A moda é cíclica (espiralada ou elíptica, como preferir) e sempre volta os olhos para alguma época no passado em busca de inspirações, seja para criar algo um pouco diferente ou para ser usado praticamente da mesma maneira. O está pegando no momento são os Anos 90, década que traz muitas referências incomuns para os adolescentes de hoje em dia, mas totalmente familiares para pessoas ainda bem jovens, com seus 20-30 anos (ou mais, juventude não tem idade), que parecem ter vivido estes anos ontem mesmo.

Agora, imagina só… e se a moda do começo dos Anos 2000 voltasse à tona? Não é questão nem de imaginar, pois uma hora ou outra isso irá acontecer e muitas daquelas tendências que nós usamos tempos atrás (e muitas delas que queremos esquecer) serão vistas por aí, nos looks dos famosos, editoriais de revistas e nas ruas.

Preparadas? Olha só o que pode nos aguardar:

Cintura (muito) baixa

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-cintura-baixa

Se os 2000 voltassem, seria um festival de barriguinha de fora, porém jamais com a cintura alta que tanto vemos hoje em dia, pois as calças do 2000 nunca eram baixas o suficientes se não deixassem expostos os ossinhos do quadril. E, claro… usadas com tops curtinhos, curtíssimos, que iam além dos nossos tops cropped atuais!

Na época, quanto mais pele a mostra, melhor! O curioso é que, diferente da relação de exposição do corpo que se tem hoje em dia, isto era visto com a maior normalidade, totalmente apropriado até para ir na festinha da escola ou em um churrasco em família. É só impressão minha ou hoje as coisas mudaram muito?

Piercing no umbigo

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-piercing-no-umbigo

Barriguinha de fora era mesmo tudo nos Anos 2000, mas o visual só estava completo se arrematado por um piercing no umbigo. De preferência, com muitas correntinhas e pingentes brilhantes. Aliás, tudo nos Anos 2000 tinha que ser cravejado por strass. Bling bling!

Pense em: Britney Spears.

Confesso: por medo e comodidade, ainda não tirei meu piercing desde então, mas no momento prefiro algo bem discreto, dispenso os penduricalhos. Mesmo porque, eles enroscariam fácil na cintura alta que usamos agora, hehehe!

Presilhinhas de borboletas

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-presilha-de-borboletas

Eram de plástico. Dispensam mais apresentações. O que pegava mesmo era fazer penteados românticos e diferentes com várias delas espalhadas pela cabeça.

Cabelo liso chapado

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-cabelo-liso-escorrido-chapinha

Antes de Gisele salvar as cacheadas e onduladas desse martírio, poucas eram as mulheres que se arriscavam a sair na rua se não ostentassem um cabelo super liso, corriam até o risco de sofrer bullying (oi!). O efeito chapinha, totalmente escorrido, era o mais desejado do momento, com referências como Avril Lavigne e Christina Aguilera.

Gloss com glitter

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-gloss-com-glitter

Quem era você na fila do pão se não exibisse um bocão melado de gloss? Não dava para sair de casa sem um desses na boca. Se tivesse glitter então, era o segredo do sucesso!

Confesso: eu gosto de gloss com glitter – e tudo – com glitter! Sou a louca do glitter e não estou nem aí…

Boina estilo Newsboy

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-newsboy-cap-boina

A boininha do Sherlock Holmes era o acessório hypado do momento! Só as celebs mais estilosas (ou não) usavam…

Mechas (hiper) marcadas

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-luzes-marcadas-efeito-zebra

Esqueça a naturalidade. Nada que não chegasse perto de listras na cabeça (o famoso efeito zebra) era tão cool nos Anos 2000. A técnica utilizada? Balayage, logicamente executada de modo a deixar as mechas bem marcadas.

Boné Von Dutch

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-bone-von-dutch

Atire a primeira pedra quem vivenciou esta época e não ficou ao menos tentado a usar um boné estilo caminhoneiro (trucker) da super estourada marca Von Dutch.

Pulseirinhas de Cristal Swarovski

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-pulseira-strass-swarovski

A graça não era ter uma, mas um verdadeiro arco-íris em cada braço. Cores diferentes não faltavam, de fazer inveja a Faber Castell! Se fosse hoje em dia, dava para comprar por Pantone, hahaha…

Como amante incondicional de cores e brilho, eu não consigo fechar a cara para essas pulseiras. Elas só estão guardadas, esperando o big comeback, hahaha!

Óculos com lente colorida

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-oculos-coloridos

Azul, verde, roxo, vermelho, amarelo. Usar óculos com lente colorida eram o toque especial dos fashionistas dos Anos 2000, algumas vezes de uma cor só, em outras, em degradê.

Olhando bem agora para esse povo, era raro ficar bonito com um desses, hehehe…

Bota Pata de Cavalo

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-bota-papa-de-cavalo

Plataformas pesadas e robustas, de borracha ou madeira, davam acabamento às botas mais usadas no período em questão.

Gosto não se discute – peço desculpas se alguém curtir –  mas acho que esta foi a tendência mais incompreensível da temporada.

Frente única

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-frente-unica

Nos Anos 2000, rolou um verdadeiro affair com blusas frente única. Talvez, porque elas combinasse demais com a cintura baixa, outro sucesso do momento. As mais bombadas eram feitas de malha de metal ou outros tecidos metalizados.

Não consigo odiar!

Conjunto de moletom de veludo Juicy Couture

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-conjunto-moletom-juicy-couture

Confortáveis como pijamas, mas para serem usados fora de casa, foram uma verdadeira febre! O ápice do visual era a escrita de duplo sentido no bumbum.

Você consegue imaginar hoje em dia alguém saindo na rua com um “Juicy” escrito assim na buzanfa, na boa? Coisas dos Anos 2000…

Gravata para meninas

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-gravata-avril

Essa aí só Avril Lavigne explica… após a garota com jeito de moleca virar um fenômeno na indústria do entretenimento mundial, a gravata e outros icônicos traços de seu visual viram desejo de 10 entre 10 garotas.

Alças de silicone

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-alca-de-silicone

Como blusas de modelagem diferente se popularizaram (como é o caso da frente única), a mulherada pirou e quis encontrar uma maneira prática de usar sutiã sem as alças aparecerem. As de silicone foram a saída mais falha para essa situação, já que eram bem mais visíveis e nada atraentes. Boa tentativa!

Calça Cargo

gostei-e-agora-volta-anos-2000-moda-tendencia-calca-cargo

Diferente da cargo ajustadinha no corpo, que ainda se vê bastante por aí, a calça que estava com tudo nos 2000’s era bem folgada, estilo exército mesmo. Aliás, camuflagem era outro must-have da época (aliás, que está voltando).

Fazendo um balanço geral, às vezes acho que os 2000’s eram o máximo da breguice. Outras vezes, penso que as coisas eram bem menos chatas do que são agora. O que não dá para negar é que nessa década houve mais liberdade para se tentar novos caminhos. Parece que hoje em dia as coisas estão bem mais engessadinhas, moralistas e presas a manuais.

Agora me diga… qual dessas tendências você mais amaria que voltasse e qual mais odiaria? E qual delas você já usou?

comentários

  1. Bárbara 04/06/2015

    Meu deus eu usava várias coisa que estão ai HAHAHAHHAA

    O piercing no umbigo tenho que confessar que ainda tenhooo

    Beijoos, Love is Colorful

    • Joyce Nunes respondeu Bárbara 04/06/2015

      Bárbara, eu simplesmente esqueci que tinha o meu hahaha… fui lembrar ano passado, com a moda dos cropped hahaha. Digo, só fui pensar na implicância ou não de manter aquilo quando botei a barriga de fora de novo hahaha!
      =*

  2. Rafael 04/06/2015

    Vou dar a minha opinião: espero que nunca aconteça… hahahahah

    • Joyce Nunes respondeu Rafael 04/06/2015

      Nunca se sabe… hehehe!
      =*

  3. Natalia 04/06/2015

    Gente, tem coisa que eu nem lembrava rs!

    Essas mechas eu não curto muito não x)

    • Joyce Nunes respondeu Natalia 04/06/2015

      Era marcadãaaao! Hehehe
      Pior que eu lembro muito bem do povo usando isso!
      =*

  4. Thay Andrade 04/06/2015

    Nossa…me senti direto no túnel do tempo.

    Eu usei algumas dessas tendências na adolescência e pode crer, elas eram um arraso.

    Curti relembrar, mas prefiro que algumas dessas tendências fiquem no passado rsrsrsrs.

    Beijinho

    Thay Andrade
    http://www.blogdathayandrade.com

    • Joyce Nunes respondeu Thay Andrade 04/06/2015

      Tem umas coisas que… gente! Tipo a bota… não sei de elas voltariam… acho que nunca mais hehehe!

  5. Gabriela Lira 04/06/2015

    Tinha também aquelas saias drapeadas e as blusas com aquele tecido enrugadinho que eu esqueci o nome. Também acho que antes era mais normal mostrar a barriguinha e essas coisas (minha mãe e as amigas por exemplo nessa época usavam bastante saia jeans que mostravam o ossinho).

    As pulseirinhas confesso que gosto bastante até hoje (só não usava cada uma de uma cor). Gloss eu continuo usando e amando. Em relação às botas pata de cavalo tive uma relação de amor e ódio, porque eu não achava bonita,porém todos tinham e eu queria uma também kkkk e faltou aquelas saias com bico lateral, mamãe tinha uma preta e eu morria de amores por ela ♥

    Beijokas

    Poesia em Transe

    • Joyce Nunes respondeu Gabriela Lira 04/06/2015

      Verdade! Saia assimétrica, blusa franzidinha, saia jeans drapeada, decote ombro a ombro… eu usei tudo isso, gente! hehehe!
      As botas também. Tinha uma de plataforma entalhada em madeira que achava linda, quando fui pros EUA na época, todo mundo me parava lá pra perguntar de onde era… hehehe!

    • Joyce Nunes respondeu Gabriela Lira 04/06/2015

      Tem o cabelo frisado também…

  6. Izabel 04/06/2015

    Hahaha… adorei e, pior, me identifiquei O.o
    Usei piercing no umbigo, cabelo chapado, pulseirinhas de cristais Swarovski, óculos com lentes coloridas (e formato de coração e também com cristais na lente, hahaha).
    Ainda uso gloss com glitter e alças de silicone, não com costa nua ou tomara-que-caia, mas com blusas com costas ou ombros de renda.
    O passado condena todas nós, hahaha.

    • Joyce Nunes respondeu Izabel 04/06/2015

      ahhhhh, hahaha, aqueles óculos degradê colorido e com strass na própria lente eram fofos. Inclusive no formato de coração, hahahaha!

    • Joyce Nunes respondeu Izabel 07/06/2015

      Saca essa Britney deusaney com os óculos perfeitos hahaha https://www.youtube.com/watch?v=PZYSiWHW8V0

  7. bruna 04/06/2015

    Calças baixas que deformaram o corpo de uma geração :/

    • Joyce Nunes respondeu bruna 07/06/2015

      Vdd =/
      Beijos!

  8. Thaís Fernandes 04/06/2015

    Nada!!!

    Nem o piercing no meu umbigo eu carrego dessa época… rs

    :*

  9. Marcele 04/06/2015

    Sinceramente, acho que a moda dos anos 2000 pode ficar no passado kk.

    Talvez se voltasse acho que poderia voltar só a gravata e as pulseirinhas, por que de resto… Mds até hoje detesto as botas pata de cavalo, kk usei , sim usei, inclusive tive uma igual a primeira kk, as blusas frente única tinha aos montes no guarda-roupa, calça com cintura muito baixa e ainda por cima com boca de sino, as borboletinhas, gloss com brilho , as pulseiras também cheguei a usar, inclusive era eu mesma que fazia, e sim fui uma das que ficava desejando usar a gravata que nem da Avril kkk Mais que se for voltar essa moda, que Nãao volte pelo amor divino as patas de cavalo!!

  10. Rafaela Probst 05/06/2015

    Oi, Joyce! Sei que elas não são a coisa mais delicada do mundo, mas eu AMO aquelas plataformas. Aliás, eu tinha uma exatamente igual `aquela de salto vazado de coração, mas sem estampas. Ainda tenho uma preta que eu uso sempre para ir a festivais de música, shows e raves. Sabe porquê? Eu sou baixinha, e nesse ambientes , é a única maneira de usar salto alto ficar mais alta. Além de ficar mais bonita, ainda favorece para conseguir uma boa visão do palco. Haha! Pra quem não viveu a moda, acha que eu sou fã do Marilyn Manson, mas tudo bem Haha! Só sei que amo muito minha bota de mega platorma, continuo usando e queria que a moda voltasse! =) http://www.meupecadopredileto.com.br

  11. mariana 14/05/2016

    Acho o contrário do que você falou. Os anos 2000 eram super moralistas; a gente tinha que ter cabelo chapado, precisava ser gostosa pra usar essas roupas que “valorizavam” nosso corpo (não existia nem roupa mais armada (tipo sainha por exemplo que fizesse nos nos sentir mais confortáveis ) e as roupas não tinham cor, era tudo marrom ou bege.

  12. juliams124 05/07/2016

    Eu não era viva nessa época pois nasci em 2004 e quando eu comecei a me importar com tendências e Avril já tava cantando Hot e coisas assim , mais queria que essa moda de cabelo chapado voltasse , queria as gravatas de volta e também gostaria de ter essas pulseirinhas que não sei escrever o nome, as calças de cintura baixa , e coisas assim pois pra falar a verdade eu sou meio rock punk como a Avril nessa época ✌

  13. Juliams124 05/07/2016

    Eu vou ser bem sincera , eu pertenço muiiitissimo aos anos 2000 realmente se essa moda voltar (eu não era viva em 2000) eu iria endoidar mais ainda pois quando eu encontrei no centro da minha cidade gravatas femininas eu pirei , pirei mesmo (fui expulsa da loja por malcomportamento só porque estava chorando para meus país por uma gravata feminina) minha mãe não gosta dessas gravatas pois minha mãe é patricinha

  14. May 31/07/2016

    Teve um monte de coisa feia/brega kkkkkkk nunca curti calça cargo, gravata, boné, mas o resto…. amooooo piercing no umbigo, cintura baixa, frente única, as mechas, as pulseiras muito lindas…. as borboletinhas não cheguei a usar, já tava grande pra isso kkkkkk mas o resto…. amava!!! E ainda gosto de várias coisas ;)