O Instagram é o queridinho das redes sociais, todo mundo ama ver e (principalmente) ser visto por lá. Seja para identificar o conteúdo das postagens ou como parte da estratégia para aumentar a visibilidade, as hashtags sempre foram grandes aliadas dos usuários. No entanto, de uns tempos para cá, muitas pessoas vêm se queixando de que suas fotos estão sendo omitidas dos resultados das buscas. Neste post, explicarei porque isso está acontecendo e como se livrar de fato do problema.

O episódio está sendo chamado de shadowban, devido à esta tática de mesmo nome praticada em fóruns para banir usuários considerados spammers, limitando a visualização e o alcance de suas publicações, sem que eles mesmos se dêem conta. O Instagram e outras redes, como Twitter, emprestaram a técnica com o mesmo objetivo. Porém, o shadowban vem acontecendo de forma tão indiscriminada que acaba afetando usuários completamente inofensivos.

Quais os sintomas do shadowban?

Primeiro, você irá notar uma queda abrupta na sua interação nas fotos mais recentes. Depois, irá notar que as únicas pessoas que interagem com suas postagens são aquelas que te seguem. Por que isso acontece? Porque suas publicações só estão sendo exibidas para você mesmo e os seus seguidores atuais. Estão totalmente ocultas para o público em geral, como se simplesmente não existissem. Algumas vezes, nem para você mesmo e seus seguidores elas aparecem, quanto mais para o restante.

Como confirmar se você está no shadowban?

Como o shadowban pode às vezes só afetar algumas postagens recentes, aconselho que poste uma nova foto e crie uma hashtag pessoal e específica só para esse teste, como #teste*InsiraSeuNomeAqui*. À partir de um outro perfil, você irá verificar a exibição desta foto nos resultados dessa hashtag criada, contanto que o perfil utilizado para o teste não te siga. Pode ser o do namorado, o da mãe, ou até um outro perfil próprio, mas é imprescindível que não esteja te seguindo no momento, pois só assim você confirmará se sua publicação está aparecendo ou não para quem não é seu seguidor.

O que causa o shadowban?

Essa é a pergunta que não quer calar! Existem inúmeras especulações, muitas delas relativas à conduta do usuário, quantidade de likes por dia, uso de bots e automações, porém, é tudo bem mais simples do que parece. A verdade é que o shadowban é algo relativo única e estritamente às hashtags e acontece somente por causa das hashtags. E não por causa de qualquer hashtags, sim hashtags banidas pelo aplicativo.

Não tem mistério. Não tem um tio mal-humorado dentro do Instagram cuja função seja sacanear a vida dos usuários com quem ele não vai com cara, é tudo meramente automático, pura programação!

O uso de algumas hashtags específicas ativam um gatilho no sistema do Instagram, que recebe a ordem de omitir as fotos deste determinado usuários na exibição dos resultados não só dessa, mas de todas as outras hashtags utilizadas por ele. São as famigeradas hashtags banidas.

Basta ter utilizado uma única hashtag banida em uma foto, mesmo que anos atrás, para ativar o gatilho do shadowban.

Quais são as hashtags banidas?

A seguir, algumas das hashtags banidas pelo Instagram. Mas já aviso: não espere nada de tão chocante!

Veja a lista completa de hashtags banidas clicando aqui.

Viu? Muitas delas são até inacreditáveis de tão inocentes. E é aí que mora o problema… 

Por que tanta gente está com shadowban?

O Instagram atualiza constantemente sua lista de hashtags banidas, cada vez mais inserindo e removendo algumas. Recentemente, integraram a lista hashtags como #boho, #books, #dogsofinstagram, #easter e mais recentemente ainda, #beyonce, #beautyblogger, #rica e #valentinesday.

Agora pergunto… quantas pessoas que vocês conhecem já não utilizaram uma dessas hashtags? Quantas blogueiras de moda, como eu, já não postaram um look #boho? E as de moda, já não utilizaram a hashtag #beautyblogger? E quantos blogs literários não usam #books corriqueiramente? Você já postou um #meme em seu perfil? Ou comemorou a chegada da sexta com #tgif?

A culpa é dos usuários mal intencionados que se aproveitam da popularidade e postam conteúdo nocivo com essas hashtags, que acabam sendo banidas e prejudicam milhares de outros usuários bem intencionados.

Com hashtags tão comuns sendo banidas, é fácil entender porque tanta gente está com shadowban.

Como saber ou confirmar se uma hashtag está mesmo banida?

É só observar como são exibidos os resultados da hashtag em questão. Em uma hashtag não problemática, primeiro aparecem geralmente as 9 fotos de “Principais Publicações” e, em seguida, as “Mais Recentes”, do público em geral. Numa hashtag banida, as publicações “Mais Recentes” serão omitidas e aparecerão somente algumas linhas com as “Principais Publicações”, seguido do aviso:

“Publicações recentes estão ocultas porque a comunidade denunciou conteúdo que pode não cumprir as diretrizes do Instagram para comunidades.”

Como exemplo, um print dos resultados de #saltwater:

UPDATE: Ultimamente, o Instagram está omitindo todos os resultados de suas hashtags banidas. Veja o print dos resultados para #beyonce:

Como sair do shadowban?

Agora que já sabemos a causa, fica fácil a solução. É só sumir com qualquer hashtag banida já postada em seu Instagram.

Isso envolve horas e horas checando fotos antigas? Sim…

E checando novamente, pois alguma hashtag esquecida lá atrás ainda pode estar ativando o sistema? Sim!

Não sei exatamente até que ano retroativamente as hashtags disparam o gatilho do shadowban. Porém, como novas hashtags são adicionadas de tempo em tempo à lista das banidas, o ideal mesmo seria apagar as hashtags já postadas em todas as fotos do Instagram, para evitar surpresas.

Ok, eu sei que isso é impossível – principalmente quando seu perfil é antigo – mas checar minuciosamente pelo menos os últimos 2 ou 3 anos em busca de hashtags banidas já pode te tirar de imediato do shadowban (pelo menos até a próxima atualização da lista das hashtags banidas).

Been there, done that. Duas vezes. E nas duas vezes resolveu. De imediato.

As hashtags que eu tinha usado? #curvy e #lingerie (da primeira vez) e #boho da segunda.

Obs: vale lembrar que vira e mexe o Instagram sofre bugs gerais que podem afetar algumas funções como a exibição dos resultados das hashtags, porém não costumam duram mais que um dia. Entretanto, se o problema da ocultação é persistente, o mais provável é que seja um shadowban mesmo…

Enfim… espero que as dicas te ajudem a sair do sufoco também!

18/07/2017

comentários

  1. Carol R 21/07/2017

    Joy

    Tô chocada.

    Eu nunca liguei para Instagram, mas mesmo assim tô passada

    Bjs

  2. Oii Joy!

    Já faz tempinho que fiquei sabendo do Shadowban pela Gi do Colecionadora de Moda (acho que tu sabe quem é, hehe), e agora passei aqui no teu blog pra dar uma espiada no conteúdo geral e me deparei de novo com o assunto! E caramba, como tem # banidaaa, tô passada!

    Já faz tempo que percebi que meu insta morreu nos likes, e comecei agora a saga de apagar todas as # das fotos antigas. Haja paciência, mas uma hora acabo, hehe!

    Obrigada por esse post completinho, e pela lista completa das # banidas também!

    Beijos

  3. Taby 24/07/2017

    Eu li faz uns meses sobre esse shadowban. Mas nao sabia como encontrar as hastags banidas rs. O site que eu li só explicava que o instagram bane se vc usar hashtags que ele considera que tem conteudo “ruim” ou ofensivo digamos assim. Provavelmente eles verificam se estao postando coisas indevidas na tal # e se vc usa tbm tá banido. Pq só isso explica o dogsofinstagram hahaha

  4. Viviane 20/02/2018

    Caraca, nosso deve ter caido nesse tal shadowban, vou rever minhas tags….muito legal a materia, amei…bjus

  5. Luzia Sobreiro 25/02/2018

    Obrigada pela dica.

  6. Paloma 16/03/2018

    Eu retirei todas as tags e continuo sem aparecer nas pesquisas. O que fazer ?

  7. Vanessa 12/12/2018

    Nenhuma das minhas três hastags aparecem na lista de banidas e minhas fotos continuam ocultas…

  8. Aynne 22/06/2019

    Meu problemas com as hashtags e localização é só nos stories Alguém sabe o que eu faço? Meu Instagram é novo.