros espaços ao ar livre é sempre bom ser o mais básico possível! Bjs!

  3. Natasha 14/09/2011

    Já sigo as dicas minimamente, mas é sempre bom reiterá-las. Adorei mesmo o post.

  4. Adorei esse post, as dicas são mega úteis.
    Já passei por várias, mas a inesquecìvel: protetor solar.
    Resultado: ensolação, bolhas, uma semana sem dormir e ardendo…
    Bjs!

  5. Gabi 14/09/2011

    Concordo com tudinho que vc falou aqui :)
    Bjus, Gabi

  6. Karin 15/09/2011

    Boa Joyce!
    O lance então é ir d mochila para os festivais?!
    Até curto pq é tudo a ver com short e all star/corturno/galocha, né?!

    Perguntinha: quais batons cor d boca vc usa e aaaama? ( meu tom d pele é igual ao seu, cabelos e olhos quase, então pode sugerir sem problemas ;D )

    Brigadão! xx

    • Karin respondeu Karin 16/09/2011

      Va-leu por me ignorar

      • Joyce Nunes respondeu Karin 17/09/2011

        Opa, não te ignorei não! É que não é sempre que dá tempo de responder tudo de uma vez só… e eu deixei para responder depois sua pergunta pois ainda estava pensando nos batons que iria citar pra vc, hehehe! Eu não esqueci da sua pergunta e iria voltar para respondê-la, assim como o fiz agora! Bjs!!!!!!

    • Joyce Nunes respondeu Karin 17/09/2011

      AH, desculpaaaaaa! Eu fiquei de responder os batons que eu uso e não respondi naquela hora, voltei agora para responder e você já tinha voltado aqui e ficou brava comigo…
      Eu estava pensando nos batons cor de boca que eu mais uso: O Hug Me, da MAC, ganha batido! É esse do post (da foto do tubinho)! E tem o Please Me, da MAC, que é rosinha, mas em mim fica bem cor de boca! Tem o Quietone também, da MAC! Mas eu tb uso batons que não são cor de boca, mas também não são chamativos e dão bem para retocar sem olhar… o Rosa Cetim da Yes!, o Speed Dial, da MAC!!!

      Vou ver se me lembro mais de algum outro…

      AH, e quanto as mochilas, eu acho que pega bem ir de mochila para show! É super prático! Mas atualmente, tem umas mochilas mais bonitas, de couro, (tipo aquelas "anos 90"), que estão se usando de novo agora… e outras estampadas (como as que vendem na Jelly). Olha só as desse post: http://modaspot.abril.com.br/tendencia/tendencia-

      São bem mais bonitas do que aquelas mochilas que ganhamos em agências de viagem, né? Hehehehe!

      Bjs!

  7. Taís Ribeiro 15/09/2011

    até que enfim uma pessoa para falar que rasteirinha não dá! só se for em festival de reggae né? pq acho que nem em swu rola, mto menos rock in rio ou algum show da vida com pouca pessoa, na hora da agitação imagina só o tanto de gente pra pisar nos pés descobertos? e o pó? a sujeira? urgh rsrs

    • Joyce Nunes respondeu Taís Ribeiro 15/09/2011

      É Taís, nada pior que um copo de cerveja molhando teu pé todo, além dele ser pisoteado, suas unhas ficarem pretas e etc hehehe!
      A não ser que seja um show muito… MUITO tranquilo! Mas acho difícil… hehehe!

  8. Milena Andrade 15/09/2011

    Adorei o post, disse tudo (:

  9. Lulliane Lucena 15/09/2011

    Post perfeito bem completo!Mostra que vocÇe realmente FAZ posts PESQUISA, e nos INFORMA ENSINANDO..ele devia pagar as suas contas né?hahahaha

    Vamos lá patrocinadores,o blog da Joy é massa! #SUPERMERECE

    • Joyce Nunes respondeu Lulliane Lucena 15/09/2011

      Oi Lulli! Agradeço muito pelo carinho! Heheheh… mas esses negócios de patrocinadores, sei que cada vez mais o círculo funciona dentro de "sempre os mesmos". Mas é a vida, eu faço esse blog pq gosto e com muito amor, só de ter o reconhecimento de leitoras como você já me sinto recompensada! Bjs!

  10. Carol Andrade 15/09/2011

    Oi Joyce, muito boas as dicas, é uma pena que eu não vá ao Rock In Rio =( A make está linda também. Seu blog é muito bom!! =))))

    BEIJOS

  11. Monica Franco 15/09/2011

    Maravilha,muito boa as suas dicas,ficou muito linda nas fotos…
    beijinhos!!!!!

  12. Mércia 16/09/2011

    Ahazou Joyce!!! Não sei como ainda tem menina que aparece de scarpin salto agulha =x É pra acabar com o sapato ;P
    Esses festivais duram o dia inteiro e é preciso tá muito confortável!
    Adorei as dicas!
    bjs