Como fazer o Naked Cake (Bolo Rústico)

Estava morrendo de vontade tentar fazer um Naked Cake em casa e essa semana tomei coragem e pus em prática. Também conhecido como bolo nu ou bolo rústico, é nada mais do que um bolo sem cobertura, com as laterais aparentes, que virou modinha nos casamentos e festas mundo afora. Já havia feito um post falando só sobre esse assunto (está aqui). Eis o meu resultado:

Fiquei surpresa, saiu muito melhor do que eu havia sonhado! Nem dá para acreditar que é possível fazer algo assim em casa, só com um pouquinho mais de trabalho e capricho do que se emprega num bolo convencional. E o melhor é que ficou ainda mais gostoso do que bonito! A massa é fofinha, de chocolate suiço. O recheio, um encorpado e delicioso ganache de chocolate branco. Para decorar, frutos silvestres.

Lógico que registrei tudo para mostrar a você como fazer o naked cake. Lá vai!

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-06

Você vai precisar de:

  • 2 bolos de chocolate de tamanhos diferentes (porém razoavelmente próximos)
  • 3 barras de chocolate branco para o recheio (ou pacote de chocolate fracionado próprio para cobertura e recheio, como o utilizado)
  • 2 latas de creme de leite para o recheio
  • Açúcar de confeiteiro
  • Frutas vermelhas sortidas (usei morango, blueberry e cereja)

As formas utilizadas para cada bolo tinham 21cm e 25 cm de diâmetro, respectivamente.

Dessa vez usei uma mistura para bolo pronto em caixinha mesmo para fazer a massa, da Dona Benta, mas se quiser fazer com sua própria receita, não tem problema (indico uma receita caseira fácil de massa nesse post aqui). No entanto, irei falar mais sobre essa mistura da Dona Benta no final do post, porque é muito, mas muito boa mesmo!

Também irei ensinar a fazer o ganache mais para frente. Irei começar explicando a montagem, pois é o que há de mais diferente no naked cake.

montagem

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-03

1- Com uma faca grande, fatie o bolo horizontalmente em camadas (quantas forem possíveis, dependendo da altura do bolo). Para que as camadas não se quebrem, cada uma deve ficar mais ou menos com 2cm de altura.
2- Com uma faca menor, retire as rebarbas das laterais das camadas, para um bom acabamento.
3- Posicione a primeira camada (a de baixo) já na bandeja em que o bolo ficará exposto e comece a despejar o recheio por cima.
4- Coloque bastante recheio sobre essa camada, deixando escorrer pelas laterais (caso queira).

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-04

5- Posicione a segunda camada exatamente por cima da primeira.
6- Se a próxima camada for menor do que a anterior (como é o caso), não coloque recheio sobre ela. Só polvilhe bastante açúcar de confeiteiro em sua superfície.
7- Posicione a próxima camada centralizadamente no bolo, em cima da parte polvilhada com açúcar de confeiteiro.
8- Despeje o recheio generosamente sobre essa camada.

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-05

9, 10, 11, 12- Repita as etapas até chegar ao topo do bolo, que deve ficar sem cobertura. Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre ele.

Pronto! O bolo já está pronto, agora é só decorar a gosto. O ideal é que fique bem despretencioso mesmo, por isso você pode criar o padrão de ornamentação que desejar. É interessante que passe a impressão de fartura e variedade.

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-02

Escolhi decorar com morangos, blueberries e cerejas, mas diversas frutinhas são perfeitas para a tarefa. Cachos de uvas, framboesas, amoras, jabuticabas… tudo que tem uma aparência bem rústica e “do bosque” é bem vindo! Por isso, não é necessário remover os cabinhos e folhas (mas é preciso higienizar tudo antes, é óbvio).

Caso prefira, você também pode colocar pedacinhos de fruta picados misturados no recheio, entre cada camada. Também fica ótimo!

massa

gostei-e-agora-bolo-chocolatissimo-chocolate-suico-dona-benta

Para a massa, usei a mistura para bolo pronta Chocolatíssimo da Dona Benta, na variedade Chocolate Tipo Suíço. Comprei duas caixinhas (pois seriam dois bolos) e bati as duas ao mesmo tempo, seguindo as intruções e ingredientes citados na embalagem. Dividi o conteúdo total entre as duas formas e assei simultaneamente.

Super recomendo essa mistura, é muito saborosa! O bolo cresce que é uma beleza! Fica macio, fofinho e com muito gosto de chocolate. Aliás, a casa inteira fica cheirando a chocolate.  Aprovadíssima!

recheio

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-08

Ingredientes:

  • 3 barras de chocolate branco (aproximadamente 170g cada)
  • 2 latas de creme de leite

Modo de Fazer

1- Colocar o chocolate branco picado em uma panela, junto com o creme de leite.
2- Derreter em banho-maria e mexer até obter uma mistura homogênea.

gostei-e-agora-naked-cake-bolo-rustico-como-fazer-07

As instruções acima se referem ao ganache feito com barras de chocolate branco, mais comuns de se achar, mas dessa vez usei chocolate branco fracionado (em gotas), pois derrete mais rápido.

O nome do produto utilizado é Cobertura Top (marca Harald), vendido em lojas de artigos para festas. Apesar de ser descrito como cobertura, serve perfeitamente para fazer o recheio, pois é nada mais do que chocolate em gotas. Recomendo para minhas amigas, parentes e suas próxima gerações, pois é extremamente delicioso. Você não faz ideia! A ganache feita com ele fica parecendo Chandelle. Hm…

Ah, falando em recheio, em alguns naked cakes ele é mais consistente, durinho, altinho e não chega a escorrer pelas laterais. Nesse caso, é melhor usar chantilly ou buttercream (creme de manteiga, do tipo que é feito para a cobertura de cupcakes). Mas é possível utilizar o ganache da receita sem que escorra. É só esperar ele esfriar, pois fica bem mais encorpado e firme. Vale até colocar um pouco na geladeira, para obter a consistência desejada. Já eu, queria que escorresse propositalmente, pois acho o efeito apetitoso, hehehe! Por isso, coloquei ele bem quentinho no bolo, saído direto do fogo.

gostei-e-agora-mistura-para-molhar-bolo-01

Ah! Um segredinho para deixar a massa do bolo ainda mais suculenta e molhadinha é regar cada camada com uma mistura feita a olho, de leite e Toddy (ou Nescau), com o auxílio de uma bisnaga como essa cima (está escrito ketchup, mas desconsiderem, hehehe). Também coloquei um pouco de Baileys na mistura, para dar um toque todo especial. Acredite, fez a diferença! Colocar ou não bebida fica a seu encargo. Pode ser aquela de sua preferência, só para dar um leve gostinho…

Bom final de semana! Que tal aproveitar para fazer o seu Naked Cake?

Pin It

Comentários

  1. Adorei a receita! Mas reservei meu fim de semana para tentar uma receita de Cupcake com Brigadeiro de Morango (com morangos de verdade mesmo!)… Vamos ver se dá certo como esse seu bolo maravilhoso!

  2. Joyce Nunes disse:

    HMMMMMMMMMMMMMMM, que delícia Bianca. Nhaaam! Brigadeiro de morango com morango de verdade!

  3. que lindo! quem sabe no próximo mesversário de Luca?!

  4. Joyce Nunes disse:

    É um bolo \”de loja\” que dá para fazer em casa. Na boa! =*

  5. Carol kyoko disse:

    Lá vem você com essas receitas pra acabar com meu final de semana kkkk, já vi que vou ter que fazer, droga! hiahiahaiuhai
    Ficou lindo pena que não dá pra sentir o cheirinho via internet.
    bjokas

    • Joyce Nunes disse:

      Carol, hehehe, fica brava comigo não. Acho que vou fazer um post mostrando todas as fotos de gelatina colorida que recebi, todas ficaram lindas… e nenhuma igual a outra. Um verdadeiro arco-íris!
      O cheiro estava ótimo, pena que acabou hehehe! (pena nada, pois assim não corro o risco de engordar mais) =*

  6. Bina disse:

    Nossa Joy!! Ficou muito perfeito!!!

    Vc tem um talento enorme pra tudo q vc tenta fazer!! :)

  7. Ana Lira disse:

    Oi Joyce, nossa que bolo maravilhoso, me deu até vontade de tentar! hehehehehe

    Outra coisa, nada a ver com o post, mas como amoooo teu cabelo, pensei em pedir uma dica! Estou com o cabelo loiro bem clarinho (faço luzes) e quero ficar ruivaaa! eheheh Mas quero o ruivo claro acobreado.. não quero escurecer mto o cabelo.. Comprei a tinta 9.4 da Tec Italy, mas ainda não passei, oq vc acha? Sei q vai desbotar bastante nas primeiras pinturas, mas isso não tem problema, me preocupo mesmo é com a cor, se vai ficar ruivinho bem claro… Se puder me ajudar!! Bjooooos linda!

  8. Arrasou Joyce!

    O bolo ficou incrível e parece estar delicioso.

    Beijo

  9. Que legal vou fazer pra minha mãe, amanhã é o aniversário dela!

  10. Joyce Nunes disse:

    ebaaaaaaaa, depois me conta? O pessoal vai amar! =*

  11. Que lindo esse bolooooo, apaixonei, quero fazer, até q não é difícil!

    E seu blog é muito fofo, add ao meu feedly ;)

  12. Noooossa senhora que bolo mais maravilhoso!!!!!!! Preciso fazer isso!!

    Beijos
    http://www.fashionvictim.com.br

  13. Noooossa senhora, que bolo maravilhoso!!!! Preciso fazer isso!!!

    Beijos
    http://www.fashionvictim.com.br

  14. Aaaaaaa! Que blog lindo! Que layout colorido e fofinho *__* Adorei o cabeçalho!
    Já anotei a receita e os passos. Vou tentar fazer em casa com a minha mãe :)

    Raí ~ raiwrites.com

  15. ahhhh eu adorei a receita!! vou mostrar pra minha mae! ahhaahahahah ela q adora fazer bolos.. eu gosto d fazer coisas salgadas hahahaha

    Aiii Joyce, olha q to ansiosa pra ver o resultado da unha que você vai tentar. Vou adicionar teu blog ao meu blogroll, posso?? Beeijos beijos!!

  16. Nossa, fiquei babando! hahaha
    Obrigada pela visita em meu blog! ;)
    Beijos.

  17. Gente, que coisa mais linda e deliciosa! hahaha
    Bolo naked tem uma simplicidade que o deixa muito lindo, ne?

    Bisous, curti seu blog, lindo!

  18. Gente, QUE DELÍCIA. E que mãos de fada que vc tem, hahaha! Nunca na minha existência consegui/conseguirei fazer um bolo assim. Massss, conheço gente que faz, então anotei a receita, hahaha!
    Beijinhos!

  19. Você consegue as receitas mais faceis e lindaaass!!
    Muita água na boca!!
    hahaha

  20. Joyce,

    Só de olhar os olhos já saltam de tanta vontade que fiquei! Deve ser a oitava maravilha do mundo, sem falar que ficou muito lindo!

    Tenha uma linda semana.

    Bjs,

    http://www.garimpus.com

  21. Ficou perfeito, Joyce. Acho lindo esse estilo de bolo, tá com uma cara deliciosa, nossa! Tinha visto no instagram mas agora lendo o post fiquei com ainda mais desejo rs

  22. Karen o/ disse:

    Nooooossa!!! Que delícia isso!!! Meu… Dá até pra sentir o gosto com essas fotos!!! *-*

  23. Poxaaaaa fiquei com vontade, ficou lindo e sem duvidas delicioso rs
    estou gostando de bolos assim
    beijos joka

    • Joyce Nunes disse:

      Naked Cakes são tão… finos! Hehehe… engraçado como algo tão rústico pode ser tão sofisticado ao mesmo tempo… Beijos!

  24. Meu Deus que delicia!! Ficou mt lindo Joyce, parabéns! Vc é danada viu?
    Beijosss

  25. Mayara Malta disse:

    Acho que você podia ter usado as frutas na hora de montar o recheio também! Ia ficar bem saboroso na hora de cortar o bolo! bjs

  26. Show de bola… ADOREI :)

  27. Joyce Nunes disse:

    Podia sim, colocar frutinhas picadas no recheio. Eu ia adorar… mas meu namorado não curte pedacinhos de fruta no recheio, então achei melhor não colocar. =***

  28. Maravilha, só não concordei com o açúcar de confeiteiro pelo simples fato do aumento de calorias, no mais show de bola.

  29. Que lindo!! =]

  30. Andressa Linhares disse:

    Esse bolo é uma tentaçao braseeeeww rsrsrs

  31. Vc poderia ter feito com chocolate sem ser fracionado ,
    Teria ficado mais firme o ganachi!

  32. Pensei em fazer desse modelo no aniversário do Artur… Quato que fica?

  33. Joyce Nunes disse:

    Oi Thaiza, eu queria que o ganache escorresse propositalmente, gosto do efeito, já havia visto no bolo de algumas amigas, acho \”apetitoso\”. Mas mesmo com o chocolate fracionado é possível esperar um ganache meio fininho, era só esperar ele esfriar. Sobrou um pouco e ficou bem mais firme depois de um tempinho! =*

  34. Gente, mas é muito mais fácil do que eu imaginava! rs

    Tá favoritado, tentarei fazer, com certeza! :D

  35. O bolo ficou lindooo!
    Agora é que vem.. depois de pronto o bolo tem que ficar fora da geladeira? Porque como ele não tem cobertura ele pode ressecar.
    Você teria alguma dica sobre isto?
    Obrigada!

  36. Joyce Nunes disse:

    Samara, eu coloquei ele na geladeira sim, pois tinha frutas e bastante coisas que podem deteriorar rapidamente. Por isso, tem que rechear bastante, em abundância, sem medo!!!
    =***

  37. Valéria Mendes disse:

    Adorei esse bolo.. estou fazendo um igual agora..Tomara que dê certo! :)

  38. Francisca disse:

    Lindo! Você está de parabéns, muito criativa sua decoração, as cerejas com os cabinhos ficaram parecendo acerola.

  39. Lima Risomar disse:

    adorei esta pagina, pois fiquei triste com a receita qu tinha de gelatina, pra meu revelou, mais agora com esta pagina, farei uma gelatina e um lindo bolo deste do arco-íris, amei ,obrigado pelo carinho, um ótimo 2014…………………..

  40. Lima Risomar disse:

    então , uma das coisas que mais gostei, foi a forma simples e segura que vcs, ensina cada receita valeu mesmo……………………..

  41. acho que passar água com açúcar com um pincel resolveria esse problema

  42. Maravilhoso!….pra mim, que tiro toda cobertura de bolo na hora de comer, é uma excelente opção! Obrigada pela dica.

  43. regina paula disse:

    adorei seus bolos lindo e parecem deliciosos mas se quer uma dica experimente o chocolate premium bem mais gostoso e derrete na boca parece garoto ou norcau premium

  44. Daniele Costa disse:

    Oiiii, adorei o passo a passo para a montagem do naked cake! E o resultado final ficou lindo, é de comer com os olhos rs. Pela foto para que o bolo ficou bem molhadinhooo, eu vi em outros sites, que é perigoso ele “desmontar”, isso não aconteceu com o seu bolo né rs. Posso seguir a receita a risca?rs
    Parabéns pelo blog, é a primeira vez que visito! beijos

  45. Nossa maravilhoso!!!! mas vc acha que esse bolo daria para quantas pessoas?? Queria fazer um desse mas para 70 pessoas!!!

  46. maria candida disse:

    ESSE bolo e um BRINDE a nos mulheres MARAVILHOSO , e primeira vez que visito seu blog beijos.

  47. Sandrielly Almeida disse:

    Olá Joyce, amei o seu naked cake, ficou lindo, e foi a melhor receita que achei *-* só tenho uma dúvida sobre essa dica que você deu de deixa o bolo molhadinho, em qual momento que ela é colocada? Beijos ;**

  48. jente ,e 10,uma maravilha ,facil ,facil,amei,bjs.

  49. Super 10!!

Trackbacks

  1. [...] você quiser uma receita BEM simples de um naked cake, você pode encontrar AQUI e ainda pode elaborar um pouquinho mais no formato da massa e recheio, conferindo esta receita [...]

  2. […] 7- Alterne as camadas de massa e recheio até chegar ao topo (como mostrei na receita do Naked Cake), sempre mantendo a lógica das cores do […]

  3. […] fica bem fofinho e molhadinho, super recomendo. Já havia utilizado essa mesma mistura para fazer o Naked Cake que mostrei aqui e super me apaixonei, até achei mais gostosa que a mistura caseira que ensinei […]

  4. […] fica bem fofinho e molhadinho, super recomendo! Já havia utilizado esta mesma mistura para fazer o Naked Cake que mostrei aqui e super me apaixonei, até achei mais saborosa que a mistura caseira que ensinei […]

Comente!

*

Seu comentário pode demorar alguns minutinhos para ser exibido no blog.