“Mechas californianas já eram, agora o negócio são as ombré highlitghts” – com certeza vocês já ouviram esta frase… mas e se eu disser que as ombré highlights estão tão ultrapassadas quanto as californianas, vocês acreditam?

Quer dizer… ultrapassadas meeeesmo não estão, mas têm uma sucessora certa entre algumas musas hollywoodianas. E é uma velha conhecida: a balayage (ou balaiagem)!

O nome balayage tem origem francesa e deriva da palavra “varrer”, devido à técnica, que é feita assim: algumas mechas são selecionadas com pente ou pincel para a aplicação do descolorante, somente na parte superior da cabeça e nas têmporas. O produto age ao ar livre, sem toucas ou papel alumínio.  O clareamento pode ser realizado em até 3 tons diferentes, próximos à cor base dos fios.

Imagens: Steve Cole Salon

As mechas geralmente são mais grossas do que as das luzes tradicionais e mais finas do que as do reflexo, com grau de clareamento leve. Apesar de ser um ótimo procedimento para quem procura um resultado mais natural, também é possível alcançar resultados impactantes alterando as variáveis do método, como quantidade e largura das mechas e intensidade de descoloração.

Ao contrário das ombré highlights ou das mechas californianas, na balayage a área da raiz (e do topo da cabeça) é afetada pelo processo. Para intensificar o clareamento nas pontas, costuma-se aplicar mais descolorante na região.

Abaixo, algumas celebridades que fazem (ou já fizeram) o uso da técnica:

Siiiiiiiim! O segredo do loiro iluminado por mechas mais claras de Gisele Bündchen é a balayage. Alessandra Ambrósio também está na mesma lista.

Acho o resultado muuuuuuito bonito! Mas prefiro algo menos discreto, como no caso de Flávia Alessandra. Creio que a cor natural do cabelo dela tenha sido clareada antes da balayage.

E vocês, o que acham? Escolheriam essa técnica para clarear suas madeixas?

comentários

  1. sejogando 24/04/2011

    Balaiagem pra mim é coisa antiga…
    sempre ouvi e vi muito isso nos salões da vida
    não da pra acompanhar essas tendencias capilares ahahahaah
    Bjus, Gabi

    • Joyce Nunes respondeu sejogando 24/04/2011

      Engraçado mesmo isso. Eu ouço "balayage" e na minha cabeça vêm as tiazonas falando no salão hehehe!

  2. Ana Gabriela 24/04/2011

    Sempre usei balaiagem .. sou super adepta da técnica, pois fica sempre muito bonito e dá pra aumentar e diminuir quando quiser .. haha.
    Beijos, meninas.

  3. Rafael 24/04/2011

    Acho uma "boloyage" hahaha

  4. Mércia Nery 24/04/2011

    Acho o ápice da ryquezza é uma balaiagem/balayage bem feita!
    A graduação das cores deixa o cabelo com um movimento
    perfeito! O contra é que dá um trabalho pra manter =xx

    :*

  5. Laís M. 24/04/2011

    Oi Joyce,
    recentemente fiz minha balayagem também, e adorei. Sempre gostei do resultado que a gente consegue na balayagem, é sutil, lindo e dá aquele up clareando os cabelos. Eu ainda tinha as californianas e as pontas do cabelo continuaram mais claras do que o normal, mas com a balayagem tirou aquele contraste mais forte das pontas.
    E adorei seu blog. Parabéns!
    Beijos

    • Joyce Nunes respondeu Laís M. 25/04/2011

      Obrigada, Laís. Teu cabelo deve ter ficado maravilhoso. Eu já tive californianas e fiz luzes de alumínio (reflexo) no cabelo todo. Fica muito legal! BJS!

  6. Estela Z. Nunes 25/04/2011

    Seja lá o nome q. se dá às técnicas apresentadas, os cabelos ficaram DIVINOS,mas não é qquer pessoa q. sabe deixar as madeixas assim, as mocoilas frequentam cabelereiros de altíssima qualidade p/ obter esse resultado.
    LINDOS!

    • Joyce Nunes respondeu Estela Z. Nunes 25/04/2011

      Pois é mãe… não é qualquer Zé Bedeu que faz direitinho…
      Falando nisso, essa minha raiz tá uó, tenho que retocar essa semana hehehe!

  7. Karen Costa 25/04/2011

    Muito bonito mesmo! adorei saber! hehe
    beijos!
    http://toquesfashion.com/

  8. Luiza 25/04/2011

    aaah, eu quero muito fazerr…o ruim é q tem sempre q ficar arrumando e acho q cada vez q arruma fica com mais mechas…será??
    tô ppensando em fazer mechas californianas, dá umas dicas para mim?
    pliiis
    obgda desde já (:

  9. Taís Ribeiro 25/04/2011

    ainda bem viu, pq tem gnt que literalmente manchava metade do cabelo achando que era californiana e ficava aquela coisa feia rsrs

  10. Cyl Mara 29/11/2011

    Olá ,

    Adorei seu blog , parabéns pelas dicas precisas !

    Sou profissional da área de beleza e realmente a Balayage esta em alta e é mto antiga mesmo , eu que sou "tiazona" estou com elas no meu cabelo.

    Pode observar que ela além de lindas , podem ser um pouco mais distante da raiz e isto facilita um pouco para as lindas de plantão pq não precisam ficar neuras com dois ou mais dedos de raiz.

    Mas lembrem-se meninas , para um cabelo estilo chique , vc tb precisa ter hábitos chiques e estar pelo menos levemente maquiada . Detalhe , não tente fazer isto em casa , dá na cara qdo não é um profissional que faz , elas costumam ficar pesadas e vc ficará com ar de braga e não de chique !

    Beijocas e mais uma vez parabéns pelo blog , vou ser seguidora !!!!

    • Joyce Nunes respondeu Cyl Mara 29/11/2011

      Oi Cyl, obrigada!
      Adorei suas dicas e concordo contigo: isso não é coisa para se tentar em casa! Bjs!

  11. Viviane Aguiar 01/06/2012

    Sou cabeleireira e a técnica da Balayage é antiga ,mas são poucos os profissionais q realmente sabem fazer,ela da um tom de iluminaçãoooooo!!!!!!!!!!

    Show de bola…..

    E Joyce Nunes adorei seu blog,bjs Ah!!!!!!Mande-nos mais dicas fashions!!!!!

  12. Aline Dantas 08/02/2013

    Olá!
    tenho o cabelo escuro, pintei de preto faz uns 3 meses, agora esta desbotando, queria dar uma clareada para um tom dourado ou até chocolate sera que a balayage, vai ficar legal?

  13. Carla Martins 04/07/2013

    estao lindos….

  14. […] podem estar distribuídas pelo cabelo inteiro (como nas luzes tradicionais, feitas com touca ou papel alumínio) ou localizadas somente em alguns pontos, como na franja ou pontas. Neste último caso, não há a […]