Essa eu fiquei devendo faz tempo. Há quase um ano estou usando alongamento nos cabelos e na última manutenção fiz um vídeo registrando todo processo, que envolve a retirada completa e colocação do megahair de nó italiano.

O vídeo é bem simples, mas creio que mostra os principais pontos que envolvem o megahair de nó italiano, técnica sobre a qual ainda pairam muitos mitos, já que não costuma ser utilizada nos salões mais conhecidos. Lá vai:

Para complementar, também escrevi o texto abaixo, sanando as mais comuns dúvidas sobre o processo e compartilhando minhas percepções.

O que é Nó Italiano?

As mechas são presas à cabeça com lastex (isso mesmo, aqueles elásticos de costura), de cor parecida com a do cabelo natural, o que em primeira instância pode parecer um pouco rústico, mas foi justamente este o motivo que me fez gostar e permanecer com técnica. Diferente de outras, que podem até parecer mais sofisticadas, o megahair de lastex não leva cola nem faz o cabelo entrar em contato com químicas, na colocação e na remoção, além de não ser utilizado calor intenso em nenhuma fase do processo. Na verdade, os fios estão somente “amarradinhos”. Se o elástico quebrar, é ele que se solta normalmente e cai. O seu cabelo de verdade continua intacto, preso na cabeça.

gostei-e-agora-alongamento-no-italiano-cabelo-colocacao

Por que decidi usar megahair.

Para quem não sabe, um dos motivos que me levou a colocar o megahair é estar muito insatisfeita com a aparência do meu cabelo há um ano: estava super ralo (por genética já tenho pouco cabelo e, após um severo e prolongado regime, seu volume diminuiu absurdamente); o corte repicadíssimo não favorecia a falta de volume; a qualidade dos fios estava péssima, após sucessivas descolorações, decapagens e tingimentos (para quem não lembra, eu tive cabelo loiro, cobre, vermelho e posteriormente, castanho). O plano era manter o aplique até que eu enjoasse ou me sentisse confortável com o meu cabelo real.

Poderia simplesmente ter esperado crescer e ir cortando a parte danificada. Porém, eu me conheço… insatisfeita, não ia conseguir deixar meu cabelo quieto e ia acabar fazendo alguma caca. Com o megahair, deixei ele em paz e preservado por um ano, o que é uma raridade, hehehe!

Claro, a vontade de usar um cabelo bem longo, para variar do meu curto de sempre, foi um dos fatores também. Quem nunca e por quê não? hehehe!

Por que escolhi o nó italiano?

Cada um se dá melhor com um método (e é bem importante pensar duas vezes antes de escolher), mas o tal do nó italiano funcionou super bem comigo. Avalio principalmente pelo estado do meu cabelo após a remoção do aplique, que parece estar crescendo saudável e ter aumentado bastante de volume, principalmente mais próximo à área da raiz. Sem falar que eu prefiro mil vezes mais um método de alongamento em que a profissional simplesmente “solta” (sem esforço, como visto no vídeo) o cabelo do aplique da minha cabeça, sem usar navalhas e produtos químicos.

Aliás, já havia alongado o cabelo com o método da queratina há alguns anos. Muitas pessoas preferem, mas eu resolvi tirar tudo logo na primeira manutenção.

gostei-e-agora-alongamento-no-italiano-cabelo-apos-retirada-do-aplique-01

(Cabelo durante a manutenção, imediatamente após a retirada das mechas do aplique)

Onde colocar?

O alongamento de lastex é muito difundido entre o mercado afro (que, cá entre nós, pela prática, é o que melhor entende de alongamentos) e por isso, não há melhor lugar para realizar o procedimento aqui em São Paulo do que na Galeria Black (ao lado da Galeria do Rock, no centro). Lá você vai encontrar profissionais como a Juliana Nascimento, que tem profundo know-how na área, devido a mais de uma década dedicada somente aos alongamentos capilares, inclusive realizando o seu trabalho por anos no exterior. Para mim, não há motivo mais forte para eu preferir ir à Galeria Black do que procurar um salão de bairro ou um mais famosinho.

Não que isto tenha sido fator decisivo (o cabelo em primeiro lugar), mas o nó italiano sai mais em conta do que os outros métodos.

E os contras?

As mechas são amarradas rente à raiz, então não vou negar que fica dolorido depois da colocação, ainda mais na primeira vez (em que não estamos acostumadas com o peso). Não rola dormir no primeiro dia sem tomar um analgésico. Na verdade, fica até difícil achar posição para a cabeça no travesseiro. Mas eu sobrevivi, hehehe! Parece que vai doer eternamente, mas magicamente qualquer incômodo some. O cabelão já faz tão parte de mim que eu esqueço que é aplique.

Na primeira vez que coloquei, senti bastante coceira nos primeiros dias. Não sei explicar o motivo. Acho que o couro cabeludo estranha o contato com o cabelo “novo”. Nas outras colocações, felizmente esse sintoma não apareceu.

No entanto, quem se irrita com qualquer textura ou a sensação de algo “preso” à raiz do cabelo vai querer morrer não só com o nó italiano, mas com qualquer método de alongamento. Penteados com riscas na área onde o aplique está preso ficam inviabilizados, pois os nós podem acabar aparecendo (ainda bem que a área é pequena, próxima à nuca).

Devo ter cuidados especiais?

Demanda cuidado especial na hora de lavar: sempre usar shampoo diluído em água e enxaguar muuuuito bem. Sempre deixei o cabelo secar ao natural e nunca tive problemas, mas não é indicado lavar o cabelo à noite, pois os nós não terão tempo hábil para secar e não convém que fiquem abafados. Tem que ter cuidado também na hora de escovar, já que as mechas estão amarradas, não coladas. Sempre usar um pente de dentes largos que não belisque os nós na região onde o aplique está preso. Cuidados estes que devem ser tomados não só com o megahair de nó italiano, mas com os de qualquer outro método, pois todos não deixam de ser cabelo externo “grudado” nos seus fios de uma ou outra maneira.

No mais, mantive meus hábitos normais: como tenho cabelo oleoso na raiz, lavo um dia sim um dia não. Uso leave-in ativador de cachos, só no comprimento e pontas (nem pensar de passar próximo à raiz, com ou sem aplique).

De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção?

O recomendado é 3 em 3 meses, podendo ser um pouco mais ou um pouco menos. A manutenção consiste na retirada dos nós que prendem as mechas do aplique e a recolocação, mais rente à raiz. O procedimento é obrigatório. Tem que ser feito devido ao crescimento natural dos fios e para a renovação dos nós, que se desgastam com as lavagens e o ato de pentear.

O procedimento demora?

A remoção e recolocação do aplique, no meu caso (que não tenho muito cabelo), leva em média 1 hora e meia. A profissional leva cerca de meia hora para remover as mechas e 1 hora para recolocá-las.

Modifiquei alguma coisa no aplique depois de alongado?

Sim! Depois de sair do salão onde coloquei o megahair, ainda realizei um leve corte em camada só nas pontas do aplique (bem pouco, para não tirar o comprimento), que também foram suavemente clareadas, para imitar o efeito mais clarinho na região presente no meu próprio cabelo. O resultado pode ser visto aqui.

gostei-e-agora-alongamento-no-italiano-cabelo-apos-retirada-do-aplique-02

Dica de ouro!

A gente sempre se preocupa de acertar na cor na hora de escolher o cabelo, mas é mais importante ainda se certificar de que a forma e a textura do cabelo que você está colocando é a mais próxima o possível do seu original (ainda mais se pretende usá-lo ao natural, como eu). Na primeira vez, coloquei um cabelo que parecia similar ao meu mas, ao lavá-lo, percebi que era bem mais cacheado e pesado. Aí, sofria um pouco para deixar os dois com um caimento parecido. Logo troquei por um outro mais adequado.

Espero que gostem do vídeo!

comentários

  1. Fê Gonçalves 05/08/2015

    Que interessante o Nó Italiano, não conhecia. Eu também perdi volume do meu cabelo depois que emagreci 13kg, Joyce. Mesmo com alimentação equilibrada e suplementos está difícil voltar o que era. Ainda mais com as descolorações, o meu cabelo perdeu ainda mais massa. Achei você ainda mais linda e radiante com o megahair!! É tão bom estar feliz com as escolhas que fazemos!! Um beijo

    • Joyce Nunes respondeu Fê Gonçalves 05/08/2015

      Fê! Ai, lamento bastante… sei bem como é! Mas eu já tenho pouco cabelo (e fios finos) de nascença, é uma particularidade meio genética, minha irmã também é assim. Claro que perdendo volume e detonando com químicas a situação ficou muito insustentável, precisava de algo pra conseguir “me aguentar” por um tempo. E foi essa a solução que achei.
      Hoje em dia já estou bem mais satisfeita com o meu cabelo de verdade, quanto mais próximo à raiz, já vejo que o cabelo tem outra qualidade, mais brilho, é até mais encorpado.
      Felizmente com essa técnica pude deixar meu cabelo de verdade crescer em paz…
      Beijos!

  2. Bruna 05/08/2015

    Geeente, eu ñ sabia dessa de perder muito peso os fios ficam ruins :/ estou pensando em começar a dieta dukan dia 10 de agosto pra perder 7 kg :( não quero que meus fios sofram. Não tem um remédio pra isso? Eu tomo o centrum mulher. Não por causa do cabelo e sim pelas vitaminas msm. Poxa gente :/

    • Joyce Nunes respondeu Bruna 06/08/2015

      Bruna, eu tomei Centrum na dieta e Ineeov (o especial para cabelos e unhas) e no caso, não adiantou comigo. Minhas unhas sofreram também =/
      Se fosse hoje, eu começaria a tomar Pantogar (o original ou formulado), pois acho que talvez fosse adiantar mais. Pois ele ajudou a unha e o cabelo a se recuperar um pouco. Inclusive, tomei nos primeiros meses de aplique.
      Beijos!

    • Joyce Nunes respondeu Bruna 21/12/2015

      Os fios não ficam ruins de uma hora pra outra, o que pode acontecer é de cair cabelo mesmo hehehe. E eles nascerem mais frágeis. Vitaminas ajudam :)

  3. Vivian 05/08/2015

    A gente nunca tá contente com o quem tem, não é mesmo?? Kkkk

    Eu tenho cabelo suficiente pra umas quatro cabeças inteiras e vivo sofrendo por causa disso! Ando com ele só em rabo de cavalo, ultimamente! Nem quando emagreci ele diminuiu de quantidade.

    Não que isso seja ruim, mas eu bem que preferia um pouco menos de cabelo.

    Sabe a história de não poder lavar o cabelo com o aplique à noite pq não secam os nós? Então, se eu lavo o meu à noite e não seco com o secador direitiiiiiinho ele fica com o meio inteiro molhado! Fogo….

    Acho que vc está linda com o cabelo natural e com o aplique também! Ficou muito bem, e nas fotos nem se pode perceber que não é seu cabelo natural! Bjosss

    • Joyce Nunes respondeu Vivian 06/08/2015

      Existem dois martírios. Ter muito cabelo e ter pouco cabelo.
      A Ju sempre quer colocar mais cabelo em mim, mas eu digo: Ju, tenho pouco cabelo, vai ficar estranho se do nada eu aparecer com um volume muito superior ao meu hehehe.
      Dizem que é muito prejudicial à raiz dormir com ele molhado. No meu caso, convém que os nós fiquem sequinhos, então nem pensar em prender molhado ou deitar com ele molhado. Por isso, não lavo de noite. Mas, como adepta de cachos, não mudou nada, porque se eu lavasse à noite, acordaria sem definição alguma no cabelo.
      E muito obrigada <3
      Eu estou afim de usar ele um pouco curto, mas ainda não decidi hehehe
      beijos!

  4. […] Joyce do Gostei e Agora fez um post e vídeo falando sobre o alongamento que ela usa, uma técnica especial chamada nó italiano. Não conhecia esse método e achei bem […]

  5. Leticia Freitas 07/08/2015

    Seu cabelo é liiiindo! Não conhecia essa técnica do nó italiano, mas achei bem bacana.. acho lindo cabelos longos com bastante volume.
    beijinho, Lê :*

    osbeneficiosdebebercafe.wordpress.com

    • Joyce Nunes respondeu Leticia Freitas 09/08/2015

      Obrigada Leticia!
      Eu AMO volume nos cabelos, faço de tudo pra conseguir um pouquinho mais!
      Beijooos

  6. alessandra kermer 10/10/2015

    Olá, pode me fornecer o endereço da profissional da galeria black, vou fazer o nó italiano mas estou procurando um bom profissional para isso. Obrigada

    • Joyce Nunes respondeu alessandra kermer 14/10/2015

      Claro!
      R: 24 de Maio, 116-1 Loja 11
      Centro (Metro República)
      =*

  7. […] Fonte: gosteieagora.com […]

  8. Alessandra 28/12/2015

    Joyce coloquei o mega italiano a uma semana gostaria de saber ser é normal doer e onde está os nós está um pouco vermelho.

    É a minha primeira vez

    Estou com medo de não ser normal.

    Bjs

    Obrigada

  9. Gisele 28/12/2015

    Menina amei!!! Eu coloquei faz duas semanas, minha cabeça coça Mais vi q com vc Tb aconteceu.. Ufa!

    Agora me diz uma coisa, você diz q deixa ele secar ao natural.. Me conta isso.. Tenho neurose dele ficar com cheiro de mofo… Muita gente fala q isso acontece.. Outra coisa medo dele cair porque lavo kkkkk… Não ria kkkkkk… Adorei as dicas! Bjs!

  10. Raquel 18/01/2016

    Oii Joyce, eu to pesquisando os lugares que fazem o mega com nó italiano e queria saber mais ou menos o valor no lugar que você fez e se lá vende só o cabelo também.. Beijão ;*

    • Joyce Nunes respondeu Raquel 20/01/2016

      Lá vende sim ;) E sai 150 a mão de obra + uns 300 reais em cabelo. Pode custar mais ou menos q isso o cabelo, dependendo do tipo, comprimento e quantidade de cabelo!
      =*

  11. Jennifer Baviera 19/01/2016

    Como eu te acho no Intagram ?

    • Joyce Nunes respondeu Jennifer Baviera 19/01/2016

      @gosteieagora ;)

      • Daiane respondeu Joyce Nunes 19/02/2016

        Joyce, o tel que aparece no video só chama, preciso fazer a manutenção do meu urgente

  12. Marilia 26/01/2016

    Joy, qual o nome da loja??? vc tem o contato da Juliana ??? Quero muito ir na galeria e procura-la pra colocar o meu mega … :) Obrigada!!

  13. Marilia 26/01/2016

    O tel do vídeo, só chama !! :/

  14. Daiane 19/02/2016

    Joyce
    O tel que aparece no video só chama, quero falar com a Juliana, preciso fazer a minha manutenção urgente

  15. Wanessa 22/02/2016

    Qual o endereço e telefone do salão?

  16. Isabel 07/04/2016

    Eu amei o seu vídeo e estou doida atrás da Juliana, mas não consigo entrar m contato com ela. Você tem algum contato além daqueles do vídeo? Porque nenhum deles está funcionando :/

  17. Lucineia 20/06/2016

    Joyce, vc pode me informar o telefone para contato da galeria black , cabeleira Juliana Nascimento.

  18. Thayanne 01/07/2016

    Coloquei o no italiano há dois dias! Amei porém estou sentindo coceira e o peso do cabelo fora isso tudo bem! Me ajudou muito entender como funciona agora estou mais tranquila!

  19. Juliana 04/07/2016

    Joyce, tudo bem? Eu tive muito problema com queda e resolvi colocar o mega também para dar volume, meu cabelo é muito fino e coloquei o de queratina a 1 mês aproximadamente, porém está caindo muito as mechas, mesmo tomando cuidado… Será que o nó italiano seguraria mais que a queratina?

  20. Raquel Santos 14/07/2016

    Oi Joyce, gostaria de saber se lá onde você vez o mega eles vendem cabelo pra outros estados? Sou de uma cidade no Pará e tenho um cabeleireiro ótimo que fez meu mega com o nó italiano! Estou amando, mas gostaria de fios maiores e aqui os poucos que há são muito caros!!!

  21. rosi 06/11/2016

    oi gostaria de saber se pode nadar na piscina e no mar com aplique.

  22. LUCIA Helena Silva 13/05/2017

    comprei no mercado livre com 80cm com preco bom

  23. Viviane 26/10/2017

    Coloquei o meu tem três dias hoje fui pentear saiu umas mechas é normal?

    • Joyce Nunes respondeu Viviane 30/10/2017

      Vivi eu não acho que seja tão rápido assim… melhor você ver com a sua profissional.

  24. Jéssica 03/12/2017

    Oi gostaria de saber se a Juliana trabalho ainda queria por ameei

  25. Jéssica costa 03/12/2017

    Oi gostaria de saber se a Juliana trabalho ainda queria por ameei

  26. Lari Yanu 27/12/2017

    Então, meninas. . Eu não sei mais o que fazer, pela segunda vez coloco mega hair e o método é nó Italiano; meu cabelo natural é bem ralo e os fios são finos, amanhã completa exatamente uma semana que eu coloquei meia cabeça alta, e alguns nós, dessa vez uns 3/4 estão com uma distância de um dedo do couro cabeludo, sendo que na primeira vez eu tive que tirar tudo com duas semanas porque os nós estavam escorregando até ao passar a escova, e eu acabei danificando e perdendo o cabelo. Eu gostaria de saber quanto tempo dura em média até a manutenção o cabelo das meninas que são fininhos e ralos. .

  27. Lia Mara 23/03/2018

    Olá boa noite.Gostaria de saber se dá pra fazer rabo de cavalo com o mega nó italiano.Gra de beijo

    • Joyce Nunes respondeu Lia Mara 04/04/2018

      Sim! Mas se já estiver crescido demais, pode ser que o nó apareça!