Vou falar um pouco (um pouco não, bastante!) sobre coloração Imedia Excellence Ice Colors 12.111 #Fetiche, de L’Oreal Paris, meu segredo para obter um platinado branco como a neve!

Mas calma: uso ela como complemento à descoloração e para matização dos meus cabelos em tom de branco.

ATENÇÃO: sem descolorir antes, apesar altura de tom elevada, ela não tem a capacidade de deixar os cabelos claros o suficiente para ficarem brancos, apesar de conseguir sim clarear bastante os fios (exceção: a não ser que você já seja loira natural, tipo sueca – aí sim ela provavelmente dá conta do recado sozinha!).

Uso também, obviamente, para corrigir a altura do tom em eventuais partes que não atingiram o nível de clareamento suficiente na descoloração. Para quem não sabe, mesmo o cabelo descolorido ao máximo não fica totalmente branco, sempre sobra um leve amarelinho residual (o máximo que chega é ao tom do interior de uma casca de banana). É normal isso! Para conseguir a tonalidade de branco frio, é necessário utilizar produtos que neutralizem totalmente qualquer resquício de amarelo, como tonalizantes e matizadores.

E é basicamente para esta finalidade que utilizo a Imédia Ice Colors 12.111, apesar de ser uma coloração permanente pra valer. E já adianto: é a melhor coisa (e a mais efetiva) que já utilizei para deixar meu cabelo branco. Realmente branco (não cinza, nem loiro claro)!

Ah, o melhor: ela ainda dá aquela disfarçada na raiz do meu platinado, quando já está um pouco crescidinha!

O motivo dela funcionar tão bem é essa tal de Neutralização de Triplo Cinza, que realmente é capaz de neutralizar os tons de amarelo e laranja, principalmente em cabelos em tons de loiro bem claro. É mais fácil conseguir tal resultado quando se tem 3 tons diferentes de pigmentos em sua composição ao invés de só um, como a maioria das tintas. Na 12.111 #Fetiche, o roxo quebra o amarelo; o azul quebra o alaranjado; e o cinza, por sua vez, deixa o tom mais frio.

Explicou mais sobre a neutralização de reflexos indesejados aqui.

Ela só não consegue deixar branquinho cabelos virgens em tons acima do loiro escuro porque neles encontra mais quantidade de pigmentos amarelos e laranjas (naturalmente presentes no interior dos fios) para neutralizar, por isso o resultado não é tão frio quanto num cabelo previamente descolorido (no qual grande parte desses pigmentos já foi removida anteriormente). Mesmo assim, no meu cabelo natural, que é loiro escuro, consigo obter só com o uso da tinta um tom de loiro na altura do 10, levemente cobre/amarelado ( como observo quando aplicada a tinta na raiz crescida).

Na caixinha:

  • 1 Sérum Protetor (12ml)
  • Creme Colorante (47g)
  • Revelador (70ml)
  • Tratamento Condicionante (60ml)

O Sérum Protetor (veja foto do conteúdo do sachê aberto aqui) é o amor da minha vida. Não só pelo cheirinho ser delicioso, mas porque ele realmente protege. Digo isso porque eu sempre roubo um pouco dele para passar antes da descoloração e ajuda muito a preservar os fios. Já esqueci de usar uma vez e me arrependi profundamente.

O Revelador é nada mais que Água Oxigenada de 40 Vol. Sim, 40 Vol, a mais forte de todas. E, incrivelmente, eu uso mesmo assim, no cabelo descolorido e nunca tive problemas! PORÉM, lembre-se: meu cabelo é super curto (pixie hair) e está constantemente sendo cortado e renovado. Se eu tivesse cabelo maior, não ousaria cometer essa loucura. Certamente, utilizaria com uma água oxigenada mais suave no cabelo já descolorido (de 10 ou 20 Vol, por exemplo), pois neste caso não há necessidade de usar uma volumagem que ofereça alto grau de clareamento.

Mas atenção: se diminuir a volumagem da oxigenada, a tinta não vai ter poder algum de clarear qualquer sinal de raiz natural que já tenha crescido em seu cabelo, agindo de maneira insuficiente, deixando possivelmente a região em um tom de marrom acobreado indesejável. Portanto, só faça isso se for utilizar ela no cabelo totalmente descolorido.

No geral, aplico o produto seguindo as instruções do folhetinho à risca:

  1. Passo o Sérum Protetor, evitando a raiz.
  2. Coloco o conteúdo da bisnaga do Creme Colorante no frasco do Revelador e agito bem para misturar.
  3. Quebro o lacre do frasco e começo a aplicar a mistura no cabelo. Deixo agir por 50 minutos e enxáguo.

O que faço de diferente: não costumo usar o Tratamento Condicionante no dia em que tinjo o cabelo, prefiro usar um produto com uma carga proteica de aminoácidos para repor o que foi perdido no processo e uma bela máscara. No entanto, não o desperdiço: uso algumas vezes durante o mês como condicionador. Além disso, sempre lavo o cabelo com shampoo imediatamente após o enxágue. Aproveito para usar um shampoo bem hidratante e nutritivo e já removo boa parte do excedente de tinta.

Enfim, voltando à aplicação: a mistura, no começo, é branquinha, mas logo começa a ficar roxinha (roxo azulada, pra ser mais específica) e vai escurecendo. No final, fica hiper mega roxa, como mostro abaixo:

Normalmente, eu só passo a coloração na região mais próxima a raiz o possível, que é onde o cabelo sempre está mais amarelado e a raiz crescida aparece. Porém, uns 5 minutos antes de tirar a tinta, passo o que ainda sobrou dela até as pontas (ou dou aquela “puxada” do produto da raiz para as pontas), para dar aquela uniformizada no tom. E foi nesse período que tirei a foto acima!

Ressalto que eu faço uso esta tinta em duas situações:

  • Acabei de retocar a raiz do cabelo com descolorante e ela ficou um pouco amarelada ou desigual (grau de clareamento sutilmente insuficiente). A tinta consegue igualar o clareamento com o restante do cabelo e deixá-lo num tom bem frio (obs: às vezes espero alguns dias pro cabelo se recuperar da descoloração antes de aplicar a coloração. Uma semaninha no máximo)
  • A raiz já está  um pouco crescida e notável, mas quero adiantar a próxima descoloração o máximo possível, para dar um respiro pros meus fios.

“Mas Joy, você disse que ela não tem poder suficiente de clarear o cabelo natural até o platinado branco, então porque você passa com a raiz crescida?” 

O cabelo na região pode não ficar tão platinado e claríssimo quanto no comprimento, mas o tom de loiro claro resultante na raiz já quebra bem o escuro da raiz crescida. E o leve amarelinho (praticamente nulo) na região mal é percebido, pois são poucos milímetros de cabelo crescido. Na verdade, fica parecendo que fiz propositalmente um efeito de loiro esfumado na raiz.

Já cheguei a manter o cabelo 2 meses sem descolorir a raiz só com esse procedimento (normalmente, uso descolorante na raiz 1 vez por mês).

Agora, vamos ao resultado:

Taa daa! Branco branquíssimo, tipo gelo. E olha que eu tirei essa foto com o cabelo ainda molhado quando tinha acabado de enxaguar a tinta, ou seja: ficou mais claro ainda quando estava seco. (lembrando: meu cabelo já estava descolorido no grau de clareamento máximo ou muito próximo a ele).

O que eu acho incrível nesta coloração é que ela tem poder de tratar os cabelos enquanto age. Ficam super maleáveis e até macios! Inclusive, ajuda a recuperar eventuais danos ocorridos na descoloração. Isso acontece pois ela é enriquecida com ativos como Ceramidas, Colágeno e Ionene G (polímero responsável por assegurar uma proteção prolongada aos fios e por reparar e amaciar a fibra capilar).

Veja a raiz em detalhes (na foto abaixo, fazia uma semana que havia descolorido o cabelo, então havia 1 semana de raiz crescida):

Ah sim, não vou mentir. Em cabelos descolorido pode ficar um pouco roxo/azul sim, logo depois de passar a tinta, se deixar agir muito tempo onde já estava claríssimo. No meu caso, fica mais azulzinho do que roxo, como pode ver acima. Ou seja: pode chumbar onde está descolorido? Um pouco! Mas escurece o cabelo? Nem um pouco.

Repare que nos primeiro milímetrinhos de cabelo, onde a raiz crescida estava natural, não chega a manchar. Só no cabelo já descolorido mesmo. Por isso que na embalagem há o aviso de que não é recomendado utilizar essa tintura em cabelos já descoloridos e platinados. Porque vai ficar roxo/azulado sim logo ao enxaguar. Mas, ao sair esse o excesso desses pigmentos, a cor fica maravilhosa! Vale a pena passar por esse “efeito colateral”…

Ao primeiro enxágue só com água a intensidade do roxo/azul pode assustar, mas basta lavar com shampoo que já vai ficando uma coisa tão clarinha e pastel que em determinadas iluminações mais quentes nem se nota. O melhor dessa tinta em comparação com tonalizantes e outros matizadores para cabelos platinados é que ela não escurece os fios.

E nada de pânico! O azul sai rapidinho! No meu caso, em duas lavagens (contando a feita após a aplicação). E sai só o azulado, pois o efeito de tom frio é duradouro. Mas não adianta ficar lavando várias vezes seguidamente após ter passado a tinta, para tentar fazer sair mais rápido. Tem que lavar, esperar o cabelo secar completamente e aí lavar de novo. Não aconselho fazer tudo no mesmo dia, para não estressar os fios recém coloridos, mas se for mesmo necessário, funciona. A dica é sempre condicionar após cada lavagem, mesmo que pretenda lavar novamente em seguida. E com shampoo Johnson’s (do amarelinho tradicional) sai mais rápido ainda. Mas capriche na hidratação a cada uso, pois ele dá uma leve ressecada nos fios. Deixo pra usar num caso de extrema pressa!

Imedia Excellence Ice Colors 12.111 #Fetiche

O valor da coloração costuma ficar entre R$ 21,00 e R$ 28,00, dependendo de onde você compra. Tem em farmácias, supermercados e perfumarias, sendo que nas perfumaria costuma ser mais em conta. Você encontra inclusive no próprio site da L’Oreal.

Agora, me diga: ao ver a caixinha na farmácia, alguma vez já bateu uma vontade de provar esta tinta? 

comentários

  1. Marcelo Santana 20/03/2018

    ótima matéria, vou indicar para a minha namorada

  2. Marcelo Santana 20/03/2018

    ótima matéria, vou indicar para a minha namorada

  3. Sandra 24/09/2018

    Ele fica azul? Pq já experimentei outras com essa mesma numeração e ficou mega azul lkkkkk e depois pra tirar é punk

  4. Beatriz Sampaio 01/11/2018

    adorei a matéria, meu cabelo atualmente está desbotando o azul, pretendo descolorir a raiz de novo que cresceu bastante. Acredito que o loiro embaixo dessa tinta esteja mega amarelado/laranjado, queria usar essa tinta para clarear isso e depois tonalizar com cinza grafite da salon line. Vc acha que da certo?

  5. Victor 03/12/2018

    Eu amo essa tinta, eu sempre deixo o meu ficar azul, é um azul bebê que sai bem rápido

  6. Vanessa Reis 21/07/2019

    Amei a explicação. Vou testar na minha mãe que está com o cabelo na cor marrom acobreado das antigas tintas loiras que usou, decidi comprar essa tinta pra quebrar essa cor parece laranja sei la , vamos ver o que vai dar.

  7. cássia 31/03/2020

    tem foto do seu cabelo antes de pintar?

  8. Julia 14/07/2020

    hoje eu tentei platinar com essa tinta a minha mecha frontal, só q eu só passei na raiz p ver como iria ficar e fico meio azul. vc sabe oq eu faço?