De uns tempos para cá notei que minha visão estava ficando cada vez mais borrada, de um jeito que eu não conseguia nem mais ler a legenda do filme sentada no meu sofá ou aquele cardápio do McDonalds que fica lá no alto. Fui ao oftalmologista e… batata! Vou ter que usar óculos. E agora?

vou-ter-que-usar-oculos-e-agora

Fiquei um pouco chateada pela minha visão não ser perfeita como sempre me lembrava de ter sido, mas dizem que é assim mesmo, que um dia isso acontece. Quanto à questão estética que envolve usar óculos, primeiro fiquei um pouco encucada (confesso!). Porém, antes mesmo de chegar me informar quanto a possibilidade de usar lentes de contato, percebi que na verdades os óculos eram nada mais nada menos do que novos itens na hora de compor meu visual… e todo mundo aqui sabe que eu sou louca por um acessório! Então, isso poderia ser bem legal…

Ok – passado o susto inicial, agora só falta descobrir qual tipo de óculos é o melhor para mim. Vejo centenas de fotos de meninas super estilosas com óculos maravilhosos, o que me dá esperanças de certamente encontrar um exemplar que seja bem a minha cara! Claro que existem milhares nem todos ficam bons em todo mundo, mas sempre ouvi dizer que escolhendo o ideal, é arraso na certa!

Para escolher o óculos perfeito devemos levar em conta, além do gosto pessoal, o formato do rosto. Aliás, você sabe qual é o seu?

Se não souber tudo bem… a seguir, explicarei direitinho os formatos de rosto mais comuns e indicarei os tipos de óculos mais adequados para cada um deles. A intenção é encontrar um modelo capaz de balancear as proporções da face. Vamos lá?

Rosto Triângulo Invertido (ou Coração)

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-triangulo-invertido

Este tipo de rosto, mais largo na testa, tem as maçãs bem proeminentes e vai afinando em direção ao queixo, que geralmente é bem estreito.

Também é chamado de “rosto coração”quando a raiz do cabelo forma um suave V no topo da testa, ao invés de ser totalmente reta.

Prefira:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-triangulo invertido-use

  • Redondos
  • Wayfarer
  • Gatinho
  • Ovais
  • Aviadores

As melhores armações neste caso são as arredondadas e estreitas. Para acompanhar o contorno do rosto, que vai afunilando em direção ao queixo, é ideal que a parte de baixo do óculos seja menor do que a superior. Por isso, o modelo gatinho é o mais indicado! Porém, nada de exageros no puxadinho do gatinho. É melhor que ele não ultrapasse a lateral da face, pois isto dará a impressão da região da testa ser ainda maior e o queixo mais fino. Aviadores também funcionam, contanto que a parte inferior seja mais estreita, com as laterais acompanhando o contorno no rosto.

Evite:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-triangulo invertido-evite

Além dos gatinhos muito exagerados e pontudos, detalhes como cristais e aplicações nas laterais da armação não são muito indicados, pois chamarão toda atenção para a região mais larga da face.

Rosto Redondo

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-redondo

O rosto redondo não tem ângulos definidos. É mais curto e mais largo do que o oval, com a testa e o queixo mais arredondados e maçãs do rosto de contorno suave.

Prefira:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-redondo-use

  • Retangulares
  • Quadrados
  • Wayfarer 
  • Gatinho 

Para equilibrar o formato circular da face, é melhor usar óculos com cortes geométricos ou quadradinhos, sempre procurando armações que formem ângulos bem acentuados. O aviador com linhas mais retas também é aconselhável, pois este tipo de óculos ajuda a afinar o rosto neste caso. O gatinho também deve ser mais quadrado.

Observação: é importante lembrar que existem variações do mesmo modelo de óculos com formatos diferentes. Existem, por exemplos, gatinhos bem arredondados e outros super angulosos, até com linhas retas. O mesmo vale para o Wayfarer e para o aviador.

Evite:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-redondo-evite

Esqueça os óculos redondos, pois eles irão ressaltar mais ainda o formato circular da face. Não é conveniente que sejam oversized (grandões), pois o rosto redondo geralmente é pequeno e bem delicado.

Rosto Quadrado

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-quadrado

O oposto do formato acima, este rosto tem ângulos bem marcados e o maxilar é praticamente reto. Há pouca diferença na largura da área do queixo, das têmporas e da testa. As maçãs são menos ressaltadas.

Prefira:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-quadrado-use

  • Ovais
  • Arredondados
  • Gatinho

De preferência a óculos arredondados no geral, sem muitos vértices e cantos, para balancear as formas já tão angulosas do rosto. Dizem que o modelo ideal é o aviador, com as laterais curvadas. Caso opte pelo gatinho, este também deve ter contornos arredondados e suaves.

Evite:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-quadrado-evite

Óculos quadrados ou muito angulosos, poligonais.

Observação: Pela lógica, para suavizar o formato já reto da face, o ideal seria utilizar só óculos arredondados, mas há quem diga o contrário. Laterais retas e armações quadradas contemplariam melhor este tipo de rosto e valorizariam mais as suas formas. Mas é tudo questão de gosto, pois há quem prefira minimizar o formato quadrado do rosto e há quem prefira ressaltar ou simplesmente acompanhá-lo. Devido a esta controversa, acho que nada vale mais do que provar vários modelos e ver qual melhor se encaixa em cada caso.

Rosto Oval

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-oval

Rosto oval é o mais proporcional de todos, naturalmente equilibrado. Possui as maçãs do rosto mais largas que a testa e que o maxilar, que por sua vez têm a mesma largura.

Prefira:

  • Qualquer modelo

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-oval-use

Quem foi privilegiada com este formato de face pode comemorar, pois qualquer tipo de óculos fica perfeito nele, dos mais discretos ao mais extravagantes. Aproveite essa benção e abuse, use o que der na telha, já que neste caso não tem erro!

Lógico que não há nada mais importante na hora de escolher óculos do que se sentir bem com eles, mesmo que não seja o formato mais indicado na teoria. Mesmo o modelo mais desaconselhável pode surtir um resultado incrível, dependendo do estilo e personalidade da pessoa. Eu mesma não deixarei de usar gatinhos exagerados e pontudos mesmo com meu rosto triângulo invertido.

Outros fatores a se considerar:

Nem só no formato do rosto deve-se basear a escolha dos óculos. Há outros fatores tão importantes o quanto (ou ainda mais) que devem ser considerados na hora da compra:

  • Apoio nasal: os óculos estarão quase que inteiramente apoiados nessa região, por muitas horas seguidas, então é fundamental procurar um modelo que garanta equilíbrio e impeça que o acessório deixe marcas. Quanto mais área de apoio dos óculos com a pele, melhor, para distribuir e aliviar o peso na região.
  • Sobrancelhas: os óculos de grau ideais não podem formar uma “segunda sobrancelha”, o que acontece quando existe um grande espaço entre elas e a parte superior dos óculos. Pelo mesmo motivo, não convém que os óculos acompanhem exatamente o contorno da sobrancelha, para não reforçarem a expressão facial e pesar. As sobrancelhas devem ficar levemente visíveis, sem serem totalmente encobertas ou ficarem inteiramente expostas.
  • Hastes: não devem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto, não sobrando nem faltando atrás das orelhas. Além disso, deve-se garantir que estejam bem ajustadas e que não apertem. O apoio temporal, fornecido pelas hastes dos óculos, deve ser apenas secundário, sendo a tarefa de sustentação principal executada pelo apoio nasal.
  • Pupila dos olhos: devem ficar preferencialmente centralizadas na lente, para um resultado mais harmônico.
  • Lentes: as anti-reflexos deixam seu olhar livre, permitindo que você mantenha o contato visual com as pessoas. As totalmente transparentes não acentuam olheiras nem comprometem a maquiagem.

Já ciente dessas informações, agora só falta eu levar minha receita numa ótica de confiança, escolher a armação e as lentes e esperar meus óculos ficarem prontos. Dá até para fazer online, mas como é a primeira vez, prefiro fazer tudo presencialmente. Pelo mesmo motivo, irei escolher um modelo mais básico e versátil, com boas lentes, para já poder ir usando com tudo. Depois, partirei para opções mais ousadas.

E você, também descobriu que terá que usar óculos de grau? Como foi? Qual seu formato?

comentários

  1. Vivian 18/08/2015

    Experiência de quem usa óculos desde os 10 anos de idade diz: sempre vá pessoalmente comprar! É o tipo de coisa que se não for bem alinhada vai prejudicar a sua visão ao invés de ajudar!

    Eu nunca sei bem que tipo de rosto tenho, acho que fica entre o redondo e o oval, mas sempre opto pelas lentes retangulares que acho que ficam melhor… É o tipo de coisa que depois que você acostumar vai até esquecer que está usando, e vai se acostumar com a aparência que tem com eles. Tem dias que eu acho que fico mais bonita de óculos do que de lente, por exemplo. Varia muito!

    Vai com fé que vai dar tudo certo! Kkkkk

    Bjosss

    • Joyce Nunes respondeu Vivian 18/08/2015

      Vivian, primeiro, obrigada pelas dicas!
      Eu acho as mulheres de óculos muito bonitas, mas tenho certeza que vou me estranhar no começo, hehehe!
      =***

  2. Cynthia Mazzi 18/08/2015

    Adorei o post Joy! Uso óculos desde os 11 anos e adoro, sempre foi um acessório pra mim e já faz parte do meu estilo. Meu rosto é oval e já usei armações quadradas por muito tempo, mas há uns 3 anos percebi que a armação Wayfarer é a que fica melhor em mim. Desde então, me sinto muito melhor com os meus óculos!
    Depois conta pra gente como foi a escolha do modelo. Beijo!

    • Joyce Nunes respondeu Cynthia Mazzi 18/08/2015

      O Wayfarer parece que fica ótimo em todo mundo né? hehehe… e eu acho MUITO bonito nos modelos de grau, fica meio nerd, meio geek, extremamente estiloso e sexy… incrível!
      Pode deixar que eu conto. E logo vocês me verão de óculos aqui!

  3. Thayse 18/08/2015

    Joy, eu não curto muito essas regrinhas, porque primeiro, o rosto das pessoas não é bem exato num formato, segundo que isso pode ser bem relativo, terceiro que a pessoa tem que gostar do modelo e se sentir bem. O negócio é experimentar, ver se fica bom e se tá ok, leva e seja feliz :D

    Beijos

    Brilho de Aluguel

    • Joyce Nunes respondeu Thayse 18/08/2015

      Thayse, concordo muito com você. Nesses estudos que eu fiz, diz por exemplo que eu não devo usar óculos com cristais e detalhes na lateral… mas eu AMO isso e sempre usei (nos modelos solares), hehehe… inclusive uns bem exagerados.
      Não é porque na teoria não funciona que na prática não pode ficar perfeito! Até disse isso no texto…
      beijinhos!

  4. Andrelina Silva 19/08/2015

    Oi Joyce!!! Hahaha, parece até que você adivinhou o meu drama!

    Vou ter que usar óculos a partir de agora… :(

    Muito boa sua matéria!

    Abraço!

    • Joyce Nunes respondeu Andrelina Silva 20/08/2015

      EBAAAA! Tô feliz de te ver por aqui, hehehe… já o nosso uso de óculos não é tão animador assim, hehehe!
      =*
      Beijos e volte sempre!

  5. Cristiane Belo 19/08/2015

    Olá Joyce!

    Eu uso óculos há bastante tempo, nunca tive problemas em usar, mesmo em badaladas!

    Mas o q vou dizer agora talvez deixe VC um pouco chateada: como usar óculos normais e óculos escuros, um acessório tão charmoso q adoramos? Só com lentes de contato, ou gastando fortunas trocando por lentes de grau TODOS os nossos óculos escuros (pq afinal de contas, não queremos usar um modelo só).

    Olha, esse é ob ponto negativo, viu.

  6. Cristiane Belo 19/08/2015

    Olá Joyce!

    Eu uso óculos há bastante tempo, nunca tive problemas em usar, mesmo em badaladas!

    Mas o q vou dizer agora talvez deixe VC um pouco chateada: como usar óculos normais e óculos escuros, um acessório tão charmoso q adoramos? Só com lentes de contato, ou gastando fortunas trocando por lentes de grau TODOS os nossos óculos escuros (pq afinal de contas, não queremos usar um modelo só).

    Olha, esse é ob ponto negativo, viu.

    • Joyce Nunes respondeu Cristiane Belo 20/08/2015

      Poxa Cristiane isso é complicado mesmo. Eu troco de óculos escuros como troco de sapato, sabe? Toda hora.
      Ainda não sei como vou fazer. Mas pelo menos em 1 deles terei que colocar grau, nem que seja só pra dirigir!
      =*

  7. Estela 20/08/2015

    amei a matéria, o que usar, o que não usar, todas as dicas são muito válidas.

    Parabéns

    E escolha para vc um óculos muito lindo….

    • Joyce Nunes respondeu Estela 20/08/2015

      Obrigada!
      Vou escolher com cuidado e carinho…
      <3 <3 <3

  8. Paty Domingues 22/08/2015

    Com o modelo ideal dá até o ânimo para usar, rs

    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

  9. Priscila 12/05/2016

    Puxa escolhir o modelo certo sem mesmo antes consultar, que legal! bjusss

  10. Gabriella 27/06/2016

    O meu rosto é redondo, qual das duas opções ficaria melhor em mim: o quadrado grande ou o retangular pequeno?

  11. ayodelle nayo 20/07/2016

    nossa amei tenho o rosto oval e o óculos que comprei caiu super bem sem tirar que é muito fashion ❤

    OBRIGADAAAA !!!!

  12. Letícia Ferreira 23/07/2016

    Amei!! Ah se eu tivesse visto isso antes kkkk Eu iria usar óculos de grau, pela primeira vez, e não sabia qual armação escolher. Fui pelo meu gosto e fiquei quase 1 ano com uma armação que não combinava com meu formato de rosto. Agora já sei e não vou errar mais. Muito obrigada, vou anotar suas recomendações ;)

  13. vera 01/08/2016

    Olá pela primeira vez, na vida vou ter usar óculos de graus. O tipo do meu rosto é fino e qual óculos que combina com tipos do rosto. E si é possível enviar as fotos.

  14. lotiana 30/09/2016

    Gente, como vou saber qual o formato do meu rosto??

  15. Estela Vitória 03/12/2017

    Adorei as dicas são muito boas e legais

    Amei❤

  16. Roberta 14/01/2019

    Meu nariz e o famoso nariz de batata mais meu rosto e fino o que usar?

  17. julmira Matos 10/07/2019

    qual e o formato do meu rosto?

  18. maisa 06/11/2020

    o meu é triangulo invertido?

  19. Thais Rodrigues Dias 27/04/2021

    Poderia me dizer qual o formato do meu rosto. Acho que é oval mas fico na dúvida.