Na hora de fazer aquela tão esperada mudança nos cabelos, sempre bate aquela dúvida: qual água oxigenada usar? No mercado, existem as versões de 10, 20, 30 e 40 volumes e – sim – escolher a volumagem é determinante para obter (ou não) o resultado desejado. Mas não se assuste! Sabendo como escolher a água oxigenada para cada caso fica fácil acertar e é isso que irei ensinar nesse post!

O que é e como funciona a água oxigenada?

Na química, verdadeiro nome da água oxigenada é Peróxido de Hidrogênio (H2O2). A substância tem o poder de abrir as escamas (cutículas) dos fios, o que permite que o pigmento da coloração ou do pó descolorante consiga penetrar no interior do cabelo e possa efetivamente modificar sua cor.

O que a volumagem (10, 20, 30 ou 40) indica é a concentração de peróxido de hidrogênio na fórmula, ou seja, o poder de ação que a água oxigenada vai ter no cabelo. Quanto maior a concentração, maior a velocidade e intensidade da ação.

Mas atenção: nem sempre grandes transformações irão exigir a volumagem mais forte de oxigenada. E é aí que mora o perigo! Tudo depende da tonalidade que seu cabelo está no momento e de qual é seu objetivo: clarear ou escurecer. Uma dica: clarear normalmente exige muito mais do que escurecer, mesmo que seja pouco!

Agora vamos ao ponto: qual a diferença na prática e para o que serve cada água oxigenada?

Ox de 10 (3% de Peróxido de Hidrogênio)

É a mais fraca de todas, indicada para mudanças bem sutis e procedimentos que demandam baixo poder de penetração, como realizar banhos de brilho em cabelos desbotados, tonalizar, matizar ou escurecer levemente os fios.

Como abre pouco as escamas, não tem poder de clareamento, nem de remover os pigmentos atuais. Pelo mesmo motivo, é a que menos danifica o cabelo.

Não é utilizada com colorações permanentes, só com tonalizante. E mesmo para realizar clareamentos leves, melhor optar pela oxigenada de 20 volumes.

Ox de 20 (6% de Peróxido de Hidrogênio)

Esta concentração permite abrir as cutículas o suficiente para cobrir fios brancos e grisalhos e modificar reflexos, além de ser a melhor escolha na hora de escurecer os fios.

Tem poder de clarear os fios em até 2 tons, sendo muito utilizada nas colorações que vão do preto (1.0) ao louro escuro (6.0), numa gama de tonalidades de escuras a médias, que não necessitam de um grau de clareamento tão intenso para fixarem nas madeixas

Caso queira entender melhor a numeração das tinturas, está tudo explicado aqui.

Atenção: na maioria dos cabelos castanho naturais, essa volumagem não é suficiente para que o cabelo atinja o grau de clareamento necessário no caso de se buscar tons de loiro mais claros, sem deixar reflexos alaranjados (veja aqui como neutralizar reflexos indesejados). Neste caso, melhor optar pela de 30 volumes.

Ox de 30 (9% de Peróxido de Hidrogênio)

Tem poder de clareamento de 3 a 4 tons e é a escolha mais comum na hora descolorir os fios ou atingir tonalidades mais claras, do louro escuro (6.0) ao louro claríssimo (10.0).

No entanto, devido a sua maior concentração de peróxido de hidrogênio e intensidade de ação, pode acabar danificando um pouco mais os fios, principalmente os mais finos.

A oxigenada de 30 não costuma ser utilizada nem se faz necessária para escurecer os fios (fechar o tom), já que as cutículas do cabelo não precisam (e nem devem) ser tão abertas pelo produto, para que a tonalidade fixe.

Ox de 40 (12% de Peróxido de Hidrogênio)

Super potente, pode clarear até 5 tons, sendo utilizada somente por quem irá descolorir drasticamente os cabelos ou deseja aplicar tinturas claríssimas e platinadas.

Devido ao seu altíssimo poder de ação em pouco tempo, JAMAIS deve ser utilizada em casa, sendo reservada somente aos profissionais. As chances de danificar severamente os cabelos caso use por conta própria são muitas! Entre os danos possíveis: fios porosos, elásticos ou corte químico.

Para você ter ideia, após décadas de aventuras capilares, do branco platinado ao preto, eu nunca precisei utilizar ox de 40. E nem usaria, já que meus cabelos, naturalmente loiro escuros (na altura do 6.0) são finos.

Ao descolorir cabelos muito grossos e escuros na intenção de atingir tons de loiro platinados, os profissionais muitas vezes preferem descolorir em duas ou mais etapas com oxigenada de 30 volumes do que usar a de 40 volumes uma vez só.

A maioria das colorações permanentes do mercado vem com oxigenada de 20 ou 30 volumes. Lembrando que tinta não clareia tinta e o poder de ação da água oxigenada só se dá em cabelos virgens, totalmente naturais.

Essas são as indicações básicas na hora de escolher a volumagem da água oxigenada. Viu como não é tão complicado? É só ter em mente qual seu objetivo!

comentários

  1. Carla Kriger 05/10/2021

    Estava procurando como aplicar água oxigenada, amei as dicas.

  2. Amilcar Morais 20/12/2021

    MUITO obrigado pelas explicações, dadas. Bem hajam.

  3. Nathalia 15/08/2022

    Eu quero pintar meu cabelo pela primeira vez, então estou pesquisando o máximo que eu posso para não fazer besteira . Esse artigo me ajudou muito, obrigada !