Ao ficar de olho no preview de inverno das marcas, em minha andanças pelos shoppings e eventos de lançamento, foi impossível deixar de notar um detalhe onipresente: o bordado “fabergé”, nada mais do que um padrão de linhas que se encontram perpendicularmente, formando uma grade, ora feita em pérolas, ora em strass (ou qualquer outro material que brilhe).

Tem tudo a ver com o clima de luxo e riqueza que domina o próximo inverno, com influência da arte renascentista (ao lado do barroco), com toda sua opulência.

(1. Balmain 2. Schutz 3. Santa Lolla)

Digo que este bordado (ou, simplesmente, a aplicação e colagem de pedrinhas, como no caso dessa ankle boot da Santa Lolla) é mais renascentista por causa do desenho todo organizadinho e geométrico, característica não muito frequente no emaranhado cheio de curvas do barroco. Não é difícil encontrar mulheres trajando peças assim em quadros da Renascença. Era um verdadeiro hit, hehehe!

O nome fabergé também não é algo oficial, já que foi atribuido somente pela semelhança com o padrão utilizado em vários ovos Fabergé, criados para os czares da Rússia. Na verdade, o exato ovo Fabergé que inspirou o Inverno 2012 de Balmain pertencia a Elizabeth Taylor e foi leiloado recentemente.

A saia mostrada acima foi fotografada por mim no preview de Inverno 2013 da Renner. Repare – é exatamente o mesmo bordado e tecido que aparece nessa jaqueta biker da Zara:

(4. Schutz)

Sim, esta jaqueta já esta à venda na Zara Brasil, por aproximadamente R$ 500,00. Caso queira se aventurar, mesmo com este preço, nem adianta tentar se você for muito alta, um pouco gordinha ou tiver costas largas (ou braços mais grossos). Ela só foi confeccionada em P e M (o que achei absurdo, diga-se de passagem). E a modelagem está hiper pequena. Ou seja… #todaschora!

Só sei que eu, amante de história como sou, estou delirando com esta inspiração tão longínqua e rebuscada. E com as fast fashions, é como se hoje em dia todo mundo pudesse se vestir como um nobre, o que naquela época era inimaginável. É hora de vingar nossos antepassados plebeus, hehehe!

Você pretende aderir ao “bordado fabergé”? Já encontrou alguma peça assim à venda?

Estou me controlando, pois eu quero tudoooooooooo!

comentários

  1. wandamacarone 01/03/2013

    Nossa! Eu sempre quis saber o nome desta padronagem… mas não tinha a quem perguntar! Eu não acho muito bonito em roupas, mas nos sapatos, como o da foto fica liiiindo! (é que sou fofinha e acho que poderia parecer uma "colcha" se eu usasse um casaco ou saia assim… sei lá!). Mas adorei saber! Gostei e agora também é cultura!!! Grande beijo e parabéns pelo post!!! *-*

  2. @GosteieAgora 01/03/2013

    Eu também não sei o nome da padronagem, fiquei procurando frenéticamente (nem sei se tem um nome mesmo – especialistas, me ajudem? Hehehe). Mas sei que agora está sendo chamado de fabergé, porque Balmain se inspirou na padronagem de um dos ovos. Mas que é rico, é! =*

  3. Emerson 01/03/2013

    Eu não vi como problema confeccionar a jaqueta só em m ou g, pois como ela é muito cara, é bem seletivo o público que a compra.

    jj-jovemjornalista.com

    • Joyce Nunes respondeu Emerson 02/03/2013

      E o público que compra só pode usar M ou P?
      Até pensei nessa questão de custo, mas se o problema é esse, fizessem menos exemplares na grade normal de tamanho. Melhor do que simplesmente retirar um tamanho convencional da grade.
      Não estamos falando roupa plus size aqui. G é um tamanho normal, toda marca vende G.
      É minha opinião! Bjs!

    • Joyce Nunes respondeu Emerson 02/03/2013

      Aposto que não só eu, mas muita gente magra (sim, pois a modelagem é pequena e não vai dar certo em quem tem ombros de normais a largo ou seios grandes – não é questão de ser gordo ou magro) quis levar, mesmo custando caro… e não pode…

  4. Rose 01/03/2013

    Lindo demais, moderno e sofisticado usaria todos
    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/03/m

    • Joyce Nunes respondeu Rose 02/03/2013

      Incrível como algo tão antigo pode parecer tão moderno, né? =*

  5. Sarah Campos 01/03/2013

    Usaria tudoooo, muito chique =)

    Beijos.

  6. Milher X Moda 02/03/2013

    Que lindo, amei a tendência
    Beijos