Todo mundo já pensou em passar alguns dias em Berlim, na Alemanha. Portal de Brandenburg, Reichstag, Memorial do Holocausto, Alexanderplatz e o que sobrou do antigo Muro certamente farão parte dessa visita, principalmente se durar poucos dias. Mas, supondo que você tenha vários dias a seu dispor e queira ir além dos pontos turísticos óbvios: o que visitar?

Farei uma lista com os pontos turísticos não óbvios de Berlim, que também são imperdíveis:

1- Potsdam

É uma cidade vizinha de Berlim, que é seu total oposto: calma e pacata.

Dá pra ir de trem direto (S-bahn), mas o ticket precisa ter acesso a aérea C de Berlim. Com isso, lá você pode usufruir de todas redes de transporte locais (ônibus, trem, bonde, etc.)…

Lá tem vários palácios (Sansoucci, Novo Palácio de Potsdam), castelos, parques e lugares bem legais pra ir.

Um destaque é a Glienicker Brücke, ponte que liga Berlim a Potsdam e que cruza o Rio Havel. É muito lindo! Potsdam é uma cidade que vale a pena conhecer e fica só há uns 30 minutos da Alexanderplatz.

No meio do caminho é legal dar uma descida em Wannsee (um bairro afastado do centro de Berlim) pra ver o lago, logo em frente a estação…

De lá, assim como no centro de Potsdam, também há pontos de ônibus que levam pra Glienicker Brücke.

2 – Citadela de Spandau

A fortaleza um dos poucos lugares medievais e renascentistas que sobraram em Berlim depois da guerra. Dá pra ir de metrô (U-Bahn Zitadelle)!

Em algumas épocas do ano, rolam alguns festivais temáticos em que as pessoas ficam vestidas como se estivessem da idade média… vale a pena!

Não deixe de subir ao alto da torre para ter uma vista panorâmica de todos arredores de Berlim.

3 – Kurfürstendamm (S-bahn Zoologischer Garten)

Lá fica o famoso Kaiser Wilhelm Memorial, com o que restou de uma antiga igreja após a guerra.

Se você gosta de comprar, as ruas Kurfurstendamm, Kurfurstenstraße e Kleistsraße são cheias de lojas, shoppings e etc… as flagships das principais de redes do mundo ficam por lá.

4- Potsdamer Platz

Ali da Potsdamer Platz é possível ir a pé pra vários lugares conhecidos, como o Memorial Judeu, Portão de Brandenburgo, Reichstag, Tiergarten, Mall of Berlin e Topografia do Terror (vale a pena e é gratuito)…

É lá que também fica o SonyCenter, um lugar super legal que tem uma arquitetura bem moderna. Tem o único cinema em inglês na cidade.

Perto dali, também fica o shopping Arkaden.

5- Memorial de Guerra Soviético

Fica no TrepTower Park, um parque que já é lindo. Atravessando uma avenida (é meio escondido mas dá pra encontrar) se localiza o memorial pra homenagear os soldados soviéticos mortos em combate com os nazistas…

Vale a pena ver e conhecer a historia do lugar. Tem mais de 12.000 soldados enterrados lá… mas o lugar é BELISSIMO! A estátua mais linda e impressionante que eu já vi em minha vida está lá.

6- Palácio de Charlottenburg

Vale a pena fazer o passeio dentro do palácio e também no jardim. No fim do ano, há uma feira de Natal incrível, a maior de Berlim.

A estação Westend (S-Bahn) é a mais próxima do local.

6- Sachsenhausen (Campo de Concentração)

Se vocês tiverem estômago para ir, vale a pena conhecer Sachsenhausen, em Oranienburg, um campo de concentração.

Confesso que o “passeio” me deixou bem sensibilizada. Atmosfera pesadíssima.

Sachsenhausen fica há uns 40 minutos de trem pela S-Bahn (S1) da estação Friedrichstrasse. Ao descer na estação Oranienburg, ainda é necessário pegar um ônibus circular para chegar ao campo. A entrada é gratuita.

Em breve, continuarei com o resto da lista da Berlim não óbvia.

10/06/2019

comentários

  1. Helô 24/06/2019

    que maravilha de post!

    amo conhecer lugares cheios de história e a Europa é com ctz o melhor destino. Alemanha está na minha wishlist há tempos… Não sei se conseguiria visitar um campo de concentração, deve ser muito punk!

  2. lindo muita informação relevante. amei

  3. Rafaela Ribeiro 23/04/2020

    Amo lugares nada óbvios..me perco e sempre me encanto! Joy, fiquei apaixonada na estradinha envolta por plátanos! Coisa mais linda! ♥