Conheça os diversos tipos de saias!

Por mais que no século XX as mulheres tenham conquistado outras opções além das saias para serem usadas na parte inferior do corpo, essas peças nunca perderam o lugar em seus corações. Há algo mais feminino e encantador do que uma mulher de saia?

Não importa a forma nem o comprimento, mas as saias sempre estarão na mente (e no armário) da maioria das mulheres. Aliás, modelos diferentes não faltam. Cada hora é um ou outro que está em evidência e é aí que a mulherada acaba confundindo tudo: plissado com drapeado, drapeado com pregas e etc.

Por isso mesmo irei fazer este post, para tentar elucidar essa questão (mesmo porque, não é nada chato falar de saias, né?). Lá vai:

Comecei justamente pela saia plissada pois é o modelo do momento (agora, em que o post está sendo escrito). O tecido da saia, plissado, tem o efeito parecido com uma sanfoninha: parece que recebeu várias dobraduras (e recebeu, de fato!). Muita gente confunde plissado com pregas, mas o plissado é um efeito aplicado no próprio tecido, já as pregas são feitas na hora da costura. Por isso mesmo é recomendado comprar peças plissadas de tecido sintéticos, para não correr o risco de perder o efeito depois da lavagem do tecido.

Saias de pregas são bem populares e conhecidas (basta lembrar das famosas saias em estilo “escocês”). As pregas são criadas na hora da própria costura das peças e reforçadas posteriormente (não são consequência de um efeito exclusivo do tecido, como no caso das saias plissadas). Outra diferença é que as saias de pregas geramente remetem a um ar colegial (e por que não dizer, fetichista), enquanto as saias plissadas trazem um ar vintage às produções.

Godê (flared skirt) está mais para uma modelagem do que para uma textura de saia. Elas não tem pregas marcadas e são bem rodadas. São as típicas saias dos 1950′s e 1960′s. Acho que, apesar do volume, o modelo pode cair bem em quem está um pouco acima do peso ou tem quadril largo, pois a saia é bem soltinha (não evidência as reais formas do corpo) e demarca a região da cintura.

*Junto com as plissadas, de pregas e evasês, as godês são as saias em foco no momento!

As saias drapeadas têm como principal característica o efeito “enrugado” do tecido, costurado propositalmente dessa maneira. Tal influência vem, em grande parte, das vestimentas greco-romanas.

Ficam bem ajustadas ao corpo sem ficarem deselegantes. Mas quem está acima do peso tem que tomar cuidado com o volume extra que o drapeado adiciona automaticamente à silhueta. Por outro lado, dependendo do local em que está posicionado, o drapeado pode ajudar a disfarçar imperfeiçõesJá as magrinhas podem e devem abusar dessas saias, pois neste caso elas ficam bem justas sem evidenciar o corpo de uma maneira vulgar.

As românticas saias de babados têm aparência variada, dependendo da constituição dos babados: regulares, irregulares, em camadas, com textura suave ou em rufos.

Como também adicionam mais volume à silhueta, pessoas com quadril mais largo (ou acimas do peso) devem ter cuidado redobrado ao usá-las. Tops mais sequinhos caem melhor com este tipo de saia.

Nas saias retas, o tamanho da região da cintura não difere tanto do tamanho da barra. Esse tipo de saia é o mais básico de todos e, por isso, ideal para ser usado com tops mais volumosos e chamativos. Não creio que este modelo de saia seja muito aconselhável para quem tem o corpo mais quadrado, pois não dá  devido destaque à região da cintura.

As democráticas saias evasês (ou saias em A), costumam cair muito bem em todos os tipos de corpo (principalmente em quem tem o quadril mais largo). Elas são mais estreitas na região da cintura e mais amplas na parte inferior do corpo (e é por isso que disfarçam e acomodam o volume do quadril!).

Saias tulipa são extremamente belas. Têm a barra mais estreita e ajustada ao corpo e o volume fica na parte superior da saia. É o modelo ideal para mulheres altas e bem magras, que querem aparentar ter medidas extras no quadril e no bumbum (pois é justamente esta a impressão que a saia dá). Agora, caso contrário, é melhor fugir da modelagem, que só tende a desfavorecer quem já tem o quadril e o bumbum avantajados por natureza!

Saia lápis é aquela famosa saia de executiva… justa ao corpo, afunila desde a cintura até as coxascostuma cair muito bem em corpos proporcionais (tipo ampulheta) ou em mulheres magras. Mas se o quadril for largo demais, a saia corre o risco de ficar enrugando nesta área e subindo cada vez mais ao andar, gerando um enorme incômodo.

Nos dias atuais, para sair do clichê, a grande pedida é misturar o clássico modelo a peças mais casuais, como camisetas descontraídas, usadas com sapatilhas e outros calçados além do scarpin!

Alguém já se esqueceu? O balonê é aquela técnica em que o tecido é costurado em camada dupla, adicionando bastante volume e estrutura à peça (dependendo da maleabilidade/rigidez do tecido). O balonê esteve em alta em meados de 2007 e caiu no limbo depois de ser usado à exaustão. Nunca se sabe quando ele pode voltar (e não duvide, TUDO VOLTA!).

Ao contrário do que se pensa, o balonê não só cai bem nas garotas magras e proporcionais, como também pode dar certo em quem tem o quadril largo. Nesse caso, o volume natural do quadril fica “abrigado” dentro da estrutura do balonê. Ao se olhar a vestimenta como um todo, parecerá que o volume na região inferior do corpo é advindo da estrutura da peça (e não do quadril grandão que está embaixo, bem acomodado!)

.

Basicamente, esses são os dez tipos de saias existentes (ou pelo menos, os mais conhecidos). Nas fotos, só foram mostradas saias médias e curtas, mas vale lembrar que todas essas modelagens existem em diversos comprimentos, incluindo os longos, que estão super em alta, hein?!

Mas o que importa mesmo é que agora ninguém mais ficará perdida ao ouvir a avó dizer: “que linda aquela sua sainha godê, netinha” e nem irá confundir novamente plissado com drapeado (ou ainda, com “pregueado”)… Mas tenham em mente que esses mesmos tipos de saias várias vezes se misturam. Saias drapeadas costumam ter modelagem tulipa (ou lápis) e saias plissadas geralmente são evasês.  Mas, pelo menos… o bê-a-bá agora gente já sabe!

E fica a pergunta: Qual o seu tipo de saia preferido?

Pin It

Comentários

  1. Ei, você… lembra de mim? rs
    Estou de volta ao meu blog e quero pedir a sua ajuda para fazer o primeiro posta da “volta”
    Preciso de sugestões!!!
    E vindo de você… dona de um dos blogs que eu mais leio, seria demaaais!
    Beijaaaooo

  2. Martha Diniz disse:

    Comecei justamente pela saia plissada pois é o modelo do momento (agora, em que o post está sendo escrito). O tecido da saia, plissado, tem o efeito parecido com uma sanfoninha: parece que recebeu várias dobraduras (e recebeu, de fato!).

    na edição de outubro da revista Manequim ensina como plissar o tecido e tem endereços de onde mandar plissar….pra qm gosta vale conferir…

    Ja disse que amei esse blog???

  3. Andrelina disse:

    Todas são lindas, mas a de babados, a
    tulipa e a balonê são as minhas preferidas! *-*
    Pena que eu não uso com tanta frequência #muitobranca# =/
    Bjusssssss!

  4. Eu me descobri a louca da saia. Adoro as godês, as tulipa e lápis. E o melhor é que essas 3 a minha vó costura com louvor para mim. Uma pena que não achei nenhuma plissada ainda que caia bem, me sinto uma nona gorda fazendo polenta kkkkk!

  5. Alice B. disse:

    aiiiiiiiii… que linda vc, Joyce!
    Atendeu meu pedido!
    É por isso que eu AMO esse blog!
    Bjinhos, adorei o post.

  6. Achei esse post , TUDO!

    beijo, querida!
    :*

  7. Adoro saias lapis.
    bj http://www.muccashop.com.br/

  8. Eu adoro quando vc fala de moda….. voce entende muito e tento sempre seguir suas dicas…
    semana passada comprei uma saia longa, bege, lisa… mas, ela abre um pouco conforme vai chegando a barra…. ela parece a saia evasê, só que comprida!
    Eu estou acima do peso… como pode ver nas fotos no meu blog…. vc acha q fiz uma boa compra ou melhor nem usar pra não pagar mico?!
    com q tipo de blusinha fica melhor?!

    bjim

    • Oi Ana, eu tbm estou acima do peso, e acho q nao tem problema usar essas saias compridas. Eu sou bem baixinha ainda, mas dá pra usar essas saias com salto, então tudo ok. Qdo uso esse tipo de coisa, uso com uma blusa bem básica, e capricho nos acessórios e no make, assim chama atenção pro meu colo e pro meu rosto, deixando meus kg a mais em segundo, terceiro, quarto plano. hauahauahau Ngm deve ter medo de usar as coisas por causa do peso, tem mtas outras coisas lindas pra se mostrar, usar e abusar! Bjinhosss

    • Oi Anaaaaaa! Muito obrigada!
      Eu adoro pesquisar sobre moda!
      Quanto a saia, ela parece ser linda… eu também estou um pouco acima do peso e prefiro usar saias em tonalidades mais escuras, que disfarçam esse problema!
      Eu costumo usar saias assim com regatinhas e sobreposição de uma jaquetinha, blusinha por cima… pode até ser um tricô mais compridinho…
      Quando a saia fica mais justa no quadril, prefiro que a jaquetinha/blusinha sejam mais compridos, terminando tb na altura do quadril, para dar uma escondidinha na região. Opto por não usar cintos na cintura por cima de tudo, pois eles, apesar de marcarem a cintura, evidenciam ainda mais o tamanho do quadril! Bjsssssssss!

  9. Eu adoro esses post sobre a diferença entre as coisas, adorei o sobre os efeitos do batom, e agora esse ficou perfeito! Nunca sabia como chegar nas lojas e pedir pra ver saias de tal jeito, tentar explicar só piorava as coisas hauahauah! Minha preferida é a balonê, mas realmente, ultima vez q usei foi em 2007/2008; Bjuuuss

  10. A minha preferida é a Tulipa, axo a coisa maaais linda.
    Mãnsss meu corpo não permite ;(

  11. Humm o meu preferido é dificil… amo saias!! caramba.. deixa eu pensar.. escolho duas: plissada e retas! rs

    Beijocas
    Flá http://www.adoroachados.com

  12. Adoro todas!!! Só não gosto muito da saia plissada…

  13. Noossa arrasou no post. Adorei a dica das diferenças das saias.
    Confesso que confundia saia godê com saia evase…
    mas agfora não erro mais!

    Beijocas

    -
    Blog da Carol http://www.carolinequeiroz.blogspot.com

  14. Letícia disse:

    Mais um post INCRÍVEL!!!

    Adorei, Joyce, você está de parabéns pelo capricho com que apresenta as postagens e como conduz o blog. =)

    O modelo Godê é o meu preferido. =*

  15. Ai Joyce, não sei escolher um modelo preferido. AMO saias e tenho quase todos os modelos que vc listou..rs (só falta a plissada). Não sou magrinha e tenho quadril bem largo, mas nem ligo… Uso mesmo as que dão volume…rs

    Beijo!

  16. Post maravilhoooso, super explicativo! Eu voltei a usar saias (as compridas não) e tô curtindo alguns modelos, como de pregas. Vou dar uma olhada aqui quando vier uma dúvida..

  17. adorei o post.. ótimas informações… meu preferido é o plissado e o de babados!!

    Beijos!
    FashionStorm

  18. Adooooro saia!
    Preciso até usar mais… pela praticidade acabo usando mais calça.
    Beijo

  19. to muito afim de uma plissada longa, acho demais :)

    Mary Ricci.

  20. Estela Z.Nunes disse:

    Incrível este post!
    Imagino como vc se dedicou p/ explanar todos os tipos de saias q. existem……dúvidas agora???
    Logico que não………mais uma vez parabéns.
    Mamis.

  21. Tô amando saias, quero uma xadrez ,mas falta coragem de usar… (L)

  22. Natasha disse:

    O melhor post até agora. Parabéns, Joyce!

  23. Amei o post Joice! :D

    Bem completo, cheio de informações e imagens!

    Beijos, Paola
    http://universodapaola.wordpress.com/

  24. Alice B. disse:

    Olha aí, o post que eu te sugeri fez o maior sucesso, Joyce!

    kkkkkk

    bjinhos…

  25. A godê é a maaaais linda!! Adoro!

    :*

  26. Juliana Dória disse:

    Se eu tivesse lido esse post antes teria passado muito menos tempo explicando à costureira que eu queria uma saia evasê longa!!!! Eu só sabia dizer que era longa… E ela querendo saber detalhes!!! hahahaha situação cômica!!

    E eu lá sabia o que era corte enviesado? Saia godê, evasê??? rsrsrsrs

    De utilidade pública isso aqui!!!

  27. Adorei, são muito lindas amei principalmente as saias, Tulipa e as saias, de babados e tbm as saias, Godê, Adorei !

  28. estephany disse:

    amei muito suas saias são muito linda s2 gostei de todass

  29. Viviane disse:

    ola…onde encontro essas saias lindas?

  30. amei quero todas

  31. Augusta disse:

    Gosto muito da saia plissada, gostaria de faze-la eu mesma, mas nao tenho ideia como plissar, ja que isto tem que ser feito em uma maquina especifica, poderia me ajudar a encontrar o nome da maquina para compra-la???

    Qualquer ideia que me ajude??? Por favor.

    Obrigada

    Augusta

  32. amei encontrar essas obras primas

  33. adorei todas ; o melhor é que eu mesmo fasso todos esses modelitos para minhas amigas bjossss

  34. Vera Lúcia Verinha disse:

    São lindas. Amei.

  35. todas lindas..

Trackbacks

  1. [...] apaixonada por esse modelo de saia, mesmo tendo o quadril largo. Nesse caso, acho que o segredo é sempre deixar a cintura marcada e [...]

Comente!

*

Seu comentário pode demorar alguns minutinhos para ser exibido no blog.