Que existem milhares de tipos de cabelos nos já sabemos! Mas deveria haver um jeito de ser mais específico na hora de classificá-los quanto à textura dos fios, não é? Dizer que um cabelo é cacheado, por exemplo, é muito vago, já que existem diversos tipos de cachos!

Pois essa classificação já existe, mesmo que não muito divulgada. Foi criada nos EUA e separa cada um dos tipos em categorias, de acordo com a textura do fio. O que é levado em conta é o tamanho do cacho formado: quanto menor, maior o número dentro da classificação. Claro, tudo isso considerando a forma natural das madeixas! Funciona assim:

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-01-liso

O cabelo dentro do tipo 1 é aquele totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas sem obstáculos.

Mesmo assim, não dá para dispensar a proteção térmica na hora de modelar, vale lembrar! O uso frequente de babyliss, chapinha e secador pode transformar este tipo, normalmente tão saudável, em seco e danificado.

  • 1A (Fino) – pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça. O famoso cabelo escorrido, aquele que não segura nada, nem um grampo! Sempre use produtos leves na hora dos cuidados, para não pesar. Se necessário, use linhas próprias para cabelos oleosos, principalmente na hora de lavar, pois é fundamental que a área da raiz esteja bem limpa. Produtos que doam volume também são uma boa pedida! Já os feitos à base de silicones podem fazer os fios ficarem pesados e mais chapados.
  • 1B (Médio) – possui fios mais encorpados e bastante volume. Já consegue segurar cachos feitos com modelador. Na hora de condicionar, o ideal é utilizar produtos leves e alternar com um mais potente e hidratante de vez em quando, para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas, assim como qualquer outro produto hidratante!
  • 1C (Grosso) – reto, pesado e dificílimo de modelar. Os fios são tão grossos que você praticamente consegue visualizar um por um ao olhar para a cabeça de quem possui este tipo de cabelo. Muitas orientais se encontram nessa categoria (mas isto não é regra, há várias com cabelo fininho também). Para manter a aparência bonita, é recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito denso e nem pesado. Use só nas pontas. Para finalizar, reparador de pontas duplas.

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-02-ondulado

O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso mas não chega a formar espirais. Forma mechas em padrão de S, verdadeiras ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz.

Versatilidade é uma das vantagens deste tipo, que costuma ser fácil de modelar. Amassados, podem formar cachos mais definidos. Escovados, ficam bem lisinhos com pouco esforço.

  • 2A (Fino) – quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar (pega tanto escova quanto babyliss – apesar de tender a voltar a um formato mais próximo original rapidamente, por ser fininho). Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves (e em pouca quantidade) para estilizá-lo, como mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas. Caso contrário, pode pesar e ficar murcho.
  • 2B (Médio) – tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado, pois possui forte memória do formato original. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.
  • 2C (Grosso) – as ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. É difícil de se modelar. Neste tipo de cabelo volumoso, é aconselhável caprichar na mousse e nos finalizadores anti frizz. Já é cogitado o uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos, pois eles pegam a forma com facilidade, se amassados (até chega a ser possível modelar um 2C de modo que pareça um cacheado 3A, só amassando bem e deixando secar ao natural).

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-03-cacheado

É aqui no tipo 3 que os cabelos cacheados realmente começam, apesar de que, popularmente, a textura dos ondulados 2B e 2C já seja vista como cacheada.

O cabelo do tipo 3 de fato forma caracóis bem definidos e simétricos, que parecem “molinhas”. Quando bem cuidado, é macio e cheios de vida! Por isso, deve-se sempre caprichar na hidratação.

  • 3A (Cachos Soltos) – possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Costuma ter bastante brilho e segurar bem uma escova. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são os géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados. Prefira shampoos sem sulfato.
  • 3B (Cachos Apertados) – é bem mais enrolado do que o tipo 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados. Fazer uma escova neste tipo costuma dar muito trabalho! Para manter os cachos bonitos, o mais indicado são bons cremes ativadores de cachos, bem hidratantes e com potente controle de frizz. Como os fios costumam ser mais secos, lave com shampoo hidratante. Com o cabelo seco, reidrate os cachos com leave-in condicionador, quando sentir necessidade.
  • 3C (Cachos Super Apertados) – os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Ficam grudadinhos uns aos outros, “embolados”, porém com um padrão de forma bem definido. Os fios são finos e frágeis. Hidratação é palavra de ordem para manter este estilo sempre bonito, não só na máscara e no condicionador, mas também no shampoo. Para finalizar, prefira produtos bem hidratantes e um pouco mais densos, como cremes, manteigas e óleos.

Para que os cachos sempre fiquem bonito, o ideal é só penteá-los depois do banho, com o cabelo úmido e protegido por um belo creme para pentear específico para este tipo de cabelo. Depois de secos, esqueça a escova ou o pente, pois ele só irá desmanchar os cachos e armar a cabeleira! Se acordar com os cachos murchos e indefinidos, é legal usar um spray para pentear específico para cabelos cacheados e amassar as madeixas novamente. Os cachos ficam perfeitos, como se o cabelo tivesse sido recém-lavado!

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-04-crespo

No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Por isso, necessitam de bastante hidratação para que revelem toda a sua beleza e não se quebrem à medida que vão crescendo.

Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados (os cacheados tendem a ficar mais ondulados nesta condição).

  • 4A (Macio) – tem cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. Não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar somente somente usando um condicionador – adequado para seu tipo de cabelo – com poder de limpar suavemente e hidratar, sem remover os óleos naturais dos fios). Caso ache a ideia de abolir o shampoo muito radical, dê preferência aos sem sulfato, com propriedades hidratantes. Aliás, hidratação nunca é demais, capriche na potência dos produtos!
  • 4B (Seco) – as mechas têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. Na hora da escolha do shampoo, opte por um mais denso e cremoso, que deixe os fios com aparência saudável e hidratada. Sempre desembarace com um pente de dentes largos (passando antes um condicionador bem poderoso, lógico!). Sele com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc – que nunca contenha óleos minerais), para que a hidratação não escape. Para estilizar, use leites e manteigas específicas para este tipo de cabelo, bem hidratantes. E evite manipular os fios o máximo possível, para minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.
  • 4C (Sem Forma) – possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. O recomendado é evitar ao máximo lavá-lo e se possível aderir ao método co-wash (explicado no tipo 4A) ou aos shampoos sem sulfato. Após a lavagem, não esqueça de selar os fios com algum tipo de óleo natural, para reter a hidratação. Para finalizar, utilize produtos super hidratantes, como cremes e manteigas. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.

Para quem tem cabelo do tipo 4, recomendo o post do blog Beleza Interior sobre a importância dos óleos para as crespas e cacheadas e também o que ensina diversos métodos para estilizar cabelos crespos e sair de casa sempre com cachinhos lindos! Fiquei surpresa com técnicas que não fazia nem ideia de que existiam, mas que são super úteis para quem tem cabelo crespo.

Bom, usei estas celebridades como exemplo levando em consideração o cabelo como estava na foto, só para representar cada tipo. Provavelmente, muitas delas não estão com sua textura natural nas imagens, mas o que conta é o aspecto, ok?

A aparência de cada fio individualmente seria mais ou menos assim:

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura

Ah! Essas informações todas aprendi no site do criador de método classificação, chamado de Andre Walker System.

Agora não tenho dúvidas de qual é meu tipo de cabelo: Ondulado 2A (apesar de eu amassá-lo bastante para que fique com cara de 2B)! E agora entendo porque ele, tão fino, acaba sofrendo com a falta de volume quando abuso dos cremes ativadores de cachos. Isto acontece porque estou usando o produto inadequado para meus fios, que não necessitam do mesmo peso fornecido pelos produtos para cabelos cacheados, sim de uma suave definição de formas e controle de frizz. Por isso, agora só irei usar mousses e produtos mais leves!

E pensar que por muitos anos me considerei erroneamente uma “cacheada”…

E você, já identificou qual é o seu tipo de cabelo?

comentários

  1. Bianca Ladyhawke Lacerda 12/05/2014

    Meu cabelo é fino/médio, entre liso e ondulado… tem vezes que tá mais liso, outras mais ondulado, depende do clima, e é misto, imagina só o trabalho que dá pra cuidar…

  2. kammy 12/05/2014

    que show joy

    ADOREI

    o meu acho que é o 2A

    =)

    bjos

    kammy

    Comer, Blogar, Amar

    • Joyce Nunes respondeu kammy 12/05/2014

      Eu sempre te vejo de cabelo bem liso, achei até que você era 1B heheheh ;)
      O meu é o 2A, mas nunca época da vida enrolava mais, era 2B!
      =***

  3. Joyce Nunes 12/05/2014

    O meu definitivamente é ondulado… mais é o mais liso dos ondulados, então passo produtos para deixá-lo ajeitadinho/cacheadinho. Mas, pelo que pesquisei, tô errando no produto… o cabelo fica pesado e até meu úmido! Vou tentar usá-lo mais soltinho! =*

  4. Nana Pinho 12/05/2014

    Eu acho que o meu é o 2b, não sei, mas vou testar as dicas!

  5. Bianca 12/05/2014

    Adorei, Joyce! Sempre via as gringas falando sobre essas classificações em reviews de produtos de cabelo e não tinha idéia do que era… vc faz posts muito originais e interessantes! Os posts sobre coloração são verdadeiras aulas! Estou tomando coragem pra pintar meu cabelo, já que está muito dificil encontrar um profissional que consiga deixar um cabelo preto castanho (e não vermelho, cobre ou amarelo)… vc vai fazer mais posts sobre o assunto? beijo!

    • Joyce Nunes respondeu Bianca 12/05/2014

      Bianca, obrigada <3
      Também fui me interessar por esse assunto por ouvir algumas pessoas falando: "ah, meu cabelo é 3a" "ah, o meu é 2b" e etc.
      Você quer deixar seu cabelo preto castanho? Entendo a preocupação dos profissionais! Ao descolorir, o primeiro reflexo que se revela no preto é o avermelhado. Por isso, é bom usar um castanho com reflexos mate ou acinzentado. Não é fácil achar um castanho claro (altura do 5) com esses reflexos, mais fácil achar um loiro escuro (que fica castanhos claro). Mas, tudo isso se o seu cabelo for natural! Se for tingido, não adianta passar tinta mais clara, tem que decapar antes.
      Por enquanto não tem nada agendado de coloração, mas sempre acabo escrevendo alguma coisa nova...
      =***

      • Bianca respondeu Joyce Nunes 13/05/2014

        meu cabelo é natural, sim! vou seguir suas dicas :) muuuuito obrigada! :*

  6. Mari Medeiros 12/05/2014

    O meu acho que se encaixa no 2B . Vou seguir as dicas.

    A propósito, adoro suas dicas, adoro seu Blog. Nunca fui de acompanhar blogs mas o seu me conquistou. Gosto da sua maneira de se expressar e seus posts são muito úteis! Parabéns!

    • Joyce Nunes respondeu Mari Medeiros 12/05/2014

      Obaaa, obrigada Mari Medeiros!
      Beijos!

  7. O meu é muito liso, seria 0,5!

  8. Tatiana Galvez 13/05/2014

    O meu é tipo 1A…. totalmente liso e sem volume… as vezes até cisma de dar uma ondulada leve no fim dos fios, mas sem dúvida é 1A. Agora vou testar um produto que meu cabeleireiro aconselhou Body Full da Redken… para dar mais volume e encorpar. Aguardando chegar a encomenda para ver no que vai dar. Bjs, amei o post!

    • Joyce Nunes respondeu Tatiana Galvez 13/05/2014

      Eba, que bom que gostou ;)
      Eu li que o tipo 1A era raro, que a maioria dos cabelos lisos é 1B… mas o que eu conheço de menina 1A não é pouco não, tem bastante por aqui, né?
      =***

      • Lari Beneduzzi respondeu Joyce Nunes 19/05/2014

        Meu cabelo também é 1A… tem que lavar todos os dias (as vezes mais de uma vez, confesso)… volume é algo que nunca vi por aqui… hehehe…. mas a gente vai se acostumando…

        adorei o post

        Beijos!

  9. Renata Truchinski 13/05/2014

    Ai não gosto do meu cabelo, ele é liso mas é muito fino ;(

    da um coisa, por isso uso mega hair, pq me stresso demais com cabelo kk

    beijinhos, Rê

    garotas-urbanas.com

    • Joyce Nunes respondeu Renata Truchinski 13/05/2014

      O seu deve ser 1A então… liso, fino e escorrido!
      Tem muita gente que amaria ter seu tipo de cabelo hehehe!
      Mas acho que toda mulher é assim… rola um estresse básico mesmo hehehe!
      =*

  10. Giuli Castro 13/05/2014

    Amei o post, Joy!!! Eu tenho o tipo 1A: fino, liso, escorrido e oleoso. Depois que comecei a fazer luzes, ele deu uma encorpada e tb uma ressecada, mas a raiz continua oleosa e preciso lavar dia sim e no outro tb. Mas e incrivel como a raiz tem uma brilho maravilhoso e as pontas nao… :(

    Beijos

    • Joyce Nunes respondeu Giuli Castro 13/05/2014

      Ah Giuli, eu te entendi… mesmo com tantas colorações, meu cabelo ainda é super oleoso na raiz. Um horror! Hehehehe!
      Beijooos!

  11. Manu Alves 13/05/2014

    ACHO que é meu e 2A, mas ainda fiquei na dúvida, hahah!

    Ele é quase liso, bem fino, se encaixa na definição de 2A, mas tem bastante frizz, e não é 2B porque não é grosso e é fácil de ser modelado.

    Que difícil isso!

    • Joyce Nunes respondeu Manu Alves 13/05/2014

      Eu acho que o seu parece ser 2A mesmo Manu hehehe!

  12. Danieli Barbara 13/05/2014

    O meu é o 3B com certeza!!! Eu amo, mas como é difícil manter bonito e com cachos bem definidos! Apesar de todo trabalho e os kilos de leave-in eu não trocaria por nenhum outro tipo de cabelo!!! Adorei !

    • Joyce Nunes respondeu Danieli Barbara 13/05/2014

      3B é puro amor. Eu já imagino aquelas lindonas mediterrâneas, sabe? Algo quase estátua romana hehehe… já reparou que nessas representações o povo tinha tudo cabelo 3B? Aiaiaiai padrão lindo de estética esse antigo hehehe!

  13. Nick Costta 13/05/2014

    achei o meu!! rsrs CACHEADA 3c …

  14. Camila Nogueira 13/05/2014

    Oi Joyce, adorei esse post viu? Bem explicativo e eu nunca tinha visto nada em relação a classificação dos tipos de cabelo.

    O meu é o 2C, tem essas ondas mais fortes e é bem grosso, e as ondas começam desde a raíz. Quando ele começa a ficar "sujo" é que ele baixa o volume e as ondas diminuem (sei lá porquê).

    Eu já tentei usar mousse, mas acho esquisito demais, me dá aflição usar isso. Nunca usei ativador de cacho, mas bom saber, vou procurar alguns pra testar!
    Beijos

  15. Joyce Nunes 13/05/2014

    Lindo o 3c! Amo cachos, ainda mais esses bem intensos! <3

  16. Gostei E Agora 13/05/2014

    O que você costuma usar, Camila?
    =***

  17. Camila Nogueira 13/05/2014

    Nada demais hahaha, eu só tento deixar um intervalo maior entre uma lavagem e outra, porque se eu lavar sempre ele fica mais ressecado.

    Eu uso uns oleosinhos de reparação nas pontas, e normalmente deixo secar naturalmente, e ele fica armado no primeiro dia, dai eu prendo ele em um coque e fico assim um tempo, e depois ele fica menos armado heheh

    Claro que as vezes eu uso máscara de hidratação, e tento algumas coisas mais fortes, mas ultimamente não tenho feito nada, tanto por preguiça quanto por falta de dinheiro pra comprar essas coias (desempregada T.T) beijo Joyce! :3

  18. Gabriela Marques 14/05/2014

    Faz tempo que venho tentando identificar meu tipo de cabelo, sinceramente não sei ainda. Acho que é 2A, 2B e 2C ao mesmo tempo…. hahahaha

  19. Beatriz 14/05/2014

    Oi Joyce, é a primeira vez que comento, mas faz muito tempo que leio seu blog! Enfim.. juro que não sei o tipo do meu cabelo! Ele é beeem volumoso(muito cabelo) e tem ondas bem abertas. Quando seco com secador fica um liso meio espigado, sabe? Quando não seco fica um ondulado suave nas primeiras horas depois do banho e daí parace que o cabelo vai “pesando”, fica meio liso, meio ondulado, com frizz…. horríviiii haha Não há produto/hidratação que resolva! Que tipo será que é??

    • Joyce Nunes respondeu Beatriz 15/05/2014

      Acho que seu cabelo é igual ao meu… 2A, hahaha!
      Para resolver o frizz e não ficar espigado, só com muito creme… mas com muito creme ele pesa e fica murcho.
      Daí passo pouco creme, um mais leve, só que ele enche de frizz e não fica nem liso nem ondulado…
      Daí, se resolvo secar com o secador ele fica liso, mas espigado e armado hahaha…
      Conheço bem esse tipinho hehehe!

      =*

  20. Ozielly Thawanny 16/05/2014

    Nossa, são vários tipos de cabelos vendo por esse ângulo.

    Eu acho que o meu é o Tipo 2A. Pelo menos, foi o que mais se

    identificou. Mas também parece com o tipo 2B ‘-‘

    Beijinhos :*
    http://vidadebloguette.blogspot.com.br/

  21. Larissa 17/05/2014

    Tenho a raiz lisa (como no tipo 2) e cachos somente nas pontas (como no tipo 3). Sou o que? >_<

    • Joyce Nunes respondeu Larissa 20/05/2014

      Você é tipo 2, ondulado, pois o tipo 3 já enrola desde a raiz… agora não sei dizer se você é 2A, 2B ou 2C. Provalvemente, A ou B, por causa da raiz bem lisa!
      =*

  22. Mellissa 22/05/2014

    O meu tipo é o 2 C.. meeega volumoso. Mas sempre aliso. Tento usar produtos para cabelos lisos (pra ver se abaixa o volume), mas acho que estou usando errado, né? o certo seria para cabelos cacheados (já que produtos para reduzir volume sao para cabelos cacheados)? Adoreeei seu blog, pois tem posts muuuito interessantes! Adorei o post sobre os tipos de olhos tb. Bjs

  23. Carla Mattei 03/06/2014

    O meu está entre 1A e 1B.

  24. Loelya Victoria 08/09/2014

    Muito bom! (y) Só que eu ainda não sei direito qual é o meu, eu acho que é tipo 3b, mas a raiz é lisa, então não sei o que fazer pra cuidar dele, preciso de ajuda. Az vezes ele fica com cachos definidos mas com o tempo incha e fica com um frizz terrível e se eu prender os cachos de desfazem, mas não fica liso fica um troço bem estranho que eu não sei definir.

  25. Rubia Mara 16/11/2014

    O meu é uma mistureba de 3B/C :o

  26. […] escorrido – e isso eu também descobri recentemente…você pode descobrir o tipo do seu aqui), não tem volume nem química (só teve naquela vez em que eu decidi ser ruiva… e mudei de […]

  27. Regilene Costa 19/11/2014

    Amei a matéria e o blog !!
    O meu é o 2b!

  28. DEBORA JULIANE OLIVEIRA GALISA 16/12/2014

    Meu cabelo e liso na raiz,e cacheados na ponta quero que fique todo cacheado, e so uso creme para cachear

  29. Amanda Valido 18/12/2014

    O meu ta entre o 2b e o 3a dependendo do clima kkkk

  30. Izys Duarte 31/12/2014

    o meu tbm, dependendo do dia.

  31. Brunna 18/01/2015

    Oii meu cabelo é o 3C ele e b0nito mais o unico problema e o volume…e bem dito depois de seco nem pensa em pentea-los..

  32. Lukas Felix 19/01/2015

    1A cabelo liso

  33. Larissa Marques 20/02/2015

    O meu e 2B

  34. […] Enquanto eu queria a todo custo um liso antigamente, agora estou caçando mais cachinhos. Meu cabelo se perdeu um pouco com o comprimento e tá mais pra 3A do que o antigo B (você classifica cachos em ondulado -2- cacheado -3- e crespo -4- e a/b/c – olha aqui;). […]

  35. Você leu todo o texto? Todo mesmo?

  36. Tamires Moreira 02/03/2015

    Amei o meu é o 3B

  37. nicolle 23/05/2015

    o meu é 1

  38. Michelly 15/07/2015

    O meu é 2A, porém na frente é todo liso escorrido e atrás umas ondas so na raiz e em baixo mais liso. Ele parece aquele cabelo que fez chapinha mal feita, que na raiz atrás fica com ondas. ‘-‘ Muito louco! kkkk E dá um trabalho porque também é seco. –‘

    • Joyce Nunes respondeu Michelly 16/07/2015

      Toca aqui! hehehe… o meu é exatamente assim, por isso eu sempre ativo cachos nele (passo ativador e amasso bastante) aí essas ondas definem e o aspecto não fica tão seco hehehe!
      =*

    • Lorena respondeu Michelly 15/06/2016

      Nossa!!! O meu tbm!! Nunca vi isso!!! Ele é bem fino, escorrido na frente e cheio de ondas atrás na raiz… Dá uma raiva quando me vejo de costas, meu cabelo fica muito feio de costas… de frente lindo, de costas, um horror!!!! Acho que a única diferença é que ele é bem oleoso na raiz e um pouco ressecado nas pontas por causa das luzes… Já percebi que o corte ajuda muito a deixar o cabelo mais arrumadinho, sempre tem que cortar repicado pra disfarçar essas ondas atrás da cabeça…

      Detalhe: quando eu era pequena, era liso escorrido… :(

  39. Adrielle cristina 22/07/2015

    Meu cabelo era ruivo e agora ta preto meio vermelho , eu pintei com tinta e tiro o brilho do meus cachos (2c) e agr quero sabe como posso deixa ele com volume e com vida , bjs

  40. Rafaela 31/07/2015

    Joice,
    e que produto tu tens usado para ativar os cachos, atualmente?

    • Joyce Nunes respondeu Rafaela 31/07/2015

      estou usando o “Perfeitamente Desarrumado” da Tressemme! ADORO!
      =*

  41. Juliana 03/09/2015

    OI Joyce!! Que legal esse post!

    Identifico meu cabelo como . É desse jeito mesmo, pesado, grosso, e difícílimo de modelar, embora seja um poco rebelde, e se secar ao natural, fica marcado, sem graça

    Eu sempre fico sentindo que não estou usando o corte adequado . Vc tem alguma sugestão?

    Obrigada! Beijos!

    • Joyce Nunes respondeu Juliana 04/09/2015

      Juliana, com qual tipo você se identifica mesmo? Acho que cortou quando você escreveu…
      =*

  42. Mayuri Silva 21/09/2015

    Amei as explicações. Mas ainda n consegui definir o meu tipo, ele tem partes mais lisas e outras mais onduladas. Vivo passando chapinha na raiz, mas quero algo para definir o natural, e pra ajudar os fios são finos….oque eu passo? :/

  43. Jasmine 27/10/2015

    O meu é 3 a

  44. Sérgia 30/10/2015

    Excelenteee, tinha dúvidas quanto a diferença entre um cabelo Cacheado e Afro. Agora sei exatamente quais produtos devo procurar para tratar os cabelos. Parabéns pelo esclarecimento!

  45. Anny zinkeen 14/11/2015

    O meu e 3b

  46. Fabiana 23/11/2015

    O Meu é 2C mais achava que era 2B

  47. Lily 26/11/2015

    Meu cabelo é com certeza do tipo 2 C, mas ele não é grosso, a textura e fina, o resto bate certinho com a descrição, ele fica com um volume muito grande, se passo creme, mesmo os mais levinhos, pesa ou só fica aceitável no dia… Estou desistindo de deixar ele natural é muito difícil.

  48. Nathalia 29/11/2015

    O meu é 2b e 2c

  49. Eberth Vinícius 01/12/2015

    Tenho dúvidas quanto ao cuidar do meu cabelo, meu cabelo vem a ser dos tipos 2B, 2C e 3A, uma mistura, o que ao deixar os cachos não saem bem, a parte da frente fica com cachos definidos (ou quase), mas às demais não, oq me causa dúvidas na hora de completar o look.

    o que eu posso fazer?

    cachear o restou ou tirar um pouco dos cachos da frente?

  50. Igor 01/12/2015

    O meu é tipo, 2c ou 3a, eu não gosto muito prefiro alisar

  51. Ana Alice 07/12/2015

    Ameiii esse site conseguir descobrir qual meu tipo de cabelo que e o ondulado 2 b e sei agora como cuidar dele

  52. […] Bem, meu cabelo é o do tipo 2C conforme o site http://www.gosteieagora.com/2014/05/tipos-de-cabelo/ […]

  53. Néia Castro 03/01/2016

    O meu é meio liso na raiz e enrolado nas pontas tipo 2b e 3a,isso pode acontecer ,???

  54. Kalyl Tamayose 08/01/2016

    Nossa tem vezes que meu cabelo é liso 1C e do nada passa para 2B, depende muito do jeito que eu finalizo, quando os fios caem dá para ver claramente que ele é misto hahaha tem fios retos outros formando o famoso “S” eu até fico meio O.o.

  55. Sanaia 15/01/2016

    Estou em dúvida sobre qual é o tipo do meu cabelo.

  56. Fernanda 30/01/2016

    Boa tarde… Tenho uma dúvida, meu cabelo é do tipo 3a, porém tenho fios mistos, de muito fino a grosso, até crespos e sem química … Tenho dificuldade de achar cremes… Estou tentando encontrar um ativador de cachos que se der bem… Obrigada pelas dicas, amei…

  57. Ellen 12/02/2016

    E tai difícil de cuidar do meu cabelo sabe jha fui em cabeleireiros che ninguém da feito no meu leao agora que to aprendendo mais ou menos como e sempre tenho que trabalhar de cabelo preso isso e tão triste RS se nau o leao devora todos kkkkk oq eu Fasso se eu fikar enrolando ele com o dedo tem partes que fikam lundas e outra partes parecem cocozinhos aí que nervo me AJuda por favor

  58. Sybelli 14/02/2016

    Oi Joyce. Eu resolvi pesquisar o tipo do meu cabelo,entrei em vários sites e então descobrir que meu cabelo é ondulado (pois até então,me falavam que meu cabelo era cacheado). Foi ai que me surgiu a dúvida,não sei se meu cabelo é 2B ou 2C. Teria como você me ajudar a descobrir?

  59. Neusa Silva 23/02/2016

    Já identifiquei o meu. É o do tipo 4B porque é mesmo muito seco, muitas das vezes faço uma hidratação e não fica com brilho nenhum, não sei se não uso os produtos correctos. Já agora que produtos devo e não devo usar para este tipo de cabelos.

  60. Meire 13/03/2016

    Meu cabelo 2a eu gostei que saber mais

  61. […] tipo 1 é liso, os tipos 2 são ondulados, os tipos 3 são cacheados e os tipos 4 são crespos. Aqui você lê mais sobre cada definição. Vale a pena analisar como é seu fio para entender como […]

  62. […] que entendo mais sobre como devo lidar com o meu tipo de fio, que é mais para 2B,  procuro usar produtos que evidenciam as curvas deles e os deixam mais leves e livres *o*. É aí […]

  63. Roberta 25/04/2016

    O meu é 2 B,mas ainda estou perdida nessa técnica,que marcas devo usar?

  64. Brenda 16/05/2016

    Olá!

    Fica mais fácil cuidar do cabelo quando sabemos o tipo de cabelo que temos, mas, no meu caso, a coisa é diferente. Meu cabelo é uma mistura de três tipos: a maior parte é lisa (laterais, do alto da cabeça rente à nuca e em cima da cabeça), mas também tem uma mecha atrás, pegando do ponto alto da cabeça, que é ondulada desde a raiz. Também tenho duas mechas nas laterais cabeça, entre os fios lisos, que são crespos (cabelo afro) e que estão aumentando, descendo até a parte acima da nuca. Meu cabelo é fino e volumoso do comprimento até as pontas, porém com a raiz baixa. Faço muitas hidratações, mudo de creme quando não funciona e, ainda assim, a maior parte dele continua ressecada. Se eu pentear ele, fica ainda mais volumoso, por isso costumo fazer um coque para quando eu soltar e o volume diminuir – temporariamente.

    Detalhe: Raramente uso secador ou chapinha, também fiz uma selagem – que não alisa – há mais de um ano, não uso mais condicionador e passei a usar somente máscaras para hidratação. Meu cabelo emborrachou um pouco quando o pintei há mais de dois anos, isso porque havia feito cauterização antes de pintar, ainda não consegui recuperar totalmente.

    Mesmo com ou sem a tintura, meu cabelo tem mudado demais nos últimos anos, e falo do cabelo virgem. Tem horas que dá vontade de desistir e raspar a cabeça.

    Um desafio e tanto, hein? Como cuidar do meu cabelo se ele é tão diferenciado e se evito processos que possam agredi-lo?

    Me ajude, por favor!!!

    Obrigada!

  65. Roberta 09/07/2016

    Estou bem em duvida quanto ao meu tipo de cabelo.

    Ele tem bastante volume, é rebelde, é liso, se encaixaria no 1B, mas tudo que faço nele não segura (babyliss), e o fio é bem grosso. Não sei se seria 1C, porque mesmo grosso e pesado, ele não é reto. Achei que se encaixaria em 2A, porque tem um ondulado bem discreto, mas toda foto que vejo sobre 2A mostra um cabelo com ondulados fortes. Estou totalmente em duvida, uhsausahaus

  66. […] quiz para você descobrir qual é o tipo do seu cabelo. O blog ‘Gostei e Agora?’ também fez um post em que ensina como cuidar de cada um dos tipos de fio. Sabendo exatamente qual deles é o seu, […]

  67. Renata 20/07/2016

    Boa tarde, não tem mostrando a imagem da aparência do fio individual do 4C poderia me mandar por favor, pois estou com dúvida no tipo dos cabelos de minha filha. Eu acredito que seja 4C.

  68. Laís 02/08/2016

    Olá Joy, ameeeeei a matéria. Descobri meu tipo de cabelo é o 3A.

  69. […] Tipos de cabelo (e como cuidar de cada um deles) gostei. Conheça todos os tipos de cabelo (entre lisos, ondulados, cacheados e crespos) e aprenda como cuidar de cada um deles. […]

  70. Denisiane 05/09/2016

    Minha filha ela tem 7anis e o cabelo dela e 4c já não sei mais o que fazer pois é muito crespo e ao mesmo tempo e misto o que posso fazer para melhorar o cabelo pois é rebelde a gente penteia e qnd a gente pensa q terminamos o cabelo embaraça td denovo me ajudem

  71. Carolina 10/09/2016

    O meu cabelo tem fios médios e um o outro grosso e a textura varia entre 2B e 2C dependendo do dia. Perto da nuca é sempre um 2A menos ondulado haha

  72. […] Sim, porque só na pesquisa para fazer esse post que descobri que meu cabelo NÃO é cacheado (neste post tem um artigo muito bacana sobre a classificação dos tipos de […]

  73. […] Foto/Reprodução: Gostei e agora? […]

  74. Fulana 04/10/2016

    Meu cabelo é liso na raiz (um liso escorrido e sem volume) e uns 7 dedos após a raiz começa a ondular e tem muito volume e frizz nessa parte, mas isso só piora com bastante umidade, no verão ou primavera ele não é tanto, mas ainda tem muito perto do cabelo de outras pessoas.

    Como cuidar?

  75. […] tipo 1 é liso, os tipos 2 são ondulados, os tipos 3 são cacheados e os tipos 4 são crespos. Aqui você lê mais sobre cada definição. Vale a pena analisar como é seu fio para entender como […]

  76. Jenifer 05/11/2016

    Qual é o meu tipo de cabelo pois não se encaixa em nem um desses ele é liso na raiz e as pontas são ”cacheadas” (tipo efeito babyliss) e é fino/médio

  77. Fabiana 05/01/2017

    Muito legal o post!!! O meu com toda certeza é 1A… Não segura nada… Tento dar uma ondulada e nunca pega… Queria dicas do q posso fazer para dar aquele volume, uma ondulada… Bjsss

  78. Larissa 05/02/2017

    O meu é o 4B e está fraco qual é o tipo de tratamento ou hidratação que devo usar?

  79. Jailma 06/02/2017

    Muito bom! Meu cabelo é 3c.Texto muito esclarecedor.Obrigada!

  80. Lorena 02/03/2017

    Ainda tenho dúvidas. Não sei definir exatamente o que é meu cabelo… No dia que eu lavo e ele seca fica meio 2B, no outro dia pra depois fica pra 2C. Resumindo, é um mistério meu cabelo!!!

  81. Cicera souza 08/03/2017

    O meu tipo de cabelo é 3C

  82. […] Tipos de Cabelos – http://www.gosteieagora.com/2014/05/tipos-de-cabelo/ […]

  83. […] falar um pouco sobre este tipo de cabelo, recorri à ajuda deste site muito bom! O cabelo tipo 1 é aquele cujo fio não apresenta nenhuma ondulação desde a raiz até […]

  84. eloni 20/05/2017

    Eu acho que o meu é o 3c

  85. Renara 28/05/2017

    Preciso de ajuda.

    Há tempos quero saber qual é o meu tipo de cabelo e quanto mais eu pesquiso, mais fico em dúvida.

    Ele é indeciso, tem dias que está todo 1A, ou todo 2A, ou todo 2B. Tem dias que da raiz para a altura dos ombros está liso e daí para as pontas estão ondulados e quando está sujo, (basta mais de 1 dia sem lavar) ele fica extremamente oleoso.

    Ou seja, aparentemente, ele varia de 1A a 2A e 2B, com a característica de ser fino e frágil.

    Gostaria de saber realmente qual é o meu tipo de fio e como cuidar melhor dele.

  86. claudiane jacinto 16/06/2017

    o meu cabelo e tipo 4c horroroso .nao uso solto de jeito nenhum.muito resecado sem vida. ô raivad pentear quando eu era pequena quando ia pentear eu chorava de desgosto.mas ate hoje da vontade de raspar e ficar careca.

  87. Rosileide 23/08/2017

    Fiquei em duvida entre o 4b e 4c.Tem mais alguma dica pra acabar com minha duvida?