Todo mundo já pensou em passar alguns dias em Berlim, na Alemanha. Portal de Brandenburg, Reichstag, Memorial do Holocausto, Alexanderplatz e o que sobrou do antigo Muro certamente farão parte dessa visita, principalmente se durar poucos dias. Mas, supondo que você tenha vários dias a seu dispor e queira ir além dos pontos turísticos óbvios: o que visitar?

Farei uma lista com os pontos turísticos não óbvios de Berlim, que também são imperdíveis:

1- Potsdam

É uma cidade vizinha de Berlim, que é seu total oposto: calma e pacata.

Dá pra ir de trem direto (S-bahn), mas o ticket precisa ter acesso a aérea C de Berlim. Com isso, lá você pode usufruir de todas redes de transporte locais (ônibus, trem, bonde, etc.)…

Lá tem vários palácios (Sansoucci, Novo Palácio de Potsdam), castelos, parques e lugares bem legais pra ir.

Um destaque é a Glienicker Brücke, ponte que liga Berlim a Potsdam e que cruza o Rio Havel. É muito lindo! Potsdam é uma cidade que vale a pena conhecer e fica só há uns 30 minutos da Alexanderplatz.

No meio do caminho é legal dar uma descida em Wannsee (um bairro afastado do centro de Berlim) pra ver o lago, logo em frente a estação…

De lá, assim como no centro de Potsdam, também há pontos de ônibus que levam pra Glienicker Brücke.

2 – Citadela de Spandau

A fortaleza um dos poucos lugares medievais e renascentistas que sobraram em Berlim depois da guerra. Dá pra ir de metrô (U-Bahn Zitadelle)!

Em algumas épocas do ano, rolam alguns festivais temáticos em que as pessoas ficam vestidas como se estivessem da idade média… vale a pena!

Não deixe de subir ao alto da torre para ter uma vista panorâmica de todos arredores de Berlim.

3 – Kurfürstendamm (S-bahn Zoologischer Garten)

Lá fica o famoso Kaiser Wilhelm Memorial, com o que restou de uma antiga igreja após a guerra.

Se você gosta de comprar, as ruas Kurfurstendamm, Kurfurstenstraße e Kleistsraße são cheias de lojas, shoppings e etc… as flagships das principais de redes do mundo ficam por lá.

4- Potsdamer Platz

Ali da Potsdamer Platz é possível ir a pé pra vários lugares conhecidos, como o Memorial Judeu, Portão de Brandenburgo, Reichstag, Tiergarten, Mall of Berlin e Topografia do Terror (vale a pena e é gratuito)…

É lá que também fica o SonyCenter, um lugar super legal que tem uma arquitetura bem moderna. Tem o único cinema em inglês na cidade.

Perto dali, também fica o shopping Arkaden.

5- Memorial de Guerra Soviético

Fica no TrepTower Park, um parque que já é lindo. Atravessando uma avenida (é meio escondido mas dá pra encontrar) se localiza o memorial pra homenagear os soldados soviéticos mortos em combate com os nazistas…

Vale a pena ver e conhecer a historia do lugar. Tem mais de 12.000 soldados enterrados lá… mas o lugar é BELISSIMO! A estátua mais linda e impressionante que eu já vi em minha vida está lá.

6- Palácio de Charlottenburg

Vale a pena fazer o passeio dentro do palácio e também no jardim. No fim do ano, há uma feira de Natal incrível, a maior de Berlim.

A estação Westend (S-Bahn) é a mais próxima do local.

6- Sachsenhausen (Campo de Concentração)

Se vocês tiverem estômago para ir, vale a pena conhecer Sachsenhausen, em Oranienburg, um campo de concentração.

Confesso que o “passeio” me deixou bem sensibilizada. Atmosfera pesadíssima.

Sachsenhausen fica há uns 40 minutos de trem pela S-Bahn (S1) da estação Friedrichstrasse. Ao descer na estação Oranienburg, ainda é necessário pegar um ônibus circular para chegar ao campo. A entrada é gratuita.

Em breve, continuarei com o resto da lista da Berlim não óbvia.

10/06/2019