Perfume… aposto que todo mundo gosta de ficar cheirosa, né? Uma variedade imensa de ingredientes e combinações… Só que algo que nunca entendi bem é a nomenclatura das fragrâncias: floral frutal oriental, cítrico amadeirado… ahm? Que tal aprendermos o que significa tudo isso juntas?

Primeiro, temos que entender como funcionam os perfumes. Os óleos essenciais, também chamados de essência ou absoluto, são extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente (como os que imitam os de origem animal, hoje em dia). Após a extração (ou fabricação), os óleos essenciais são misturados à álcool e água. É assim que nasce um perfume!

Já repararam que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas, exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.

As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

  • Notas de Saída (ou de cabeça):

Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas (ex: limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce). Duram poucos minutos na pele.

  • Notas de Coração (ou corpo):

Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

  • Notas de Fundo (ou base):

Menos voláteis, fixam intensamente e são as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume. Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  e animais (não mais – pois hoje em dia são reproduzidas sintéticamente – como âmbar e musk). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).

Bom… é essa combinação de ingredientes e suas diferentes etapas de evaporação que geram o aroma gostoso que chega ao nosso nariz. Pelo menos, já dá para entender o que significa dizer que um perfume tem nota de cabeça de chá branco, coração de flor de cerejeira e fundo de baunilha, né? Hehehe! Mas, para facilitar a descrição das fragrâncias, foram criadas as famílias olfativas.

As famílias olfativas são caracterizadas pelas notas (ingredientes) dominantes no perfume. As principais são:

Cítricos

Limão, mandarina, bergamota e outros cítricos fazem parte desse grupo, um dos mais populares da perfumaria. Com fragrâncias suaves e refrescantes, engloba tanto perfumes masculinos quanto femininos. Pela alta volatilidade de suas notas dominantes, são indicados para climas quentes e duram pouco na pele.

Ex: Tommy Girl – Tommy Hilfiger; Eau d’Hadrien – Annick Goutal; CK One – Calvin Klein.

Frescos (Herbais, Verdes)

Revigorantes,  jovens e calmantes, remetem a folhas verdes e frescas (ervas cortadas, folhas amassadas, grama recém cortada). Podem apresentar notas marinhas.

Ex: Kenzo Amour Florale – Kenzo; Trèvert – Afltelier; Polo Sport, Ralph Lauren (masculino).

Frutais

Destaca-se o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc). Apesar do apelo feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.

Ex: Wild Blackberry – Mistral; Forbidden Affair – Anna Sui; Midnight Fantasy – Britney Spears;

Florais

É a mais famosa e tradicional família olfativa, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são preparados verdadeiros bouquets (ou só uma flor prepondera). Mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.

Ex: Poppy Blossom – Coach, Lola – Marc Jacobs; Insolence Blooming Edition – Guerlain.

Orientais (Adocicados)

Notas mais aveludadas e quentes (frequentemente adocicadas) fazem parte dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de base são a chave da fragrância, têm ótima duração. São tipicamente femininos.

Ex: Hipnotic Poison – Dior; Heat – Beyonce; Shalimar – Guerlain.

Amadeirados

Vocês sabem o que é um cheiro “amadeirado”, né? Caso não consigam visualizar mentalmente, lembrem de uma sauna seca ou de uma lareira. Em maioria masculinos, os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais secas (como pinho e sândalo).

Ex: She Wood – DSquared2; Azzaro – Azarro; Sensuous – Estée Lauder.

Existem também:

  • Especiados

Alguns perfumes, geralmente do tipo amadeirado ou oriental, possuem especiarias (temperos) em sua composição, como canela, cravo, noz moscada e pimenta.

Ex: Cinnabar – Estée Lauder; Spice Bomb – Viktor & Rolf; Piment Brulant – L’Artisan.

  • Gourmand

Ainda dentro do grupo dos orientais, algumas fragrâncias utilizam elementos tão docinhos e apetitosos que remetem a uma verdadeira sobremesa (como marshmallow, praliné, chocolate, mel, amêndoas, caramelo, açucar, café, crème brûlée). Gourmand é aquele tipo de perfume que dá vontade de comer!

gostei-e-agora-gourmand

Ex: La Vie Est Belle – Lancôme; Pleasures Delight – Estée Lauder; Angel – Thierry Mugle.

  • Couro

Algumas fragrâncias tentam reproduzir o cheiro do couro (fumaça, madeira queimada) por meio de notas amadeiradas hipersecas, utilizando matérias como cedro e tabaco. Obviamente, são masculinos (que mulher iria querer cheirar a couro, né? hehehe).

Ex: Déclaration – Cartier; Tuscan Leather – Tom Ford; A * Men Les Parfums de Cuir – Thierry Mugler.

  • Aquáticos

Perfume com cheiro de água? Sim… quase isso! Na verdade, eles representa a sensação que sentimos com a presença da água, seja na proximidade de fontes e cachoeiras, orvalho ou na brisa do mar (no caso, notas marinhas, com algas na composição).

Ex: Sea & Sun – Salvador Dali; Davidoff – Cool Water for Women; L’Eau par Kenzo.

  • Ozônicos

Se existe perfume com cheiro de água, por que não com cheiro de ar? Como representar o mais puro “cheiro de nada”? As fragrâncias ozônicas são geladinhas, metálicas, incisivas e representam a limpidez cristalina no ar após uma trovoada, segundos antes da tempestade. (Sabe, aquele aroma asséptico que fica no ar, um pouco antes da chuva começar? Ou a sensação de entrar em uma grande salão fechado, quando ele ainda está vazio, com a refrigeração ligada a toda potencia?).

Ex: Silver Mountain Water – Creed; Odeur 53 – Comme des Garçons; Oxygene – Lanvin.

  • Aromáticos (Fougère)

Família específica para a mistura de aromas cítricos com lavanda e especiarias (amadeiradas), em perfumes masculinos.

Ex: Hugo for Man – Hugo Boss, Joop Go – Joop!; Polo Blue – Ralph Lauren.

  • Chipre

Também se trata de uma combinação específica. Os chipres conseguem reunir o frescor dos cítricos ao fundo quente do musgo e carvalho (amadeirado). São femininos e sofisticados.

Ex: Coco Mademoiselle – Chanel; Very Irresistible L’Intense – Givenchy; Miss Dior.

.

Muitos perfumes possuem denominação dupla ou tripla. A primeira palavra diz respeito ao apelo principal. A segunda e a terceira, às notas complementares. Um “Floral Amadeirado”, por exemplo, une a suavidade do aroma principal de flores ao toque quente dos amadeirados. Um “Frutal Fresco” agrega o lado suave dos aromas frutais à vitalidade dos frescos.

A quantidade de essência diluída no álcool e na água influencia na intensidade e duração da fragrância. Quanto à concentração, os perfumes são classificados em:

  • Perfume:

Possui entre 20% e 40% de óleos essenciais em seu volume total, sendo a forma mais “pura” e concentrada de perfume. Propicia intensa fixação na pele. É raro no mercado e o preço geralmente é elevado. Na pele, dura 12 horas ou mais.

  • Eau de Parfum:

É o próprio “perfume”, diluído num volume maior de água (eau em francês), de 11% a 15%. Dura de 6 a 8 horas.

  • Eau de Toilette:

Mais suave, os índices de concentração da essência ficam entre entre 6% e 10%. O máximo de fixação alcançada é 6 horas.

  • Eau de Cologne (Colônia): 

É leve, com baixa concentração de óleos essenciais na mistura (de 3% a 5%). Mais recomendável para países quentes, como o Brasil. Dura, em média, 2 horas.

  • Splash:

Refrescante, tem menos de 1% de essência em seu volume. Dura menos de 2 horas.

Portanto, chamar qualquer “perfume” de perfume é generalizar, né? Hehehe!

Meu tipo de perfume feminino preferido é o Oriental, mas prefiro quando associado a outra famílias olfativas mais suaves. Ninguém aguenta tanto doce em excesso, né? Já os florais extremamente florais mesmo costumam me dar dor de cabeça… hehehe! E não gosto dos cítricos, mesmo morando no Brasil, onde faz tanto calor… vai entender…

Então, opto por usar meus perfumes orientais à noite, colocando uma única borrifada em cada uma das áreas nas quais transpiramos menos: nuca, pulsos, atrás das orelhas, nas dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. Aplicando perfume na parte posterior do corpo, onde não ficarei em contato com a fragrância o tempo inteiro, diminuo consideravelmente a chance de enjoar dela (e ter crises de rinite, tão indesejáveis).

Já durante o dia, opto por fragrâncias mais fresquinhas… até pode ter um pouquinho de cítrico, contanto que não seja o protagonista!

Quanto aos masculinos, gosto dos ozônicos e aquáticos… aliás, veja aqui uma seleção de perfumes masculinos para dar de presente para o namorado ou marido.

Viu? Entender notas e famílias olfativas não é assim tão complicado o quanto parece…

Qual é seu tipo de perfume favorito?

comentários

  1. Esther Klos 10/09/2012

    adorei!! eu em geral uso citricos leves de dia…e florais amadeirados a noite!

    • Joyce Nunes respondeu Esther Klos 10/09/2012

      Éeeee… parece que é isso mesmo :) Beijoooos!

  2. Estela 10/09/2012

    Ai, não sei qual o tipo de perfume preferido, mas uma coisa tem, tem alguns que me provocam alergia, são muito fortes.
    Perfume é extremamente pessoal, não gosto de presentear ninguém com perfume pois não sei se a pessoa irá gostar.
    Tenho muitos perfumes, mas isso não é bom, pois sei que eles perdem a validade com o tempo…o ideal é ter poucos e usá-los rapidamente antes que deteriorem….
    Muito bacana e esclarecedor este post….mais uma vez congratulations!!!
    Bjs
    Mamis

    • Joyce Nunes respondeu Estela 10/09/2012

      Tenho uma porrada de perfume mas quase não uso… fiquei meio traumatizada com uma alergia que tive, fiquei me coçando semanas, mas vou botá-los em uso novamente… eu gosto dos doces, mas com um toque de cítrico ou outra nota mais fresquinha… senão fica muito enjoado! Bjssss!

  3. Marcella 10/09/2012

    Ótimo poste, adorei!! Mto bem explicado, gosto muito desse tipo de post didático :)

  4. Natasha 10/09/2012

    Joyce!

    Acabei de te enviar dois e-mails!

    Beijos

  5. Michelle 10/09/2012

    Caramba, que post ótimo! Eu nunca tinha entendido nada de perfume. E nunca uso porque quando vou em alguma loja escolher, a mulher me pergunta do que eu gosto e eu nem sei. Dai sinto tantos cheiros que fico enjoada e acabo saindo sem comprar nada. Sempre quis achar um cheirinho pra chamar de meu..

    • Joyce Nunes respondeu Michelle 10/09/2012

      :) eu também fico bem confusa com essas coisas de perfume, por isso que quis “estudar” o assunto!
      Nos sabonetes, hidratantes e etc, vc sabe que cheiro mais lhe agrada? Talvez isso te ajude a encontrar sua família olfativa preferida… sou oriental total! Bjssssssssss!

      • Danielle respondeu Joyce Nunes 04/09/2014

        Joyce amei seu blog e essa matéria muito interessante mesmo!!!Onde posso encontrar mais informações sobre esse assunto?Trabalho em uma loja de perfumes O Boticário e gostaria de aprender mais sobre o mundo dos perfumes!!

        bjs

  6. Bianca Ladyhawke 10/09/2012

    Bom, eu costumo usar uns mais doces, ou floral frutal… tudo depende da ocasião… Atualmente tenho 8 e vou revezando… já sabonete, só os de bebê com cheiro bem fraquinho…

    • Joyce Nunes respondeu Bianca Ladyhawke 10/09/2012

      Acho que vc tem o gosto meio parecido com o meu… gosto de floral frutal oriental também! Bjs
      PS: já provou o Dove de baunilha?

      • Bianca Ladyhawke respondeu Joyce Nunes 11/09/2012

        Não, mas tô doida pra experimentar! Quando achar vou comprar!

  7. Dilla 11/09/2012

    ADORO quando você posta umas coisas assim! tenho favoritado o post dos tons de cabelo e agora esse! É ótimo aprender sobre algo que a gente usa tanto, né? Parabéns, Joy, pelo afinco que você procura as coisas e traz pra a gente aprender junto, isso é fantástico *u*
    falando dos perfumes, adoro os amadeirados e apimentados, por isso prefiro perfumes masculinos ♥
    Perfume doce "em geral": floral, frutal, cítrico, oriental eu passo mal ~meixxmo~, tenho dor de cabeça e enjoo pra caramba!

    • Joyce Nunes respondeu Dilla 11/09/2012

      Dilla, obrigadaaaa ;) Tô aprendendo bastante coisa com esse blog, viu! Dá trabalho, mas fico feliz que seja útil para outras pessoas!
      Você usa perfumes masculinos? Bastante mulheres usam hoje em dia! Você já tentou os amadeirados ou cuir (couro) femininos? Eles existem e cada vez mais conquistam espaço! Beijoooooooos!

      • Dilla respondeu Joyce Nunes 13/09/2012

        Muito bom saber que existem esses femininos. Nunca procurei por não saber mesmo, e porque minha lista de perfumes perfeitos masculinos é infinita kkkkkkkkk
        Mas vou procurar saber mais sobre eles sim, valeu mesmo pela dica!

  8. Giane 11/09/2012

    perfeita explicação! amei!

  9. Giane 11/09/2012

    Ah!! Eu também só uso perfume masculino, mesmíssimo caso da Dilla!

  10. Raphaella 12/09/2012

    Legal o post, Joyce! Sempre bom ler mais informações sobre esse assunto que eu amo tanto. Mas o L de Lolita não é fresco, não, ele é oriental. Apesar da saída amarguinha e cítrica, as notas de fundo, tonka bean e vanilla, tornam-no beeem docinho. Além disso ele leva canela, que dá o toque oriental =)

    • Joyce Nunes respondeu Raphaella 12/09/2012

      Oi Raphaella! Irei conferir os perfumes, pois admito que nunca provei esse ( procurei a descrição em sites especializados)… Bjsss!

  11. Natalia Mônaco 17/09/2012

    Oi linda, como vai? Parabéns pelo seu blog viu!
    Só avisando que seu link esta aqui: http://lancandoflores.blogspot.com.br/2012/09/lin

    Beijos :)

  12. […] Esse conjuntos de características é típico da família olfativa ao qual Natura Una pertence, a Chipre (outro dia fiz um post explicando famílas e notas olfativas, recomendo!). A estrutura desse […]

  13. […] notas de corpo florais e fundo aveludado, com musk e baunilha (aqui no blog tem um post sobre notas e famílias olfativas, contando o que cada uma dessas coisas significa). O interessante é que é um aroma natural, […]

  14. Kátia 20/03/2013

    Adorei o post! :)
    Muito bem explicado.

  15. […] escrevi sobre as famílias e notas olfativas de perfumes, fiquei curiosa quanto a variedade aquática. Sou uma garota de aromas adocicados e aveludados, […]

  16. Cristina Vidiello 05/05/2013

    amei esse site…estou realizando um traalho de perfumaria fina….parabéns..! assim entendemos melhor…

  17. […] vou tentar passar mesmo assim algumas informações mais específicas. La Vie Est Belle é um L’Eau de Parfum, ou seja, bem concentrado com excelente fixação. Isto veio a se confirmar na minha pele: apliquei […]

  18. […] um oriental especiado (caso não compreenda o que isto significa, recomendo o post “Entendendo Perfumes“), pois possui acordes doces e […]

  19. […] esse post do Gostei e Agora? que explica bem como um perfume é formado. Mas basicamente, as notas de saída são as que […]

  20. Joyce Nunes 08/06/2013

    Oi Cristina, eu também estou procurando aprender mais sobre o assunto e me apaixonando cada vez mais! =***

    Obrigada!

  21. Daniele Dantas 01/08/2013

    Eu amuuu perfume doceee tipo Egeo Dolce kkkk ……….eu sou docee doceee kkkk

    • Joyce Nunes respondeu Daniele Dantas 01/08/2013

      Dani, também adoro. Eu AMO perfume Doce. Meus preferidos do Boticário são Glamour Secrets Black, Egeo Dolce e Glamour Nuit. O Nuit é o melhor! Hm…

  22. Nádia Corrêa 05/08/2013

    Amei,!!!!!!!!!

  23. Yasmin Parlandin 06/08/2013

    Nossa, achei simplesmente perfeita sua explicação. Li sobre perfumes uma vez na revista gloss mas não deu conta das minhas dúvidas. Parabéns!!

  24. Viviane Gropo 11/08/2013

    Adorei o Post, bem detalhado.

  25. Muito bom… adorei as explicações. E como em tudo na vida aquilo que você conhece fica mais fácil aceitar, divulgar, sugerir….

  26. muito interessante.

  27. […] e Kriska Liberdade são do tipo desodorante colônia (similar a eau de cologne), portanto têm a duração menor do que a de um perfume de fato (eau de parfum), pois são mais […]

  28. Shirley 17/10/2013

    Muito bom seu artigo, bem completo!

    Também gosto de perfumes orientais frutais, uso inclusive durante o dia, porém com poucas borrifadas( max. 3)

  29. […] aroma é frescal frutal e foi elaborado para remeter a um fim de tarde à beira mar. De acordo com a marca, o perfume […]

  30. Blog Oceanic 20/11/2013

    […] Beleza na Web, Gostei e Agora, […]

  31. […] In Love é um Eau de Parfum (mais concentrado em óleos essenciais, menos diluído que um Eau de Toilette e menos ainda que um […]

  32. Adriana Rodrigues 22/12/2013

    Excelente matéria!

  33. Ernani Soares 06/01/2014

    Olá. Quem pode me ajudar? Qual o perfume ideal (discreto mas marcante) para eu usar durante o trabalho no escritório? Obs. Tenho rinite alérgica.

  34. Ernani 06/01/2014

    Olá. Qual o perfume ideal (discreto mas marcante) para eu usar durante o trabalho no escritório? Obs. Tenho rinite alérgica.

  35. cara eu lhe indicaria um amadeirado moderado. Mas, percebendo sua rinite vejo que você deve usar um perfume cítrico, por exemplo, allure sports, excelente perfume.

  36. donizetti pinto 12/01/2014

    Gostei, é bem informativo, vou colocar um link do seu blog na minha loja.

  37. Renata Cordeiro 28/01/2014

    Olá amigos,preciso da ajuda de vocês para progredir coma minha pagina "Cheiro de Rosa" vocês podem me ajudar?é só curtir a minha pagina…Obrigada queridos! :) https://www.facebook.com/577246349000180

  38. Serhan Kaplan 28/01/2014

    :) :)

  39. bela 09/02/2014

    o post esta maravilhoso, mas o triste é ver q vc o copiou todo se um site francês! que ridiculo. mais criatividade por favor!

  40. Cleo Goulart 12/02/2014

    Matéria interessante!! (Y)

  41. Joyce, parabéns pela matéria!

    Esclarecedora!

    Sou um empresário de uma empresa de cosméticos que está se consolidando no mercado nacional e estava em busca de algum bom blog para fazer uma parceria.

    Gostaria de conversar melhor com você.

    Por favor, envie seus contatos para o meu email para que possamos conversar.

    Um abraço,

    Pedro Menezes.

  42. […] classificação quanto à família olfativa é a de Chipre Frutal. Como expliquei no post “Entendendo Perfumes“, chipre é uma combinação específicas de aromas cítricos com um fundo quente e rústico, […]

  43. Nossa! Acabei de conhecer seu blog e AMEIIII o post. Mto bem redigido e explicativo ! Meus parabéns !

  44. Lari 18/03/2014

    Parabéns pelo post!

  45. Black XS Feminino se encaixa em qual categoria ?

  46. Clara Santiago 30/06/2014

    Oriental, eu acho. Parece um oriental beeeem frutal. Com cheirinho de uva.

  47. 史上最も激レースアップ lace 26 0cm 26 0

    Entendo Perfumes: Notas e Famílias Olfativas – Gostei… e agora?!

  48. Adorei a sua explicação. Eu também prefiro os orientais. Uso o Sngel.

  49. Angel

  50. Ricardo 03/08/2014

    Muito boa essa matéria … das que eu li é a melhor.

  51. Ricardo 03/08/2014

    Minha mulher veio ler agora também … tá viajando aqui nos perfumes.

  52. Débora Santos 08/08/2014

    Ótimas explicações. Meu deu uma outra visão sobre perfumes.

  53. fabiano 17/11/2014

    Oi eu tenho uma duvida; Os perfumes tem varios ingredientes que dao o cheiro como um armani code que tem bergamota limao laranja e outros ingredientes a questao e; e uma essencia so que contem todos eles.se eu fosse fazer um perfume poderia adicionar 2 ou mais essencias daria um resultado ou essencia e 1 so

  54. Kamilla Daiane 23/12/2014

    eu recomendo o Light Blue do Dolce & Gabbana, é um perfume bem marcante, porém não tão enjoativo, eu tenho rinite e uso ele e nunca me deu rinite alérgica.

  55. claudinei 10/01/2015

    Estou realizando uma pesquisa para conhecer um pouco mais sobre perfumes, e, finalmente encontrei algo que me surpreendeu. Excelente post, parabéns.

  56. Hmm it looks like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything. Do you have any tips and hints for newbie blog writers? I’d certainly appreciate it.
    air jordan xviii black varsity red sale http://ojancevic.com/sale.asp?url=air-jordan-xviii-black-varsity-red-sale-b-4440.html

  57. Camila Matos 04/03/2015

    muito boa a explicação ! Adorei :)
    e eu vou de floral :D

  58. Camila Matos 04/03/2015

    muito boa a explicação ! Adorei :)
    e eu vou de floral :D

  59. maria luzie 12/04/2015

    eu posso combinar essências para fabricar um perfume?

  60. Alexandre hinode 14/04/2015

    adorei…! Os perfumes da hinode são muito bons gosto mais dos amadeirados como o Polo à noite e o Diesel durante o dia.

  61. Siloní Almeida 25/05/2015

    Parabéns

    Muito bom seu comentário, aprendi bastante.

    Abraço

    • Joyce Nunes respondeu Siloní Almeida 25/05/2015

      Eu que agradeço a visita! =*

  62. Noemi 21/06/2015

    Adorei a explicação , muito boa , agora entendi sobre os tipos de perfume !

  63. […] originais de várias famílias olfativas, especialmente selecionadas. Uma gama diversificada para escolher o perfume […]

  64. Nina Sousa 27/09/2015

    Texto simplesmente perfeito .

    • Joyce Nunes respondeu Nina Sousa 28/09/2015

      Obrigada, Nina!
      =*

  65. Daniele 26/10/2015

    Quero muito comprar um bello perfume desse, como faco?

  66. Ju 07/11/2015

    Olá, muito boa a matéria, o Chanel 5 e o Dolce Gabana estão inseridos em qual família olfativa? é floral? Se vc conhece me indique outros perfumes similares a esses que citei, pois amo os 2! Ouvi falar que o Carolina Herrera 212 é muito bom tbm, tem o 212 sexy, qual é mais floral?

  67. margarida 27/11/2015

    Quero apresentar uma relação de esencias e gostaria de saber se é cítrico, floral, frutal ou madeiral como classificam…..

    TOPO: Tangerina, cássia, pimenta, maçã. limão verdadeiro ou siciliano e bergamota.

    CORACÃO: voleta, peônia selvagem, frésia amarela ylang ylang, lírio do vale e lotus

    FUNDO : Sândalo, ambar, cedro, almiscar branco.

    Saão as esencia que gosto em um perfume, não sei como classifica-lo

  68. Rose 09/12/2015

    Eu uso Premier Jour na Nina Ricci a 13 anos, e como saiu de linha, fica cada vez mais difícil encontrá-lo.

    Não sei exatamente onde ele se encaixa. Notas Olfativas: Mandarina Amarela, Gardênia Matinal, Ervilha de Cheiro (flor), Orquídea Abaunilhada, Amêndoa Confeitada Madeira de Santa Luzia, Sândalo e Almíscar.

    É uma grande mistura que amo, mas infelizmente tenho que achar um outro para substituí-lo, pois a probabilidade é que a qualquer momento eu não o ache mais.

  69. Regina 19/12/2015

    Sou alérgica. O perfume que eu usava e que não me desencadeava o processo, saiu de linha. Desde então, venho procurando um similar. Não só pela alergia, mas também pela fragrância que acabou sendo marcante na minha identidade. Vou descrever as notas, quem sabe consiga ajuda para achar um similar.

    Nota de saída : frescor das notas de peônia vermelha e pimenta branca.

    Nota do corpo: a força do cravo espanhol.

    Nota de fundo: madeiras cashmere.

    Será que em alguma outra fragrância, no mercado, eu consigo achar uma semelhança? Regina

  70. mira mas info en barras de sonido

    Entendo Perfumes: Notas e Famílias Olfativas – Gostei e agora?

  71. Roberta 30/06/2016

    Muito boa a matéria. Eu que amo perfumes e sempre estou a procura do perfume perfeito para mim, foi excelente ler, esclarecedor.

  72. JOSE CLERTON COELHO 04/07/2016

    Muito bom este post, me ajudou muito pois estou iniciando com vendas de perfumes.

  73. Igor Melchert 10/07/2016

    Sou consultor Hinode, cosméticos, perfumaria e bem estar. Faça parte da vitoriosa equipe de consultores e consultoras Hinode. Excelente plano de carreira, baixo investimento inicial e possibilidades de altos ganhos financeiros. Faça contato e conheça mais detalhes de nossa proposta!

    [email protected]

    41 9687 9688

  74. chikinitus 25/07/2016

    Eu sempre gostei de perfumes e comecei a entender um pouco por conta própria, mas esse post não foi literalmente uma AULA. Parabéns e obrigado! =]

  75. Thiago 16/08/2016

    Muito bom aprendi muito com essas dicas,assim aumento o meu nível de conhecimento,para meus negócios obrigado

  76. Luciana 01/01/2017

    Gostaria de saber qual é a fragrância mais familiarizada com o perfume amor amor cacharel mais seria da linha da hinode alguém pode me ajudar por obséquio desde já agradeço. Atenciosamente Luciana.

  77. agostinho geraldo 04/02/2017

    quais sao as familias femininas e masculina e unisex? ou todas elas podem ser unisex?

  78. Neia Rodrigues 08/02/2017

    Gostei muito dos esclarecimentos de vcs, se puder me enviar sobre as familias olfativas no meu imail ficaria muito grata bjs

  79. Ricardo machado 09/02/2017

    Olá amigis, possuo um frasco do Artmatic Serena que não existe mais com + – 20,/ do seu volume, é possível copiar.?

  80. Jacilene 14/02/2017

    Gostei

  81. Patricia 25/03/2017

    Parabéns, informações perfeitas muito Clara é objetiva.

  82. Damaris 12/09/2017

    Ler as descrições dos perfumes é realmente agradável pra mim…Agora será mais facil entender as Notas por causa dessa postagem. Amei!

    • Joyce Nunes respondeu Damaris 12/09/2017

      Muito feliz que tenha gostado :)

  83. Belly 21/11/2017

    Agradecendo aqui por essa explicação celeste!

    Eu escrevo e gosto de dar atenção aos detalhes, e é claro que as fragrâncias dos personagens não podem ser deixadas de lado, só que agora, graças a ti, poderei descrever elas de uma maneira mais erudita e bela ♥

  84. Fernanda 01/03/2018

    Amei a explicação sobre essências.

  85. Christiane 10/08/2018

    Sensacional!!!! Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Muito obrigada!

    • Joyce Nunes respondeu Christiane 10/08/2018

      Ebaaa, que bom <3

  86. Marcela 31/08/2018

    Adorei o seu post, estou pesquisando para atender um cliente, sou revendedora de perfumes, e me ajudou muito. Obrigada

  87. Lia Ester Taporosky 20/11/2018

    Parabéns !

  88. Pompeu 21/11/2018

    Não me lembro de ver nos sites os perfumes com 20% a 40% de concentração de óleo de essência, como se identifica estes perfumes? Tem uma nomenclatura?

    Ótimo artigo.

  89. Edvania Rosa Rezende 15/04/2019

    Parabéns pela explicação, ficou bem fácil de entender.

  90. eulina gois lima 24/05/2019

    eu adoro perfume mais nao tenho nem como compra gosto dos amadeirados e citricos mais e muinto caro ne

  91. classique 20/06/2019

    https://www.classique.com.br

    amamos ver esse interesse de voces nas notas olfativas

  92. Virgínia 26/06/2019

    O perfume Serena da artmatic se encaixaria em qual categoria ? Pena q não existe mais. Será q existe algum perfume com fragrancia similar!!!

  93. Nilma. Silva 13/07/2020

    Olá. Boa Noite tenho as notas de um perfume tem como voce fabricar pra mim por favor

  94. Ju Magno 08/07/2021

    Poxa vida sua explicação foi maravilhosa, estou doido pelo “Estée Lauder; Angel – Thierry Mugle” do post acima, lembro de ter sentido o cheiro dele em uma grande perfumaria em um shopping de sampa, se alguém lembrar o nome do shopping avisa ai, ficava próximo ao metro.

    Enfim, achei incrível a embalagem dele, quando a moça questionou qual perfume eu tava apontando ela me disse AHhhhhhhhhh mas esse tu não leva não kakakakaka, eu fiquei bestificado com o cheiro, porem o preço realmente assustou, engraçado é que mais tarde comecei a usar um perfume chamado Piercing da LaquaDiFiori que dizem ter um cheio parecido, e quando vi tomei um susto por que lembra mesmo kkkkkkkkkkkkkk não havia notado.

    Mas o Angel é bem mais pesado na fragrância o que achava master

  95. CATHERINE DA COSTA MONTEIRO 16/08/2021

    Nossa , que matéria incrível !

  96. Lais 27/06/2022

    Que material complete, me ajudou mto a aprender mais, obrigada

  97. Camila 30/07/2023

    Bom dia tudo bem?! por favor poderia me ajudar?! Tem um perfume que amei mas ele saiu de linha há anos, gostaria de saber se há algum perfume igual ou parecido… É o Luiza Brunet Sport da avon, era uma colônia na verdade, ele era fresco e marcante também, eu amava a fragrância… Por favor ja procurei muito mas nao consigo achar nada sobre e também nao entendo de perfumes… Muito obrigada Deus te abençoe