Você tomou a decisão mais importante da sua vida e irá pedir seu amor em casamento. Parabéns! Porém, há um pequeno probleminha: você não faz ideia de como escolher o anel de noivado para eternizar este momento… e agora?

Calma que eu te ajudo! Pra começar, o básico: a tradição é que o anel seja de um material nobre (como o ouro) e tenha pelo menos um diamante (solitário), que pode também estar cercado de mais pedras. Então, o que é importante considerar na hora de selecionar a joia?

O estilo dela

Aposto que você já está de olho no que sua futura noiva costuma usar e com certeza seu estilo foi algo cativante. Use essa informação a seu favor e escolha um anel de noivado que seja a cara dela, combine com as roupas e os acessórios que ela sempre costuma usar. Foco especial nos brincos, colares e anéis, pois eles entregarão pistas perfeitas do tipo de joia que ela prefere.

Clássica

Mulheres mais clássicas costumam gostar de joias atemporais, menos detalhadas, com uma pedra só, ainda sim que sejam marcantes.

Romântica

As românticas, em geral, gostam de peças mais delicadas e detalhadas, como se tivessem saído de um conto de fadas.

Extravagante

As extravagantes podem preferir pedras grandes e chamativas ou anéis mais trabalhados, com textura ou muitas pedras.

Minimalista

Já para as minimalistas, menos é mais: quanto mais discreto o anel, melhor.

O Dia a dia dela

Para que faça sentido no dia a dia da futura noiva, não adianta presenteá-la com um anel exuberante se ela for médica, esportista ou exerça qualquer tipo de atividade que não permita o uso de peças com pedras muito grandes, ressaltadas e expostas.

Por mais maravilhoso que seja, tudo que você não quer é que ela tenha que retirar o anel toda hora, por medo de quebrá-lo, sujá-lo ou machucar alguém.

Nesse caso, melhor optar por anéis com a coroa rebaixada e menos diamantes, que acabam sendo mais protegidos e fáceis de limpar.

Conselhos de pessoas próximas

Se ainda está muito na dúvida, a dica é pedir a opinião das outras pessoas que convivem com ela: a mãe, o pais, os irmãos, os amigos. As chances de errar serão ainda menores mínimas e todos ficarão ainda mais encantados com você, pela boa intenção. Sem falar que ela já pode ter comentado com alguém qual é o modelo de anel de noivado dos sonhos.

E o tamanho do aro?

Se você ainda não sabe o tamanho do dedo anelar dela e não quer estragar a surpresa perguntando, o jeito é pegar “escondido” algum outro anel para usar como referência e levar na hora de comprar a joia. Se isso não for possível ou acabar escolhendo o tamanho errado (o que é bem comum), não se preocupe: na maioria das vezes é possível ajustá-lo. Por isso, é importante se certificar de que o anel escolhido permite ajustes, antes de comprá-lo.

Se a aquisição for feita em um e-commerce, uma boa pedida é comprar antes um medidor de anel (será fácil de achar em qualquer site ou aplicativo de compra popular) para descobrir qual a numeração do dedo anelar dela.

Utilizei os lindos anéis de noivado das Lojas Rubi (www.lojasrubi.com.br) para confeccionar este post.

comentários