Usando transparência, renda, tons pastel, efeito ombré e dip dye você acha que está na última moda, certo? Parece que as moçoilas do início do século passado também achavam, hehehe!

A produção do figurino de Lado a Lado, novela das seis da Globo, está caprichando nas criações, para que o visual das cenas remeta a uma obra impressionista. Mas não é preciso ser nenhum expert para perceber que há muito em comum entre a moda da época, retratada na novela e as mais recentes tendências!  

(Vestido: Nasty Gal. Cardigã: Miss Selfridge. Short: LPFP)

Assim, botando lado a lado, fica na cara: o mesmo mix de tons pastel açucarado, que aparece em vários vestidos da trama, também está presente em inumeros modelos das coleções vigentes. O efeito é conhecido como rainbow dip dye (e fica deslumbrante em peças mais esvoaçantes, como as da novela).

Usaria sem pestanejar (sim – o vestido de época inclusive)! Dá para não morrer de amores por uma composição tão “algodão doce”?!

(Bralet e Saia: Topshop. Legging: Miss Selfridge)

A harmoniosa combinação de rosa, azul e roxo, em intensidades leves, também faz parte da bela gama celeste explorada em Lado a Lado, transmitindo maior sobriedade e elegância. Pelo mesmo motivo, é constante nas coleções atuais!

Como este degradê abrange tonalidades próximas, é ideal para quem quer ousar sem atingir extremos.

(Vestido: Jonathan Saunders. Sapatilha: Melissa + Pedro Lourenço. Saia: Rowme)

A produção da novela tinge à mão os figurinos, com supervisão de uma equipe oriunda da escola de Belas Artes (expliquei como tudo é feito neste post aqui, após uma visita ao Projac). No começo do século XX, a renda era colorida pelo processo de tingimento, bem artesanal, assim como ainda é feito hoje em dia, para se alcançar os tão populares efeitos ombré, dip-dye ou tie-dye!

Juntos, azul e amarelinho ficam extremamente delicados e joviais! Assim como as receitas dos mais finos docinhos, as candy colors também devem ter sido importadas Paris, na ocasião (como tudo era, naquele tempo)!

(Saia e Blazer: Topshop)

A alegre e energizante transição de amarelo para rosa, que remete à flores e ao por do Sol, agrada tanto hoje em dia quanto agradava há um século atrás. A mesma coisa vale a para a transparência (que, ainda hoje, deve ser usada com alguns cuidados). O melhor jeito de se usar peças transparentes continua sendo a sobreposição!

(Vestido: Topshop. Sweater: Miss Selfridge)

Apesar de roxo e rosa serem duas cores tipicamente “fofas”, lado a lado têm o poder de tornar uma mulher mais interessante (e até sensual). Acho que é minha combinação preferida, ainda mais em peças fluídas (como o vestido da novela, à esquerda e o atual, à direita).

Não é incrível que o figurino de uma novela que se passa há tanto tempo tenha tanto em comum com as roupas que desejamos adquirir hoje em dia?

.

(Agradeço à produção de figurino da novela Lado a Lado pela colaboração fotográfica).

comentários

  1. Sofia 09/10/2012

    Que coisa mais linda Joyce! Eu usaria todas as peças que você mostrou, menos os vestidos antigos da novela hahaha. Fiquei realmente apaixonada, porque como você disse é tudo muito algodão-doce, muito fofo, bem feminino! Já está na wishlist, hahaha. Beijos *u*

    • Joyce Nunes respondeu Sofia 09/10/2012

      Beijooooos…
      Acho que usaria até os da novela hahaha, muito lindos =***

  2. Lívia 09/10/2012

    Joyce venho acompanhando seu blog já faz um tempinho e simplesmente adoro as tuas postagens! E hoje venho tirar um dúvida urgente, é que tenho um casamento este mês lá em Barra Velha – SC, vai ser em um hotel com vista para o mar… Sim! E esse post me fez lembrar de um vestido que eu vi em uma loja e estou afim de comprar para o casamento só que gostaria da opinião de alguém como você. O vestido é: com fenda (não tão profunda) e amarração no decote e o que me encantou mais é a mistura de cores(ombré azul, roxo e rosa e como você, também acho muita linda essa combinação!) e como sou baixinha, estava pensando em usar uma sandália anabela de corda. Bom acho que já falei demais… E aí o que você acha??? * Estarei aguardando a tua resposta, obrigada e beijos! ;)

    • Joyce Nunes respondeu Lívia 09/10/2012

      Obrigada Lívia hehehe!
      Eu tenho um pouco de medo de dar essas sugestões para casamentos e afins, pois não conheço direito o local, o perfil dos convidados… e também, não sou expert em moda, né? Hehehe!
      Mas acho que se for algo mais relax, a beira do mar, rola de usar uma anabela sim… mas uma mais delicada, com algum detalhe metalizado, glitter, etc… pra deixar com uma cara mais sofisticada, sabe?

      Beijosss…

  3. Vivian 09/10/2012

    Nossa, gostei muito mesmo desse rainbow dip dye. Com certeza vou querer algo do tipo se chegar nessas lojas mais acessíveis. Se você ficar sabendo de alguma coleção com essas cores nas fast fashions, você conta? hehe

    • Joyce Nunes respondeu Vivian 09/10/2012

      Conto sim… por enquanto, só vi na Zara e Topshop… mas deve ter rolado algo na Renner, C&A e etc!!! Se não rolou, vai rolar! =***
      PS: no verão passado a C&A tinha um longo assim, se não me engano, em amarelo e rosa! =***

      • Vivian respondeu Joyce Nunes 10/10/2012

        Oba! Vou dar uma fuçada na Zara, então! Eu não cheguei a ver esse da C&A, que pena! Mas penso que com esses tecidos leves e essa combinação de cores vai ser ótimo para as festas de fim de ano, bem fresquinho!

        • Joyce Nunes respondeu Vivian 10/10/2012

          Exato, um sonho… ninguém vai precisar ficar no brancão básico (e os ombré de tons metalizados também são fabulosos!)

  4. giane 09/10/2012

    Ai que lindooo!!! Acho tão romântico!

    • Joyce Nunes respondeu giane 09/10/2012

      Totalmente! =***

  5. JUH 10/10/2012

    Amei absolutamente este post! nada mais a declarar ^^

    bJUh

    • Joyce Nunes respondeu JUH 10/10/2012

      Obrigada Ju ;)

      =***

  6. Mayara Bernardino 10/10/2012

    Lindo Lindo Lindo!! Adorei! São cores maravilhosas *__*

  7. Michelle 10/10/2012

    Ai quero muito um vestido longo assim! e ainda usar com tiara de flores do post passado e sair voando por ai ahaha

  8. […] A Joyce Nunes falou sobre o figurino de Lado a Lado, a novela das seis da Globo. Há muito em comum entre a moda da época e a atual! Veja no Gostei… e agora?! […]

  9. Gabriel Guinle 19/10/2012

    As 2 novelas de melhor figurino , são Força de um Desejo de 1999 , ambientada em 1865 e Lado a Lado em 1904 .

    • Joyce Nunes respondeu Gabriel Guinle 19/10/2012

      Lindas!!! Amo novelas de época (e filmes também)! -***

  10. ellen 12/12/2012

    Ola!Parabensss!!! gostei muito do conteúdo do blog, ainda mais falando com tanta delicadeza da novela mais linda e delicada dos ultimos tempos! gostaria de perguntar se vc sabe Joyce, sobre a bolsinha que a Isabel está usando nesta sua nova fase, em forma de gaiolinha, parece que é um cetim, se ha para compra, ou se é artesanal, quais produtos foram usados. Obrigada!!!!!

    • Joyce Nunes respondeu ellen 12/12/2012

      Obrigadaaaa! Irei pesquisar sobre, ellen! =*

  11. patyambiel 30/03/2013

    Ai cada roupa linda! Eu amo peças assim, candy colour! Lindo esse post!

    Bjoss
    http://patyambiel.com