A indústria da moda em geral costumam tratar a ditadura da magreza de maneira tão corriqueira e correta que ela mesmo se perde ao tentar se comunicar com o teórico público “plus size”, pois de fato os consideram como pessoas anormaisque sofrem de algum problema. Como eles vão dizer algo de bom a alguém que consideram uma aberração?

Para quem está perdido nesse mundo cheio de regras e imposições, essas fotos da linha Forever 21+ são uma injeção de autoestima!

Meninas lindas, looks atuais e com tudo que se tem direito, é o que você vê nas fotos acima. Nada de gorda com o que se espera de uma roupa de gorda. Ninguém sendo tratada como coitada. Não vejo nenhuma mulher sendo poupada de usar calça com brilho, vestido curto e justo, sapato de tirinhanão vejo ninguém tentando se esconder! Aliás, não vejo diferença nenhuma nessas fotos para qualquer uma das linhas convencionais da Forever 21. O único porém é que poderiam usar para variar um pouco modelos gordinhas menos magras, se é que vocês me entendem!

Enquanto as marcas não tratarem todas as pessoas de maneira igual, sem preconceitos, nenhuma hipocrisia do mercado plus size fará sentido. Aliás, essa história de mercado plus size jamais deveria existir. Acho que respeito mesmo só no dia em que os tamanhos maiores forem incorporados nas linhas normais das lojas, sem distinções.

Nesse lookbook, magrinhas, gordinhas, altinhas e baixinhas poderão se inspirar! Afinal, somos todas mulheres!

comentários

  1. Letícia 07/11/2010

    eu ia comentar justamente isso… essas gordinhas estão "magras", hehehe. e elas têm o corpo certinho, com o peso bem distribuído. não se vê uma mulher barriguda, ou uma com coxas muito grossas etc… elas são proporcionais…
    um dia fiquei revoltada ao ver uma marca (não lembro qual) exibindo seu desfile "plus size"… as modelos vestiam tamanho 42!

    de qq forma, esse lookbook está lindo e espero mesmo que sirva pras pessoas se aceitarem como são e pararem com frescuras de se proibir quanto a vestuário, maquiagem, cortes de cabelo etc… a indústria só cria esses padrões pra destruir a gente, fazer a gente consumir mais na tentativa de ficar "bonita".

    pra mim, moda é diversidade… de estilos, de peso, de altura, de cor da pele, tipo de cabelo… bonito é estar feliz com o que a gente gosta!!

    • Joyce Nunes respondeu Letícia 08/11/2010

      Nossa Le, 42 plus size? Isso é para deixar qualquer mulher definida… mas o plus Size da Forever 21 começa no XL (que seria nosso GG)…

      BJS

      • Letícia respondeu Joyce Nunes 08/11/2010

        pois é, eu vi o estilista conversando com um repórter na tv, e ele teve a coragem de dizer isso! 42…

        aah, então esses modelitos aí são a partir do GG? q pena, fiquei querendo muuuuuito o vestido florido! hehehe! tá vendo, democrático mesmo seria ter uma só linha de roupas em todos os tamanhos :)

  2. @nilarock 08/11/2010

    As fotos estão lindas…e com certeza tem muito de "fotoxopis" tbm por isso essa impressão de
    que elas são mais magras ou tem suas proporções bem distribuidas. De qualquer forma já é um começo…por que mesmo isso pode incentivar mulheres acima do peso a se aceitarem como são : )

  3. Estilos Conectados 08/11/2010

    Nossa, achei muito bacana seu post! Adorei!

  4. Márcia 08/11/2010

    Ótimo post!
    Acredito que o maior problema é que as modelos são sempre infinitamente mais magras que as mulheres da vida real. Até as plus size!! Isso acaba fazendo com que todas nós, sem excessão, acabe até de maneiras inconsciente perseguindo um ideal de magreza impossível, e nem sempre bonito ou saudável. Tamanhos 36 e 38 estão longe da realidade da enorme maioria das mulheres. Acho que o melhor e mais real seria termos um mix de tamanho em passarelas e editorias de moda, aí sim poderíamos optar por usar aquilo que melhor vestisse em nossos corpos.
    bjs

    • Letícia respondeu Márcia 08/11/2010

      concordo, Márcia! as coisas só vão ficar legais de verdade quando pudermos ver desfiles e editoriais com moças de todos os tipos de corpos, juntas…

  5. Rute 08/11/2010

    Adorei teu blog, é um dos mais completos que já vi, até assinei!! hihi
    um beijo colega

  6. […] This post was mentioned on Twitter by Daniela Valverde, Joyce Nunes. Joyce Nunes said: Lookbook Forever 21+. Uma injeção na autoestima plus size! http://wp.me/pN0GF-1Os […]

  7. Liv 08/11/2010

    Tb acho q essas modelos não têm nada de gordas… elas são mulheres normais, isso sim! Afinal, convenhamos q o padrão que a passarela dita, de mulheres de 1,80m vestindo 36, não é o padrão q se vê pelas ruas, no dia-a-dia… Eu achei o lookbook muito digno, mas acho q ele deveria ser classificado como "normal size" e não plus size rsss.
    De qualquer maneira é bom ver uma linha de roupas legais para quem não tem perfil de passarela, afinal muitas marcas famosas só tem peças até a numeração 40, 42 no máximo. Muita gente perde de usar coisas legais assim. =/

    • Joyce Nunes respondeu Liv 08/11/2010

      Concordo contigo… se garotas normais já são consideradas gordas, o que dizer das mais gordinhas? Isso é tão ridículo!

  8. Gika 08/11/2010

    Concordo plenamente. A grande maioria das mulheres não tem 1.80 e veste 36. Acho que essa ditadura não é legal e nem saudável. Vemos muitas meninas sofrendo distúrbios alimentares por causa dessa baboseira de peso. acho que é importante sim cuidarmos do nosso corpo para termos uma saude estável, mas não só para sermos magras.
    Uma amiga minha esses dias foi a uma loja e pediu para a atendente um modelo de calça que ela viu que era 38 no tamanho 44. A mulher olhou para ela em disse: Nós não queremos nossa marca associada a este tipo de corpo. Minha amiga então pediu para chamarem a gerente.
    Mas o pior era que aquela mulher era a gerente!

    Meu, que absurdo!
    Totalmente constrangedor e triste.
    Temos que nos amar como somos e ponto final.

    • Joyce Nunes respondeu Gika 08/11/2010

      Sua amiga processou a loja, certo? É o que deveria fazer!

      • Gika respondeu Joyce Nunes 08/11/2010

        Não processou não. Ela atravessou a rua e comprou o que ela queria em outra loja. No fim quem saiu perdendo mesmo foi a gerente que deixou de vender.

  9. juliana piotto 08/11/2010

    amei as fotos e os looks.
    Estas modelos devem usar tamanho 46 – 48, e parecem bem proporcionais mesmo!

    AMEEEEI a segunda foto da loira!
    Saia longa linda!!
    Vestidos e saias são ótimas opções!Eu adoro, pois infelizmente não sou proporciona como elas, então dependendo da roupa fico super estranha!

  10. 08/11/2010

    Muito bacana esse post, Joy!
    Mas tipo… Essa modelo loira é super normal, não tem nada de gorda ou "cheinha"!
    Seria interessante se eles colocassem modelos com o manequim 46, 48…

    Não sou o que pode-se chamar de gorda, mas por ser baixinha com pernão e bundão [manequim 40 ou 42, a depender da loja], muitas vezes me sinto tratada como anormal. Gente dizendo que tenho a perna "muito grossa" pra usar tal modelo de roupa, por exemplo…
    É triste ver essa ditadura da magreza, que considera gordas mulheres que são apenas normais, encorpadas… Anormal deveria ser considerado esse padrão das passarelas, com mulheres esqueléticas, de aparência anêmica.
    Muitas garotas adquirem sérios transtornos por acharem que ter aquela magreza é bonito, correto. Bonito é se sentir bem com o próprio corpo, sem se importar com o que os outros dizem! :-)

    Beijos!

    • Joyce Nunes respondeu 08/11/2010

      Olha Renata, a loira é muito bonita, muito normal… mas a morena é tão bonita quanto, mesmo sendo mais cheinha!
      Os modelos da coleção Forever 21 + começam a partir do nosso GG… então muito magras elas não são1

      O que eu sei é que as vezes, com tantos comentários negativos e irônicos sobre pessoas mais gordinhas, fica meio impossível de acreditar que é possível ser bonita e atraente se estando fora do padrão exigido… e essas fotos felizmente provam o contrário, são aliviadoras!

      • Renata respondeu Joyce Nunes 08/11/2010

        Eu não quis dizer que a loira é linda e a morena é feia, pelo contrário! As duas são lindas e estilosas!
        O que eu quis dizer apenas é que, se a idéia é mostrar looks plus size, a marca poderia ter colocado uma modelo mais cheinha do que a loira.
        Só peço, por favor, que não me interprete mal.

        • Joyce Nunes respondeu Renata 08/11/2010

          Magina Renata, eu não entendi isso! Só quis dizer que mesmo a morena sendo mais cheinha que a loira, ambas são lindas, sem distinções! Não entendi o que vc disse de maneira errada, de jeito algum! Não se preocupe!
          Também acho que a loira está totalmente longe de ser plus size!

          Beijos!!!

  11. Gabi | Spoil 08/11/2010

    super é verdade !
    mas de verdade achei as fotos de deixar qlqr um de boca aberta, literalmente !
    tão mais bonitas que algumas outras fotos de gente magra – super magra, né ?!

    amaei ! beijos

  12. Thais 08/11/2010

    Só tenho uma dúvida, onde eu encontro para comprar?
    Eu sou gordinha e é tão dificil arrajar uma roupa que vista bem! Eu tento emagrecer, mas tenho problema na tireoide.
    Acho que não tem um dia na minha vida que não me chamem de gorda. Isso é desnecessário e constrangedor. As pessoas podiam ter um pouco menos de preconceito com quem é diferente né? Eu não sou melhor ou pior que ninguém por ser gordinha.
    É legar que as marcas estejam lançando roupas plus, mas elas ainda são dificeis de encontrar e caras. Espero que esse preconceito acabe um dia. Eu sei que gordura não é saúde, mas anorexia tbm não.

    • Joyce Nunes respondeu Thais 08/11/2010

      Thais, essa marca é estrangeira…. mas parece que a Renner está incorporando tamanhos maiores do que os que já existiam em sua linha, fica de olho! BJS

  13. Flávia 08/11/2010

    Oi JO! achei um máximo o POST…parabéna!
    Olha, eu não estou tão plus size, mas depois que tive o Henrique meu corpo mudou, eu existe uma cobrança pra inclusive as mulheres que tiveram filhos, sejam lindas, magérrimas. Isso me chateia um pouco e vivo constantemente me cobrando esse padrão.
    Adorei as roupas, e queria alguma delas pra mim, o duro é achar..rs
    ;* saudades
    ps: rola no sábado? hehehe

  14. Marcely 08/11/2010

    Muito bom o seu post e muito boa a iniciativa da marca, pena ainda n ser realidade aqui no Brasil, onde a incidência de gordinhas está crescendo cada vez mais!
    Sou gordinha, uso 46 ora 48, pq o grande problema além da numeração são as diferenças de marca pra marca. Eles deveria padronizar a numeração como é feita na maioria dos países, enfim… rs
    Parabéns pelo post…
    Beijinhos…

  15. Vanessa 08/11/2010

    Oi Joyce!
    Primeira vez que comento no seu blog. Tenho uma amiga que parece modelo de tão linda que é. Alta, loira e magra. Um dia ela disse que tinha invejinha dos meus cabelos, eu retruquei dizendo que tinha invejinha de ela poder comprar calças jeans em qualquer lugar que ela quisesse. Ela riu e disse que não podia, ela veste 44! Contou inclusive que numa loja a vendedora riu quando ela pediu tamanho 44 dizendo "mas você não é gorda, aqui, veste um 40 que dá!". Eu sou gordinha, e sinto a falta de opção quando quero comprar roupas, mas tamanhos maiores deveriam ser obrigatórios até pra mulheres que são normais! Eu pelo menos na minha vida toda só conheci 2 meninas que vestem 36.
    Quanto ao lookbook, a modelo loira realmente não parece plus size, mas a morena é linda! Maior prova de que não precisamos ser magras pra sermos bonitas e nos vestirmos bem.
    Beijos!

  16. Laís de Souza 14/11/2010

    Adorei o post Joyce, e concordo muito com você! Está errado fazer essa diferença entre tamanhos… Criar uma linha com todos os tamanhos está mais do que na hora!
    Ficar discriminando o que é plus size, o que não é está errado e é feio! Mas isso é a indústria da moda, infelizmente.
    Eu adorei os looks, vestiram muito bem nas duas modelos. Esse vestido florido é um charme que só, com o chapéu então, ficou divino!
    Adorei o post, você usou as palavras certas.

  17. Luh 24/02/2012

    Joyce, adorei o blog querida! Não digo que sou das mais gordas, mas nunca fui magra e afirmo que o preconceito não é pouco. Sou baixinha, gordinha, tudo que a sociedade adora jogar na cara. Tentei perder peso diversas vezes, uma delas até consegui eliminar 10 quilos, mas já estou com eles novamente. É difícil abandonar os velhos hábitos alimentares, e eu adoro doces. Roupa, sempre que vou comprar tenho vontade de chorar, porque nada fica bom como eu queria. Atualmente uso 42, mas tenho que fazer a barra das calças. O que mais me incomoda é a barriga grandinha e os braços largos, não sou muito proporcional, não tenho bumbum avantajado e nem quadril largo, o que tanto acho lindo. Tenho seios fartos e isso já não acho legal. Então já pode ver o meu drama, sempre percebo comentários, e as pessoas falam o tempo todo que estou gordinha, já cansei disso todo.. eu só queria ser eu mesma. O padrão brasileiro mudou faz tempo, e eu não sei o porquê as pessoas continuam com a mente da década de 50 onde não existiam gordos. Aproximadamente em 30 anos o difícil vai ser encontrar pessoas magras com tanta mania de Mcdonalds e outros. Já que as pessoas não mudam os hábitos alimentares, que mudem então os tamanhos das roupas vendidas e o preconceito.