Pode até parecer papo de quem está tentando te vender um curso meio fajuto ou um livro de autoajuda, mas é um fato cientificamente comprovado de que uma vida organizada é uma vida mais produtiva, mais simples, menos estressante e até mesmo, mais proveitosa.

Isso se deve principalmente ao fato de que, mais do que apenas permitir que você tenha espaço físico e tempo para realizar todas as suas tarefas, responsabilidades e atividades, e também evitar a perda de objetos, documentos e itens importantes de um modo geral, a organização — em qualquer nível, seja com um planner, uma caixa organizadora ou um simples porta-trecos — também ajuda o seu cérebro a funcionar melhor.

Quando nossa vida está desorganizada (isso inclui o ambiente físico e também ideias, informações e muito mais), o nosso cérebro sente uma maior dificuldade em se concentrar em um único ponto, já que interpreta a “bagunça” como diversos estímulos separados acontecendo ao mesmo tempo. É a mesma lógica que nos faz precisar desligar o rádio do carro para prestar atenção no caminho, ou ouvir apenas uma música instrumental enquanto lemos um livro: receber mais de um estímulo de cada vez divide o nosso foco e dificulta uma execução eficiente das tarefas.

E se você está se perguntando “como organizar minha vida?”, a boa notícia é que começar é muito mais simples do que parece. Existem várias ferramentas, atitudes e hábitos que podem ser facilmente incorporados na sua rotina diária, e que aos poucos vão se acumulando e se incorporando em um sistema de organização que se espalha por todos os pontos da sua vida, até você chegar em um ponto onde ser organizada é uma parte natural dos seus hábitos.

E se você quer descobrir três dessas ferramentas e hábitos, é só continuar lendo! Separamos exemplos bem fáceis mas eficientes para que você comece a sua jornada de organização a todo vapor. Vem com a gente!

Cada caixa em seu lugar

Se você ainda não conhece a maravilha das caixas organizadoras, não sabe o que está perdendo! Disponíveis nos mais variados tamanhos, formatos, cores, materiais e funcionalidades, as caixas organizadoras ajudam a manter todos os seus itens em um único lugar, separá-los por função, cômodo e frequência de uso, facilitando a busca, e também são fáceis de guardar, deixando o armazenamento de qualquer tipo de item muito mais simples. 

Elas podem ser usadas de várias formas diferentes, e também em conjunto, com uma caixa grande armazenando várias caixas menores, as famosas “porta-treco”, para uma divisão ainda mais precisa e organizada dos mais diversos tipos de itens. 

A central da sua vida

Se você é do tipo de pessoa que esquece datas, compromissos, prazos, detalhes e informações importantes, um bom planner 2022 é a solução perfeita para você começar o próximo ano do jeito certo e organizar a vida

Agora mais do que nunca existem vários tipos de planners, e cada um deles atende a uma necessidade mais específica. Para quem tem compromissos e prazos ao longo da semana e do mês, o planner mensal e o planner semanal são os modelos mais indicados, e para quem tem vários compromissos em um único dia, o planner diário é um ótimo aliado, que te ajuda a dividir e organizar todos os seus horários e tarefas. 

Principalmente no início do processo, a melhor maneira de usar o planner é tratá-lo como uma central de toda a sua vida — ou seja, anote tudo nele. Tudo mesmo! Compromissos, tarefas, gastos, lembretes, informações importantes… Assim, ele se torna não só uma ferramenta de organização do seu futuro mas também serve como uma consulta ao passado, ajudando a entender o que funcionou e o que não deu muito certo.

Não deixe para depois

Enquanto as dicas anteriores foram mais focadas em objetos, essa sim é focada na criação de um hábito: sempre que possível, não deixe a organização para depois. A procrastinação leva ao acúmulo, e o acúmulo leva a uma dificuldade ainda maior de se organizar. Respeitar o seu tempo e os seus compromissos é importante, mas lembrar-se que a organização começa como um esforço antes de se tornar um instinto. 

Gostou das nossas dicas de organização, bem-estar e produtividade?

07/01/2022

comentários