Que atire a primeira pedra quem nunca teve caspa. Não me recordo quando, mas também já tive, em alguma fase da vida. Só sei que não no momento! (brincadeira à parte, acho que nada sobreviveria a quantidade de tinta que usei no meu cabelo no último mês, hehehe! – vide post sobre a saga da transição para o ruivo!).

Vamos desmistificar a coisa: a caspa é o resultado da descamação exagerada o couro cabeludo. É normal que toda pele descame periodicamente (não só a da cabeça), para se livrar das células mortas. É um processo normal de renovação. O problema é quando, por alguma irritação e/ou por excesso de oleosidade, este processo se acelera, causando descamação em demasia. É aí que os floquinhos desagradáveis costumam ser notáveis! A caspa não é causada por fungos, mas o ambiente oleoso ou com descamação pode facilitar a proliferação de fungos e, por consequência, o agravamento da situação.

Às vezes uma mera mudancinha hormonal, na alimentação ou até o estresse pode deixar nosso couro cabeludo mais suscetível ao aparecimento do problema, por mais que nos cuidemos e evitemos. Por isso, a principal preocupação na verdade deve ser sempre deixar o couro cabeludo bem limpo e fresquinho, sem ressecá-lo (pois, quanto mais ressecamento houver, mais oleosidade o corpo produzirá de “rebote”).

E é exatamente isso que o novo shampoo da Seda, o Anticapaspa Oleo Control, promete!

Recebi um exemplar da própria Seda para resenhar. Na embalagem está escrito que é apropriado para cabelos mistos e oleosos (o meu!). Nas vezes em que lavei os cabelos com o shampoo, senti realmente meu cabelo sendo limpo mais profundamente. Não sei se isso é mesmo um verdadeiro índice de limpeza, mas ele fez bastante espumaMas o que eu gosto mesmo é a sensação de couro cabeludo refrescado, sabe? (Por isso que adoro amarelinho da linha Pro-Natural!) Raízes leves e limpinhas, sem oleosidade acumulada.

O Shampoo não é branco, é azul clarinho (o que é típico de produtos anticaspa, que na maioria das vezes contém zinco será que tem algo a ver?). O cheiro é bem cítrico, mesmo porque possui extrato de frutas cítricas  na composição, o que ajuda a controlar a oleosidade e dá a sensação de refrescância! A consistência é bem cremosa para um shampoo. Ou seja, ele não é muito líquido, está quase chegando no nível cremoso, hidratante –  (Bom, eu acho essa consistência ótima!)

Ah, lembro que uma vez quando era criança (e criança sempre é bem desencanadinha dessas coisas), minha mãe achou que eu estava com caspa e comprou um shampoo que havia no mercado na época para resolver o problema. Ele era azul também, mas tinha um cheiro horríiiiiiiiiiivel e deixava o cabelo duro, DURO! Tenho trauma até hoje! Ainda bem que nos dias atuais existem shampoos que cuidam do problema sem destruir o cabelo. Pelo contrário: ainda tratam do ponto de vista cosmético!

Enfim… voltando ao Seda Anticaspa Oleo Control, o cabelo ficou bem soltinho ao secar ao natural, após o uso do produto. Não ressecou e nem ficou áspero. Só não senti diferença nenhuma quanto ao couro cabelo coçar menos, pois já não estava coçando antes da utilização do shampoo. Mas ele vem com ingredientes para este fim.

Não passei o produto nas pontas, por julgar não haver necessidade e também para ajudar a preserva a cor do meu cabelo. Mas, para quem interessar, ele não tem sal!

Como tenho o couro cabeludo muito oleoso, irei intercalar este shampoo com meu outro habitual, para controlar melhor a oleosidade e evitar aquele efeito de “cabelos grudados na cabeça”, sabe? Aff!

Mas o principal é isso: em raízes bem cuidadas e limpas, geralmente a caspa não tem vez!

CONSULTE REGULARMENTE SEU DERMATOLOGISTA

https://www.gosteieagora.com/wp-content/uploads/2012/08/sinalizacao-publi.jpg


comentários

  1. Talita 30/05/2012

    Olá,Joyce !

    Meu cabelo tbm é mega oleoso,piorou qdo fiz uma progre… a lazer e esta com caspa =/

    acho q é por causa da progre…como estou com a quimica no cabelo será q tem algum problema de começar a usar este shampoo ante caspa ?? Ou até mesmo qualquer q seja ante caspa ?? Bjos

    • Joyce Nunes respondeu Talita 30/05/2012

      Oi Talita, tudo bem?

      Eu não manjo nada de progressiva, mas ouvi falar que não se deve usar shampoos com sal, confere? E essa da Seda não tem sal, então creio que vc pode usar sim! Beijos!

  2. Paola Ribeiro 30/05/2012

    Não tem muito a ver com o tema do post, mas eu preciso comentar que o Seda é um shampoo estranho D: Antigamente era muito ruim mesmo, e por isso eu não tinha coragem de usar hoje em dia, mesmo com a melhora nas formulas, assinaturas de especialistas de peso e tal… Mas resolvi arriscar e faz umas 3 semanas q eu to usando… no começo foi péssimo! Passei un 10 dias com o cabelo ridiculo, me lamentando ter comprado o Seda. Só que de uns dias pra ca as coisas deram uma melhorada e talz… queria saber se isso é normal, se vc souber responder, claro… Eu não sei se eu passei 10 dias num bad hair day, ou se foi pura sorte meu cabelo dar uma melhorada nos ultimos dias

    • Joyce Nunes respondeu Paola Ribeiro 30/05/2012

      Oi Paolaaaa! Eu não sei te responder essa, mas uma coisa eu sei: que, dependendo do produto, só faz efeito com o uso consecutivo! Não sei se é o caso, mas qual linha vc tá usando, Paola? Bjs!

      • Paola Ribeiro respondeu Joyce Nunes 30/05/2012

        Éee, então deve ser isso mesmo. Espero q seja. Aliás, dos males o menor hahah. O meu é esse aqui: eucapricho.com/wp-content/uploads/2(9).jpg

        Eu pensei em desistir e mudar, mas vou dar uma chance pra ele, ja ta aqui mesmo, custa nada. Qualquer coisa, faço um coque, ou passo a prancha D:

        Brigada Joyce, beijos!!!

        • Joyce Nunes respondeu Paola Ribeiro 30/05/2012

          Ahhhhhh sei qual é! Acho o cheirinho é uma delícia! Mas para mim, é um pouquinho pesado, prefiro os mais adstringentes. Mas gosto muito do creme de tratamento dessa linha!

          E depois, se der, conte para mim como ficou teu cabelo depois dessa experiência toda! Beijos!

  3. Priscila 30/05/2012

    É exatamente disso que eu preciso!!!!

    Tenho pavor quando meu cabelo começa a grudar na cabeça e perde o movimento.

    Brigada pela dica Joyce, vou comprar e experimentar ..beeeijosss.

    • Joyce Nunes respondeu Priscila 30/05/2012

      Oi Priscila!

      Depois conta o que achou!

      O produto é para tratar e evitar a caspa, mas como combate as causas (e uma dela é a oleosidade) é uma boa para quem tem esse problema. Eu achei!

      Claro que existem produtos de marcas importadas e mais caras e etc… mas eu acho que Seda tem um ótimo curso benefício!

      Beijos!

  4. Silvia 30/05/2012

    Olá, este comentário não tem nada a ver com o produto, mas queria dizer que A-M-E-I o blog! Serio, está de parabéns! Um blog "clean", objetivo e muito útil, pois une as tendências com o bolso das pessoas! (haha #adoro).

    Beijo!

    • Joyce Nunes respondeu Silvia 30/05/2012

      Obrigada MESMO Silvia… comentários como esse seu não só me deixam feliz, mas também me enchem de vontade de cada vez mais melhorar o blog! Beijos!

  5. Olivia 05/06/2012

    Amei a dica *-*

  6. Olivia 05/06/2012

    =D

  7. Mara Luciana Busanello Lefevre 06/08/2019

    Olá Joyce!

    preciso urgente do shampoo da Seda, o Anticaspa Oleo Control, pois meu cabelo é muito oleoso e tenho dermatite seborreica e ele é o único q controla, já procurei em todos os lugares e só acho o hidratação diária, mas ele deixa meu cabelo muito oleoso. Me socorre.

  8. Mara Luciana Busanello Lefevre 06/08/2019

    Olá Joyce!
    preciso urgente do shampoo da Seda, o Anticaspa Oleo Control, pois meu cabelo é muito oleoso e tenho dermatite seborreica e ele é o único q controla, já procurei em todos os lugares e só acho o hidratação diária, mas ele deixa meu cabelo muito oleoso. Me socorre.