Há alguns minutos li numa dessas mensagens compartilháveis do Facebook a seguinte frase: usar bolsa Louis Vuitton no ponto de ônibus não combina. Fui dominada por uma raiva tão grande que tive que vir despejar aqui em forma de texto.

Não me conformo em ter que viver num país onde muitas pessoas ainda tenha uma mentalidade tão limitada como essa! É a antiga sociedade de castas, do eu tenho você não tem, do eu posso você não pode. Em primeiro lugar, é ridícula a ideia de que alguém é melhor só porque usa um produto de uma marca X ou Y. Mas nem é isso que me incomoda tanto. É o fato de alguém ainda atribuir que usar bolsa Louis Vuitton é coisa de rico e andar de ônibus é coisa de pobre (e ainda achar isso bonito).

“Queridinha”, coisa de rico é ter escolha! É poder decidir se quer ir de carro, de metrô ou de ônibus, pois todas são opções seguras e plausíveis, como acontece nos tais países chamados de desenvolvidos. É não ser obrigada a se esconder no blindado porque tem medo de morrer se sair com suas coisas na rua. Riqueza seria ter metrô de fácil acesso chegando a todos cantos da cidade e ônibus passando aos montes, num trânsito que flui. Riqueza seria desfilar com seu óculos Miu Miu no ponto de ônibus sim, porque você mora num país onde todo mundo que trabalha, seja lá em qual cargo, recebe salário justo e tem condições de comprar o que bem entender (alguns mais e outros menos, mas nada é completamente inacessível para ninguém). Infelizmente, tudo isso tão distante da nossa realidade, onde o básico falta a maioria da população.

Ah! Inversamente, riqueza também é usar a bolsa C&A no restaurante luxuoso, sem medo do que vão dizer, simplesmente porque você gostou e se sentiu bem com ela. E é poder entrar na loja “de grife” sem ser medido das cabeças aos pés.

Muitas pessoas com um poder aquisitivo considerável têm mania de se considerar alheios ao povo e acreditam que não devem nem precisar dividir o espaço com este “tipo” de pessoa. E o pior: se orgulham disso! Agora me diga, como querem viver em um país melhor quando há um desejo mórbido de que a maior parte da população fique na pior, só para se sentirem privilegiados? Enquanto as pessoas se vangloriarem de poder “se safar” de estar no transporte público, ao invés de ficarem triste por não se sentirem seguros para usufruir, nada terá jeito. Mais lamentável ainda é não enxergarem este e outros serviços oferecidos pelo governo como seu próprio patrimônio. E perceberem que, ainda que nunca quisessem pisar num ponto do ônibus, também se beneficiariam se o serviço funcionasse com dignidade.

Como eu disse, riqueza é liberdade, riqueza é opção. Portanto, a próxima vez que nos depararmos com alguém usando uma LV no ponto de ônibus, ao invés de usarmos o preconceito para julgar que é falsificada, deveríamos botar a mão na consciência e aplaudir, pois pode muito bem ser alguém com maturidade suficiente para optar por utilizar o transporte público quando lhe foi mais propício, ao invés de botar mais um carro na rua, ocupando as vias já saturadas.

No mais, acreditar que usar bolsa da Louis Vuitton no ponto de ônibus não combina é a maior pobreza viu? Pelo menos, pobreza de pensamento.

19/06/2015

comentários

  1. Carolina 19/06/2015

    Meu namorado é finlandês e mora em Helsinki. Vou me mudar para lá em breve e fico sempre impressionada com o fato de que TODOS OS TIPOS DE PESSOAS estão nos ônibus e trens…crianças viajando sozinhas, idosos respeitados , homens e mulheres com seus carrinhos de bebês…inclusive já encontramos um ministro do governo no trem e meu namorado ficou surpreso com a minha reação em achar aquilo estranho ( levando em conta o tanto de mordomia que um ministro tem no Brasil). Sabe que ele me disse? ” O ministro tem de trabalhar tanto quanto nós, pq não pegar o trem se ele para na frente do congresso?” As pessoas no Brasil andam muito intolerantes em um geral hoje em dia, penso exatamente que nem você: será que já deixamos de ser colônia mesmo? :(

    • Joyce Nunes respondeu Carolina 19/06/2015

      Carol, é justamente disso que eu falo, sobre essa realidade, que existe em alguns locais, mas infelizmente é tão diferente da nossa. O ministro, assim como qualquer pessoa, tem a opção de escolher ir de trem, pois é seguro, funciona, atende as necessidades. E não existe a ideia de que uma pessoa é superior ou inferior por estar num trem, simplesmente o trem existe para servir todos, então por que não usufruir? Assim como a secretária ou o operário podem chegar ao trabalho de carro, se lhes for conveniente.
      Riqueza é ter o básico (como segurança, transporte, saúde e etc) garantido para toda população.

      • Joyce Nunes respondeu Joyce Nunes 19/06/2015

        Temos que admitir que essa realidade é muito utópica aqui no Brasil ainda, mas acho um absurdo algumas pessoas se orgulharem dessa diferença existir e se sentirem o máximo por não ter que pegar ônibus, ao invés de lamentarem não existir qualidade e segurança para usufruir desse serviço.

  2. Daiana 19/06/2015

    Concordo com sua opinião inteiramente, se de fato as coisas fossem assim. Não sei quem fez o comentário sobre o ponto de ônibus. Só um problema grave no seu texto: algumas coisas são completamente inacessíveis sim, aqui no Brasil. Vejo na frase “usar LV no ponto de ônibus não combina” de uma outra forma. Devido as diferenças sociais no país, encobertas por um falso igualitarismo permitido pelo crédito frouxo, e devido a demanda reprimida dos mais pobres, muitos se individam para ter uma bolsa de grife e outros compram falsificações apenas para parecem ter o que não tem. Os valores estão se perdendo em uma sociedade que os inverte como a nossa. Não acho que seja apenas questão de preconceito, mas não combina você ostentar o que não tem, valorizando objetos que não são, de fato, importantes. Desculpe, gosto muito do seu blog, mas o brasileiro médio não tem dinheiro para suprir necessidades básicas com a dignidade que merecia, muito menos para ter uma LV.

    • Joyce Nunes respondeu Daiana 19/06/2015

      Obrigada Daiana! Então, mas é justamente disso que eu falo. Que seria bom SE fosse assim, mas que estamos totalmente longe dessa realidade desejada. Jamais afirmaria que vivemos essa realidade “ideal” sendo que estamos a quilômetro luz disso! Quando me referi a ter acessos aos bens de consumo independente do cargo ocupado, não me referia a nossa realidade, certamente.
      No mais, um país decente seria aquele que todo brasileiro tenha como suprir suas necessidades básicas e tenha direito, inclusive, a um transporte digno. Que isso sim é riqueza, não comprar um bolsa de marca X ou Y, pois isso não significa nada.

    • Joyce Nunes respondeu Daiana 19/06/2015

      Em locais com melhor qualidade de vida, as pessoas de cargos hierarquicamente mais baixos podem entrar na loja que for e frequentar os mesmos estabelecimentos que seus chefes e que os donos das companhias, porque todo mundo recebe uma remuneração no mínimo justa. Do mesmo jeito que o dono da empresa pode optar por pegar o metrô e o trem por praticidade, pois ninguém estará ávido para subtrair seus bens (nem terá essa necessidade). Se a pessoa quer algo, ela vai a loja e compra. Ponto final.
      Claro que mesmo em países com essa qualidade, há quem ganhe muito mais e possa adquirir muito mais. Mas o básico é garantido! Ninguém fica à margem ou excluído da sociedade.

  3. Ana 20/06/2015

    Genial seu posto, adorei! Compartilho desse pensamento. Os ricos no Brasil são de uma imensa pobreza de espírito.

  4. Bruna 20/06/2015

    Palmas!!!!!

    Disse tudo Joyce!!!

    Xô preconceito !!!

    Bjoo

  5. Váh 20/06/2015

    Parabéns pelo post! Concordo com tudo, as pessoas reclamam tanto dos outros, do país, mas eles não evoluem, não melhoram. É triste. E é muito triste ver a diferenciação que as pessoas fazem uma das outras apenas pelo que tem, não pelo que são. O pior é que vai ser difícil mudar isso, já tá na cultura do povo :/

    Ah, sobre meu post do blog: muito obrigada pelos elogios! E saúde a nós, que Deus nos projeta sempre mesmo. ♡

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  6. Izabel 21/06/2015

    Eu entendi perfeitamente o que a Joyce quis dizer. Isso é uma coisa que sempre me incomoda também, essa mania que o brasileiro têm de se sentir superior Quando tem uma coisinha a mais que o outro. Acho isso de uma infantilidade absurda, herança da nossa colonização. Sempre digo no meu trabalho e entre amigos, o Brasil só vai mudar Quando o brasileiro deixar de ser tão infantilizado, assumir a responsabilidade por seus atos, mas, infelizmente, a mentalidade coletiva não muda tão rapidamente como as leis ou as instituições podem mudar. Triste viu!

  7. Flávia 21/06/2015

    Joyce, concordo completamente com você! Chega a dar nojo de ler certas coisas, viu?

    Por isso nem vou entrar no “x” da questão.

    Bjs

    http://www.digoporai.com

  8. Maria Dalva 21/06/2015

    Disse tudo!!!!

  9. Falou tudo! E a Carolina aí do comentário completou com um exemplo/ocorrido sensacional!

    Eu lamento mesmo é pela maniazinha de gentinha ficar “medindo” os outros. Já aconteceu comigo e com o meu marido julgamentos totalmente errôneos. E sentimos na pele como é estar do lado criticado.

    :**

  10. Liliane 22/06/2015

    ARRASOU!! Simples assim… :)

  11. Valéria Sá 22/06/2015

    Quem me dera poder desfilar tranquilamente com minha bolsa da Victor Hugo pelas ruas ou, como o texto disse, num ponto de ônibus. Entretanto, sabemos que no Brasil, infelizmente, não podemos ter nada! Estamos cada dia mais reféns do medo e da violência. Eu sou um exemplo disso. Há alguns anos, fui assaltada, à luz do dia, em frente a um posto policial (que tava ali, claro, só pra inglês ver! Pq policial, que é bom, não tinha!). O marginal levou minha bolsa (da C&A) com cel., documentos, um óculos zerado da Triton (que eu ainda nem tinha pago!), dentre outros objetos. Desde então, praticamente parei de usar bolsa! Pelo menos quando saio a pé, ou de ônibus/metrô, eu não uso mais. Nessas ocasiões, lanço mão das minhas jaquetas com bolso. E se não tiver jeito e eu precisar usar bolsa, uso a menor e mais discreta que tiver. Não quero nunca mais vivenciar aquela experiência horrível, de ver um estranho levar o que é meu, de ser ameaçada de morte e depois ver tudo impune. Fora a dor de cabeça de ter que registrar ocorrência, tirar novos documentos… etc. As poucas bolsas que tenho (como meu xodózinho da Victor Hugo), eu deixo pra ocasiões especiais, qdo saio de carro, naturalmente.

    Agora, cá pra nós, não creio que alguém, em sã consciência, tenha coragem de usar uma bolsa original da Louis Vuitton num ônibus! E não é questão de preconceito, mas de prudência e bom senso! Afinal, creio que ninguém tá podendo jogar 4 mil reais fora, né?!

    Concordo que pessoas bem sucedidas podem, sim, andar de ônibus e metrô. Mas, de maneira geral, creio que essa não seja bem a realidade de quem tem um padrão de vida a la Louis Vuitton! Pelo menos não no Brasil. Uma pessoa que pode se dar ao luxo de pagar 4, 8 ou até 14 mil numa bolsa não vai deixar de andar no conforto do seu carro, pra encarar um ônibus superlotado e de péssima qualidade! Agora, no exterior é outra história. Lá, sim, as pessoas usam mto ônibus e metrô (até as celebridades!), pois há investimento em transporte e segurança. É outra realidade. Já ouvi vários relatos de pessoas que viajaram pra fora e descreveram a sensação única de liberdade, de poder andar nas ruas, altas horas da noite, com relógio caro no pulso, por ex., sem ter medo de ser assaltado. Agora, vai eu, ou qq outra pessoa, fazer isso aqui no Brasil! Ainda mais com essa moda de facadas. É triste, mas é assim que temos vivido. Com medo e nos privando de tudo. Aliás, há muito tempo Renato Russo já dizia que “os assassinos estão livres! Nós não estamos!”

  12. Claudia 23/06/2015

    Amiga achei seu posicionamento bem interessante me fez refletir, mas se tem uma coisa que não dá para engolir é a mania da ostentação!!! Eu ganho 3.600 reais por mês, uma bolsa da Louis Vuitton custa na faixa de 8.000,00 reais, uma pessoa como eu óbviamente não compraria uma uma bolsa LV correto???

    ERRADO pois tenho estagiários que ganham menos de 700 reais e gastam todo seu dinheiro comprando bolsas, celulares e sapatos caríssimos e andando de ônibus morando na pqp, tendo que pegar 3 conduções, passando fome porque não tem 1 real pra comprar um pão de queijo na lanchonete do serviço, tenho uma amiga que ganha o mesmo tanto que eu, ela comprou uma bolsa da LV, ,usa sapatos caríssimos e óculos de grife, o último que ela comprou simplesmente custava 3.000,00 reais!!!! Tá poxa !!! E vive endividada no cartão, vive passando fome (diz que é para se manter magra) mas é falta de grana mesmo!!! Na boa ??? Com a grana que ela gasta para ostentar essas coisas para os outros ela já teria dado entrada num apartamento ou até comprado um carro, mas fica gastando com essas coisas!!!

    Adoro coisas caras de grife e tudo mais, afinal quem não gosta de coisa boa!!!

    E de que adianta vc ostentar tanto na parada de ônibus pra todo mundo cochichar que é falsificado????

    Certo dia eu estava esperando o bus, lá bem tranquila 7horas da manhã bem arrumada, mas nada demais, então me chega uma conhecida com uma bolsa linda LV toda serelepe feliz da vida e chega um rapaz, com o cabelinho na progressiva todo lisinho essa moça olha para o rapaz e faz a seguinte piada: quem vc quer enganar com esse cabelo liso??? Ele lindamente responde: E vc? quem vc quer enganar com essa LV na parada de ônibus nesse frio as 7horas da manhã??? kkk

    Resumo da ópera: coisas de marca em parada de ônibus se passa por falsificada, se vc não quer passar vergonha é melhor não usar nada disso!!! Do que adianta vc ter uma linda bolsa no ônibus e todo mundo perguntar o nº da banca da feira do Paraguai vc a comprou???

    kkkk

    Simples assim!!!

  13. Claudia 23/06/2015

    Amiga achei seu posicionamento bem interessante me fez refletir, mas se tem uma coisa que não dá para engolir é a mania da ostentação!!! Eu ganho 3.600 reais por mês, uma bolsa da Louis Vuitton custa na faixa de 8.000,00 reais, uma pessoa como eu óbviamente não compraria uma uma bolsa LV correto???
    ERRADO pois tenho estagiários que ganham menos de 700 reais e gastam todo seu dinheiro comprando bolsas, celulares e sapatos caríssimos e andando de ônibus morando na pqp, tendo que pegar 3 conduções, passando fome porque não tem 1 real pra comprar um pão de queijo na lanchonete do serviço, tenho uma amiga que ganha o mesmo tanto que eu, ela comprou uma bolsa da LV, ,usa sapatos caríssimos e óculos de grife, o último que ela comprou simplesmente custava 3.000,00 reais!!!! Tá poxa !!! E vive endividada no cartão, vive passando fome (diz que é para se manter magra) mas é falta de grana mesmo!!! Na boa ??? Com a grana que ela gasta para ostentar essas coisas para os outros ela já teria dado entrada num apartamento ou até comprado um carro, mas fica gastando com essas coisas!!!
    Adoro coisas caras de grife e tudo mais, afinal quem não gosta de coisa boa!!!
    E de que adianta vc ostentar tanto na parada de ônibus pra todo mundo cochichar que é falsificado????
    Certo dia eu estava esperando o bus, lá bem tranquila 7horas da manhã bem arrumada, mas nada demais, então me chega uma conhecida com uma bolsa linda LV toda serelepe feliz da vida e chega um rapaz, com o cabelinho na progressiva todo lisinho essa moça olha para o rapaz e faz a seguinte piada: quem vc quer enganar com esse cabelo liso??? Ele lindamente responde: E vc? quem vc quer enganar com essa LV na parada de ônibus nesse frio as 7horas da manhã??? kkk
    Resumo da ópera: coisas de marca em parada de ônibus se passa por falsificada, se vc não quer passar vergonha é melhor não usar nada disso!!! Do que adianta vc ter uma linda bolsa no ônibus e todo mundo perguntar o nº da banca da feira do Paraguai vc a comprou???
    kkkk
    Simples assim!!!

  14. Aline Fav 23/06/2015

    Amei e concordo com cada palavra sua. Já fui de ônibus a um congresso em Fortaleza e estava com uma Prada, simplesmente por não ver problema algum nisso. Tbm já usei bolsas da Marisa em restaurantes caros … Eu não dirijo mais hoje em dia, detesto. Me viro de Taxi e algumas vezes de ônibus mesmo. Já fui assaltava 3 vezes e todas as vezes estava em um carro e, inclusive, foi por isso que parei de dirigir. Sinto uma certa repulsa de amigas pelo fato de eu pegar um busão de vez em quando. hahahaha O transporte aqui em Recife tbm é precário, como o restante do país na sua maioria, mas tem horários e linhas que são agradáveis e fáceis de usar. Então pq eu não usaria? :) Beijos, Joy. Vc arrasa!

  15. Rafaela 12/05/2016

    O problema, nao e usar no ponto de ônibus, e sim sofrer um assalto, como ha sempre dentro dos ônibus, e perder uma bolsa tao cara como uma LV. Infelizmente no Brasil se voce tem um bom salário e acesso as coisas mais caras, voce não pode usufruir… se voce compra um carro caro, eh o mais visado, lhe roubam, atiram, assaltam, metem a faca… se voce usa uma LV ou jóias no ônibus, talvez não volte para casa com seus devidos pertences. Infelizmente, pelo menos ao meu ver no RJ…. bijuterias sempre, jóias so em carro e indo a locais seguros…. e uma LV dependendo tem mesmo valor de jóias e ate mais.

    Fora inseguranca, nao vejo problema usar onde for.