A gente garante: tem pouca coisa melhor nessa vida do que dormir! O sono é um processo biológico obrigatório do corpo humano (e de quase todas as outras espécies animais também), que serve principalmente para descansar e renovar nossas energias e processos, tanto físicos quanto psicológicos.

Mas, infelizmente, nem todas as noites de sono são tão boas quanto nosso corpo precisa: existem diversos motivos que fazem com que a qualidade de sono seja reduzida: desde fatores simples como pijamas incômodos até fatores mais sérios como o estresse fazem com que o sono de qualidade seja apenas um sonho distante.

Se esse é o seu caso, você está no lugar certo! Para te ajudar, separamos o que chamamos de “três dicas com T” bem simples que podem te ajudar, nem que seja um pouquinho, a como ter um sono de qualidade e acordar no dia seguinte se sentindo totalmente descansada e renovada. 

Continue lendo para conferir!

Tecidos

Nos momentos antes de dormir, quando estamos deitadinhos e se aconchegando entre os lençóis, o sensorial é tudo, não é mesmo? Aquele pijama confortável, uma roupa de cama limpa e cheirosa… E para manter essa sensação gostosa e já começar a sua noite de sono do melhor jeito possível, certifique-se de escolher os melhores tecidos!

Fibras naturais, como o algodão e suas variações (algodão egípcio, algodão pima, entre outros) são macios, frescos, duráveis e muito confortáveis, e é por isso que são os mais comuns nas roupas de cama. Já para opções mais alternativas, a microfibra é ótima para dias mais frios por absorver mais calor e ser antialérgica, e a seda e o cetim também são ótimos para o fio por absorverem calor, e também recomendados para quem se preocupa com a pele e os cabelos, por reduzir atrito e estática.

Temperatura

Claro, uma cama quentinha e aconchegante é tudo de bom, mas sabia que calor demais pode ser prejudicial para o seu sono? Estudos comprovam que temperaturas elevadas deixam o corpo mais agitado e dificultam o cérebro a cair no estágio mais profundo do sono, prejudicando a qualidade dele.

Por isso, uma das melhores dicas para dormir bem envolve a temperatura: sempre que possível, regule a temperatura do seu ambiente de sono – seja com um ar condicionado, ventilador, janela aberta ou simplesmente escolhendo uma roupa de cama mais leve e respirável. Mas não precisa passar frio! A maioria dos especialistas em sono afirmam que a temperatura ideal para um sono de qualidade é entre 18° e 22° graus Celsius. 

Trescalo

Essa a gente admite: fomos até o fundo do dicionário de sinônimos para encontrar uma palavra com T para completar a nossa sequência, mas o esforço valeu a pena! “Trescalo” significa “cheiro agradavel”, e tem tudo a ver com a nossa terceira dica de como dormir bem — o aroma certo é essencial.

Segundo a aromaterapia, os diferentes aromas tem influência direta no nosso estado psicológico, ajudando na concentração, no relaxamento, aumentando a energia e muito mais. E, claro, o sono não poderia ficar de fora.

Lavanda, tangerina, camomila, baunilha, capim-limão e ylang-ylang estão entre os aromas para sono mais efetivos. E para agir, eles podem ser aplicados diretamente no travesseiro com um spray, ou espalhados pelo ambiente através de aromatizadores, velas, difusores e até mesmo cremes hidratantes ou perfumes.

Depois dessas dicas, deu até um soninho, não é mesmo? Confira muito mais dicas de saúde e bem-estar em nosso blog, para uma vida muito melhor!

09/01/2022

comentários