Alianças são presentes que representam momentos de alegria e amor em nossa vida, desde o namoro, noivado, casamento e até mesmo na comemorações das bodas. As opções são infinitas, o que demanda atenção especial na hora de escolher aquela que combina melhor com o casal.

Os principais itens a se analisar na hora de escolher alianças é:

A cor e o metal

Geralmente, alianças de noivado e casamento são de ouro e alianças de namoro e compromisso são prateadas.

É quase impossível não relacionar a aliança de casamento com a cor do ouro, já que é um clássico! No entanto, a escolha do material deve fazer sentido para o casal, seus hábitos e costumes, por isso, deve-se priorizar o gosto pessoal em detrimento de convenções.

Eu, por exemplo, gosto muito mais da cor prata do que da cor dourado. A aliança escolhida para meu casamento é bicolor, feita com ouro branco e ouro dourado, pois assim combina bem mais com o estilo meu e do meu marido.

Outra opção que foge do convencional e demonstra muita personalidade é o ouro rosé.

A largura

Apesar de mais uma vez a preferência estética falar mais alto nesse quesito, não podemos esquecer que é interessante que a aliança acompanhe o tamanho da mão e dos dedos de ambos integrantes do casal.

  • Alianças Discretas: De 2mm a 4.5mm
  • Alianças Intermediárias: De 5mm a 6.5mm
  • Alianças Largas: De 7mm a 9mm

As mais grossas combinam mais com mais largas e dedos mais grossos. As finais, delicadas, com mãos e dedos mais estreitos.

O formato

As bordas da aliança podem ser retas, levemente abauladas ou totalmente arredondadas. As mais arredondadas são mais clássicas, enquanto as mais retas, mais modernas.

Quanto mais arredondado o exterior da aliança, mais anatômica ela é, proporcionando maior conforto.

O acabamento

As alianças podem ser polidas os foscas.

As polidas brilham mais e refletem a luz, escondendo melhor os riscos causados pelo uso frequente. As foscas são mais discretas e opaca, mas podem exigir alguma manutenção com o tempo, para manutenção do efeito.

Os diamantes

As alianças podem ter nenhum, um, alguns ou muitos diamantes!

O anel de noivado tradicionalmente possui pelo menos um diamante, solitário ou cercado por outros menores. 

Porém, uma tendência atual de substituir os anéis de noivado pelas alianças de noivado, que já são as mesmas que serão trocadas no altar, gerando economia e praticidade. O que muda é apenas a mão do uso, passando da direita para a esquerda.

Quer saber onde encontrar alianças lindas como as do post? Então visite a Joias Gold, pois lá tem inúmeros modelos, desde os mais luxuosos até os mais acessíveis.

Com as dicas que acabei de dar, ficará bem mais fácil escolher a aliança perfeita e dar esse belíssimo e especial presente para quem se ama!

comentários