Você sabia que sua qualidade de vida pode estar completamente relacionada à sua alimentação? Pois saiba que saúde e nutrição andam de mãos dadas. Entre os temas atuais mais discutidos na mídia, seja sobre um novo projeto de nutrição duvidoso ou os clássicos como nutrição infantil ou nutrição esportiva, há sempre muita desinformação.

A melhor forma de evitar cair em informações falsas é pesquisar em boas fontes. Por exemplo, existem muitos temas atuais para TCC de nutrição 2022 falando sobre isso. Leia os melhores TCC de nutrição e publicações em revistas científicas para se embasar de fato. Aproveite também para testar as nossas dicas!

Relação entre alimentação e qualidade de vida

Já é algo estabelecido, que se você não mantiver uma alimentação adequada, com todos os nutrientes necessários, pode sofrer com problemas de saúde, falta de energia e outros fatores que reduzem a qualidade de vida. Da mesma forma, o excesso de alguns tipos de comestíveis (nem tudo o que comemos é alimento), também leva a essa queda.

Isso acontece porque nosso corpo trabalha sob uma fina equalização dietética, sendo esta impulsionado pelos nutrientes recebidos. Quando há excesso ou falta, acaba o ânimo, foco no trabalho e estudo, bom humor e muito mais, afetando gravemente a qualidade de vida.

Como encontrar o equilíbrio

Não é fácil a princípio, mas com o tempo esse equilíbrio se torna natural, assim como o desequilíbrio já foi um dia. Tenha disciplina, sempre respeitando seu corpo e sua mente. Estude sobre o tema e entenda o porquê de cada coisa que você faz ou deixa de fazer. Siga também estas dicas preciosas para ter melhores resultados no seu equilíbrio.

Pegue leve nas regras

Seguir dietas restritivas sem orientação, assim com regras que não fazem sentido ou que exijam demais da sua rotina, não são o melhor caminho. Estar saudável é um ato integral e depende não apenas do que ingere, mas também como o faz.

Então, vale a pena ter mais flexibilidade e procurar novas formas de equilibrar a alimentação, sempre com foco também na qualidade de vida. Ou seja, pegue leve nas regras extremamente rígidas e procure aliar seus alimentos à sua qualidade de vida.

Escolha de forma consciente

Quando se fala de escolha, não é apenas do alimento, mas até do meio onde está. Claro que deve buscar aqueles nutrientes que vão te favorecer e evitar o que é vazio e prejudicial, porém, já parou para pensar no ambiente onde está se alimentando?

Assim como é fundamental criar um ambiente ideal para estudar ou trabalhar, também sua área de alimentação deve ser pensada. Além da rotina leve, cuide também do local onde vai fazer suas refeições, deixando arrumado, bonito e funcional.

Sinta e entenda o seu corpo

Para comer bem, precisa entender o que é a comida e o que faz no seu corpo. Muito além de ter uma consultoria em nutrição funcional ou seguir uma dieta milagrosa, você precisa estudar de fato como essa relação funciona.

Para isso, você pode ler desde artigo sobre o tema, como algum projeto de pesquisa interessante ou até mesmo algo mais complexo. Quer um exemplo? Veja esse planejamento de custo em restaurantes, ele pode te dar uma noção muito mais precisa sobre a alimentação dentro e fora de casa, ajudando na escolha do dia a dia.

Atenção ao comer

Outro ponto fundamental para ter um equilíbrio entre qualidade de vida e alimentação é a atenção ao comer. Nada de almoçar na frente do notebook, enquanto trabalha ou assistindo um episódio daquela série que está imperdível. Você precisa focar no alimento em si, mastigar com calma e estar presente. 

Isso é importante para que você tenha consciência de que está de fato comendo, evitando sobrecarregar seu corpo com lanches e petiscos fora de hora. Também é fundamental mastigar muitas vezes, não apenas para ajudar no processo de digestão, mas porque seu cérebro leva um tempo para mandar a mensagem de que já está satisfeito.

Seguindo essas dicas, você vai notar a diferença e deixar sua vida muito mais fácil de equilibrar.

14/06/2022

comentários