Você compra aquela linda e desejada correntinha, em ouro ou prata, para que dure bastante. E ela se torna um acessório inseparável, daqueles que você não tira nem para dormir! Aí, num belo dia nota que sua joia não está mais tão bonita e reluzente como no começo. Até mudou de cor. E agora?

Calma que tem jeito de deixá-la como nova, novinha em folha… e eu vou ensinar agora!

Por que isso acontece?

Primeiro, vamos entender o que causa esse problema nos metais em geral, inclusive na prata e no ouro: é um processo natural chamado oxidação. O oxigênio presente no ar reage com as moléculas do metal, gerando esse aspecto o escurecido na superfície da joia. Alguns hábitos aceleram esse processo, como o contato com produtos de limpeza, cosméticos em geral (sabonetes, hidratantes, perfumes, colorações de cabelo e etc) ou o próprio suor da pessoa, que para alguns pode ser mais ácido. Por isso, é recomendado tirar as joias no banho e ao entrar em piscinas – ou até evitar usá-las ininterruptamente, minimizando o contato com essas substâncias.

A boa notícia é que em metais nobres o processo de oxidação é reversível. É só limpá-las! A seguir, veja as maneiras caseiras mais comuns de limpar suas joias, dependendo do material em que foi confeccionada.

Como limpar correntes de prata

A forma mais simples de limpar sua corrente ou outra joia de prata é utilizando bicarbonato de sódio. Basta 1 colher de sopa em 200 ml de água. Coloque a solução em uma panela junto com sua correntinha e ligue o fogo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe a corrente de molho. Aí, é só retirar quando a água ficar morna, para enxugar e secar.

Outra opção é fazer o mesmo procedimento utilizando sabão de coco ao invés de bicarbonato de sódio, deixando de molho por 15 minutos.

Como limpar correntes de ouro

O melhor amigo da limpeza do ouro é o detergente. Esfregar uma mistura de água morna com um pouco de detergente na joia de ouro, utilizando um pano macio, deve bastar para remover as sujeiras, a gordura e o escurecido.

Se preferir, assim como ensinei a fazer com a prata, outra opção é ferver o detergente com a água e deixar o ouro de molho por uns 15 minutos.

Como limpar correntes de ouro branco

O ouro branco é obtido a partir da liga do ouro amarelo com outro metal, como a prata, paládio, níquel ou ródio.

O vinagre é uma boa opção para limpar uma corrente de ouro branco. Experimente deixá-la de molho por 2 horas em uma solução com meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, enxágue bem e seque com um pano bem macio.

Pasta de dente também é um material recomendando não só para limpar o ouro branco mas também joias de outros metais. A limpeza deve ser feita esfregando o produto na joia com uma escova de dentes bem macia. Mas atenção: a pasta deve ser em creme, não em gel. E deve ser branca.

Recomendações Gerais

Muito cuidado! Sempre manuseie suas correntes com cuidado, para que não corra o risco de riscá-las e até de rompê-las, caso sejam fininhas e delicadas. Não esfregue nem puxe com muita força.

Para correntes com tramas bem fechadas ou torcidas, é preferencial a limpeza feita com o mergulho em soluções do que com a feita com pasta, pois os ativos dos produtos conseguem penetrar melhor nas partes mais internas da joia no caso do líquido.

Esteja ciente que pedras, pérolas e outros detalhes podem reagir diferente dos metais às substâncias utilizadas para a limpeza.

Caso tiver medo de estragar sua peça ou ela precise de um tratamento mais intenso, é melhor procurar um joalheiro para realizar a tarefa. Ele certamente utilizará técnicas mais seguras, efetivas e profissionais para recuperar a cor e o brilho de sua joia.

Por mais que seja possível limpar sua joia escurecida, caso queira investir em uma nova ou pesquisar diferentes modelos disponíveis, há várias opções online na Aubra Joias.

comentários